Deslize para o lado para
acessar o conteúdo da revista

EDITORIAL

Prezado leitor,

“Família não é uma coisa importante. É tudo”. A afirmação é do ator Michael J. Fox, que conhecemos da franquia “De Volta para o Futuro”, e faz muito sentido com a 46ª edição da Revista PBNews que está chegando até você. Nas entrevistas com clientes, em nossos eventos de negócios e nas atividades sociais, os laços familiares e fraternos estão sempre presentes e com muita força.

Presenciamos famílias nascendo, com noivos saindo da igreja a bordo de um Scania, testemunhamos a celebração dos 30 anos do Grupo Martini, onde o estimado cliente Mário Martini se mostra orgulhoso pelos três filhos juntos aos negócios. Os laços familiares também estão presentes na receita de bolo de milho, nas diversas celebrações de aniversário e nas conquistas dos filhos de nossos colaboradores.

Nesta edição, destacamos o lançamento do livro de papai em Londrina, um evento que reuniu centenas de amigos, familiares e parceiros em nossa matriz. Uma noite especialmente inesquecível para a Família P. B. Lopes!

A matéria especial que abre a revista destaca a linha de semipesados Scania, produto de grande qualidade, um verdadeiro coração de mãe que une força, leveza e espaço. Abrimos espaço também para falar sobre os cuidados com a saúde de nossos colaboradores, os “Encontro de Amigos”, e o plantio de mudas que reuniu a criançada em Cambé, cidade vizinha à Londrina.

A família também esteve presente no Encontro com a Presidente, onde pude compartilhar um pouco de minha história, que se entrelaça com o trabalho de forma intensa. Portanto, a frase do famoso ator está associada com algo que digo com frequência: Aqui, família é tudo. Tudo junto e misturado!



Boa leitura!

Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

PARABÉNS

“Compartilhar o legado do seu Pedro é ótimo. Muito a aprender com essa linda história.”

ROBERTO LEONCINI
Santo André (SP)

TOP
“Parabéns! Revista top! Parabéns também pelo fornecimento de couro para o pessoal da Viposa/Vancouros. Muito bacana.”

ARGEU ROMÃO JUNIOR
Gerente de Banco, Londrina (PR)

REVIVER
“A revista está incrível! É lindo ver que o espírito de constante superação que o Sr. Pedro deixou como um legado marcante permanece vivo e vigoroso em tudo o que a empresa faz! Fiquei especialmente emocionada com essa edição da PBNews. No editorial senti o amor em cada linha e fui revivendo cenas memoráveis. Me lembro, por exemplo, do Sr. Pedro entrando na sala durante nossas reuniões - sempre com sorriso largo, com as sobrancelhas levantadas... fazendo gracejos marotos e com aquele olhar curioso sobre os projetos em pauta. Ah que saudades de vocês!”

CINARA BASTOS
Psicoterapeuta e Empresária, Londrina (PR)

BONS TEMPOS
“Obrigada por enviar a revista digital! Está cada vez melhor, parabéns! Sempre me emociono e me recordo dos bons tempos de P. B. Lopes, muito carinho por todos vocês.”

LUCIANA CARDOSO LUIZ
Consultora de RH, ex-P. B. Lopes, Londrina (PR)

DELEITE
“Já temos o volume (livro) em mãos e estamos nos deleitando na leitura dele. Uma ótima maneira de guardar as lembranças do seu Pedro e da saudosíssima Dona Chris!”

ROBERTO E JANE KAMIDE
Amigos da Família Lopes, USA

PARABÉNS
“Emocionada aqui. Parabéns pela fazenda Dona Amélia, homologada para atender a LongChamp.”

HELENIDA TAUIL
Jornalista, Londrina (PR)

HISTÓRIA LINDA
“Realmente a trajetória da família é uma história linda de se ler. Que Deus continue abençoando a todos vocês. Um abraço e um beijo.”

MARIA COLOMERA
Amiga da Família Lopes, Londrina (PR)

ESPECIAL
“Essa edição está mais que especial, parabéns. O livro é fantástico, me remeteu à época em que passava férias em Londrina e toda curiosidade que a concessionária me despertava.”

GUSTAVO MORESSI DE ANDRADE
Chicago (USA)

SUCESSO, SUOR E CORAGEM
“Parabéns pelo lançamento do livro! Com certeza as histórias e "causos" são a cereja do bolo (quero dizer, do livro!). Tive pouco contato com o Sr. Pedro, mas foi por intermédio do Paulo Celso, meu cunhado, que tive a oportunidade de conhecê-lo, a P. B. Lopes, Dona Cristina (amabilíssima!) e de como se faz o legado e o sucesso atrás de muito suor e coragem.”

ALMIR JOSÉ ZANUTTO
Aposentado, Indaiatuba (SP)

A cada edição, destacamos laços com cores diferentes para destacar campanhas e lutas. Essa ideia simples foi ganhando força e representatividade, mas você sabia que tudo começou com uma música? SAIBA MAIS

CLIQUE AQUI


Neste mês de julho, a cor amarela destaca para ações de vigilância, prevenção e controle da hepatite viral, um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado de forma silenciosa, sem sintomas. SAIBA MAIS SOBRE A HEPATITE VIRAL

CLIQUE AQUI

ESPECIAL – SEMIPESADO

A linha de semipesados Scania se destaca por agilizar o transporte de curtas, médias e longas distâncias

O portfólio da Família Scania traz a mais completa linha de caminhões para as mais diversas demandas. A marca tem tradição na venda de caminhões robustos destinados a operações que exigem grande capacidade de força e potência.

Os modelos extrapesados Scania têm aplicação ideal para o segmento rodoviário e off road, graças aos novos motores super de 13 litros com a potência de até 560 cavalos e V8 de 16 litros, com as potências de 660 e 770 cavalos com máxima produtividade e alta performance. Na linha dos pesados, os modelos variam entre 370 a 560 cavalos, muito fortes e com seu famoso sistema modular, a Scania oferece a possibilidade de construir um caminhão único, perfeitamente adequado à necessidade do cliente.

Para suprir a estratégia dos demais segmentos, a Scania também atua no segmento de semipesados, uma opção que pode fazer a diferença para frotistas, gestores de frotas e motoristas autônomos. A linha de veículos semipesados alia potência e economia, uma combinação que resulta em eficiência operacional e competitividade no mercado.

Os semipesados Scania chegam para atender dois segmentos distintos: para médias e longas distâncias, e para curtas distâncias, na distribuição e entregas rápidas.

Baseada na plataforma otimizada da Scania e na comprovada eficiência do seu trem de força, a linha de semipesados vem equipada com os motores XPI Proconve P8/Euro 6, com potências de até 360 cavalos, e mesma entrega em economia, conforto e longevidade.

São veículos fabricados sob medida para atender as necessidades específicas de cada operação com muita segurança, conforto e máxima rentabilidade.

ESPECIAL – SEMIPESADO

Com motor XPI Proconve P8/Euro 6, o semipesado de 9 litros entrega potência máxima com maior capacidade de carga e menor consumo de combustível

A Scania tem orgulho de estar sempre à frente dos concorrentes quando se trata de tecnologia de motor. A nova plataforma de motores Scania XPI Proconve P8/Euro 6 reforça a filosofia de disponibilizar trens de força eficientes, que impactam minimamente o meio ambiente, sem nenhuma perda de potência e com comprovada economia de combustível, de forma a maximizar a rentabilidade das operações.

Os modelos 9 litros para o segmento de semipesado têm na robustez o seu grande diferencial. É um motor de 5 cilindros que entrega os mais altos torques do mercado em baixa rotação, proporcionando maior desempenho aos veículos e melhores resultados para os transportadores de cargas.

Entre as melhorias da nova geração estão a nova bomba hidráulica de refrigeração variável, os novos coletores do turbo e de escape, novo pacote de anéis que proporcionam menores perdas por fricção, anéis de compressão e controle do óleo com novo material, revestimento para redução de desgastes e o novo sistema de pós-tratamento que utiliza apenas o SCR.

Assim, o conjunto de trem de força garante melhor desempenho e eficiência energética, com comprovada economia de combustível e menores níveis de emissões. São detalhes inovadores que mantêm a Scania na liderança com relação à economia operacional e redução do impacto ambiental.

ESPECIAL – SEMIPESADO

Modelo conquistou a preferência dos transportadores brasileiros, vencendo o Prêmio Lótus 2024

Mais um marco para a Scania: a marca recebeu o prestigioso Prêmio Lótus Campeão de Vendas 2024, concedido pela revista Frota&Cia, pela primeira vez na categoria de caminhão semipesado 8x2, com o modelo P 320. A premiação, que é realizada há 30 anos, reconhece os veículos que conquistaram a preferência dos transportadores no Brasil, com base nos registros de emplacamentos no Renavam no ano anterior.

Ao todo, foram licenciados mais de 3.800 caminhões nessa versão em 2023 e o modelo da Scania ocupou uma fatia de 18,4% deste total. “Na linha P8/Euro 6, em 2023, realmente o destaque foi o P 320 8x2. Queremos reforçar nossa atuação nos segmentos de médias distâncias nas aplicações de carga geral, sider, baú e combustível. Por outro lado, daremos os primeiros passos rumo a uma futura gama estendida de modelos semipesados movidos a gás. Estamos cada vez mais recuperando o território neste segmento e apresentando nosso novo portfólio, que ainda vai crescer”, afirma Alex Nucci, Diretor de Vendas de Soluções da Scania.

Esta é a primeira vez que a Scania é reconhecida nesta premiação com um veículo do segmento semipesado. Porém, não é o primeiro Prêmio Lótus Campeão de Vendas da marca. Em 2022, a Scania foi a vencedora na categoria caminhão pesado de 400 a 500cv com o modelo R 450 A 6x2.

Estas conquistas refletem a escolha do cliente e a preferência pela marca na hora da compra, certamente baseada nos resultados entregues pelo caminhão no dia a dia da operação. “O cliente tem nos procurado para ampliar e renovar a frota com base nos excepcionais resultados que os novos produtos Scania Euro 6 estão oferecendo de redução de consumo. E esse é o nosso maior objetivo: atender o cliente na plenitude e deixá-lo satisfeito, sabendo que oferecemos a melhor solução em transporte do mercado e que temos uma rede que estará sempre ao seu lado”, conclui Alex Nucci.

ESPECIAL – SEMIPESADO

O caminhão semipesado de 7 litros já está no portfólio da Scania, com rápido prazo de entrega

Veículo com potência de 250 a 280 cavalos, o semipesado Scania com motor de 7 litros. Ele chega nos modelos 6X2 e 4X2 no truck, e com condições comerciais muito atrativas.

“O motor de 7 litros com a caixa G25 dá leveza, agilidade e economia à família de semipesados. A família P250 e 280 já está disponível no portfólio, e a entrega, de acordo com a fila de produção, está prevista para julho em diante”, informa Marcelo Gallão, diretor de desenvolvimento e aplicações Scania Brasil.

Os clientes Scania estavam aguardando notícias para esta linha de caminhões e agora estão vendo esse cardápio de novidades com muito bons olhos, com excelente utilização em cidades.

“Os produtos P250 e 280 com motores de 7 litros e caixas de mudança G25 podem ser configurados para aplicações rígidas urbanas, regionais e até mistas nas configurações 4x2, 6x2 e em casos especiais até 6x4. Os diferenciais de mercado estão no alto torque, alto poder de partida em rampa, combinando os 1100Nm do motor com a redução de 20.81 da caixa G25. Ao mesmo tempo, em rodovias, o giro baixo e a Overdrive (marcha disponível nos câmbios automáticos, que permite que o motor opere em rotações mais baixas durante altas velocidades) de série garantem economia e performance incomparáveis a qualquer outro veículo do segmento”, finaliza Marcelo Gallão.

REDE P. B. LOPES

A Rede P. B. Lopes, que já comercializa os semipesados de 9 litros, começou a negociar os modelos de 7 litros com previsão de chegada a partir de julho. “Os clientes desse modelo necessitam de uma entrega acelerada, para chegar e já começar a rodar”, reforça o diretor José Henrique de Souza Gomes.

Com um perfil mais enxuto, o caminhão de 7 litros é mais leve, ideal para rotas curtas e entregas porta a porta com toda potência e torque para a função. “É um veículo que chegou e está ganhando em competitividade no segmento.”

CLIENTES

Com sede em Londrina (PR), empresa dedica-se ao transporte rodoviário e ao comércio de hortifrutigranjeiros

O mês de junho representa um marco histórico para um cliente tradicional da Rede P. B. Lopes: o Grupo Martini Frutas, que atua na Ceasa - Central de Abastecimento de Londrina (PR), comemora 30 anos de atividade. Sob o comando de Mario Martini e de seus três filhos, a empresa conta com 80 funcionários e fornece frutas – abacaxi, uva, pera, mamão, maçã, banana, caqui, entre outras - para diversas cidades do Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

A história do Grupo Martini tem início em 1 de junho de 1994. Depois de trabalhar 25 anos na Cooperativa Agrícola de Cotia, Mario Martini decidiu seguir um novo caminho. “Eu estava na Ceasa, quando vi e me interessei por um pequeno box no Pavilhão A. Naquele tempo era possível comprar direto do proprietário e no mesmo dia entreguei meu carro e emprestei o restante do valor com meu pai, Geraldo Martini”, relembra o empresário.

Mario Martini comunicou a sua decisão à Cotia, despediu-se dos colegas e pediu um caminhão de maçã. “Minha ideia era vender um caminhão de maçã por semana. Comecei com um funcionário vendedor, um carregador e uma mulher para cozinhar. Fiquei três meses morando em um hotel em Londrina, enquanto a esposa e os filhos ficaram em Palmas, no sul do estado.”

EMPRESA FAMILIAR

Foram três décadas de muita dedicação e trabalho, mas com a ajuda da esposa e dos três filhos o grupo prosperou e conquistou seu lugar no mercado. O empresário não esconde o orgulho de ter os filhos trabalhando no negócio. “Eles podiam estar fazendo outra coisa, mas quiseram acompanhar o pai. Nunca fui centralizador e já passei tudo pra eles. Tenho o privilégio de ter cada filho desempenhando uma função na empresa”.

Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial, Mario Martini revela como administra os negócios. “Uma empresa, independente do porte, precisa de quatro princípios básicos: planejamento, organização, direção e controle. Depois que baixamos as portas, eu analiso como foi a venda e quantos clientes atendemos. Eu busco a pulverização das vendas.”

O time de colaboradores do Martini Frutas passa por constantes treinamentos e capacitações para comercializar com sucesso uma grande variedade de produtos. “Em 2012, vocês me entrevistaram e o título da matéria foi “Abastecendo a cidade” (link para a matéria). Hoje, o Grupo Martini trabalha estrategicamente dentro do mapa nacional, com 70% das vendas fora de Londrina.”

APRENDIZADO

Os hortifrutigranjeiros do Martini Frutas vêm de diversas partes do país e a comercialização é feita em grande escala. Segundo o empresário, o segredo do negócio está na organização: “Eu aprendi com a Cotia e sou exigente com metas. Eu vendo o melhor produto e quero crescer. Isso não é ganância, isso é ambição.”

EXEMPLAR

Mário Martini está casado há 47 anos com Marisa Alexandre Martini. Para os filhos Marcelo, Marcos e Matheus, que trabalham ao seu lado nos negócios, seu exemplo é inspirador:

“Nosso modelo de vida é o nosso pai. Sempre vimos a dedicação e o amor dele pelos negócios. Viajávamos sempre com ele e fomos pegando gosto. Hoje, cada um dos filhos trabalha em uma área na empresa, mas as decisões são tomadas em conjunto. Sabemos que herdar e manter os negócios do pai é algo difícil, então mais do que um exemplo, temos muito orgulho em estar com ele”, elogiam os filhos Marcelo, Marcos e Matheus.

CLIENTES

Felipe Arakaki e Ana Beatriz da Silva protagonizaram um sonho: saíram da igreja direto para um caminhão Scania

O dia 06 de abril de 2024 ficará gravado para sempre na memória dos recém-casados Felipe Bastos Arakaki e Ana Beatriz Moreira da Silva, de Campo Grande (MS). Depois de vivenciarem momentos de muita emoção com a celebração do casamento, que contou com a presença de amigos e familiares, o casal saiu da igreja para embarcar em um Scania novinho, da Transportadora Cappelletto.

“Foi a realização de um sonho”, revela Felipe Arakaki. “Eu tinha a intenção de sair da igreja com minha esposa em um Scania e aproveitamos a ocasião do caminhão recém chegado na Cappelletto para esse momento especial. Ter a oportunidade de ter o Scania na porta da igreja, esperando para poder levar minha esposa, foi fantástico. Um momento que vai ficar marcado em nossas vidas.”

Felipe Arakaki trabalha no setor administrativo da oficina do Grupo Cappelletto e a Ana Beatriz é enfermeira. Felipe, desde criança, sempre foi fã da Scania: “Lembro ainda hoje do vizinho que morava ao lado, sempre chegava com um 113 cor laranja, em uma LS graneleira. Não tinha jeito, era escutar o barulho do motor e eu parava o que estava fazendo e ia para a frente de casa acompanhar ele estacionando. Hoje trabalho na parte interna da empresa, mas logo estarei na estrada dirigindo, representado o Grupo Cappelletto.”

Após a cerimônia, o casal fez um passeio pelas ruas de Campo Grande. “Foi um sentimento de alegria por mais um sonho realizado. Foi muito top poder rodar com ele na avenida do bairro, com o pessoal olhando e desejando tudo de bom para nós”, finaliza Felipe Arakaki.

Veja o vídeo do casal saindo da igreja e embarcando no Scania.

ENTREGA TÉCNICA

Empresa Jacira Baggio em família para receber as chaves do caminhão zerinho: José Valdecir Batista de Almeida e Teresa Roda de Almeida, com Nilson Agostinho Lopes Junior, Arieli Roda de Almeida Lopes e o filho Lucca Lopes.

Receber as chaves de um Scania 0 Km é um momento único, de grande felicidade! Parabéns a todos os clientes por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.

CLIQUE AQUI

CONFIRA OUTRAS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

CONSÓRCIO SCANIA - ENTREVISTA

O representante do Scania Consórcio, Rodrigo Olivoto, concedeu entrevista a Revista PBNews e falou sobre o “Encontro de Amigos” e as principais vantagens em investir em consórcio

PB NEWS: A Rede P. B. Lopes e o Consórcio Scania promovem com frequência o “Encontro de Amigos”, reunindo clientes e o pessoal de vendas. Qual a importância destes encontros?

Rodrigo Olivoto: Os “Encontros de Amigos” são oportunidades de nos colocarmos mais perto dos nossos clientes, apresentando nosso portfólio de soluções de forma mais personalizada e informal. Reunimos os clientes, equipe da concessionária e da unidade comercial da Scania para passar momentos agradáveis e principalmente ouvir os clientes, entender suas necessidades e encontrar meios de supri-las, através dos produtos Scania e dos Serviços Financeiros que oferecemos

PB NEWS: Estes encontros resultam em negócios?

Rodrigo Olivoto: Sim, desses encontros são feitas propostas para oferecer aos clientes nossas soluções e muitas dessas propostas são transformadas em bons negócios tanto para os clientes quanto para nós.

PB NEWS: O empresário que investe em consórcio, a médio e longo prazo, para renovar ou ampliar a frota, está trilhando o caminho do futuro?

Rodrigo Olivoto: Sim, dentro dessas propostas, o Consórcio torna-se uma excelente ferramenta para que o cliente possa planejar a aquisição de produtos para aumento ou renovação da frota, com parcelas menores, sem juros e sem entrada, pagando em até 100 meses, sempre com a possibilidade de ofertar lances e agilizar a contemplação.

PB NEWS: Quais são as principais vantagens em investir no Consórcio Scania?

Rodrigo Olivoto: Existem várias vantagens, onde vou citar algumas:
- Consórcio oficial da Scania. Sem juros e sem entrada!

- Atendimento exclusivo pela equipe da P. B. Lopes, com equipe de atendimento dedicada e especializada para suporte e orientação.

- Consórcio de pesados que mais contempla no mercado.

- Melhor condição de negociação na compra de veículos novos ou usados (caminhões, chassis de ônibus, motores e implementos rodoviários).

- O valor do crédito pode ser usado, no momento da contemplação, para abater a documentação e o seguro (limitado a 10% do valor do crédito).

- Possibilidade de aquisição de veículos de valor maior ou menor que o da carta de crédito.

- O crédito pode ser usado como entrada ou quitação de financiamento junto ao Scania Banco.

- O valor do Consórcio não influencia na avaliação de crédito junto a outras instituições financeiras.

- Facilita o repasse de veículos usados.

- O crédito da cota contemplada é aplicado integralmente até a data de uso.

- Ferramentas digitais para gestão da cota através do Portal e aplicativo de autoatendimento.

- Menor custo financeiro – taxa de administração diluída ao longo do plano, além da isenção de diversas taxas – sem custos extras ao longo do plano.

- Ou seja, desde 1982, investir no consórcio Scania é a maneira mais inteligente de renovar ou ampliar a frota do nosso cliente.

CONSÓRCIO SCANIA

Rede P. B. Lopes promove vários "Encontro de Amigos" para reforçar o relacionamento com os clientes e prospectar novos negócios

APUCARANA E ARAPONGAS

O tradicional “Encontro de Amigos” realizado pela Rede P. B. Lopes, que tem o objetivo de fortalecer o relacionamento com os clientes e apresentar o portfólio de produtos e serviços Scania, está cada vez mais conquistando a atenção de empresários, motoristas autônomos e transportadores.

No dia 14 de março, o Espaço Gourmet do Posto V. Brambila foi palco do “Encontro de Amigos” que reuniu clientes de Apucarana (PR) e Arapongas (PR). “O encontro foi muito descontraído, com boas conversas e oportunidades que se concretizaram após o evento”, analisa Felipe Augusto Haas, gerente geral da filial de Londrina da P. B. Lopes.

“Contamos com a participação de aproximadamente 15 clientes, o diretor da P. B. Lopes José Henrique de Souza Gomes, a equipe comercial e o representante do consórcio Scania, Rodrigo Olivoto. Aproveitamos para fazer o lançamento da pescaria regional da P. B. Lopes e o Consórcio Scania.”

MARINGÁ

Na cidade de Maringá (PR), o “Encontro de Amigos” foi realizado no dia 27 de março, na sede da P. B. Lopes, com a participação de 20 clientes potenciais para aquisição de consórcio, além de clientes que já estiveram em outras pescarias.

“O evento foi ótimo. Fizemos o lançamento oficial da tradicional pescaria P. B. Lopes Maringá e para este dia especial preparamos uma deliciosa moqueca, junto com pirão, peixinho frito e outros acompanhamentos. Buscamos proporcionar aos nossos clientes um ambiente agradável, descontraído e sem muitas formalidades. Tivemos uma ótima adesão de clientes no evento, estreitamos relacionamentos e firmamos negócios para a pescaria, que ocorrerá em outubro”, informa Nilton César Theodoro, gerente geral da P. B. Lopes Maringá.

OURINHOS

Em Ourinhos (SP), a equipe comercial da filial da Rede P. B. Lopes de Salto Grande (SP) promoveu o “Encontro de Amigos” no dia 24 de abril, na Pizzaria Pizza do Pedaço. O evento contou com a participação de 31 pessoas, representando 10 empresas da região sul de São Paulo.

“O encontro foi muito produtivo, com o fechamento de duas cotas do consórcio no evento e outra no dia seguinte, com possibilidades de novos fechamentos”, explica Artur Pereira Lima Junior, gerente geral da P. B. Lopes Salto Grande.

“O objetivo do encontro foi fortalecer os laços comerciais, contribuindo para o fechamento de novos negócios e proporcionando um melhor planejamento dos investimentos de nossos clientes.”

Participe do deste grupo seleto que oferece as melhores oportunidades para o seu negócio. Fale com a gente!

CONSÓRCIO SCANIA

Clientes da Rede P. B. Lopes participaram de mais uma edição do Scania Show, a concorrida visita técnica à sede da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). Os empresários Leandro Deumonico, de Rolândia (PR), e Denilson Pierolli, de Londrina (PR), fizeram o passeio em abril.

A viagem incluiu um tour pela cidade de São Paulo, jantar de boas-vindas no Restaurante Terraço Itália e a visita à fábrica. “Acompanhamos a rotina de produção da Scania, almoçamos com diretores do consórcio e à tarde participamos de palestras com conteúdo focado em negócios”, explica Alan Michel Bazan, consultor de Soluções Scania da P. B. Lopes, que acompanhou o grupo.

O passeio terminou com um jantar Restaurante Baby Beef, na cidade de São Paulo, com música ao vivo e sorteio de brindes. “Eles ganharam mochila, miniatura, agenda, caneta... Foi uma viagem que rendeu muitos elogios, desde a recepção aos passeios e contatos com os gestores da fábrica.”

As cotas para o Scania Show têm valores atrativos e o resultado é uma experiência que une passeio, intercâmbio com empresários de todo o Brasil e acesso a muita informação sobre o segmento do transporte. Participe!

PB SOCIOAMBIENTAL

Rede P. B. Lopes substitui copos de plástico por produtos de aço inoxidável

A Rede P. B. Lopes fez da comemoração do Dia do Trabalho um convite para a mudança de hábitos na empresa. Desde o dia 02 de maio, toda a equipe de gestores e colaboradores tem à disposição copos personalizados de aço inoxidável para o consumo de bebidas frias ou quentes no ambiente de trabalho. A ideia é diminuir ao máximo o uso de copos plásticos.

O lançamento da ideia ocorreu em uma Live para todo o território da concessionária, com a participação dos palhaços do Plantão Sorriso, organização que visita hospitais de Londrina e tem o patrocínio da P. B. Lopes.

O esforço para mitigar os resíduos e a busca pela sustentabilidade sempre estiveram presentes na P. B. Lopes. “Meu compromisso é fazer a destinação correta do plástico. Ao saber que cada pessoa produz 64 kg de lixo plástico por ano no Brasil, e que consumimos 55 mil copos plásticos por mês, entendemos que deveríamos mudar com urgência”, explica a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Além da adoção dos copos de aço inoxidável, a rede também adotou o uso do copo de plástico biodegradável. “Vamos fazer a experiência com essas medidas nos próximos meses. Esta ação também vem de encontro ao pensamento do Scania Way: ‘Fazer o correto a partir de mim’. Nossa equipe é muito engajada e eu sou muito feliz de sentir essa corrente do bem. Sempre vamos encontrar pessoas que se importam com as coisas, é a maioria, tenho convicção disso”.

PB SOCIOAMBIENTAL

A Rede P. B. Lopes mantém ativa a campanha de arrecadação de tampinhas plásticas, com vários pontos de coleta dentro e fora da empresa, com o objetivo de diminuir ainda mais o impacto que o lixo plástico causa no planeta. O objetivo é retirar do lixo a matéria-prima que pode ser revertida em renda para entidades assistenciais e fornecer matéria prima para a indústria da reciclagem.

A campanha envolve colaboradores e seus familiares, além de clientes e parceiros. Todo o material arrecadado é destinado a instituições parceiras, que comercializam o produto com as indústrias para que seja reciclado e reutilizado. Com o dinheiro arrecadado, as instituições investem em programas sociais.

Fechando o ciclo, a indústria reutiliza o plástico para fabricar novos produtos como cadeiras, baldes, brinquedos, casinhas para animais etc. A proposta da campanha das tampinhas da Rede P. B. Lopes é buscar a neutralização dos 64 kg de plástico gerados por pessoa ao ano.

“Agora imagine quantas toneladas serão produzidas ao longo de nossas vidas. No caso das tampinhas, esses produtos podem virar recurso financeiro para projetos sociais, dando sentido à nossa coleta. Estamos transformando plástico em bem-estar. A tampa pela tampa não faz sentido, mas se ampliarmos nossa visão e raciocínio, todo esse esforço ganha propósito”, explica a diretora da rede, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

PB SOCIOAMBIENTAL

Estudantes e colaboradores da Rede P. B. Lopes se uniram para plantar e revitalizar área de fundo de vale

O fundo de vale localizado na Rua Pompéia, no Jardim São Paulo, em Cambé (PR), foi o local escolhido para receber mais um “Bosque dos Ipês”, uma iniciativa da Concessionária P. B. Lopes-Scania em parceria com Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Saisaku Ikeda.

No dia 22 de maio, professores, alunos do CMEI e colaboradores da Rede P. B. Lopes fizeram um mutirão para plantar 30 mudas de Ipês no local, revitalizando a área. Depois que as mudas crescerem e se desenvolverem, as árvores vão garantir sombra e beleza aos moradores e estudantes do bairro.

O projeto contou com a participação das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Educação e Cultura da cidade, e aproximadamente 70 alunos entre 4 e 5 anos da escola. A ideia foi trabalhar temas como ecologia e preservação da natureza, despertando nos pequenos a consciência para um ambiente equilibrado.

“A experiência de trazer as crianças para um fundo de vale para fazer o plantio de mudas de ipê foi maravilhosa. Esta ação está encerrando um trabalho feito com os alunos e estamos preparando mais de 150 mudas doadas pela P. B. Lopes. Depois que os pais visitarem a mostra dos trabalhos realizados pelas crianças, eles vão levar as plantas para casa”, explica Maria Isabel Pagnan, diretora da escola.

BOSQUE DOS IPÊS

O Programa Bosque dos Ipês foi criado pela Rede P. B. Lopes em setembro de 2021, com o objetivo de aumentar as áreas verdes em todo o seu território de atuação, promovendo a distribuição e o plantio de mudas de ipês.O projeto atende empresas, clientes, prefeituras e escolas.

Este é o segundo “Bosque dos Ipês” que a cidade de Cambé (PR) ganha. Em fevereiro de 2023, colaboradores da Rede P. B. Lopes fizeram o plantio de 30 mudas de ipês na praça localizada na Av. Marcelino Gonzales, no Jardim Ana Rosa, contribuindo diretamente para a revitalização urbana e a transformação de espaços públicos.

NOTÍCIAS DA CASA

Lançamento da obra que mostra a trajetória de Pedro Barboza Lopes, fundador da Rede P. B. Lopes, foi marcada por alegria e emoção

A Família Lopes promoveu uma grandiosa festa em Londrina (PR) para lançar o livro “De Pai para Filho”, reunindo dezenas de convidados entre amigos, familiares, clientes, jornalistas, gestores e colaboradores da Rede P. B. Lopes. Foi uma noite de celebração com discursos emocionados, recordações afetivas, alegria e descontração.

A entrada da concessionária ganhou uma decoração especial, com um painel semelhante à capa do livro contendo trechos da publicação e a foto do Seu Pedro com o pai, José Lopez Lopez. O coquetel servido pelo buffet Planalto, referência em alta gastronomia, agradou a todos, com sabores da Espanha.

O diretor José Henrique de Souza Gomes abriu a noite com boas-vindas a todos, seguido pelo empresário José Pelayo, que falou sobre a amizade com Seu Pedro e o trabalho filantrópico que ele realizou junto a várias entidades beneficentes.

“O Seu Pedro tinha uma filosofia que era o ideal de servir. Ele era uma pessoa que fazia, mas não comunicava a ninguém. O seu legado foi além do setor de transporte, pois ele sempre esteve ligado à cidade de Londrina. Além de realizar diversas atividades filantrópicas, ele ajudou muito o Lar Anália Franco, a Casa do Caminho e o Hospital do Câncer. O trabalho dele foi inspirador. Mais do que construir boas memórias e ajudar a quem precisava, ele consolidou seu jeito carinhoso e amoroso de pensar no próximo.”

MATERIALIZAÇÃO DE UM SONHO

Em um discurso emocionado, a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes, contou que o livro é a concretização do sonho do seu pai. Ela revelou que se dedicou a ler os capítulos do livro para ele, quando Seu Pedro já estava doente e acamado. “Foi uma maneira de estar com ele e da gente desfrutar desses últimos dias em paz. Eu senti que ele sabia que a gente estava lendo e aquilo me deu a certeza que tínhamos escolhido o caminho certo, porque o sonho dele tinha se realizado.”

HOMENAGEM

Daniela Lopes também agradeceu a presença de todos convidados, familiares e colaboradores - muitos deles com significativa participação na obra - e prestou uma homenagem à escritora e jornalista Emilia Miyazaki, responsável pela pesquisa, entrevistas e redação do livro, e à designer Elisabete Yunomae, que criou o projeto gráfico.

“É um livro muito fácil de ler, apesar de ter 350 páginas. Papai era exagerado, sempre foi, mas são pequenas crônicas, pequenas histórias que podem ser lidas em ordem cronológica ou não e conta uma visão pessoal dele sobre a vida, a convivência com o pai, a família, os negócios. É um legado que eu tenho muito carinho em poder ter tornado possível e dividir com todos vocês”.

A festa, realizada no dia 23 de maio, também contou com animação do cantor João Paulo. Os convidados que levaram o livro para casa puderam contribuir voluntariamente com o Hospital do Câncer de Londrina, fazendo uma doação à entidade.

“DE PAI PARA FILHO”

A obra “De Pai para Filho” é resultado de inúmeros encontros semanais de Seu Pedro com a jornalista e escritora Emilia Miyazaki, profissional que atuou como ghost writer (escritora fantasma, invisível). A publicação também ganhou uma versão em audiolivro, narrada e gravada.

O livro aborda aspectos desde a infância pobre e castigada dos avós, na Espanha, até a chegada ao Brasil, os primeiros negócios, a família. Um panorama da família Lopes desde o início em Ibiporã (PR), o nascimento da empresa Irmãos Lopes, a comercialização de veículos novos, o ingresso no transporte coletivo em Londrina (PR) e São Paulo (SP), a educação dos filhos, propriedades rurais e gestão das empresas. Uma narrativa sob o olhar de uma pessoa singular, o saudoso Seu Pedro, falecido em fevereiro de 2021.

Acesse o vídeo do
Lançamento

NOTÍCIAS DA CASA

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, a Rede P. B. Lopes promove palestra, exame da glicemia e bons exemplos de alimentação

Criada pela Organização Mundial de Saúde, o dia 07 de abril é uma data marcada para refletir sobre questões relacionadas à saúde. No Dia Mundial da Saúde, a Rede P. B. Lopes trabalhou o tema junto aos colaboradores e clientes com informações e diversas ações.

Todas as filiais prepararam uma saborosa mesa com muitas frutas para fomentar a alimentação saudável, além de diversos conhecimentos sobre saúde. Algumas casas incrementaram a programação com outras atividades.

“Além do café tivemos uma palestra e bate-papo com um educador físico do SEST/SENAT sobre a importância da atividade física, como ela reflete no nosso dia a dia e o quanto isso contribui para uma vida equilibrada e mais saudável”, explica Lúcia Nathalia de Souza Alves, supervisora administrativa da P. B. Lopes Maringá (PR). “A proposta é ter bons hábitos de alimentação, rotina e saúde.”

A filial também realizou a medição rápida de glicemia. “Foi um momento para demonstrar na prática como é importante receber orientações adequadas, ter uma alimentação equilibrada, variada e saudável. Todos gostaram muito e adoraram a variedade de opções de frutas oferecidas. Ao longo do dia, deixamos a mesa posta para clientes e colaboradores saborearem.”

NOTÍCIAS DA CASA

Evento realizado em todas filiais contou com a venda de publicações além de diversas atividades culturais

Para celebrar o Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, a Rede P. B. Lopes promoveu mais uma edição da Feira de Livros, evento que tem a finalidade de incentivar a leitura, prestar homenagem aos autores e facilitar a aquisição de diferentes publicações.

A Feira de Livros foi realizada no período de 22 a 26 de abril em todas as casas da Rede P. B. Lopes no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Cada filial preparou uma programação diferente, recheada de atrações.

Foi uma semana repleta de atividades, que incluiu também apresentações artísticas, quiz de perguntas, roda de conversa, exibição de vídeos, debate sobre a importância da leitura, contoterapia, oficina de scrapbook , jogos de tabuleiro, dinâmicas, exposição e comercialização de livros e de materiais de papelaria.

O balanço final da Feira de Livros da Rede P. B. Lopes foi animador e os números comprovam o sucesso do evento: foram 13 expositores; 178 participantes, entre clientes e colaboradores; 8 atrações culturais; 49 vendas de livros e outros itens; 268 livros em exposição; e foram doados 277 livros para a instalação da próxima biblioteca na filial de Maringá.

MOTIVAÇÃO

Segundo Mariana Mauricio dos Santos, secretária da P. B. Lopes de Dourados (MS), a Feira de Livros agradou em cheio. “A celebração foi legal, e isso motiva os funcionários e une ainda mais as equipes.”


NOTÍCIAS DA CASA

As colaboradoras da Rede P. B. Lopes que são mães tiveram uma agradável surpresa ao chegar na concessionária, na segunda feira, 13 de maio. Em cada mesa de trabalho, em todos os setores, havia um porta-retrato com a foto delas e seus filhos. Além de decorativo, a peça traz um significado afetivo muito forte, eternizando um momento de felicidade com a família.

Esta foi a forma que a Rede P. B. Lopes comemorou o Dia das Mães, homenageando todas as mães que trabalham na empresa, agradecendo pelo trabalho e dedicação. Além disso, foi produzido um vídeo com imagens de todas as mães da P. B. Lopes e seus filhos, que foi postado no domingo (12).

Confira o vídeo aqui!

NOTÍCIAS DA CASA

Na Rede P. B. Lopes, a capacitação profissional dos colaboradores é um processo constante que proporciona inúmeros benefícios: motivação, aumento da produtividade e da possibilidade de promoção, redução da incidência de erros, retenção de talentos e melhora da autoconfiança e do clima organizacional.

Nos workshops são abordados temas como segurança, drogas e saúde, acidentes de trabalho, prevenção em trabalhos em cabines, manutenção preventiva, esquemas elétricos, elétrica básica, metrologia e liderança. Confira as fotos dos treinamentos:

NOTÍCIAS DA CASA

Colaboradores das filiais da Rede P. B. Lopes visitam a matriz, conhecem a estrutura organizacional e as diretrizes da empresa

A disseminação de valores e o cuidado com a cultura corporativa fazem parte dos pilares da Rede P. B. Lopes. Para difundir esses e outros aspectos que constroem o ambiente de trabalho da empresa, foi realizado no mês de maio, o Encontro com a Presidente.

Foi uma boa oportunidade para reunir em Londrina (PR) os recém-contratados e antigos colaboradores das filiais para trocar experiências e passar o dia com a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes. Além de conhecer a matriz, os departamentos e os colegas de trabalho, o grupo se inteirou das práticas operacionais.

“A proposta é trazer para o colaborador, a dimensão da nossa empresa – da Scania e da Rede P. B. Lopes – com a presença de funcionários antigos e novos de cada filial. Com esse mix, queremos fortalecer os valores e o espírito família que a empresa tanto preza”, explica a gerente de RH, Sandra Ribeiro.

“O grupo almoçou com a Daniela Lopes e foi um momento de muita descontração, muito positivo. Como estamos espalhados em três estados, fica difícil ter e manter uma proximidade, então essa foi uma oportunidade de estar próximo da diretora da empresa, compartilhando e desfrutando de novas experiências.”

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O encontro foi um convite para que o colaborador conhecesse a dinâmica da estrutura organizacional, o tamanho e a importância da Rede P. B. Lopes - e também a marca que ela representa.

“O encontro foi uma oportunidade deles conhecerem um pouco mais da matriz e terem uma noção melhor da empresa onde trabalham. Compartilhei com eles um pouco da minha experiência na empresa, como entrei e onde estamos hoje. Acho que a proposta era sair da rotina para ter uma dimensão de como as coisas acontecem. Falamos de nós para nós mesmos”, revela Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da Rede P. B. Lopes

COLABORADORES APROVAM O ENCONTRO

“Estou encantado. Senti-me acolhido. Vi que a empresa se preocupa com o funcionário. A forma como fomos recebidos foi muito legal. Participamos do lançamento do livro e ver todos os funcionários junto com diretores e convidados, sem distinção alguma, de uniforme, incluindo os diretores, mostrou que todos vestem a mesma camisa.”

FABIO PARANGABA CARLOS,
consultor técnico de Regente Feijó,
Trabalha há 4 meses na PB

“Eu me lembro do Seu Pedro dizendo que éramos uma família, e abraçava todo mundo. Tanto é que tenho uma foto onde estão Seu Pedro, Dona Cris, eu e minha esposa. E vou falar a verdade: eu não queria participar desse encontro, pois já estou há tanto tempo na empresa, que não sei se vou ajudar ou vou me cansar. Mas cheguei aqui e minha mente se abriu. Não tinha ideia das ações que o Seu Pedro fazia, coisa que outros empresários não fazem. Gostei de ter vindo e se tiver novos encontros, eu volto de novo.”

CÍCERO APARECIDO BORGES DO NASCIMENTO,
mecânico de Campo Grande,
Trabalha há 24 anos na PB

“Eu gosto de ter contato com todos e se os mais jovens se interessam, eu ajudo e explico o jeito da empresa. Tem gente que pula de emprego em emprego, mas aqui na P. B. Lopes, no momento que entrei, senti que queria ficar. Gosto demais dessa empresa. Eles são muito corretos. Aposentei faz 10 anos e continuo aqui, firme e forte. Estou muito satisfeito.”

OSWALDO GÓES DE SOUZA,
oficial de elétrica de Salto Grande,
Trabalha há 24 anos na PB

NOTÍCIAS DA CASA - PERFIL

Silvia Chiaveli desempenha um papel fundamental na Rede P. B. Lopes, organizando e analisando a contabilidade da empresa

Engana-se quem pensa que contabilidade é algo monótono e rotineiro. Quem afirma é Silvia Chiaveli, supervisora do setor contábil da Rede P. B. Lopes. “Eu gosto do que faço. Acho muito dinâmico, cada dia tem uma coisa diferente, não é nada monótono. Quem está de fora pode achar maçante, mas a lei muda muito, assim com as informações junto à Receita. É muito interessante.”

Nascida em Londrina (PR), Silvia relembra que os pais – José Romão e Dona Pedrina – eram vizinhos, moravam na mesma rua quando se conheceram. Namoraram, casaram e tiveram cinco filhos. Sílvia é a mais velha. “A infância foi um tempo muito bom. Morávamos em uma casa com quintal grande, então era o dia inteiro brincando de casinha.”

Quando completou 14 anos, idade suficiente para ter a carteira de trabalho na época, arrumou um emprego num supermercado. “Estudava no Colégio Marcelino Champagnat e não queria fazer o magistério de jeito nenhum. Acabei entrando no Curso Técnico de Contabilidade, e me identifiquei.”

O AMOR ESTAVA AO LADO

Assim como os pais, Silvia também conheceu o marido, Marcio Roberto Chiaveli, pertinho de casa. “Éramos vizinhos e quando passamos a frequentar o grupo de jovens da igreja acabamos namorando e casando.” Silvia e Marcio são pais de Tiago e Tais.

NOVAS OPORTUNIDADES

Depois de trabalhar no supermercado, conseguiu um emprego no setor fiscal em uma empresa de tratores. Já na universidade, cursando Ciências Contábeis, surgiu a oportunidade para trabalhar em sua área. “Era na Irmãos Lopes. Fui admitida em setembro de 1991 na função de auxiliar contábil. O setor ficava no piso superior da sede, na avenida Brasília, e trabalhei sob o comando do Sr. Edno Gatto”, recorda.

Silvia Chiaveli conta que saiu da empresa na época da cisão dos negócios da família, mas continuou atuando para os Lopes no escritório do Sr. Gatto. “Voltei agora para a PB, no ano de 2002. Convivi com Seu Pedro e os irmãos, e depois com os filhos. Agora estou vendo a próxima geração chegar, com os filhos da Daniela e do Henrique. Tenho uma relação muito tranquila com eles. Gosto muito de trabalhar aqui e não me vejo em outro lugar.”

CHECKLIST

Nome Completo: Silvia Rodrigues Damasceno Chiaveli

Data de nascimento: 02/11/1968

Família: Um porto seguro

Um hobby: Viajar de moto

Esporte: Só espectadora

Prato preferido: Cuscuz preparado pela minha mãe

Uma cidade: Londrina

Uma qualidade: Sinceridade

Um defeito: Excesso de sinceridade

Um filme: “Um sonho de liberdade”, 1994. Direção: Frank Darabont

Um momento inesquecível: Descer as escadarias do Ginásio Moringão no dia da formatura

Uma frase: “Uma boa viagem limpa sua mente, restaura suas forças e te mostra as belezas da estrada e da vida”

A PB e você: Parceria de longa data

SOCIAL

NIVER 1

Abril foi mês de festa para celebrar os 2 anos do fofo Vicente, filho de Débora Moreno e Flávio Pandolfi, colaboradores da P. B. Lopes em Londrina (PR). A comemoração contou com um belo almoço, com direito a muitos parabéns para toda a família!

NIVER 2

Quem celebrou mais um ano de vida foi a boneca Gretha Eleonora Queiroz Soares Dionizio, filha dos colaboradores Edyvania de Queiroz Soares Dionizio e Adão Miguel Dionizio Junior, da P. B. Lopes Ladário (MS). Viva!!

NIVER 3

Quem completou 1 aninho de vida no mês de maio foi o fofíssimo Isaac, filho da secretária Jeniffer de Almeida Paisca, da P. B. Lopes Maringá (PR). Parabéns!!

PÁSCOA

A Páscoa foi celebrada em toda a Rede P. B. Lopes com a distribuição de caixas de bombons a todos os colaboradores.

AMOR AO PRÓXIMO

A P. B. Lopes Londrina (PR) doou caixas de bombom para o projeto “Semeando de Deus”, ligado à igreja cristã, que promove ações sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade.

BONS DE BOLA

O time da P. B. Lopes Ladário (MS) fez bonito no jogo amistoso promovido pela empresa de ônibus Andorinha, no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá. A partida beneficente teve a participação dos colaboradores Adão Miguel, Cleber, Lucas, Marlon, Marcelino, Hudson, Gabriel e Wesley Jesus.

TROCA DE FAIXA

Parabéns para Thiago Mariano Pinho Soares pela troca de faixa no Jiu-jitsu. O pequeno lutador é filho o controlador de acesso da filial de Ladário (MS), Ronaldo Santos Soares.

NOTÍCIAS DA CASA - TEMPO DE CASA

A Rede P. B. Lopes reconhece e valoriza o tempo de casa de seus colaboradores, criando assim um clima organizacional positivo, aumentando a motivação e o engajamento de todos na empresa.

Parabéns a todos os funcionários que estão comemorando o aniversário de tempo de trabalho na empresa, no período de abril a junho.

AGRO

Colaboradoras da Fazenda Dona Amélia, em Nova Andradina (MS), aprendem a fazer horta produtiva e sustentável

Uma parceria entre o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) do Mato Grosso do Sul e a Fazenda Dona Amélia, de propriedade da família Lopes, está rendendo muitos frutos, ou melhor, muita verdura!

No mês de março, funcionárias da fazenda participaram de um curso sobre hortas, compreendendo desde o preparo do canteiro para recebimento das mudas, manejo pós-plantio, programação da produção, principais pragas e controle delas, datas de plantio para cada espécie, entre outras informações.

“O curso foi voltado para as mulheres da fazenda, com a participação de sete delas. O objetivo foi trazer mais conhecimento, promover o interesse pela atividade e contribuir para termos uma horta produtiva, saudável e sustentável na fazenda. A atividade foi muito bacana”, revela a engenheira agrônoma da fazenda, Aline dos Santos.

Os resultados já estão na mesa. A sede da fazenda e a casa das famílias já estão sendo abastecidas por diversos produtos da horta: cheiro verde, cenoura, pimentão, alface e couve.

FILHOS

O curso também contou com a participação dos filhos dos colonos, que se divertiram ao mesmo tempo em que recebiam novas informações.

“Eu achei o projeto muito interessante, porque além de estar me divertindo plantando com a família, a gente estava aprendendo sobre as plantas, como germinar, cuidar e até os tipos certos de terra para as mudinhas”, avalia Luiz Ricardo Mendes Costa, 16 anos, filho dos colaboradores Ricardo Costa e Adriana da Silva Mendes Costa.

CURSO EM FAMÍLIA

O jovem destaca que a atividade em família foi algo muito prazeroso e necessário. “O mais importante de tudo é que estávamos fazendo e aprendendo tudo em família. O projeto não só nos ensinou sobre as plantas, mas mostrou que algumas mudinhas podem reconectar laços familiares que estavam perdidos por falta dessas pequenas atividades em família”.

O irmão mais novo, Lucas Aparecido Mendes Costa, de 11 anos também aprovou a atividade. “Eu achei uma coisa maravilhosa porque a gente se divertiu muito e aprendemos a plantar. Nós estamos muito animados com o projeto porque ele é feito em família, e isso é muito bom, porque me diverti cuidando do meio ambiente.”

PB CAUSOS

Este espaço é reservado aos amigos leitores para contarem fatos, acontecimentos e eventos vivenciados com o saudoso Seu Pedro, fundador da Rede P. B. Lopes.

Nesta edição, apresentamos uma história de carnaval com muito estilo, emoção e uma boa dose de tensão. Quem narra esse causo é a analista de marketing da Rede P. B. Lopes, Débora Moreno.

O ESMALTE

“Eu sempre soube das regras da empresa com relação ao uso de cores discretas nas mãos, ou seja, de não usar nada que não fosse adequado para um ambiente corporativo. Acontece que eu tinha uma viagem de carnaval agendada e já vinha me preparando dias antes. Estava escolhendo o que levar, os looks, e não poderia deixar de fora, as unhas.

Um dia antes, fui à manicure e, para entrar no clima carnavalesco, passei um amarelo fluorescente. Estava certa de que passaria despercebida na empresa, afinal de contas estava a um dia da minha viagem.

No último dia de trabalho, véspera da viagem, cheguei na empresa rezando pra não encontrar ninguém da diretoria. Pois bem! Dei de cara com o seu Pedro que gritou no corredor lá do outro lado do showroom: “Meu Deus do céu!!! Que esmalte é esse que chegou a doer minha vista?”

Eu fiquei pálida, minha pressão caiu, quase tive um treco, achei que ia infartar. Imediatamente tentei esconder as mãos e fui indo na direção dele, já me explicando.

Ele, muito querido e gentil, entendeu o porquê da cor das minhas unhas, pegou minhas mãos e falou: “Ah, olha só! Até que não ficou ruim não, ficou bonito! Aproveite sua viagem!!”

RECEITA

A receita do bolo pamonha é simples, caseira e fácil de fazer. Ela nos faz lembrar aquele gostinho especial do milho e é uma opção perfeita para o café da tarde. A sugestão deste bolo fofinho é da dona Ondina, mãe da nova gerente de marketing da P. B. Lopes, Juliana Quasne.

Ingredientes:

- 2 latas de milho sem água

- 300 ml de leite

- 2 colheres (sopa) de margarina

- ½ xícara de farinha de trigo

- ½ xícara de fubá

- 2 xícaras de açúcar

- 2 ovos

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o milho, o leite e os ovos. Depois de batido, acrescente os demais ingredientes e bata até misturar tudo.

Coloque a mistura numa forma de buraco no meio, untada e enfarinhada. Asse em forno médio, pré-aquecido, por uns 60 minutos aproximadamente.

Quem gosta das delícias feitas com milho, tem tudo pra se apaixonar por esse bolo.

DIVERSÃO

LIVRO

Livro:A casa das orquídeas
Autora:Lucinda Riley
Tradução:Fernanda Abreu
Editora:Arqueiro
Número de páginas:528
Ano da publicação:2018

Repleto de suspense, “A casa das orquídeas” viaja da conturbada Europa dos anos 1940. Quando criança, Julia viveu na grandiosa propriedade de Wharton Park, na Inglaterra, ao lado de seus avós. Lá, a tímida menina cresceu entre os perfumes das orquídeas e a paixão pelo piano. Décadas mais tarde, agora uma pianista famosa, Julia é obrigada a retornar ao local de infância na pacata Norfolk após uma tragédia familiar. Abalada e frágil, ela terá que reconstruir sua vida. Nesse caminho de recuperação, ela conhece Kit Crawford, herdeiro de Wharton Park, que também carrega marcas do passado. Ele lhe entrega um velho diário que trará à tona um grande mistério, antes guardado a sete chaves pela avó dela.

*Disponível na Biblioteca Pedro Barboza Lopes.

MÚSICA

Artistas: Manu Bahtidão e Simone Mendes
Gênero: Tecnomelody
Direção musical: Anderson Halliday
Gravadora: Independente

Com certeza você já ouviu falar no Tecnomelody, o estilo musical que veio diretamente do Pará e vem crescendo no país inteiro. Para reforçar o sucesso, Manu Bahtidão, uma das maiores artistas do segmento, chega para consolidar a carreira com o lançamento do seu novo DVD “Daqui Pra Sempre”, que contém 11 faixas autorais e 3 versões. Com a faixa-título, que tem participação de Simone Mendes, Manu emplacou um hit nacional e internacional colocando a canção em 1º lugar no Youtube Brasil, Top 10 no Youtube de Portugal, Top 10 no Spotify Brasil e mais de meio milhão de vídeos nas redes sociais.

FILME

Filme:Os Rejeitados

Direção:
Alexander Payne
Elenco:
Paul Giamatti
Da’vine Joy Randolph
Dominic Sessa

Duração: 2h 14min

Gênero: Comédia , Drama

Ano: 2024

A trama acompanha a desventura de um professor mal-humorado (Paul Giamatti), forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal. Durante a tarefa, ele precisa lidar especificamente com Angus (Dominic Sessa), um adolescente rebelde que está lidando de sua própria forma com a morte do pai. Entre gritos, perseguições no corredor, detenções e conversas, os dois acabam descobrindo mais sobre a vida com a ajuda da cozinheira da escola (Da’vine Joy Randolph, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante).

SÉRIE

Série: Treta
Título original:Beef
Classificação: 14 anos
Gênero:Drama/Comédia
Criação:Lee Sung Jin
Elenco: Ali Wong, Steven Yeun, David Choe, Young Mazino

Uma das pérolas da Netflix, a minissérie Treta levou oito prêmios no Emmy 2023. Quem gosta de uma boa produção caótica, geralmente misturando drama e humor ácido, já está se aventurando na loucura que é a série Treta . Estrelada por Steve Yeun e Ali Wong, a trama mostra uma rixa que começa a partir de uma briga no trânsito. O que poderia ser esquecido em poucos minutos se transforma em uma rivalidade bizarra entre os protagonistas, que tentam um destruir a vida do outro. Treta é uma daquelas séries que ficam cada vez mais pesadas, intensas e descontroladas a cada episódio. O conflito que aconteceu no trânsito entre Amy e Danny foi a única maneira que suas vidas se conectariam, pois são de classes socioeconômicas bem diferentes e não têm nada em comum, com exceção da raiva.

https://www.netflix.com/br/title/81447461

EXPEDIENTE

Revista PBNews - Edição Digital
46ª edição – julho 2024

Direção Geral - P. B. Lopes & Cia. Ltda.
Conselho Editorial Daniela de Andrade Lopes Gomes - Juliana Quasne - Débora Moreno - Emilia Miyazaki - Milton Antunes - Júlio César dos Santos Barbosa
Produção - Doc Comunicação
Jornalista Responsável - Emilia Miyazaki - Mtb 2868 doclondrina1@gmail.com
Edição e redação - Milton Antunes – Mtb 2018 miltonantuneslondrina@gmail.com
Fotografia - Acervo Rede P. B. Lopes – Emília Miyazaki - Acervo Scania
Solução digital (pocket®) e projeto gráfico - Visualitá® Gestão em Design Estratégico e Alexandre Jorge

Contato - P. B. Lopes & Cia Ltda - Av. Brasília, 3.126 - Londrina – PR • Telefones (43) 4009.0780 | 3329.0780 • daniela.lopes@pblopes.com.br - marketing@pblopes.com.br
www.pblopes.com.br
A Revista PBNews - Edição digital é uma publicação da P. B. Lopes

P. B. LOPES | SCANIA

LONDRINA – PR
(43) 4009 0780
Av. Brasília, 3126 • CEP 86025-180
MARINGÁ – PR
(44) 3228 5757
Av. Colombo, 674 • CEP 87045–000
MARINGÁ – PR (Posto de Serviço)
(44) 3246 3304
Rod. PR 317, 4652, Km 03 • CEP 87035-510
CAMPO GRANDE – MS
(67) 3326 5080
Rua Elza da Silva Gatass, 48 • CEP 79018-805
DOURADOS – MS
(67) 3424 0015
Rua Marginal Leste, 11415, Chácara Castelo II • CEP 79835-000
LADÁRIO – MS
(67) 3234 6400
Rod. BR 359, Km 516,7 • CEP 79370-000
SALTO GRANDE – SP
(14) 3378 4115
Rod. Raposo Tavares, Km 386 • CEP 19920-000
REGENTE FEIJÓ - SP
(18) 3941 1030
Rod. Raposo Tavares, km 559 - Distrito Espigão • CEP 19570-000