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EDITORIAL

Um dos destaques desta edição é o segundo conto das Crônicas do Seu Pedro, intitulado “Quero Trabalhar”. É a história de uma pessoa que se dedicou de corpo e alma à família, ao pai, e soube construir uma história de sucesso, de engajamento, de envolvimento e de paixão pelo que fazia. Ele também relata a sua participação em um programa de TV na época, demonstrando como os projetos que ele movia eram feitos com todo empenho e energia.

Esse engajamento e essa paixão estão em nosso DNA. A empresa sempre procura, dentro das suas atividades, envolver-se ao máximo nos processos. Se almejamos uma Reformadora modelo, vamos em busca da excelência, de treinamento para nossa equipe. O mesmo acontece com o veículo do Scania Assistance, onde vemos o comprometimento de profissionais de áreas distintas que se uniram para oferecer mais qualidade no atendimento, tanto para o cliente quanto para o colaborador.

A atenção e o cuidado com o cliente também estão presentes nesta edição, seja através de grandes parceiros como o G10, que comemorou 35 anos de atividade, ou para quem está chegando agora, como o Amauri Antunes Ribeiro, profissional autônomo que começou do zero e que segue trabalhando dignamente, gerando riquezas.

Por fim, a garra que observamos no desejo de nosso fundador: “Quero trabalhar”, a vontade de querer realizar, isso faz parte da história da P. B. Lopes. É bonito ver que muitos dos nossos funcionários adquiriram esse espírito de querer fazer o melhor a cada dia e isso é um valor que a empresa conseguiu desenvolver ao longo dos anos.

Desejo que todos consigam sentir essa força. Uma boa leitura!




Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

CONTEÚDO

“Estou lendo e adorando o conteúdo e o formato! Parabéns! Sei da dedicação e do carinho em cada edição.”

ROBERTO BARRAL
Vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, São Paulo (SP)

PRIMOROSO

“É um trabalho primoroso em termos de conteúdo, edição, imagens, organização. Vocês estão muito à frente em muitos assuntos empresariais, e muito mais quando falamos da PBNews.”

LUIZ CARLOS TAONI NETO
Presidente executivo da Assobrasc (Associação Brasileira dos Concessionários Scania), São Paulo (SP)

PARABÉNS

“Já olhei a revista, tem até uma reportagem com o Juninho (José de Oliveira Côrtes Junior), muito legal. Parabéns por essas publicações!”

CARLOS MAEDA
Transportador e Cliente P. B. Lopes Salto Grande (SP)

EMOÇÃO

“Que emoção. Me emocionei de verdade. Obrigado por mais essa oportunidade!”

JOSÉ DE OLIVEIRA CÔRTES JUNIOR
Empresário, Ourinhos (SP)

ADOREI

“Muito boa a revista. Achei o editorial ótimo. Parabéns e muito sucesso. Achei que eram só notícias sobre a empresa. Adorei ler tudo, gostei até da receita da torta! Vou querer ler sempre as crônicas do Pedro.”

DEA WALTER
Bibliotecária e professora aposentada da UEL, Londrina (PR)

HISTÓRIA

“Quando a gente fala de empreendedorismo muitos pensam somente em “criar o seu próprio negócio”, mas isso vai muito além. É a novidade dentro daquilo que já se faz com eficiência e eficácia no desenvolvimento dos processos, interno e externo. É administrar para o todo e para todos; e a administração da P. B. Lopes pensa assim. Age estrategicamente não somente para atender o público externo, mas também com muito cuidado, envolvendo o público interno – os colaboradores. Isso é pensar globalmente. Prova disso, são os 70 anos de luta e de muitas e boas ideias que nos surpreendem sempre, como ações sociais e ambientais, tão necessárias, e inseridas no dia a dia da empresa. O Sr. Pedro sempre me dizia: “O cavalo só passa arriado uma vez, não deixei de montar nele”. Levo isso pra vida, e isso é o que vocês têm feito: não perdem oportunidades de fazer a diferença. Esta revista está bem didática, a forma dos tópicos ficou muito interessante; ganhou sofisticação. Porém, algo mais importante é o conteúdo de muito profissionalismo, cheio de vida e experiências, tem sempre um tom de saudade. Quando você começou na empresa, já tínhamos ali alguém que não ia somente administrar um negócio da família, mas registrar uma história para ficar na história. Esse seu com olhar sensível é a grande arte da vida. Parabéns!”

MARCIA DEMICIANO
Ex-Irmãos Lopes, Londrina (PR)

PRESENÇA MARCANTE

“A presença do Pedro é marcante e representa pontos essenciais da companhia: honestidade, integridade, comprometimento com a qualidade do produto e assistência técnica completa! Isso é um excelente marketing quando o país está em pleno caos! Parabéns!”

ROBERTO E JANE KAMIDE
Aposentados, USA

INTERATIVO

“Muito prático o acesso e interativo. Gostei porque pode ser lida por temas. Conteúdo excelente. Que bonita a campanha das tampinhas.”

PATRICIA RODRIGUES
Educadora física e esposa do nosso gerente de peças e serviços Fernando Rodrigues, Londrina (PR)

TOQUE HUMANO

“A revista está cada vez melhor. Boas matérias, informações, muito bacana, mas sem perder aquele toque humano e sensível. Trouxe boas recordações!”

LUCIANA CARDOSO LUIZ
Psicóloga (Ex-P. B. Lopes), Londrina (PR)

DESTAQUES

“Adorei a revista, principalmente a transição do CEO e dos contos do Sr. Pedro.”

REBEKA RIBAS CÉSAR
Engenheira e empresária, Londrina (PR)

DIFERENCIAL

“Estão de parabéns, pela forma e pelo conteúdo. Esse é um grande diferencial da P. B. Lopes.”

ADEMAR CECCATO
Advogado, Curitiba (PR)

INOVANDO

“Parabéns! Vocês sempre inovando. Muito bom mesmo.”

PIETRO NISTICO NETO
Gerente de vendas de serviços da Scania no Brasil, São Bernardo do Campo (SP)

GOSTEI

"Eu achei interessante este modelo para leitura no celular ou tablet. Eu gostei."

CLEVERSON DE OLIVEIRA NETTO
T. I. P. B. Lopes Londrina (PR)

AGOSTO LILÁS: MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


A Lei Maria da Penha, criada para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, entrou em vigor no dia 07 de agosto de 2006 e é considerada pela ONU uma das três legislações mais avançadas no mundo sobre o tema. A Campanha Agosto Lilás é realizada em todo país com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, seja ela física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Nenhuma violência é aceitável. A denúncia é um direito e um dever de todo cidadão e pode ser realizada através da Central de Atendimento à Mulher, número 180.


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ESPECIAL

As reformadoras P. B. Lopes estão localizadas em regiões estratégicas; atendimento de ponta e alta qualidade colocam a rede como referência no mercado

Para garantir o atendimento personalizado à rede de clientes Scania, a P. B. Lopes conta com um portfólio completo de produtos e serviços, assim como oferece todo suporte para a busca de linhas de crédito, escolha do produto ideal, realização de manutenções preventivas, preditivas, e ainda o conserto de veículos acidentados e a padronização de caminhões de frotas.

Devido ao alto custo dos veículos, a reformadora é uma grande alternativa e está muito presente no mercado nacional. “Para realizar esse atendimento, contamos com quatro unidades dentro da nossa estrutura empresarial localizadas em Londrina, Maringá, Salto Grande e Campo Grande que realizam atendimentos por seguradoras ou diretamente com os clientes finais”, explica a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

As reformadoras da P. B. Lopes são referências no mercado, demonstrada através da excelente qualidade de entrega e pelos altos índices de aprovação dos clientes. O setor só utiliza peças genuínas e o serviço é realizado com toda segurança por uma equipe especializada em deixar os caminhões novinhos em folha. “A reformadora da P. B. Lopes executa com perfeição as atividades relacionadas à funilaria, pintura, personalização, padronização, montagem e desmontagem de peças, instalação de acessórios, balanceamento, além de alinhamento de chassis e eixos.”

O reconhecimento do mercado é fruto de um trabalho de melhoria contínua adotado pela empresa, além da busca da padronização e da qualidade de serviço obtidos através da Certificação CESVI Brasil. “Foi um trabalho muito interessante, que possibilitou reestruturar várias reformadoras com aquisição de cabines de pintura e treinamento de nossas equipes. Um período bastante frutífero e que colocou o negócio da reformadora da P. B. Lopes em outro patamar de qualidade”, avalia Daniela Lopes.

As reformadoras da P. B. Lopes executam com perfeição o reparo completo de um caminhão: elétrica, mecânica, funilaria, pintura, montagem e acabamentos. Todas as etapas dos processos do setor são monitoradas para garantir agilidade, qualidade, disponibilidade e segurança para o cliente.

Para minimizar o impacto junto ao meio ambiente, o setor conta com piso impermeável para mitigar infiltrações ou desperdício de água, estufa de pintura com película de proteção e sistema de exaustão para evitar contaminação do ambiente externo, análise laboratorial periódica dos resíduos emitidos, maquinário especial para sucção de poeira, além da destinação correta de todos os resíduos.

PADRONIZAÇÃO

Com o mundo corporativo cada dia mais exigente e competitivo, a personalização de veículos tem obtido grande procura. Para criar uma identificação visual forte, a uniformidade da frota tornou-se um importante cartão de visitas e tem levado o setor a fechar diversos negócios em todas as regiões de atuação.

ATENDIMENTO NA PANDEMIA

Com a pandemia da Covid-19, todos os setores produtivos tiveram que readequar os seus negócios. No caso do transporte, considerado essencial neste período, as atividades não cessaram.

“O setor de assistência técnica seguiu trabalhando full time. O engajamento da P. B. Lopes é algo muito forte e sempre que há momentos de dificuldade, econômica ou de crise da saúde como essa que estamos vivendo, nossa equipe vai à luta. Acho bonito isso. Todos focam energia na produção, em buscar soluções para o desenvolvimento para a empresa e para o cliente”, analisa Daniela Lopes.

Com estrutura completa, peças genuínas e pessoal capacitado pronto para o atendimento, a P. B. Lopes pôde atender os clientes nas mais variadas situações. “No caso dos transportadores, especialmente o pequeno e médio, o esforço para reduzir os custos acabou ocasionando em readequação ou reparação da frota para seguir rodando.”

COBERTURA

O empresário Adegair Ribeiro, sócio proprietário da Rodoribeiro Transportes, especializada no transporte de grãos e insumos, utilizou o serviço da reformadora da P. B. Lopes Maringá (PR) após o tombamento de seu Scania R500 NTG. Felizmente sem vítimas ou terceiros, o empresário comemorou a agilidade do serviço. “O resultado foi satisfatório, conforme esperado. Mesmo com a falta de peças devido à pandemia, foi possível realizar o serviço com um bom prazo de entrega.”

Segurança Total

Como o escopo da Scania é ter o cliente sempre em primeiro plano, a marca passou a oferecer o serviço de corretora de seguros dentro do conceito de solução de negócios, e como um suporte importante para ajudar o cliente a minimizar perdas financeiras, a lidar com prejuízos e otimizar o tempo produtivo.

Segundo o gerente regional do Scania Banco, Guilherme Pereira Camacho, a corretora trabalha com seguradorasconsolidadas no mercado, mas os clientes Scania têm benefícios especiais. “Atuamos para todo o mercado com opções adequadas para cada negócio. Quando o atendimento é para clientes Scania, eles têm prioridade e o tempo de reparo também é diferenciado.”

O gerente do Scania Banco destaca que o cliente ainda tem acesso a um desconto de 13% na compra de peças, em caso de não cobertura do sinistro, e um 0800 exclusivo do Scania Seguros. “Nossas condições comerciais são muito competitivas e flexibilizadas para o cliente Scania. Temos atendimento a sinistros de empresas contratadas com excelentes resultados e o feedback de pós venda tem sido muito positivo.”


CONHEÇA AS REFORMADORAS DA REDE P. B. LOPES



TRADIÇÃO EM MARINGÁ

A Reformadora da P. B. Lopes Maringá (PR) conquistou a clientela graças à sua qualidade e eficiência. Conta com uma estrutura completa de atendimento, nova estufa para pintura e o serviço de alinhamento em chassis único na região. O setor também é referência na vistoria de caminhões, utilizando tecnologia que garante rapidez e tranquilidade ao cliente. A reformadora também oferece pacotes especiais para cooperativas, transportadoras, associações e autônomos.



PROFISSIONAIS DE PONTA

A P. B. Lopes Londrina (PR) oferece um mix completo de serviços para todo tipo de caminhão. O grande diferencial é o alinhamento de chassi, serviço realizado por profissionais que operam o equipamento com grande capacitação técnica. Outras marcas de caminhões também enviam frequentemente os chassis para serem alinhados na Reformadora de Londrina. Destaque também para a equipe de pintura, com alta qualidade no acabamento, o que rende elogios de todo o mercado.



PACOTES ESPECIAIS

Estrategicamente localizada na região sudoeste do estado de São Paulo, a Reformadora da P. B. Lopes Salto Grande destaca-se por oferecer um excelente serviço de pintura personalizada. Além de padronizar frotas que incluem veículos de outras marcas, a reformadora tem realizado serviços de pintura de tanques de combustível, para-choques, chassis, rodas, polimentos e outros serviços que estão encantando a clientela. Para atender o mercado da região, a concessionária criou pacotes especiais para usinas – fator que têm atraído a atenção do segmento com o fechamento de serviços.


CONFIANÇA TOTAL

A Reformadora da P. B. Lopes Campo Grande (MS) trabalha com uma equipe afinada e ferramental completo para otimizar o tempo, atuando de forma ágil para o retorno rápido do caminhão às estradas. Os mecânicos tem zelo com as peças do veículo, demonstrando toda preocupação com o bem do cliente. A garantia do bom serviço faz do cliente da região de Campo Grande o melhor divulgador do serviço.



PARA RELEMBRAR

Na foto de 1983, o colaborador José Carlos Sarri Santos aparece no antigo Painel de Secagem, que utilizava lâmpadas infravermelho para garantir a melhor secagem da tinta. A cabine é do Scania 143, da Transportadora Froda. Hoje, as estufas de pintura são totalmente tecnológicas.

ECONOMIA
Clientes atestam a rentabilidade da Nova Geração Scania

O conjunto de inovações que a Nova Geração Scania trouxe está proporcionando uma maior rentabilidade – e quem afirma são os próprios clientes. Veja o depoimento de Cláudio Cavol, proprietário da empresa Três Américas Logística e Transporte, com sede em Campo Grande (MS), que destaca também a qualidade e a eficiência dos caminhões Scania.

PRODUTOS E SERVIÇOS

A Scania cria estratégias digitais, capacita a rede de colaboradores e padroniza o atendimento ao cliente

A pandemia do novo Coronavírus trouxe muitos ensinamentos e promoveu um fenômeno comercial esperado: a explosão das vendas on-line. Com a necessidade do isolamento social, muitos consumidores passaram a fazer suas compras de forma virtual e o mercado precisou passar por mudanças e se adaptar.

Para atender os clientes de forma remota, a Scania desenvolveu um Programa de Venda de Soluções Virtuais que abrange a estruturação da área executiva, capacitação da equipe de vendas e a criação de estratégias para se antecipar ao mercado e surpreender positivamente o consumidor.

“As atividades de implementação do Programa de Vendas Virtuais tiveram início em janeiro, com a participação de 45 colaboradores da P. B. Lopes responsáveis pela Venda de Solução. A Scania ministrou o curso através de um time representando as áreas de veículos, serviços, consórcio e Scania Banco”, explica Silvia de Oliveira, analista inteligência de mercado da Rede P. B. Lopes.

O objetivo do treinamento foi aprimorar o conhecimento da equipe de vendas, aproveitando a crise de saúde como uma oportunidade de mercado. Os colaboradores foram orientados sobre como e quando interagir com os clientes, virtualmente e presencialmente.

“Foi abordada a padronização no atendimento, as interações com o cliente, forma de posicionamento e utilização dos softwares, modelos de aderência com base no perfil dos clientes, eficiência e eficácia nas vendas, produtividade em visitas, aceleração nos processos e alinhamento mais rápido e dinâmico”, descreve Silvia de Oliveira.

INTERAÇÃO VIRTUAL

O entendimento do mercado é que a venda virtual é uma modalidade que veio pra ficar, não tem mais volta. “A Covid-19 acelerou essa tendência de visita gerando uma oportunidade. Estamos inserindo esse perfil de interação virtual com o cliente como parte da nossa rotina da equipe de vendas, assim como também entre a equipe de colaboradores da P. B. Lopes.”

A padronização do atendimento nos processos de interação com o cliente deve gerar também economia de tempo e de custos: “A partir do momento em que o cliente vive essa experiência, temos um resultado de ambos os lados de imediato, no tempo de deslocamento, produtividade, redução de custo e agilidade nos processos.”

VISITA PRESENCIAL

Para os clientes que ainda preferem a presença física do vendedor, seja por insegurança ou por falta de afinidade com o meio virtual, a P. B. Lopes garante que vai manter o atendimento presencial. “Temos clientes que têm certa resistência à interação virtual, seja por toda a negociação ou por determinada fase. Entretanto, nós estamos promovendo esses encontros com os clientes a fim de apresentar essa experiência, demonstrando todos os benefícios agregados a esse perfil de visita”, conclui a analista inteligência de mercado da P. B. Lopes, Silvia de Oliveira.

PRODUTOS E SERVIÇOS

Com o objetivo de avaliar a performance do caminhão a gás GNV em diferentes operações, a Scania enviou um modelo G410 para a realização de testes na empresa Ebmac, com sede em Cambé (PR). Durante aproximadamente 30 dias de trabalho, foi possível observar o desempenho do veículo dentro da rotina da empresa.

O master driver Sérgio Luiz André Gonçalves, que acompanhou a condução do veículo, relata que a avaliação foi positiva. “Quando se fala em veículo a gás, as pessoas pensam que o motor é mais fraco, mas os motoristas ficaram surpresos ao ver o mesmo desempenho com muito menos emissão de poluentes e barulho. O veículo andou em topografia pesada, foi colocado à toda prova e fez uma entrega completa.



A Scania quer saber a opinião dos clientes sobre a oficina da rede de concessionárias

A Scania está promovendo uma pesquisa de satisfação em toda as concessionárias do país, através do Instituto Kantar, com o objetivo medir o nível de satisfação dos clientes. As informações coletadas serão processadas, analisadas e irão indicar possíveis melhorias no atendimento, por isso é fundamental que os motoristas participem da enquete.

São duas perguntas fundamentais enviadas pelo WhatsApp: Qual a probabilidade de você recomendar o nosso serviço de oficina para outra pessoa em uma escala de 0 a 10? E o quão satisfeito você está com a sua última visita a nossa oficina em uma escala de 1 a 5?.

“É muito importante a participação dos motoristas na pesquisa, pois é através das respostas que podemos melhorar ainda mais o nosso atendimento, seja com elogios ou críticas”, reflete Danilo da Paz Marcon, consultor técnico da P. B. Lopes Dourados (MS) .

APERFEIÇOAMENTO
O feedback é uma ótima oportunidade dada pelo cliente para que as empresas evoluam e aperfeiçoem seus produtos e serviços de acordo com as suas necessidades. Se o cliente se dispõe a ajudar nesse processo, é porque acredita que a empresa tem o potencial para elevar seu nível de serviço.


NEGÓCIOS
Motores Scania em múltiplas funções

Líder mundial em tecnologia de motores, a Scania possui uma abrangente linha para o segmento industrial, geração de energia e marítimo. São produtos de alto desempenho que resultam em potência, economia, vida útil, conformidade às normas de emissão e peças de qualidade. A indústria produz por ano 90 mil motores de 9, 13 e 16 litros, voltados para fabricantes ou usuários finais.

A linha de motores industriais pode ser usada na agricultura, na construção civil, no formato estacionário (motobombas, dragas, trituradoras etc.), defesa, ou manipulação de material, como guindastes, por exemplo.

Já os geradores de energia entregam economia operacional inigualável e eficiência nos 365 dias do ano. Compactos e simples, eles facilitam o projeto, integração e instalação. Possuem linha completa para Gerador Prime (canteiros de obras, projetos de estradas em locais remotos, festivais e shows, operação em mineração e estações de pesquisa) ou Gerador Stand by (energia de reserva para negócios e segurança).

Os novos motores marítimos Scania vêm com possibilidades totalmente diferenciadas para projetistasde embarcações, definindo novos padrões para operadores exigentes, que buscam impulsionar a rentabilidade e eficiência operacional.

PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO

A Rede P. B. Lopes tem comercializado motores para diferentes segmentos como supermercados, hospitais, usinas e, principalmente, para as regiões sucroalcooleiras. “A P. B. Lopes está incrementando o atendimento referente à manutenção e contrato de PMS (Programa de Manutenção Scania) para esses motores estacionários para bases instaladas com boas respostas ”, analisa o diretor da Rede P. B. Lopes, José Henrique de Souza Gomes.

MOTORES A GÁS

A mudança da matriz energética - do diesel para o gás - é uma solução sustentável e está sendo muito procurada, tanto para o segmento de caminhões quanto para os motores. “É um nicho que vem crescendo e estamos nos especializando na área. O motor a gás é um lançamento recente e que vai tomar corpo nos próximos anos, mas nós já estamos estruturados, capacitados e homologados pelo Inmetro para fazer esse atendimento”, finaliza o diretor da Rede P. B. Lopes.

NEGÓCIOS
Prático e funcional

Nova configuração do veículo do Scania Assistance garante mais agilidade, maior espaço interno e menos barulho

Um serviço que está disponível 24h por dia, 365 dias do ano, e que conta com profissionais especialmente treinados para atender todo tipo de situação. Este é o Scania Assistance, um grande aliado dos motoristas, onde quer que eles estejam. Quando um imprevisto acontecer, basta ligar para 0800 019 4224 e sempre haverá alguém da Scania do outro lado da linha para ajudar.

Se o caso for pane ou parada não planejada, o técnico poderá enviar o veículo de serviço até o local, juntamente com mecânicos, peças e ferramentas para que o caminhão seja reparado e volte para a estrada o mais rápido possível. O carro do Scania Assistance vai carregado com 204 itens - entre equipamentos, ferramentas e dispositivos de segurança.

Para acomodar todo o ferramental de forma adequada, a Rede P. B. Lopes aprimorou o modelo anterior, como conta o supervisor de serviços da P. B. Lopes, Alberico Ferreira de Araújo: “Conforme um novo produto Scania foi entrando no mercado e as novas exigências da marca para que o veículo tenha uma alta disponibilidade, foi necessário fazer um novo formato de veículo que atendesse esta normativa. Assumimos a construção deste novo formato e fabricamos dentro da própria serralheria da P. B. Lopes toda a readequação necessária para ter um veículo funcional e que atendesse os padrões Scania.”

Alberico de Araujo também explica as principais adaptações que foram feitas: “Novo armário de ferramentas, com gavetas e maletas com espumas, para acomodação dos equipamentos e para evitar danos prematuros. Um reservatório de água para higienização e outro para coleta de óleo usado, caso tenha que ser transportado. Base de fixação com coxim para amenizar as vibrações que causavam dados no armário no formato antigo. Nova iluminação interna, toldo de gaveta, assoalho em chapa de alumínio, ferramentas conforme os padrões exigidos pela fábrica, além de equipamentos de segurança.”



MAIS SILENCIOSO
Três veículos do Scania Assistance da Rede P. B. Lopes já foram readequados e em breve todos terão essa configuração. “Com esta nova adequação, apesar de ter mais equipamentos, ganhamos espaço interno, agilidade e praticidade na utilização de equipamentos e ferramentas, facilidade de acesso interno e principalmente melhorias para facilitar a limpeza interna. Uma destas mudanças que fez muita diferença foi que, ao locomover o veículo, não se ouvem as batidas de ferramentas no compartimento traseiro”, revela o supervisor de serviços, Alberico Ferreira de Araujo.

Equipe responsável pelas adaptações no Scania Assistance, da esq. para a direita: José Carlos Sarri dos Santos, Alberico Ferreira de Araujo, Agnaldo Ribeiro Correia e Roberto Mauro Lopes

CLIENTES
Feirão Julino

Um verdadeiro arraiá de ofertas. Esse foi o clima do Feirão de Peças que a Rede P. B. Lopes promoveu no mês de julho em todas suas filiais. Uma excelente oportunidade para adquirir produtos originais comdescontos de até 35%, além de condições especiais na mão de obra das oficinas.

Os clientes encontraram as filiais com uma decoração típica e foram recebidos com quitutes juninos. O resultado foi uma semana muito agitada, intensa e produtiva, que superou as expectativas.

“Conseguimos atingir os objetivos divulgando a qualidade de nossas peças e serviços. Decoramos as casas, todos os colaboradores entraram no clima, tivemos a visita de clientes presencialmente movimentando nossas equipes e fazendo com que todos interagissem aproveitando as condições especiais”, avalia o gerente de peças e serviços da Rede P. B. Lopes, Fernando Rodrigues.

CLIENTES
Clientes ganham álcool gel e máscara

Motoristas e clientes que frequentam as concessionárias da Rede P. B. Lopes estão recebendo kits contendo álcool gel e máscara, em uma ação conjunta com a Scania na luta contra o Coronavírus. A entrega está sendo feita pelos master drivers durante os treinamentos, orientações individuais e entregas técnicas. Ao todo, a P. B. Lopes vai distribuir mais de 1 mil kits.

Ocimar Soares Maganini e o master driver da P. B. Lopes Mauro F. da Silva

CLIENTES

A Transportadora Transpanorama, com sede em Maringá (PR), foi homenageada pela da P. B. Lopes com a entrega de uma placa comemorativa em alusão aos 35 anos da empresa. A cerimônia foi realizada no formato híbrido no dia 02 de junho, e contou com a presença do diretor José Henrique de Souza Gomes, da equipe comercial da P. B. Lopes Maringá (PR): Nilton César Theodoro, Juliano Correa André e Haroldo Martinello, e dos sócios diretores da empresa, Claudio Adamuccio e Valdecir Adamucho. Participaram virtualmente diversos gestores e executivos da Scania no Brasil, como Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

CLIENTES - PERFIL

O empresário Amauri Antunes Ribeiro conta os desafios que teve que enfrentar até ingressar no universo do transporte de cargas

A vida humilde no campo, as dificuldades econômicas e os desafios impostos pela vida não foram barreiras suficientemente grandes para desviar Amauri Antunes Ribeiro, 41 anos, de seu destino. Atualmente ele é empresário, dono da Amauri Brayan Transportes, mas o início de sua trajetória não foi nada fácil.

Um dos oito filhos de Sebastiana e José Maria Ribeiro, Amauri Ribeiro passou os primeiros anos da infância na fazenda do avô materno em Itapeva, região do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo. “Meu avô arrendava a maior parte da propriedade e cedeu um pedaço para a gente morar. Quando ele faleceu, a fazenda foi toda repartida pela usucapião e ficamos sem nada”, relembra.

Felizmente, o pai de Amauri, que trabalhava na propriedade vizinha, conseguiu com o patrão uma casinha para a família morar. Eram anos difíceis e as constantes mudanças na economia do país levaram a família novamente à míngua. Com poucos recursos, foram mudando de lugar até se instalarem em um casebre, em um terreno onde futuramente se instalaria uma serraria.

“Até a chegada da serraria, a gente se virava como podia. Quando finalmente a empresa começou a operar, meu pai conseguiu serviço e eu ficava por ali, com ele. Com as tábuas que achava pelo chão, fazia carrinhos, trator e um caminhão vermelho que eu gostava muito. Com o tempo as pessoas foram me pedindo os brinquedos e eu trocava por comida para levar para casa.”

MUDANÇAS
Anos mais tarde, o irmão mais velho, que trabalhava em uma fazenda de gado, conseguiu arrumar trabalho para Amauri. A vida começou a melhorar e foi possível que a família se mudasse para uma casa de alvenaria. “Eu sempre fui esperto, mesmo sem estudo, pois parei de estudar na 3ª série, sempre busquei o lado do amor, sempre busquei ter um coração bondoso e sempre pedi a Deus que me desse sabedoria.”

Foi na fazenda de gado que Amauri Ribeiro teve os seus primeiros contatos com os motores: começou dirigindo o tratorzinho e, como sempre foi curioso, logo estava pilotando o caminhão. Quando completou 21 anos, mudou-se para Holambra (SP) onde foi trabalhar como motorista.


CAMINHÃO DOS SONHOS
Certo dia, em um posto de combustível, uma visão paralisou o rapaz: “Vi um caminhão vermelho, o mesmo que me inspirou a fazer aquele caminhãozinho que eu tanto gostava. Os faróis, as luzes traseiras, iguaizinhos ao meu brinquedo. Quando vi a frente, reconheci a marca: era um Scania! Nesse momento pedi a Deus que me ajudasse a comprar caminhão dessa marca.”

Casado com Daniele, pai de quatro filhos, Amauri Antunes Ribeiro abriu o próprio negócio em 2012: a Amauri Brayan Transportes, empresa com sede em Avaré (SP) que transporta as mais diversas cargas para todos os cantos do país.

Em 2019, finalmente, Amauri realizou seu sonho de infância e adquiriu um Scania, modelo R450, na cor vermelha. Porém, há alguns meses ocorreu um acidente com o caminhão. O motorista não se feriu, mas a lataria sofreu danos. Foi preciso encaminhar o veículo para o time da reformadora da P. B. Lopes Salto Grande (SP).

O empresário Amauri Antunes Ribeiro com a esposa Daniele e as filhas Amanda e Yasmin

CLIENTE FIEL
“Até então eu conversava com eles por telefone, fazia serviços menores”, relembra Amauri, “mas quando vi o caminhão brilhando, novinho, achei a coisa mais linda! O acidente tinha me desanimado, mas quando vi o caminhão, reacendeu todo o amor novamente. Gostei muito do atendimento e o serviço ficou perfeito! Estou com a PB há pouco tempo, mas gostei tanto que me tornei cliente fiel.”

CLIENTES

Todo profissional do volante sabe que 25 de julho é o Dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas no Brasil. Diz a lenda que quando soube que Jesus Cristo era o ser mais poderoso de todo o universo, Cristóvão abandonou a vida de luxo para seguir a “Palavra de Cristo” e passou a trabalhar carregando pessoas para a travessia de um rio.

Certo dia, Cristóvão colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando. “Parece que estou carregando o mundo nas costas”, disse. “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”, revelou o menino. E foi assim que São Cristóvão passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas.

AÇÃO EM MS
A equipe de vendas e atendimento da P. B. Lopes Campo Grande (MS) participou do evento no Posto Platinão no dia 25 de julho, Dia de São Cristóvão. O local é referência para o segmento, com fluxo de mais de 1 mil caminhões por dia.

A filial de MS marcou forte presença com a exposição de dois veículos Scania no pátio central do posto, e uma tenda com exposição de filtros, jogos interativos e distribuição de brindes.

ENTREGA TÉCNICA
Pura emoção

Receber as chaves de um Scania novinho é um momento especial, de muita emoção. Parabéns a todos os clientes por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.


Na foto, três gerações: Aurélio Antonio Gonçalves Filho, Pedro Perbeleine Gonçalves e Aurélio Antonio Gonçalves da empresa Comércio de Ferro Antoniu's, com o vendedor Odilon Dias de Mello.

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VEJA MAIS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

PB HISTÓRIA
Londrina, anos 1950

A busca pela qualidade no atendimento está presente na Rede P. B. Lopes desde os tempos da empresa Irmãos Lopes. A foto é da oficina na Rua Mato Grosso, região central de Londrina, que na época representava a marca De Soto. Desde o início, o cuidado com a organização é uma premissa nos negócios.

CRÔNICAS DO SEU PEDRO

O fundador da Rede P. B. Lopes, Pedro Barboza Lopes, sempre foi um grande contador de histórias e suas memórias serão perpetuadas, em breve, em um livro. Enquanto não fica pronto, veja mais este capítulo onde ele demonstra o grande orgulho e repeito pelo pai, José Lopez Lopez. Ainda jovem, ao concluir os estudos em São Paulo, seu Pedro volta a Londrina para trabalhar na empresa Irmãos Lopes.

Aprecie a leitura!

Quero trabalhar

Finalmente em 1962, concluí o curso de Química Industrial no Mackenzie. De um início medíocre, tornei-me um bom aluno na fase final da graduação. A vontade de voltar para Londrina era tanta que não fui à cerimônia de formatura, tampouco peguei o diploma. Fui resgatar o documento há alguns anos, quando estive em São Paulo.

Minha mãe e irmãos permaneceram na capital, mas papai estava em Londrina tocando os negócios. No dia 12 de dezembro de 1962, aos 23 anos, me arrumei e fui falar com ele.

– Papai, como o senhor sabe eu acabei de concluir o meu curso e vim me apresentar. Eu quero trabalhar!

– Mas trabalhar onde? – perguntou.

– Quero trabalhar com o senhor. Papai, eu quero crescer e quero ganhar dinheiro! E eu só deixarei de trabalhar se o senhor me mandar embora. Caso contrário, jamais o deixarei. – Você está falando sério?

– Sim, o senhor vai ver um camarada que quer vencer na vida. Quero mostrar isso trabalhando aqui.

Calmamente, como era o seu jeito, disse:

– Está bem. Espere alguns dias.

Eu vivi as dificuldades de uma infância desprovida de recursos e entendi, desde cedo, que o trabalho resulta em prosperidade para aquele que luta dia a dia. E eu queria fazer isso ao lado de meu pai, um trabalhador incansável.

Conforme combinado, dias depois papai me chamou. Quando cheguei em sua sala, Tio Anselmo, que gerenciava a empresa estava presente.

– Anselmo – disse papai –, a partir de hoje, o gerente dessa empresa será o Pedro.

– Mas como? O Pedro é só um menino!

Tentou argumentar, mas foi vencido. Tio Anselmo, um homem alto e forte, olhou para mim e disse:

– Pedrinho, quero só ver o que é que você vai fazer! – provocou.

– Olha tio, em toda a minha vida, ninguém me incentivou tanto quanto o senhor nesse momento, com esse desafio. O senhor verá!

Papai estava dando uma oportunidade de trabalho e eu a agarrei com unhas e dentes. Nos dias posteriores, Tio Anselmo foi me passando as informações de como era o funcionamento da Irmãos Lopes. A ferroada do Tio Anselmo foi um estímulo para mim. Eu pensava: “Tenho que causar impacto”.

Fui até uma conhecida loja na Avenida Paraná em frente à Praça Marechal Floriano Peixoto e comprei três cortes de tecidos: um azul-marinho, um marrom café e um cinza chumbo. Levei tudo na Alfaiataria Dutra e mandei fazer três ternos. Comprei camisas de colarinho e várias gravatas.

No meu primeiro dia de trabalho na Irmãos Lopes me apresentei de terno e gravata. Trabalhava assim todos os dias. De cara, senti falta de uma mesa para atender a clientela. A loja era instalada em um showroom onde ficavam os caminhões Mercedes e os eletrodomésticos que comercializávamos. No mezanino, o espaço era para a sala de papai, o departamento contábil e o vice-consulado.

Não tive dúvida. Peguei uma mesa, uma cadeira, duas poltronas, um sofá e coloquei tudo bem no centro da loja. Quando um cliente chegava na Irmãos Lopes, o primeiro contato era comigo. E assim, fui com a cara e a coragem fazer os atendimentos.

Passava o dia atendendo clientes e depois das seis, quando baixávamos as portas da Irmãos Lopes, eu começava outro serviço: a entrega e instalação dos produtos vendidos.

Meu companheiro de entrega era o Guido Hansen, funcionário muito dedicado, que trabalhou conosco por 40 anos, até se aposentar. Eu tirava o terno e colocava um macacão.

Carregávamos toda a venda do dia na “Catarina”, uma pick-up Willis 1951, que quase arrastava a traseira de tão pesada, e saíamos pela cidade entregando tudo: televisores, fogões, geladeiras, eletrodomésticos, lavadora de roupa Maria... era muita coisa.

Chegava a ser engraçado: de dia eu atendia o cliente de terno e gravata; e à noite, o mesmo cliente me recebia em sua casa, mas desta vez, com um surrado macacão para entregar ou instalar o produto.

Quando a entrega era de televisor, tínhamos que instalar a antena. Passávamos a fiação até o telhado, fixávamos o suporte, e depois tapávamos tudo com reboco. Ao ligar o televisor no canal 3, as imagens da recém-inaugurada TV Coroados apareciam, para a alegria dos donos da casa. A satisfação era tanta que o proprietário servia uísque Drury’s, guardado caprichosamente na geladeira. Era uma forma de agradecer pelo atendimento, então a gente tinha que dar uma bicada.

A TV Coroados foi a primeira emissora do interior do Brasil, fundada por Assis Chateaubriand, jornalista, empresário, político, uma figura pública de grande influência no país. A emissora tinha diversos programas locais, apresentados por locutores conhecidos do rádio.

O Antonio Euclides Sapia, diretor artístico da emissora, estava formatando um programa novo e nós resolvemos fechar o patrocínio. E assim, toda semana entrava no ar, em horário nobre, o programa “Irmãos Lopes comanda o espetáculo”.

Era uma gincana com diversas provas a serem cumpridas e quem as completava acumulava pontos e classificava-se para a etapa seguinte. Os vencedores ganhavam prêmios em dinheiro. Uma ganhadora chegou a fazer uma viagem para a Inglaterra paga pelo programa.

“Irmãos Lopes comanda espetáculo” vingou e tinha uma audiência elevadíssima. Durante a apresentação, promovíamos a divulgação dos produtos da Irmãos Lopes. Eu levava diversos eletrodomésticos e montava tudo no cenário do programa.

Antonio Euclides Sapia era um sujeito vibrante e muito talentoso. Era radialista da Rádio Pan-Americana de São Paulo, conhecido nacionalmente pelos jogos esportivos que narrava e veio para Londrina para assumir a direção da TV. No meio do programa, ele me chamava e eu participava, sem ensaio, no maior improviso.

Os maiores concorrentes da Irmãos Lopes na área dos eletrodomésticos eram a Hermes Macedo e a Motosima, loja comercial localizada na Rua Sergipe e que tinha como gerente o Jorge Kayamori, um bom comerciante, que também era partícipe da empresa.

Mesmo com a forte concorrência, o que pesava na conquista do cliente era uma palavrinha mágica que cito até hoje: o atendimento. Diferenciais como uma boa assistência técnica, a agradabilidade, ser gentil... O sujeito tinha que ser “o vendedor”.

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PB SOCIOAMBIENTAL
Campanha das Tampinhas beneficia entidades assistenciais

A campanha realizada pela Rede P. B. Lopes para arrecadar tampinhas de plástico cativou os colaboradores e está beneficiando diretamente três entidades assistenciais que prestam um serviço exemplar ajudando os menos favorecidos. A iniciativa está focada em reduzir o impacto do plástico no meio ambiente e ao mesmo tempo em fazer o bem. O que antes ia para o lixo, agora se transforma em caridade.

Em Londrina (PR), a campanha teve início em dezembro de 2020. O material arrecadado é destinado ao Projeto Ninho, administrado pelo Centro Congá da Tia Maria Mineira, que visa ajudar gestantes em situação de vulnerabilidade social. Através das doações, os voluntários da instituição compram, confeccionam e montam kits para bebês com banheira, mamadeira, chupeta, roupas etc. Para receber o enxoval gratuitamente, as futuras mamães precisam fazer o curso de gestante no Posto de Saúde e passar pela assistente social. Centenas de famílias já foram beneficiadas pelo projeto.

Luiz Fernando do Projeto Ninho e Mirela Rigobello, assistente comercial da filial Londrina/PR

Maria Marta do Projeto Ninho

MARINGÁ
O material coletado pelos colaboradores da P. B. Lopes Maringá (PR) é destinado ao Projeto Tampinha Solidária, de Curitiba, mantido pela Associação das Acácias da Emiliano Perneta (AAEP). A primeira remessa foi enviada em dezembro de 2020, com o apoio da empresa Rumo Logística, parceira na campanha. O objetivo da ONG é obter recursos financeiros com a comercialização das tampinhas para adquirir fraldas geriátricas e depois destiná-las a lares de idosos carentes, previamente selecionados e registrados.

SALTO GRANDE
Na P. B. Lopes Salto Grande (SP) os colaboradores começaram a juntar as tampinhas de plástico – de garrafa pet, amaciante, água sanitária, frasco de remédio, sorvete, creme dental etc. - no mês de abril. O material já tem destino: será doado à Apae de Ourinhos (SP), entidade filantrópica que há 53 anos presta atendimento às pessoas com deficiência mental, autismo e famílias. A Apae de Ourinhos vai repassar a doação ao Projeto Tampinha Legal, programa socioambiental da indústria de transformação do plástico que recebe, vende e depois destina os recursos para as entidades.

POLIPROPILENO
A tampinha que retorna para a indústria por meio da reciclagem é uma matéria-prima de primeira qualidade. A tampinha é feita de polipropileno, um plástico que tem muita utilidade no mercado, pois pode ser moldado quando submetido à temperatura elevada. Depois de processado, o plástico reciclado está pronto para retornar à indústria e se transformar em embalagens flexíveis, copos, cadeiras plásticas, brinquedos, eletrodomésticos, seringas de injeção, autopeças etc.

Ponto de coleta Térreo do Edifício Torre Montelo, no Salão Gente Bonita - Ed. Torre Montelo, Londrina (PR). Proprietária: Elisangela Sperandio

Ponto de coleta UBS Alvorada, Londrina (PR). Roger Bruno, farmacêutico, Elaine, coordenadora, e as técnicas em enfermagem Rita de Cassia e Vânia Heciko Técnica de enfermagem

A DESPEDIDA DA PROFESSORA SUELY

A professora aposentada Suely Sayeg Dias, uma das participantes da campanha de arrecadação de tampinhas de plástico da P. B. Lopes, nos deixou no dia 10 de maio, aos 71 anos, vítima de infarto. Leitora assídua da PBNews, ela conheceu a campanha através da revista e decidiu juntar-se à iniciativa doando o material que tinha coletado durante um ano. Um gesto amigo e solidário. Descanse em paz dona Suely.

PB SOCIOAMBIENTAL

A Prefeitura Municipal Salto Grande (SP) concedeu, em junho, o Certificado Selo Verde à P. B. Lopes pela ampla colaboração da empresa em diversas ações ambientais e pela preocupação com o meio ambiente.

Durante a cerimônia, o gerente geral da filial da P. B. Lopes, Artur Pereira Lima Junior, apresentou as boas práticas de sustentabilidade e de proteção ao meio ambiente realizadas pela concessionária. Na foto, o gerente entre o prefeito Mário Rosa e o vice Miguel Almeida.

PB SOCIOAMBIENTAL
Berçário de Ipês

Quando o assunto é meio ambiente, os voluntários da P. B. Lopes Maringá (PR) são pura dedicação. Eles cultivam mudas de Ipê desde 2009. Em certo período no ano, sempre depois que os Ipês florescem, uma equipe percorre a cidade para fazer a coleta das vagens com sementes. Em seguida, fazem o plantio das sementes e depois que germinam elas são transplantadas. Quando ficam prontas, as mudas são distribuídas para todas as filiais da Rede P. B. Lopes. O berçário produz, anualmente, cerca de 1 mil mudas.

Nilton Cesar Theodoro, gerente geral e Lucia Nathalia de Souza Alves, encarregada administrativa da filial de Maringá/PR

PB SOCIOAMBIENTAL
Vamos plantar árvores

A Rede P. B. Lopes sempre promove ações para um mundo mais sustentável e uma das atividades que segue firme é a de distribuição de mudas de Ipê. A meta é distribuir e plantar uma muda para cada caminhão vendido em nossas casas.

Além disso, os colaboradores da P. B. Lopes participam constantemente de plantios de árvores, contribuindo para a revitalização de praças, parques e fundos de vales, por meio de parcerias com entidades, prefeituras, escolas e universidades.

Para mensurar a campanha, a empresa criou em 2013 o Arvômetro, um demonstrativo para quantificar a distribuição de mudas. Para 2021, o objetivo é plantar e entregar 1.500 mudas e até agora foram distribuídas 480. A P. B. Lopes segue firme no propósito de contribuir para um mundo mais verde e fraterno. Junte-se a nós!

NOTÍCIAS DA CASA
Notícias
da Casa

Vovô Dal Col

Quem estreia na ala dos vovôs é Angelo Dal Col, analista de sistemas da Rede P. B. Lopes. O nascimento da pequena Luiza foi no dia 20 de abril e os pais Aline Christina e João Kleber Apolinario são pura alegria.

Aniversário de casa
O analista de compras da Rede P. B. Lopes, Potiguara Nascimento, completou em julho, 11 anos como funcionário da empresa: “Só tenho a agradecer pela confiança e acolhida”, disse o colaborador.


Calouro
O jovem Isac de Vicencio Pelincer, filho da analista de marketing da Rede P. B. Lopes, Camila Vicencio, é o mais novo aluno do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR. Parabéns para a mamãe orgulhosa e para o jovem calouro. Viva!

Debutante
A felicidade estampada na foto mostra a celebração pelos 15 anos de Laura de Lima Medeiros, filha de Valéria Cristina de Lima, auxiliar de secretária da P. B. Lopes Regente Feijó (SP) e de José Fabiano Medeiros. Desejamos muitas felicidades e realizações!


Saúde em vasos
O oficial de pós venda da Rede P. B. Lopes, Sérgio Basílio, manda registro do plantio de verduras e temperos em vasos. Mesmo com espaço restrito, a colheita foi farta: tem espinafre, agrião, chicória, alface, salsinha e cebolinha.

Mamãe coruja!

A analista de mercado da Rede P. B. Lopes, Silvia de Oliveira, comemorou o aniversário das lindas filhas: Sarah no mês de maio; e Cindy Gabrielle, celebrado no mês de julho.


5 aninhos
A pequena Laura completou 5 aninhos em agosto, para a felicidade dos pais Ligia Rodrigues de Pádua (assistente de RH da Rede P. B. Lopes) e o pai Bruno Tonan Battini dos Santos. Quem também comemora é a vovó, Marinez Battini, nossa supervisora comercial e financeiro.

NOTÍCIAS DA CASA
Treinados e preparados

Colaboradores que integram a Brigada de Incêndio da Rede P. B. Lopes fazem curso de capacitação

Saber como agir em caso de incêndio é uma habilidade fundamental, que inclusive pode salvar vidas. Por isso é primordial que as empresas tenham a sua Brigada de Incêndio, com uma equipe bem treinada e preparada para atuar na prevenção e combate ao fogo, prestação de primeiros socorros e desocupação de ambientes.

A Rede P. B. Lopes possui Brigadas de Incêndio em todas as suas filiais. Elas são formadas por grupos de colaboradores previamente organizados e capacitados para realizar atendimento em situações de emergência. Atualmente, eles estão fazendo um curso de atualização, com aulas práticas e teóricas que atendem às normas do Corpo de Bombeiros.

“Os treinamentos duram em média 8 horas. Abordamos os assuntos de classes de incêndio, equipamentos adequados para a extinção dessas classes, métodos de combate, evacuação de área e primeiros socorros”, explica Nábila Camila da Silva, Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho, responsável pelo curso de capacitação.

Os colaboradores da P. B. Lopes Campo Grande (MS), Dourados (MS), Londrina (PR), Maringá (PR) e Salto Grande (SP) já passaram pelo curso. “Temos programados os treinamentos das outras filiais até o final do ano e todas passarão pela reciclagem. As unidades de Regente Feijó (SP) e Ladário (MS) já estão com datas programadas para os meses de agosto e setembro respectivamente.”


PESSOAS APTAS A AJUDAR
Nunca se sabe quando um incêndio pode acontecer, por isso é imprescindível ter uma Brigada de Incêndio pronta para agir nestas horas. “É uma equipe de pessoas diferenciadas, pois possuem conhecimentos teórico e prático que podem salvar vidas, não só dentro, mas fora da empresa também. Avalio que não formamos só uma equipe melhor, formamos cidadãos aptos a ajudar qualquer um que necessite”, finaliza Nábila Camila da Silva.

NOTÍCIAS DA CASA
Campanha do Agasalho

SALTO GRANDE
Movidos pela solidariedade, os colaboradores da P. B. Lopes Salto Grande (SP) se uniram em junho, em torno da Campanha do Agasalho e conseguiram arrecadar dezenas de peças de roupas, meias, cobertores, sapatos novos e usados, além de outros itens. O material foi doado ao Centro POP de Ourinhos (SP), que presta assistência às pessoas que vivem em situação de rua.

MARINGÁ
Na cidade de Maringá (PR), a filial da P. B. Lopes também contribuiu com a campanha com arrecadações e entrega de produtos para o Albergue Santa Luiza de Marillac.

REGENTE FEIJÓ
Na P. B. Lopes Regente Feijó (SP), a Campanha do Agasalho também mobilizou os colaboradores e seus familiares. No total foram arrecadadas 260 peças entre agasalhos, camisetas, calças, moletons, calçados etc. Tudo em bom estado de conservação e pronto para ser utilizado. A entidade beneficiada foi a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Regente Feijó.


FORNECEDORES & FUNCIONÁRIOS
Um casamento duradouro com a PB

A gestora fiscal Edneia da Silva Viana está comemorando 34 anos de trabalho dedicado à P. B. Lopes. Ela sempre esteve de olho nas oportunidades e ainda jovem viu num anúncio de jornal a chance que procurava: uma oferta de emprego na Irmãos Lopes. Aos 23 anos de idade, foi entrevistada e contratada no mesmo dia.

“Eu já conhecia o Seu Roque (Alacides de Oliveira, tio do Sr. Pedro Barboza Lopes, que trabalhava na Irmãos Lopes) e fui contratada em maio de 1987 para trabalhar como auxiliar contábil, junto com o Sr. Edno Gatto da Silva”, relembra.

Filha de Alaídes e Manoel Ferreira da Silva, Edneia viveu toda a infância e juventude em Ibiporã (PR), cidade vizinha a Londrina. “Minha infância foi na fazenda do meu avô. Quando os meus irmãos mais velhos passaram para o ginásio, nos mudamos para a cidade.”

Desde muito cedo, Edneia Viana teve que trabalhar para ajudar nas finanças de casa. “Trabalhava como babá de manhã e estudava à tarde. Eu sempre tive os meus sonhos e com 15 anos já trabalhava em uma loja de móveis. Depois, consegui emprego no escritório de um posto de gasolina e foi lá que vi o anúncio da Irmãos Lopes.”

ROTINA DINÂMICA
Sempre muito ativa, Edneia assim que terminava as atividades do setor procurava ajudar os colegas e assim conheceu a rotina do Departamento Fiscal. E se encantou: “Me encontrei lá. Era um setor muito interessante e dinâmico, é uma área que necessita de atualizações constantes, pois todos os dias temos legislações novas.”

CRESCIMENTO

Casada com José Roberto Viana, tem dois filhos: Bárbara e Pedro Henrique. Depois dos filhos encaminhados, Edneia voltou aos estudos em 2000, ingressando em Ciências Contábeis.

Sobre o longo vínculo com a família Lopes, a gestora afirma que é uma questão de sintonia. “Trabalhar aqui é como um casamento. Você não fica em um lugar onde não se sinta bem e o mesmo ocorre por parte deles. Tem que ter harmonia.”

Atualmente, Edneia cuida da área fiscal de todos os negócios do grupo e sob sua responsabilidade estão 25 profissionais. “Conhecia o Seu José e Dona Amélia e depois da cisão me senti acolhida pelo Seu Pedro e Dona Cris. Eles me ajudaram em minha formação, minha profissão, a adquirir minha casa... tudo isso é fruto de uma parceria boa.”

NA BOLEIA COM EDNEIA

Nome: Edneia da Silva Viana
Data de nascimento: 28/01/1964
Família: É tudo para mim, que vem depois de Deus, pois ele é o centro de nossa vida
Hobby: Viajar
Esporte: Basquete
Prato preferido: Uma boa macarronada
Cidade: Campo Grande (MS)
Qualidade: Perfeccionista
Defeito: Teimosia
Filme: “Velozes e Furiosos” (2001); direção: Rob Cohen
Momento inesquecível: A maternidade, o maior privilégio de uma mulher
Frase: "Se Deus é por nós, quem será contra nós"
P. B. Lopes e você: “Para mim é e sempre será uma vida, um relacionamento que já dura 34 anos. Tivemos momentos difíceis, onde passamos juntos e conseguimos vitórias. A P. B. Lopes é um relacionamento profissional duradouro".

FAZENDA DONA AMÉLIA

A partir desta edição, a Revista PB News abre espaço para falar sobre as atividades da Fazenda Dona Amélia, braço do agronegócio da família em Nova Andradina (MS), uma herança dos tempos do patriarca José Lopez Lopez

Na década de 1970, José Lopez Lopez adquiriu uma grande propriedade rural batizada de Fazenda Santa Bárbara. Após o seu falecimento, a área foi dividida entre os filhos e a gleba pertencente a Pedro Barboza Lopes recebeu o nome de Fazenda Dona Amélia, uma homenagem à sua mãe.

A Dona Amélia é uma fazenda modelo com 5.098 hectares, que recebeu em 2012 a Certificação do SISBOV - Sistema Brasileiro de Identificação Bovina e Bubalina, serviço criado pelo Ministério da Agricultura. Todo o gado é registrado com certificado para a exportação e os animais fazem parte do Banco Nacional de Dados (BND).

É uma propriedade de cria, recria e engorda de bovinos. Conta com uma equipe de 24 pessoas entre funcionários, veterinário e famílias que moram nas terras. Administrada por Márcia Chink, atualmente a fazenda conta com rebanho médio de 7.500 cabeças de gado.


RECEITA DA CASA

A receita deste Creme de Queijo delicioso é da Queli Batista dos Santos, assistente contábil da P. B. Lopes Londrina.

INGREDIENTES
• 1 litro de leite
• 1 copo de requeijão
• 1 saquinho de creme de queijo (Maggi ou Knorr)
• 400 gramas de queijo muçarela ralada (reserve cerca de 100g para montar o prato)
• 1 lata de creme de leite
• 1 pitada de noz-moscada a gosto (opcional)

MODO DE PREPARO
Em uma panela, dissolva o creme de queijo no leite ainda frio. Ligue o fogo e mexa até a fervura.
Após ferver acrescente o requeijão, a muçarela, tempere com noz-moscada e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a sopa engrossar e a muçarela derreter bem.
Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e mexa bem.

DICA
Para servir, coloque um pouco de muçarela ralada no fundo do prato e coloque a sopa por cima. Fica espetacular!
Sirva a sopa acompanhada de pães, torradas ou croutons.

DIVERSÃO
Diversão

FILME

O MILAGRE AZUL
Direção: Julio Quintana
Elenco: Dennis Quaid, Jimmy Gonzales, Bruce McGill
Duração: 1h 35min
Milagre Azul é o novo sucesso da Netflix e tem um enredo emocionante. No longa-metragem estrelado por Jimmy Gonzales e Dennis Quaid, uma dívida no banco coloca um orfanato à beira da falência. Para tentar resolver o problema, Omar (Gonzales) e os órfãos presentes na casa se inscrevem em um campeonato de pescaria e precisam vencer para conseguir pagar tudo o que devem. Caso contrário, o abrigo fecha as portas para sempre. A situação fica ainda pior quando os espectadores descobrem que a produção é baseada em fatos reais.



SÉRIE

LUPIN
Criação: George Kay
Elenco: Omar Sy, Ludivine Sagnier, Clotilde Hesme, Etan Simon, Soufiane Guerrab
Disponível na plataforma Netflix, “Lupin” tornou-se um grande sucesso mundial como a série estrangeira mais assistida da plataforma de streaming. Na história, acompanhamos Assane Diop (Omar Sy) em uma busca de vingança pela morte de seu pai, inspirando-se em “Arsène Lupin, Ladrão de Casaca". Após lançamento recente da 2ª temporada, fãs já aguardam a 3ª etapa da série. No seu Instagram, o ator Omar Sy já celebrou a nova temporada.

LIVRO

1984*
Autor: George Orwell
Páginas: 416
Editora: Companhia das Letras
Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do Século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário. Traduzido em mais de sessenta países, virou minissérie, filmes, quadrinhos, mangás e até uma ópera. 1984 é também uma sátira, uma profecia, um grito de alerta, um thriller de espionagem, uma extraordinária ficção científica, um terror psicológico, um romance pós-moderno e uma história de amor.

*Disponível em nossa Biblioteca Pedro Barboza Lopes

MÚSICA

GIRL FROM RIO
Artista: Anitta
Gravadora: Warner Records
“Girl From Rio” é a maior aposta que Anitta já fez em sua carreira internacional. Atualmente, ela está morando em Miami. Além de ser o carro-chefe do seu próximo álbum, a faixa dá nome ao novo projeto. Acompanhada de um sample do clássico “Garota de Ipanema“, Anitta canta sobre um Rio de Janeiro diferente, que nem todos conhecem, compartilhando a realidade de lugares como Honório Gurgel, sua cidade natal. Como tudo que a cantora faz, a música rapidamente se tornou um sucesso, nacional e internacional. “Girl From Rio” entrou para a lista de músicas mais tocadas nas rádios dos Estados Unidos, feito inédito na carreira de Anitta.

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Revista PBNews - Edição Digital
35ª edição – agosto 2021


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