Deslize para o lado para
acessar o conteúdo da revista

EDITORIAL

Prezado leitor,

A conectividade oferece inúmeros benefícios que transformam a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos. Estamos vivenciando um salto na eficiência, possibilitando o acesso a informações e ferramentas essenciais para a produtividade.

A matéria de capa desta edição da PBNEWS traz a conectividade no transporte, e também como a P. B. Lopes está usufruindo dos dados e informações obtidos para aprimorar a gestão.

Para além da conectividade, mantemos nossa conexão com nossos clientes, seja em feiras e exposições pelo país, em eventos como a tradicional Paella onde celebramos a amizade e a parceria com o G10, e em homenagem aos 50 anos da Amafil, na sede da Scania, em São Bernardo do Campo.

A conexão com as boas causas também está na pauta, com a ação em prol das vítimas do desastre ambiental do Rio Grande do Sul, e no engajamento de nosso time em doar sangue para hemocentros e hospitais.

Espero que aprecie as belas imagens de ipês de diversas cidades enviadas de para comemorar a chegada da Estação da Flores.

Te convido a conectar-se à PBNEWS para uma leitura prazerosa e repleta de informação.



Um abraço!

Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

HONRA
"Foi uma honra poder falar do Consórcio Scania para o público da PBNEWS. Fiquei muito feliz com o convite. Aproveito para deixar meus parabéns a todo time da revista. Leitura fácil e cativante, sempre com conteúdo relevante e inovador."

RODRIGO OLIVOTO
Scania Consórcio
São Bernardo do Campo (SP)

EDIÇÃO MARAVILHOSA
“Muito orgulho e honra em participar desse grupo de leitores. Mais uma edição maravilhosa.”

BRÁULIO SOUZA
ex-Irmãos Lopes
Cascavel (PR)

ENCONTRO DE GERAÇÕES
“Parabéns pelo o projeto "Um dia com a presidente". Muito legal essa interação dos colaboradores, ainda mais esse encontro de gerações, dos novatos e os mais velhos.”

JEAN CARLOS ALVES FERREIRA
Engenheiro civil P. B. Lopes
Londrina (PR)

FAMÍLIA
“Como sempre, uma leitura prazerosa e dinâmica. Esta edição, ainda mais especial, enaltecendo o conceito de família. Realmente, vocês são um exemplo a ser seguido!”

DENISE SOUZA
Economista
São Paulo (SP)

JUNTO E MISTURADO
“Que bacana a Revista PBNEWS, parabéns pelo trabalho de vocês. é isso aí: "juntos e misturados".”

ANDREA HADDAD BARBOSA
Prima do sr. Pedro Barboza Lopes
Londrina (PR)

IDEIAS INOVADORAS
“Gosto demais da cultura P. B. Lopes. Sinto-me orgulhosa por ter trabalhado com vocês. Sempre com ideias inovadoras e sustentáveis.”

LUCIANA EMORI
Advogada
Londrina (PR)

IMPRESSIONADA
“Melhor a cada edição. Impressionada com o conteúdo. Parabéns!”

HELENIDA TAUIL
Jornalista
Londrina (PR)

AMIGO PEDRO
“Que bonita homenagem vocês fizeram ao amigo Pedro. Parabéns pela iniciativa.”

ATSUSHI YOSHII
Empresário
Londrina (PR)

Movimento que incentiva a reflexão sobre a importância de cuidar da saúde mental, o Setembro Amarelo é um chamado para avaliar como estamos e o que temos feito para manter o equilíbrio sobre os diversos aspectos de nossa vida.
Ninguém precisa de sentir sozinho para enfrentar os desafios da vida. Contar com uma rede de apoio, formada por amigos, familiares os profissionais da saúde, é fundamental nos momentos difíceis.
Se estiver precisando de ajuda, ligue para o CVV (Centro de Valorização da Vida) pelo telefone 188.

ESPECIAL – CONECTIVIDADE

Serviços Conectados Scania agregam soluções estratégicas, beneficiando setores de gestão, logística e transporte

A era digital, que teve início na década de 1950, transformou o ambiente de trabalho com o uso de sistemas revolucionários e a Tecnologia da Informação, impulsionando de forma histórica a vida, a economia e a comunicação para um novo patamar.

Hoje a conectividade proporciona inúmeros benefícios: integra colaboradores e empresas; dinamiza a operação de dados, de sistemas e setores; contribui para a produtividade e agilidade de processos; proporciona visibilidade para a empresa; facilita a estruturação para o trabalho remoto; melhora o relacionamento entre parceiros e clientes, entre outras vantagens.

Quando a Scania lançou o pioneiro ‘Serviços Conectados’, um caminho sem volta se abriu para o segmento do transporte com a mesma possibilidade de integração e interconexão de dados. Por meio do Scania Communicator, um módulo instalado no caminhão, foi possível enviar dados do veículo para a empresa e concessionárias em tempo real.

"A conectividade traz mobilidade, facilita a vida como um todo. Na pandemia tivemos que reinventar o modelo de trabalho. Lembra das reuniões virtuais? Hoje, essa atividade está incorporada em nossa rotina", explica David Roberto do Carmo Junior, gestor de conectividade da Rede P. B. Lopes. "No caso do gerenciamento de frota é possível monitorar, ofertar previsibilidade e assim estar sempre um passo à frente, garantindo uma gestão com segurança e agilidade."

GESTÃO COMPARTILHADA

Através da gestão compartilhada, clientes e concessionária fazem a análise de uma série de dados com o objetivo de buscar soluções, melhorar a performance do motorista e tirar o melhor proveito do caminhão.

Outro diferencial é a parceria com a Rede P. B. Lopes. Por meio da gestão compartilhada, é possível determinar com exatidão os pontos de melhora na condução e, se necessário, programar treinamentos futuros para os motoristas.

Também é possível gerenciar a frota e planejar paradas para manutenção, sem prejudicar a agenda de viagens. "O preço do frete é igual para todos. Ganha quem for mais eficiente e o pacote de soluções que a Scania entrega é um grande diferencial no mercado", finaliza David.

ESPECIAL – CONECTIVIDADE

Control Tower da Rede P. B. Lopes utiliza a conectividade para diminuir o tempo de parada do caminhão

Um dos serviços que utiliza a conectividade de forma estratégica é a Torre de Controle (Control Tower). O sistema já está em operação na Rede P. B. Lopes. Pelos monitores da sala de controle, todos os caminhões Scania conectados do país podem ser visualizados.

"Todo cliente Scania que assina o serviço de conectividade, consegue saber por onde o seu caminhão passou, o que está fazendo, e onde está naquele momento", explica Fernando Rodrigues, gerente de produtos e serviços da Rede P. B. Lopes. "Através dessa comunicação, nós conseguimos, com base nos dados que o caminhão oferece, fazer o cálculo de manutenção da frota."

Segundo Fernando Rodrigues, a Torre de Controle é um braço estratégico criado para agilizar o trabalho dentro da concessionária. "Quando o caminhão entra em nosso pátio, passamos a acompanhar o passo a passo até a sua partida. E caso o trabalho pare por falta de peças, conseguimos acessar o depósito da própria Scania para acelerar o envio."

AUMENTO DE 40% NA DISPONIBILIDADE

A implantação da Torre de Controle foi um desafio que a Scania lançou para toda a rede de concessionários com o intuito de monitorar o cumprimento dos prazos dos Programas de Manutenção.

Na Rede P. B. Lopes, missão dada é missão cumprida. A concessionária criou e estruturou uma sala com vários monitores, além de profissionais dedicados para cuidar da rotina de trabalho.

O gerente de serviços conta que a Torre de Controle melhorou a comunicação entre a concessionária, o cliente e a Scania. O serviço também ganhou agilidade. "Quando o cliente agenda o serviço dentro do Programa de Manutenção, ele agiliza em 40% a rapidez na disponibilidade do veículo."

ESPECIAL – CONECTIVIDADE

Além de interligar sistemas, dispositivos e colaboradores, a conectividade aprimora a gestão empresarial

Na Rede P. B. Lopes, a conectividade que chegou através da Scania e a implantação da Torre de Controle na empresa está incrementando a estratégia de negócios. O acesso a dados em tempo real contribui para a eficiência operacional, melhora a colaboração entre equipes, otimiza processos e apoia a tomada de decisões.

"Temos vários clientes que usam a tecnologia das centrais de controle para aprimorar outros aspectos do negócio e chegou esse momento na P. B. Lopes", explica a diretora Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Com a Control Tower é possível fazer um pente fino nos processos internos para dirimir falhas. "Poderemos antecipar questões relacionadas a processos de garantia, faturamento, o próprio funcionamento das oficinas, e assessorar o pessoal de consultoria com informações de qualidade."

Daniela conta que também será possível controlar a frota de veículos da empresa e centralizar toda a burocracia dos Postos Avançados de forma remota.

"A Torre de Controle permitirá a gestão de dados, controle, segurança do trabalho, auditoria dos processos, além do viés comercial e interface com o cliente."

ESPECIAL – CONECTIVIDADE

Comitiva da Suécia visita transportadoras do Paraná para compreender as necessidades dos clientes e as demandas de mercado

Por meio da inteligência de mercado é possível abrir um mundo de possibilidades para o crescimento dos negócios, mas para isso é preciso conhecer de perto a rotina das empresas, suas demandas e necessidades. Com o objetivo de compreender a dinâmica dos clientes que utilizam os serviços de conectividade, a equipe de telemetria da Scania veio da Suécia com esta missão e o destino escolhido foi o território P. B. Lopes.

"A intenção do grupo foi entender as demandas dos clientes e priorizar desenvolvimentos para o portal My Scania", revela David Roberto do Carmo Junior, gestor de conectividade da P. B. Lopes.

Na comitiva da Suécia estavam Andrea Wetterberg (diretora comercial de conectividade), Jesper Lovendal (diretor da equipe técnica do portal), Peter Bjork (gerente dos Product Managers), Johan Marks (gerente dos Product Owners) e Patricia Bascoy (gerente comercial da conectividade). Os representantes da Scania Brasil foram Felipe Angelini (gerente de grupo de Inovação e Digitalização) e Luiz Ferreira (responsável pela conectividade no Brasil).

O grupo conheceu a rotina de duas empresas: a Ebmac de Cambé (PR) e a Transpanorama de Maringá (PR). "A visita foi muito produtiva e relevante. O grupo pôde entender as necessidades dos clientes, as demandas do mercado, o que as transportadoras buscam no portal e como a Scania pode ajudar na gestão da frota. A qualidade e maturidade de atuação de nossos clientes surpreendeu a equipe sueca e os sensibilizou para dar prioridade às demandas levantadas."

ESPECIAL - CONECTIVIDADE - CLIENTE PERFIL

À frente da empresa GMAC, Maykon Carvalho Maia usa os serviços conectados para garantir economia e logística impecável nos negócios

O empresário Maykon Carvalho Maia, 36 anos, não desperdiça oportunidades. Da infância em Jataizinho, município da região de Londrina (PR), onde os pais tinham uma olaria, até fundar a empresa GMAC, especializada no comércio e distribuição de materiais de construção, muita coisa aconteceu.

"Eu lembro do meu pai no caminhão entregando tijolo e minha mãe atrás do balcão. Eles são um exemplo de trabalho e de garra para mim. Tivemos uma vida simples, mas depois que mudamos para Londrina (PR), a nossa vida melhorou", relembra.

Em Londrina (PR), os pais Walter e Edna Maia assumiram o depósito materiais de construção do avô materno. Maykon cresceu no pátio do depósito e começou a trabalhar na empresa quando fazia a faculdade de Direito. Entrou no setor financeiro com a mãe e depois foi para o atendimento onde aprendeu tudo com o pai.

Primeiro Scania

Buscando uma renda extra, ele adquiriu um caminhão para transportar areia do interior de São Paulo para o depósito da família. "Em 2014, comprei meu primeiro Scania na P. B. Lopes, um P310 vermelho que tenho até hoje. Instalei um 4º eixo para puxar tijolo na região norte do estado."

Casado com Gabriele, o casal tem dois filhos, Lucca e Lorenzo. Em 2017, surgiu a oportunidade de entrar para o segmento atacadista e junto com a esposa fundaram a GMAC, empresa voltada para a venda e distribuição de materiais de construção.

Nos anos seguintes, abriram quatro centros de distribuição no Paraná: em Maringá, Guarapuava, Curitiba e Cascavel. Hoje, com 100 funcionários, representantes comerciais, e uma frota de aproximadamente 30 caminhões, a GMAC é a maior vendedora e distribuidora de telhas do país, transportando 10 mil toneladas por mês. "O nosso diferencial é o preço, mas somos referência em logística e equipe de venda."


Relacionamento com a PB

À frente dos negócios, o empresário não poupa elogios à Scania. "Na minha operação, preciso de um caminhão forte e a Scania é um caminhão único. Outro fator que pesa muito é o relacionamento. A PB está sempre de portas abertas para a gente."


Conectado

Além dos caminhões Scania, Maykon também utiliza os serviços conectados e investe na capacitação de seu pessoal. "Fazemos campanhas junto aos motoristas com premiação com viagens e kits, temos vários motoristas nota A, recebemos elogios da Scania, e fazemos muitos treinamentos. O Scania não é o mais barato, mas é o que entrega maior resultado."


O empresário relata que a PB é uma grande aliada nos negócios com constante envio de resultados, reforçando pontos de economia, condução e rendimentos. "Esta é a importância de ter um bom parceiro e a Scania foi fundamental para eu estar aqui. Temos um caminhão de outra marca que gasta 18% a mais no consumo de combustível. Para o tanto que eu rodo, faz muita diferença."


Beleza de parar o trânsito

Uma característica marcante da GMAC são as pinturas dos caminhões, com cores fortes e vivas. Maykom e a esposa Gabriele contam que a opção pelos modelos coloridos faz parte da estratégia. "Quando escolho a cor do caminhão, faço o conjunto no mesmo tom. Fica tão bonito e faz tanto sucesso que as pessoas param para fazer foto. Já tivemos que esperar o cliente contratar um drone para fazer a imagem do caminhão inteiro pink chegando no depósito dele."

PRODUTOS

Recursos serão direcionados a projetos que reforçam tecnologias para a descarbonização do ecossistema de transportes e para a fabricação de chassis de ônibus elétrico

Presente no Brasil há 67 anos, a Scania anunciou que vai aportar R$ 2 bilhões em sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no período de 2025|2028, seguindo sua jornada de descarbonização dos ecossistemas de transporte e logística. O investimento soma-se ao ciclo de R$ 1,4 bilhão desembolsado em projetos realizados entre 2021 e 2024.

Segundo Christopher Podgorski, presidente e CEO da Operação Industrial da Scania, o início da adequação da Unidade Industrial para produção das Soluções de Transporte Sustentável foi em 2018, ano em que foi introduzida no Brasil a Nova Geração de Caminhões Scania.

De lá para cá, os investimentos foram direcionados, entre outros projetos, para a industrialização dos Motores a Gás e Biometano, da Nova Geração de Ônibus e também ao recém-lançado Trem de Força - batizado de Super, iniciativa que levou a ampliação da Fábrica de Motores da empresa. "Agora o foco é incrementar a jornada da transformação com a eletrificação", diz Podgorski.

"Estamos saindo do predomínio de 120 anos do setor de óleo e gás, ou seja, é um desafio implementar alternativas às fontes de energia fósseis considerando custo e escala na velocidade que precisamos caminhar em razão da pressão imposta pelas questões climáticas que já nos assolam no dia-a-dia", completa.

"Ainda referente ao processo de descarbonização, o importante é manter o conceito do “poço-a-roda” (quando as emissões e absorções de gases do efeito estufa de todo o ciclo são contabilizadas, da extração dos recursos, produção de energia/combustível, até o consumo nos motores) e quem conhece o setor de veículos pesados e a vocação do Brasil sabe que a diversidade de soluções está no centro do horizonte para uma transição concreta.”

POLO INDUSTRIAL

A fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP) abrange uma área de 427 mil metros quadrados e contém o que existe de mais avançado na indústria.

"São nove fábricas operando conjuntamente para produzir caminhões, ônibus, motores industriais e marítimos, todas elas constantemente atualizadas. Graças a nossa estratégia de Sistema de Produção Global e ainda ao exclusivo Sistema Modular Scania conseguimos incorporar novas tecnologias às plataformas de produto recém-introduzidas, como agora estamos fazendo com a plataforma para chassis para ônibus elétricos", finaliza Podgorski.

PRODUTOS

Modelo tem potência de 230 kW, equivalente a 310 cavalos, com autonomia entre 250 a 300 km

A Scania vai começar a produzir o K 230E B4x2LB, o primeiro ônibus Scania 100% elétrico da marca no país, a partir de março de 2025, sinalizando o início da jornada de eletrificação da fabricante sueca no Brasil. O modelo que entra para a história do transporte tem autonomia entre 250 a 300 km, tração 4x2, vocação urbana e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. As vendas começaram na Lat.Bus, Feira Latino-Americana do Transporte, realizada no início de agosto na Expo Imigrantes, em São Paulo (SP). 

"é com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Na comemoração dos nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica", afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. 

"Vamos oferecer uma condição especial de preço de lançamento e além disso o Scania Banco vai oferecer um financiamento via funding verde, o mesmo usado para o modelo a gás, com taxa de juros referencial de 0,79%, muito competitiva. Mas, é necessário reforçar que nossa linha a diesel continuará disponível e entregando o menor custo total de operação, além da gama a gás. Vamos complementar nosso já eficiente leque de soluções para a mobilidade. O produto elétrico reforça o portfólio e não substitui outra matriz energética atualmente comercializada", salienta Nucci. 

IDEAL PARA AS CIDADES

A principal tendência do ônibus elétrico 100% Scania do Brasil é urbana, perfeito para transportar passageiros no perímetro das cidades. O modelo comporta carrocerias de 12 a 14 metros, com capacidade média para 80 passageiros, na configuração de piso baixo ou normal.

"Vamos começar pela tração urbana 4x2 e potência de 230 kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes e como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Ou seja, é uma jornada que não depende apenas da Scania", revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. "O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, importados."

MAIS SILENCIOSO

A força de 230 kW é equivalente a 310 cavalos. Trata-se de um motor ligado a um câmbio com duas marchas. "O ônibus tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos", comenta Gallao. O motor tem construção e design simples para facilitar a manutenção, sendo que seu custo será mais baixo comparado aos motores de combustão interna. Há também outra vantagem: menos ruído, o que aumenta a suavidade durante a operação.

BATERIAS DE NMC

As baterias serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros.

Elas serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW. "Daremos a escolha ao cliente de equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, poderemos configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira", conclui Gallao.

B-ROLL ÔNIBUS ELÉTRICO

NEGÓCIOS - EVENTOS

Convidados puderam conhecer de perto o Scania Super 6X4, a estrela do evento

A Rede P. B. Lopes promoveu em suas filiais do Paraná e Mato Grosso do Sul edições especiais do Scania Experience focadas no caminhão 6X4, na composição de nove eixos, em uma ação simultânea da Scania em toda a rede de concessionárias no Brasil.

"A proposta foi mostrar que a nova plataforma que contempla o trem de força com caixa, motor e diferencial oferta um ganho de capacidade técnica muito acima dos concorrentes", informa o gerente geral da P. B. Lopes Campo Grande (MS), Fábio Rezende. "é um caminhão forte, robusto, seguro e que oferece alta disponibilidade."

Segundo Rezende, o objetivo foi apresentar a evolução do caminhão. "Por exemplo, o eixo que tinha capacidade máxima de tração passou de 78 para 90 toneladas; o motor aumentou a potência de 540 para 560 cavalos e o torque subiu de 2.700 para 2.800. A gama Scania Super também conta com novas caixas de transmissão G33, que tem uma força na primeira marcha de saída que melhora o arrasto e a segurança na operação."

Para receber os convidados, a Rede P. B. Lopes promoveu uma costela fogo de chão em uma chácara de eventos, com a presença de 60 pessoas. "Tivemos casa cheia com os principais clientes do segmento e, além de vendas, conseguimos fortalecer a imagem do modelo 6X4 como um todo."

Coquetel em Maringá

Mais de 40 convidados marcaram presença na P. B. Lopes Maringá (PR) no Experience 6X4, em um coquetel com finger foods e boa conversa. "O objetivo foi apresentar o caminhão versão 6X4 bem como as funcionalidades e os benefícios, além de sanar dúvidas de nossos parceiros", explica Nilton César Theodoro, gerente geral da filial maringaense.

O resultado do evento foi positivo. "Foi ótimo. Iniciamos novas negociações e concretizamos outras que já estavam em andamento, tanto no 6X4 quanto em outras motorizações."

NEGÓCIOS - EVENTOS

Stands da Rede P. B. Lopes são os mais visitados; exposições agropecuárias são verdadeiras vitrines para promover a marca e concretizar negócios

A Rede P. B. Lopes esteve presente em duas das maiores exposições agropecuárias do estado do Mato Grosso do Sul, a 30ª Exposul, de Chapadão do Sul, e a 4ª Agripesi, de São Gabriel do Oeste, com o objetivo de prospectar negócios e apresentar seu portfólio completo de veículos, produtos e serviços.

Para a Exposul, Exposição Agropecuária, Industrial e Festa do Peão de Chapadão do Sul, realizada no período de 28 de maio a 02 de junho, a Rede P. B. Lopes levou o portfólio de peças e acessórios, além de um caminhão R560 6X4 com condição comercial diferenciada.

"O nosso stand ficou muito bem posicionado, bem montado, e nos destacamos dos demais expositores", conta Nilson Loubet, vendedor de soluções da P. B. Lopes. "O caminhão stand, montado em um Scania S770, foi uma das principais atrações da feira. Os clientes nos prestigiaram bastante e estiveram presentes no costelão oferecido pela PB."

A feira é um ótimo evento para divulgação da marca e promoção de negócios. "Durante o evento fizemos várias prospecções para venda de peças e acessórios e iniciamos a venda de um R540 6X4 com o cliente SM Agrícola, finalizada e concretizada após a feira."

Segundo Nilson Loubet, a participação da Rede P. B. Lopes na Exposul foi muito boa: "Institucionalmente é muito importante para demonstrar aos clientes a nossa presença e força. Hoje somos vistos de outra forma pelos empresários da cidade após o início de nossa participação na Exposul."

4ª Agripesi

Para a Agripesi, a maior feira agropecuária da região norte de Mato Grosso do Sul, a Rede P. B. Lopes levou dois caminhões Scania, um R540 6X4 Plus e um R560 6X4 Super, com condições especiais, além do portfólio de peças, serviços e acessórios.

O stand da PB recebeu muitos visitantes durante a feira, realizada de 20 a 23 de junho, em São Gabriel do Oeste (MS). Foram comercializados acessórios e realizada muita prospecção de negócios. A Agripesi é voltada para a inovação tecnológica e conhecimento em produção e genética.

"Assim como em todos os eventos realizados em São Gabriel, pudemos contar com a presença de nossos clientes, que nos prestigiaram durante todo evento. A PB é aguardada na Agripesi todos os anos, tendo em vista nosso domínio no market share da região e nosso relacionamento com os clientes", conclui Nilson Loubet.

NEGÓCIOS - RELACIONAMENTO

Tradicional jantar reúne familiares do G10, equipe P. B. Lopes e executivos da Scania

“Um encontro de família!” Essa foi a frase mais ouvida durante o habitual jantar que reuniu em Maringá (PR) diretores do G10, Scania e da Rede P. B. Lopes. Capitaneado pela diretoria da concessionária, o evento contou com a presença de representantes das empresas do grupo - Transpanorama, Transfaleiro, Cordiolli, Rodofaixa e V. M. H - além de executivos da Scania, entre eles, o presidente das operações comerciais da Scania do Brasil, o italiano Simone Montagna.

“Temos realizado esse evento desde 2001 e optamos sempre pela paella para homenagear o Seu Pedro. Neste jantar celebramos a união de negócios e amizade. Na PB encontramos pessoas de boa índole e o Henrique e a Daniela são fantásticos”, conta o diretor do G10, Cláudio Adamuccio.

GASTRONOMIA E NEGÓCIOS

Prato típico da gastronomia espanhola, a paella veio acompanhada de um excelente vinho e sangria - que se tornou bebida obrigatória nos encontros.

“Além da aquisição de novos caminhões, essa noite também celebra a nossa parceria com a P. B. Lopes, que mais uma vez nos surpreende com capricho e inovações. Um evento que fazemos junto há mais de 20 anos”, festeja Valdecir Adamucho, diretor do G10.

TRANSPARÊNCIA E CONFIANÇA

O diretor do grupo, Cláudio Adamuccio reforça a união e o bom senso de todos os lados na condução do trabalho e dos negócios. “Sempre superamos as diferenças e todo ano celebramos a amizade. Um dos valores mais importantes para mim é a transparência; se há união de um lado e transparência de outro, o resultado traz parcerias duradouras.

NEGÓCIOS - RELACIONAMENTO
NEGÓCIOS - RELACIONAMENTO

Diretores da Amafil Alimentos, de Cianorte (PR), conhecem a fábrica da Scania e se encantam com a tecnologia industrial

Para estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes, a equipe comercial da P. B. Lopes Maringá (PR) levou representantes da Amafil, empresa que produz mais de 60 produtos derivados da mandioca, para o Scania Show, com o intuito de conhecer a fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP).

Estiveram presentes no passeio o diretor da Rede P. B. Lopes José Henrique de Souza Gomes, o gerente da filial de Maringá Nilton César Theodoro, o vendedor Hugo Rosa juntamente com o sócio proprietário da Amafil, Manuel Antônio da Silva, conhecido como Seu Anésio, e os netos Mateus e Murilo da Silva Colli.

"Não conhecia a fábrica da Scania, gostei muito da experiência, do tratamento dos funcionários e educação de todos. O que chamou mais a atenção foi a tecnologia implantada ao longo de toda cadeia de produção, a organização e a segurança na empresa", revela Mateus da Silva Colli, supervisor da frota pesada da empresa com sede em Cianorte (PR).

Durante a visita, a comitiva esteve acompanhada dos gerentes da Scania Igor Castilla, Daniel Bandeira e Regis Pellegrini, num ambiente onde puderam falar de negócios e fazer um test drive com os novos modelos de caminhão.

HOMENAGEM

Antes do retorno, a Scania prestou uma homenagem em comemoração aos 50 anos da Amafil, "firmando ainda mais nossa parceria e amizade com a P. B. Lopes e a Scania Brasil. Para nós, é muito significativo esse reconhecimento por todo o trabalho da Amafil, chegando aos 50 anos como a maior processadora de mandioca do país", diz o neto orgulhoso. "Este é só o começo de uma longa caminhada que temos a percorrer e esperamos que a Scania esteja sempre presente na nossa história."

NEGÓCIOS

A Rede P. B. Lopes promoveu uma grande ação promocional em todas as filiais, aproveitando a temática das festas de junho e julho, com decoração e comidas típicas. As equipes do atendimento entraram no clima e se vestiram a caráter para receber os clientes.

Com muitas promoções, os clientes atenderam ao chamado e movimentaram as casas de Londrina e Maringá no Paraná, Salto Grande e Regente Feijó no estado de São Paulo, e as cidades de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina e Ladário, no Mato Grosso do Sul. O resultado da ação foi positivo.

"Superamos os nossos objetivos com vendas e divulgação da qualidade de nossas peças e serviços, e o nosso atendimento nota 10 contribuiu para aproximar ainda mais os nossos clientes de nossas bases. O sucesso foi tamanho que tivemos que estender o evento até o dia do motorista, 25 de julho", comemora o gerente de peças e serviços da Rede P. B. Lopes, Fernando Rodrigues.

ENTREGA TÉCNICA

Receber as chaves de um Scania 0 Km é um momento único, de grande felicidade! Parabéns a todos os clientes por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.

Entrega para a empresa ALL Administração de Negócios Ltda. e Small Distribuidora de Derivados de Petróleo Ltda. de Presidente Prudente (SP). Na foto, o master driver Mauro Francisco da Silva, os motoristas Danilo de Jesus Souza, Oswaldo Minarini, Rovilson Alecio de Sousa, Jodair Alves de Lima, o gestor de frota Andrey Henrique Bomfim, e o vendedor Fabio Lima.

CLIQUE AQUI

CONFIRA OUTRAS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

CONSÓRCIO

Veículo celebra os 67 anos da Scania no Brasil e os 42 anos do Scania Consórcio; transportadora do Tocantins foi a grande contemplada

A Scania, que iniciou suas operações no Brasil em 1957, atingiu em 2024 a marca histórica de meio milhão de caminhões produzidos no país, através de sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP).

O caminhão comemorativo de número 500 mil é um Scania 460 R Super 6×2, com pintura exclusiva e personalizada em grafismos especiais, pacote de itens de conforto, defletor, faróis de led, faróis de milha inferiores e de longo alcance na grade e no teto, saias laterais e rodas de alumínio.

Batizado de Caminhão 500k, a unidade foi sorteada pelo Scania Consórcio no dia 2 de julho entre cotistas de um grupo específico com 200 consorciados. A sorte grande saiu para a empresa Damafrutas Distribuidora, de Paraíso do Tocantins (TO), especializada no transporte de verduras.

"Decidimos por realizar um sorteio porque não poderíamos escolher um cliente para ganhar esse caminhão, e o consenso foi entregar por meio do Scania Consórcio, entre 200 clientes que adquiriram a cota da promoção 500K. é um caminhão muito bonito", informa Rodrigo Clemente, diretor comercial do Consórcio Scania.

Número emblemático

O Caminhão 500k festeja os 67 anos de presença da Scania no Brasil e os 42 anos do Scania Consórcio. Atualmente, a fábrica da Scania tem capacidade anual para produzir 30 mil caminhões e emprega quase seis mil funcionários. Além do mercado interno, a fábrica da Scania no Brasil já exportou caminhões para 52 países pelo Porto de Santos (SP).

"Trata-se de um marco da nossa fábrica no Brasil e um momento muito especial. Somos a segunda fábrica no mundo e a primeira fora da Europa a chegar neste número, a primeira fora da Europa."


OTIMISMO

Cada vez mais, o Scania Consórcio se consolida como um instrumento ideal para aumentar ou renovar a frota. é uma ferramenta financeira que permite o parcelamento total do bem em até 100 meses, sem juros e sem entrada, com uma taxa de administração diluída ao longo do plano.

"Estamos vivendo um ano bastante positivo. A expectativa é a melhor possível. Em 2024, tivemos um aumento de 25% em negociações se comparado a 2023, e a Rede P. B. Lopes foi a concessionária que mais vendeu no Brasil com cerca de 470 cotas, uma honra para nós", finaliza Rodrigo Clemente

Viagem à Alemanha

Até o final do ano, o Scania Consórcio vai entregar mais 17 caminhões nas promoções especiais, além de promover várias ações em prol dos clientes, inclusive viagens.

"Em setembro teremos a IAA (Salão de Hannover) e a Scania levará 90 clientes do Brasil para entender o que se projeta para o futuro do transporte no mundo. E teremos ainda o grand finale com a Fenatran. Nesta edição, o Consórcio Scania levará aproximadamente 650 clientes e teremos o sorteio de mais quatro veículos durante a feira", revela Clemente.

CONSÓRCIO

Evento festivo embalado por moda de viola teve seu ápice com o sorteio de quatro caminhões do Consórcio Scania

A Rede P. B. Lopes promoveu mais um "Encontro de Amigos" em sua filial de Maringá (PR) com o objetivo de receber os clientes, fortalecer o relacionamento com eles e acompanhar a transmissão do sorteio ao vivo de quatro caminhões 0 Km do Consórcio Scania da promoção Dreamline Stars.

"O encontro foi ótimo, uma noite agradável e de muita expectativa pelo sorteio dos caminhões", revela Nilton César Theodoro, gerente da P. B. Lopes Maringá. "Preparamos para este evento uma deliciosa comida de boteco, acompanhada de moda de viola ao vivo."

Ao todo, 39 clientes participaram do encontro, realizado no dia 13 de junho. Num clima descontraído, com muita diversão e bate-papo, trocando informações e experiências, todos puderam acompanhar a transmissão do sorteio.

"Os clientes assistiram o sorteio ao vivo pelo telão, e pela plataforma Zoom transmitida em tempo real pelos apresentadores diretamente de São Paulo. Em alguns momentos eles chamavam a plateia virtual para ver quem estava assistindo ao vivo, foi bem interessante", relembra Nilton César Theodoro.

PINTURA EXCLUSIVA

Os quatro caminhões de última geração sorteados pelo Consórcio Scania foram 1 P320 DB 8x2 Baú, 1 G370 A6x2, 1 R450 A6x2 e 1 RH540 A6x4. Todos receberam pintura e adesivagem exclusivas da promoção. "Neste sorteio, infelizmente, não tivemos cliente da nossa casa contemplado."


KIT HAPPY HOUR

Pensando nos clientes das outras filiais, que também adquiriram cotas do consórcio Scania, a Rede P. B. Lopes preparou uma surpresa: o kit happy hour. O kit - um mimo composto por cervejas especiais e petiscos – foi enviado aos clientes para que eles pudessem acompanhar o sorteio de uma forma descontraída, dentro de suas casas.

NOTÍCIAS DA CASA

Os novos gestores da área de serviços da Scania Brasil, Fernando Valiate (diretor de serviços) e Fabrício Vieira (gerente executivo de peças e serviços) estão rodando o país para alinhar três pilares estratégicos do setor com as concessionárias: padronização, melhoria contínua e inovação. Os executivos estiveram na Rede P. B. Lopes e se reuniram com toda a equipe comercial para tratar do assunto.

O novo diretor de serviços Fernando Valiate comenta que a meta é a satisfação do cliente. “Vamos aumentar o portfólio para estarmos ainda mais próximos do cliente. Se olharmos para o futuro, o serviço será mais do que manutenção. Estamos de olho na eletrificação, combustível alternativo e tudo mais, e percebemos que o papel do serviço será muito maior na jornada de soluções, e queremos buscar maior participação no jogo como um todo”, reforça.

MAIS SINERGIA

Para o novo gerente de serviços da Scani, Fabrício Vieira, esta visita tem como foco, trazer um novo pensamento para a rede de concessionárias. “Queremos estar mais próximos das concessionárias, estabelecendo parcerias. Entendemos que o Dealer (concessionário) é a Scania na ponta. Queremos estar mais sinérgicos, pensando em ações nacionais e entendendo também as peculiaridades de cada região”, analisa o gerente de serviços, Fabrício Vieira.

Nesse giro, os gestores estão alinhando os padrões e abrindo espaço para ouvir a voz, as dores, as necessidades e como ajudar as concessionárias. “A gente vende soluções e com a conectividade conseguimos juntar caminhão e atendimento. Hoje, a maioria dos caminhões vendidos sai com planos de manutenção de conectividade, pacotes que trazem previsibilidade e segurança.”

TROCA DE INFORMAÇÕES

Segundo Fernando Rodrigues, gerente de peças e serviços da Rede P. B. Lopes, a interação com a equipe da Scania serviu para somar forças com o objetivo de alcançar resultados comuns e satisfatórios.

“Foi uma ótima oportunidade para conhecer os novos gestores da Scania dessa área. Trocamos informações, mostramos nossa área de atuação, um pouco da história da P. B. Lopes e compartilhamos nossas expectativas projetando o cenário futuro até 2030. Na visita, todo o time também se reuniu com um grupo de clientes da região para bate-papo sobre o mercado regional.”

NOTÍCIAS DA CASA

Com sua narrativa fluida e envolvente, estruturada em capítulos curtos, obra já conquistou muitos admiradores

A obra "De Pai para Filho", que conta a trajetória do empresário Pedro Barboza Lopes, fundador da Rede P. B. Lopes, está obtendo uma repercussão muito positiva junto aos leitores, com feedbacks favoráveis e emocionantes. O livro começou a ser distribuído em dezembro de 2023 e teve dois lançamentos neste ano: no mês de março em São Bernardo do Campo (SP) e em maio na cidade de Londrina (PR).

Foram impressos 2.600 exemplares – sendo que 2.000 já foram distribuídos ou vendidos. Com um ritmo agradável, escrito na primeira pessoa e em forma de crônicas, o livro conquistou o coração de familiares, amigos, parceiros, colaboradores antigos e atuais da Rede P. B. Lopes e da Scania Brasil – além de leitores anônimos.

Opiniões como "livro gostoso de ler, estilo fácil, despojado e leve", "não tem como não se emocionar e rir", "leitura deliciosa", "presente maravilhoso", "estou adorando o livro", "me encheu o coração de emoções" e "eu choro até onde não precisa lendo o livro", fornecem um retorno valioso aos idealizadores da obra, comprovando que a história de seu Pedro é capaz de despertar o interesse de muita gente.

Na avaliação dos leitores, a obra escrita pela jornalista Emilia Miyazaki traduz perfeitamente o estilo de vida e o caráter de Seu Pedro, apresentado a narrativa de forma natural e autêntica: "consigo imaginar o Seu Pedro contando todas estas passagens", "a escrita ficou fenomenal", "realmente parecia ele falando", "pura transparência", "histórias reais de um ser iluminado" e "é um manual que a gente deve abrir sempre."

Dedicatória para Peter

A biografia de "De Pai para Filho" também está atravessando gerações, despertando o interesse até da criançada. O pequeno Peter Stutz, de seis anos, filho de Elias Stutz, gestor de frota da Tindiana Transportes, de Londrina (PR), já ganhou seu exemplar. Na dedicatória, a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes escreveu:

"Peter: Seu pai adquiriu esse livro quando você tinha 6 anos. A princípio parece um ‘presente inadequado’ a uma criança da geração alpha, muito focada na velocidade e fluidez das coisas, no mundo digital. Porém, analisando com mais profundidade, penso que a mensagem que ele quis te transmitir tenha sido de que, independentemente do tempo em que vivemos, o relevante é ‘como vivemos esse tempo’. Por isso, desejo que aprecie essa leitura sobre a vida de um homem que tomou o melhor partido do tempo em que esteve conosco. Com carinho, Daniela Lopes Gomes."

AUDIOLIVRO

Além da versão impressa, o livro "De Pai para Filho" – que contou com o patrocínio para a impressão da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e da Rede P. B. Lopes - ganhou uma versão narrada, gravada em estúdio. O audiolivro já teve 1.500 acessos.

NOTÍCIAS DA CASA

Maioria dos relatos demonstra que a obra segue uma narrativa fiel, fácil de ler e repleta de emoções

Quem leu, gostou. Os relatos emocionantes sobre o livro "De Pai para Filho" comprovam que a bonita história do empresário londrinense cativou os leitores. Os últimos exemplares podem ser adquiridos através da Rede P. B. Lopes e o preço sugerido é de R$ 70,00 - sendo que o valor será revertido integralmente ao Hospital do Câncer de Londrina.

A maioria dos leitores demonstra um grande afeto pelo saudoso seu Pedro, falecido em fevereiro de 2021, e acredita que o livro é um retrato fiel de sua trajetória. As opiniões foram enviadas à Daniela Lopes Gomes, filha de Seu Pedro, e trazem relatos comoventes. Confira:

“Eu choro até onde não precisa lendo o livro. Lembro quando seus pais foram para Espanha, atrás da aldeia do seu avô. Encontramos o nome do Walter na página 293, o que muito nos honra. O prefácio da Sônia é uma descrição viva do Pedro, seu pai. A história vai tomando uma magnitude que perfura o norte do Paraná, a infância, a cidade e o nosso coração.” TÔNIA MARCONDES, amiga da família

“Comecei a ler o livro e não coloquei de lado até quase uma da manhã! Algumas passagens me transportaram de volta no tempo e foi como se o tio Pedro estivesse na sala me contando ao vivo a história pela primeira vez. Em outras, reconheci as mesmas palavras de quando seu pai brincou como o vovô Andrade, como bom bancário, descontou duas promissórias em um dia! Podia quase que ouvir a voz dele e me encheu o coração de emoções e meus olhos de lágrimas.” CAROLINA JANENE, sobrinha de Pedro Barboza Lopes

“Nesse livro está registrada a imigração espanhola da família do seu pai, onde ficaram ao chegar ao Brasil, a vinda para o norte do Paraná no início da colonização dessa região, fatos históricos que atravessaram, estratégias usadas com maestria pelo avô e depois pelo pai para a condução dos negócios e assuntos ligados à família. Ficamos sabendo do casamento com a Cristina e a linda família que formaram.” NORMA DIAS, enfermeira, amiga de dona Cristina

“Minha mãe frequentava o MOBRAL na cidade de Aparecida do Taboado (MS) e eu, ainda criança, ia com ela. Quando chegou minha vez de ir para a escola, já estava praticamente alfabetizado. Ajudar 4.000 pessoas a sair da escuridão do analfabetismo é um legado e tanto.” LUIZ CARLOS TAONI NETO, presidente executivo da Assobrac

“Um livro recheado de emoções, não tem como não se emocionar e rir. Um exemplo de superação e vitória! É infinita a minha admiração e gratidão pela família P. B. Lopes.” MARLI BARÃO, ex-P. B. Lopes

“Chegando de viagem encontro este presente maravilhoso da vida de seu pai e de seu avô. Muito obrigada. Que sejam sempre ensinamentos para os filhos, netos e bisnetos.” MARLENE MARCHIORI, escritora e mentora em Comunicação

“Comecei a ler e gostei muito. Me senti na Espanha, caminhando com sua família. Muito lindo! Parabéns pela obra!” EDSON KISHIMA (Shoyu), fisioterapeuta

“Constatei a fidelidade da narração e não posso furtar-me de dizer do orgulho que senti pela sincera miscigenação de ideias e sinceridade de pensamento quando fui mencionado. Pura transparência e comunhão que sempre existiram conosco.” FLÁVIO MERMEJO, ex-presidente da Scania Brasil

“Estou adorando o livro. Que sensibilidade de seu pai em destacar o lado bom da vida. Ele me ensina que as boas lembranças revigoram nossa vida. É como uma fonte pura de vida.” SYLVIA RABELO, Grupo Movesa

“A homenagem para o seu pai foi muito legal e bastante emocionante, principalmente pra quem conhece há décadas toda a família e parte da história. Estou gostando muito do conteúdo e da forma como foi elaborado e consigo imaginar o seu Pedro contando todas estas passagens.” SILVIO E MARI LOPES – Labor Trabalho Temporário

“Parecia que estava conversando com o Tio Pedro, ele contando algumas coisas que eu já tinha escutado. A escrita ficou fenomenal, realmente parecia ele falando. Claro que ri, chorei, mas adorei! Parabéns para você e toda a turma que fez esse livro. Para mim, o Tio Pedro é o ateu mais cristão que eu já vi, porque as atitudes dele em ajudar sempre, em apoiar a pessoa a estudar, a melhorar de vida, e tudo que sempre vimos ele fazer, a vida toda, é uma atitude muito cristã.” LUCIANA WALTER, amiga da família

“Que leitura deliciosa, memorável. Quantos ensinamentos e quanto trabalho nessa jornada. Foi uma honra ter conhecido o seu Pedro e a dona Cristina. Já admirava eles e agora mais ainda.” GERALDO FERNANDES JUNIOR, cliente Transpetrol

“Fiz uma viagem inenarrável com tanto conteúdo, sobre histórias reais de um ser iluminado.” MANUEL GOMES, ex-Irmãos Lopes

“Livro gostoso de ler, estilo fácil, despojado, leve - apesar das passagens tristes da vida. Essa história é uma saga.” GUILHERME ORTOLAN, médico

“Um grande homem, que soube desenvolver as ideias bem do jeito amoroso dele. De Pai para Filho é um manual que a gente deve abrir sempre!” PROFA. KAZUKO HARANO, ex-diretora do Colégio Universitário de Londrina (PR)

“Muito interessante as histórias contadas por teu pai, com descrição detalhada em muitos aspectos da vida e das cidades em que tudo ocorreu. Um registro familiar e histórico precioso. Gostei muito.” DANIEL FIOROTI - ex-ASSOBRASC

“Li e fiquei abismado com a capacidade de recordação do seu pai. Muitas lembranças e histórias fantásticas. Uma vida de muito trabalho e dedicação. Glória a Deus. Muito feliz pela oportunidade de fazer parte dessa história de muito aprendizado.” BRÁULIO SOUZA, ex-Irmãos Lopes

“Que leitura gostosa... na verdade ao ler tenho a impressão que estou ouvindo o próprio seu Pedro contando as histórias, como muitas vezes ele fazia nos eventos da empresa ou em todas as oportunidades que ele conversava com a gente. São lembranças eternas!” MEYR SILVA, ex-P. B Lopes

“Terminei de ler a linda biografia. Sempre acreditei que esses empresários antigos tinham TNT no sangue e faziam acontecer.” NABIL GEHA, amigo da família

NOTÍCIAS DA CASA – SOS RS

Campanha para ajudar os gaúchos atingidos pelas enchentes arrecadou milhares de produtos

A onda de solidariedade que tomou conta do país em benefício do povo gaúcho, também mobilizou a rede de voluntários e parceiros da P. B. Lopes. A iniciativa teve o objetivo de auxiliar o Rio Grande do Sul, vítima das enchentes do mês de abril, que provocaram a morte de 170 pessoas e desabrigaram mais de 600 mil em várias cidades do estado.

Uma grande corrente de cooperação começou a se formar quando a P. B. Lopes se tornou ponto de arrecadação de produtos. A corrente solidária também arrecadou recursos financeiros, cerca de R$ 25 mil, que foram revertidos em mercadorias.


CAMPANHA DO AGASALHO

Esse ano, a campanha para arrecadação de agasalhos da Rede P. B. Lopes teve como foco os gaúchos, com o recebimento de 8.860 peças. "Ajudamos na organização e na triagem das roupas e tudo mais que chegou para a doação. Acho importante ajudar o próximo porque sozinhos não somos nada. Com pequenas ações podemos ajudar bastante", reflete a colaboradora voluntária da PB, Isabele Rodrigues Dessunti.

Hambúrguer com tempero solidário

A empresa Código da Carne, que comercializa itens para churrasco, também aderiu à campanha e fez da ação solidária, uma oportunidade para contribuir. Para cada Kit Burguer vendido, a empresa doou latas de leite em pó. "Essa é uma ação muito importante para partilharmos o pouco do que nos é dado com pessoas que precisam", conta Gabriel Galindo, diretor comercial da Código da Carne, que arrecadou 340 latas de leite em apenas quatro dias.

O privilégio de ajudar

A transportadora EBMAC, cliente da Rede P. B. Lopes, prontamente se uniu à rede solidária, cedendo um caminhão para levar todo o volume arrecadado: grande quantidade de água, produtos de limpeza, leite, leite em pó, fraldas, produtos de higiene pessoal, roupas, cobertores, móveis, eletrodomésticos e brinquedos.

"Queremos somar, sempre. Ficamos muito tranquilos em participar da ação de uma empresa como a P. B. Lopes. Nos sentimos privilegiados em poder ajudar e ficamos muito contentes fazendo nosso caminhão rodar 1 mil km até o destino em Lajeado (RS)", analisa William Zucolote, sócio da transportadora.

O caminhão partiu lotado de produtos com destino a Brasdiesel, concessionária Scania do Rio Grande do Sul. A empresa foi mais um elo da corrente, responsável para enviar os donativos para a prefeitura de Lajeado, cidade que também sofreu com as enchentes.

ENVOLVIMENTO DE TODOS

Esta ação filantrópica, que mobilizou a empresa e dezenas de voluntários durante mais de um mês, trouxe resultados proveitosos em quantidade e em sentimento de missão cumprida.

"Foi muito gratificante ver o envolvimento de todo mundo nesta ação, algo que a diretoria também abraça sem medo de investir. A Daniela, presidente do grupo, quer saber o que está acontecendo e vibra junto com a gente", conta o supervisor de compras, Potiguara Nascimento.

A Rede P. B. Lopes agradece a participação das empresas Scania, EBMAC, Brasdiesel, Grupo Tietê, Blogueiras do Bem, Transcalixto, Código da Carne, Rock Road Moto Clube, Algo Peças, Academia CFPR43, Projeto Esperança, Restaurante La Gondola, Pontual Com, Prosol Conf, Viposa, Fazenda Dona Amélia, e todos os colaboradores voluntários, amigos, familiares e anônimos nesta corrente do bem.

ASSISTA AO VÍDEO

NOTÍCIAS DA CASA

Rede P. B. Lopes promove campanha junto aos colaboradores para ajudar abastecer os bancos de sangue

A demanda por sangue em hospitais e hemocentros é constante, sobretudo em períodos de diminuição dos estoques, no período de férias, festas regionais, no inverno ou em feriados prolongados. A escassez de sangue pode prejudicar seriamente o atendimento médico e colocar em risco a vida de muitos pacientes.

Sabendo que doar sangue é um ato de amor e solidariedade que pode fazer toda a diferença na vida de alguém, a Rede P. B. Lopes promove anualmente no mês de junho, em todas suas filiais, a Campanha de Doação de Sangue. Todos colaboradores são convidados a participar da ação.

"Aqui em Londrina, fizemos uma parceria com o Hemocentro do Hospital Universitário. Nós organizamos os doares e fomos até o local com o carro da empresa e de particulares. Todo mundo ajudou", conta Ligia Rodrigues de Pádua, analista de Recursos Humanos da PB.

Doação voluntária

Não existe produto que possa substituir o sangue humano e a melhor maneira de suprir essa necessidade é por meio da doação voluntária. Uma bolsa de sangue é capaz de beneficiar múltiplos pacientes, uma vez que a quantidade de sangue pode ser fracionada de acordo com os seus constituintes.

O principal objetivo da campanha é manter os estoques dos bancos de sangue sempre abastecidos. Na P. B. Lopes Londrina, a campanha mobilizou dezenas de colaboradores: "No total foram 40 doadores. As bolsas de sangue são normalmente de 450 ml, então a estimativa é que foram coletados 18 litros de sangue."

Coleta rápida e segura

O procedimento para doar sangue é simples e seguro. Antes de ser disponibilizado para uso médico, o sangue é cuidadosamente testado para garantir que esteja livre de doenças transmissíveis. Trata-se de um gesto nobre e extremamente necessário para salvar vidas.

"A doação de sangue ajuda a desenvolver o senso de conscientização e aqui na PB temos vários doadores regulares. Uma doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas e você pode doar 3 a 4 vezes ao ano. é uma forma simples e sem custo de ajudar outras pessoas. A doação demora menos de 15 minutos e pode fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas", finaliza Ligia Rodrigues de Pádua.

SOCIAL

FESTA E COMUNHÃO

O garantista da P. B. Lopes Três Lagoas, Fabrinio Carvalho, celebrou com três dias de festa os dez anos de atividade do Ministério Maanaim Renovado, igreja evangélica onde atua como pastor presidente.

/>

TOTALPASS

Orgulhosa, a secretária Cristina Nishimoto conta a boa performance da filha Giulia Nishimoto Santi e do genro Alexandre Jehan Marcori nas últimas corridas de rua em Londrina (PR), quando concluíram o trajeto de 5km e 8km. Que tal aproveitar essa animação e o benefício que a PB oferece e fazer uma atividade física?

NO FESTIVAL DE MÚSICA

A Banda Marcial Marcelino Champagnat, projeto que tem o patrocínio da Rede P. B. Lopes, foi uma das parceiras do 44º Festival Internacional de Música de Londrina. O colégio foi um dos espaços para aulas e masterclasses. Dias de aprendizado e muita música.

NIVER DUPLO

A auxiliar administrativa da P. B. Lopes Maringá (PR), Adalgisa Cardoso de Oliveira posa na foto com sua ‘doguinha’ Juju. Ambas comemoraram aniversário no mês de agosto. Desejamos muita saúde e felicidades para ambas!

NOTÍCIAS DA CASA - TEMPO DE CASA

A Rede P. B. Lopes reconhece e valoriza seu quadro de colaboradores e parabeniza todos que estão comemorando aniversário de tempo de trabalho na empresa, no período de julho a setembro

NOTÍCIAS DA CASA

ASSISTA AO VÍDEO

PB TALENTOS

A assistente comercial da P. B. Lopes Maringá (PR), Patrícia Belmonte, tinha apenas oito anos quando surgiu o interesse pela música e ela quis aprender a tocar um instrumento. "Minha mãe conseguiu me inscrever na classe de violão do Centro de Ação Cultural de Maringá e lá participei do coral infantil", relembra.

Ainda menina, Patrícia participou de vários festivais competitivos, inclusive chegando à semifinal em duas edições, que garantiu a sua participação na gravação dos CDs do evento. "Entre os 12 e os 14 anos gravei faixas em dois CDs e também fiz uma participação especial em um disco de um músico daqui de Maringá."

A paixão pela música levou-a a cantar em igrejas, durante as missas, e juntamente com o marido Alessandro Belmonte, entrou para a banda Momento Imprevisto, especializada em animar eventos, casamentos e festas. "Com eles toquei em casamento japonês, festa portuguesa... e era muito divertido. O compromisso com a banda foi crescendo, mas em 2010 comecei a trabalhar na PB e em determinado momento tive que escolher."


PARCERIA COM O MARIDO

Com o tempo, a banda acabou se desfazendo, mas o amor de Patrícia pela música não. Acompanhada do marido Alessandro, ela continua exercendo seu talento, cantando e animando o público com sua bela voz em bares e eventos. Já virou figura conhecida nas festas e recepções da PB.

"Ficou mais fácil conciliar a agenda com os nossos trabalhos. Um dia, o Haroldo Martinello, vendedor da filial, me viu tocando, indicou a gente para um evento da empresa e agora a música está presente aqui também. Música é um refúgio para mim, eu não vivo sem a música. Música é a minha vida, com ela eu me sinto em casa."

ASSISTA AO VÍDEO

AGRO

Plantel da Fazenda Dona Amélia, de propriedade da família Lopes, está entre os melhores do Mato Grosso do Sul

A Fazenda Dona Amélia, situada em Nova Andradina (MS), foi destaque no Workshop de Pecuária Competitiva, promovido pela CV Reprodução e Gestão Pecuária em Campo Grande (MS), conquistando o reconhecimento de participantes e juízes.

Além da programação técnica, o evento premiou os melhores animais do estado. Concorrendo com os plantéis de propriedades de todo o Mato Grosso do Sul, a Fazenda Dona Amélia ganhou na categoria de primeira cria (primípara) e na segunda gestação (secundípara).

O resultado comprova que a utilização de práticas eficientes no manejo do gado, investimento em nutrição animal e inovações tecnológicas fazem da Fazenda Dona Amélia uma referência para a pecuária.


DEBATES TÉCNICOS

Durante o Workshop de Pecuária Competitiva foram abordados temas como a produção pecuária no estado, mercado, tecnologias e gestão de pessoas - além de debates, compartilhamento de conhecimentos e trocas de experiências.

PB CAUSOS

Nesta coluna, os leitores recordam causos vivenciados com o saudoso Seu Pedro, fundador da Rede P. B. Lopes. Nesta edição, o gerente da P. B. Lopes Regente Feijó (SP), Marcelo Bozolan, conta uma história passada na capital paulista.

TERNO SOB MEDIDA

“Tem uma história com o seu Pedro que eu não esqueço. Foi em 2008, quando eu, Seu Pedro, o Nilton Theodoro (gerente de Maringá) e o Fernando Rodrigues (gerente de serviços) estávamos em São Paulo, finalizando o curso Scania Professional. A atividade era ministrada pelo Gustavo Andrade, sobrinho do Seu Pedro. Todos que concluíam o curso eram presenteados com uma caneta Montblanc, muito chique.

Animado com o presente, Seu Pedro depois nos levou à loja Brooksfield em um shopping, e lá mandou fazer ternos sob medida para cada um. O atendente tirou nossas medidas, escolhemos os tecidos e depois entregaram em nossos endereços.

Nesse dia, ele estava supercontente. Muito faceiro, experimentou camisas e desfilou pela loja. Ele estava tão feliz! E ainda deu um perfume para cada um. Trago sempre as melhores lembranças com ele. Saudade demais, Seu Pedro!”



RECEITAS

Faça sol ou chuva, frio ou calor, não importa. O churrasco é uma das melhores oportunidades para reunir a família, saborear uma boa carne e fortalecer os laços de amor e união. É um momento de celebração e de compartilhar momentos de alegria e descontração.


Quem dá as dicas para planejar o roteiro de um bom churrasco, com cardápio variado, é o Pedro Henrique Lopes Gomes, filho dos diretores Daniela e José Henrique de Souza Gomes, e trainee da Rede P. B. Lopes.

ENTRADAS

- Panceta de porco fatiada em tiras
- Linguiça com cheiro verde


ACOMPANHAMENTOS

- Vinagrete
- Molho barbecue
- Mandioca cozida
- Farofa com ovos
- Arroz branco


PRATO PRINCIPAL

- Picanha fatiada e grelhada


SOBREMESA

- Pudim ou
- Bolo de chocolate


Lembre-se: Não é só pelo cardápio. Fazer churrasco em família, não é apenas o preparo de uma refeição, mas a possibilidade de vivenciar momentos únicos, e de criar memórias onde cada sorriso, cada conversa e as gargalhadas se tornam ingredientes tão importantes quanto a carne e o tempero.

DIVERSÃO

LIVRO

DE PAI PARA FILHO

Autores:Pedro Barboza Lopes e Emilia Miyazaki
Páginas:360
Ano da publicação:2023

“De Pai para Filho” é resultado de inúmeros encontros semanais de Pedro Barboza Lopes, fundador da Rede P. B. Lopes, com a jornalista e escritora Emilia Miyazaki, profissional que atuou como ghost writer (escritora fantasma, invisível). O livro aborda aspectos desde a infância pobre e castigada dos familiares na Espanha até a chegada ao Brasil. Um panorama da família Lopes desde o início em Ibiporã (PR), o nascimento da empresa Irmãos Lopes, a comercialização de veículos novos, o ingresso no transporte coletivo em Londrina (PR) e São Paulo (SP), a educação dos filhos, propriedades rurais e gestão das empresas. Uma narrativa sob o olhar de uma pessoa singular, o saudoso Seu Pedro, falecido em fevereiro de 2021.

MÚSICA

ALCIONE 50 ANOS

Artista: Alcione
Direção de vídeo: João Felipe Freitas
Direção geral: Solange Dias Nazareth
Gravadora: Biscoito Fino
Duração: 2h25


Ao completar 50 anos de uma vitoriosa trajetória, Alcione preparou uma série de eventos comemorativos com o objetivo de celebrar esse antológico meio século de dedicação e amor à música. O show "Alcione - 50 anos, Ao Vivo" foi gravado ao vivo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O DVD conta com 65 canções distribuídas, em sua maioria entre medleys, e é fruto de mais uma parceria entre a gravadora Biscoito Fino com a Marrom Music. Marrom conta com as participações especiais da Banda do Sol, de integrantes da Orquestra Maré do Amanhã e dois grupos de bailarinos: a Cia. Marcelo Chocolate e Sheila Aquino e a Companhia Cenarte Dimensões.

FILME

INSTINTO MATERNO

Direção: Benoît Delhomme
Duração: 1h 34min
Elenco: Anne Hathaway, Jessica Chastain, Caroline Lagerfelt
Gênero: Drama, suspense
Ano: 2024

Baseado no romance de Barbara Abel, o filme Instinto Materno é situado no início dos anos 1960, seguindo a história das melhores amigas e vizinhas Alice (Jessica Chastain) e Celine (Anne Hathaway). Elas têm um estilo de vida tradicional, típicas donas de casa com a vida perfeita: uma casa com gramado bem cuidado, maridos bem-sucedidos e filhos da mesma idade. No entanto, a vida aparentemente perfeita e harmônica é tragicamente interrompida após um acidente marcar as duas famílias de forma inesperada. Quando os sentimentos de culpa, suspeitas e estranhas paranoias surgem, uma nova revelação vem à tona, mas também trazendo uma nova noção sobre um vínculo fraternal.

SÉRIE

DESIGNATED SURVIVOR

Criação: David Guggenheim
Ano: 2016 - 2019
Classificação: 14 anos
Gênero: Drama, suspense
Elenco: Kiefer Sutherland, Adam Canto, Italia Ricci
Temporadas: 3

Neste drama político de suspense, o presidente dos EUA é vítima de um ataque a bomba durante o discurso, no capitólio, e todos os outros membros do governo que estavam presentes morrem também. Tom Kirkman (Kiefer Sutherland), secretário de habitações e desenvolvimento urbano, funcionário público do mais alto escalão ainda vivo, é nomeado o sobrevivente designado e vira presidente do dia para noite. Uma conspiração parece se desvelar ao seu redor e ele precisa proteger sua família enquanto descobre o que está acontecendo.

EXPEDIENTE

Revista PBNews - Edição Digital
47ª edição – SETEMBRO 2024


Direção Geral - P. B. Lopes & Cia. Ltda.

Conselho Editorial - Daniela de Andrade Lopes Gomes - Juliana Quasne - Emilia Miyazaki - Milton Antunes - Júlio César dos Santos Barbosa

Produção - Doc Comunicação
Jornalista Responsável - Emilia Miyazaki - Mtb 2868
doclondrina1@gmail.com

Edição e redação - Milton Antunes – Mtb 2018
miltonantuneslondrina@gmail.com

Fotografia - Acervo Rede P. B. Lopes – Emília Miyazaki - Acervo Scania

Solução digital (pocket®) e projeto gráfico - Visualitá® Gestão em Design Estratégico e Alexandre Jorge

Contato - P. B. Lopes & Cia Ltda - Av. Brasília, 3.126 - Londrina – PR • Telefones (43) 4009.0780 | 3329.0780 • daniela.lopes@pblopes.com.br - marketing@pblopes.com.br
www.pblopes.com.br
A Revista PBNews - Edição digital é uma publicação da P. B. Lopes

P. B. LOPES | SCANIA

LONDRINA – PR
(43) 4009 0780
Av. Brasília, 3126 • CEP 86025-180
MARINGÁ – PR
(44) 3228 5757
Av. Colombo, 674 • CEP 87045–000
MARINGÁ – PR (Posto de Serviço)
(44) 3246 3304
Rod. PR 317, 4652, Km 03 • CEP 87035-510
CAMPO GRANDE – MS
(67) 3326 5080
Rua Elza da Silva Gatass, 48 • CEP 79018-805
DOURADOS – MS
(67) 3424 0015
Rua Marginal Leste, 11415, Chácara Castelo II • CEP 79835-000
LADÁRIO – MS
(67) 3234 6400
Rod. BR 359, Km 516,7 • CEP 79370-000
SALTO GRANDE – SP
(14) 3378 4115
Rod. Raposo Tavares, Km 386 • CEP 19920-000
REGENTE FEIJÓ - SP
(18) 3941 1030
Rod. Raposo Tavares, km 559 - Distrito Espigão • CEP 19570-000