Deslize para o lado para
acessar o conteúdo da revista

EDITORIAL

Estamos vivendo momentos de muita incerteza. Nos noticiários da TV, nos jornais, nas mídias digitais, temos acompanhado notícias preocupantes e muita gente questionando a situação econômica e geopolítica de nosso país. Não estamos em um momento tranquilo e isso reverbera na vida de todo cidadão e também nos negócios.

Na P. B. Lopes não é diferente. Nosso negócio é vital para a economia. Quase 70% de tudo que é comercializado no país é transportado por caminhão e qualquer variação que ocorra na economia afeta diretamente o nosso cliente - o transportador rodoviário.

Existem diferentes maneiras de encarar essa realidade. Podemos nos sentir vencidos, derrotados e fazer da vida uma preocupação constante. Ou termos uma reação de enfrentamento, com postura ativa.

Seja você de qualquer partido político, de qualquer religião ou crença, estamos em um momento em que temos que ter coragem, autoconfiança e vontade.

Seu Pedro costumava dizer: “Viemos para vencer, vencer e vencer”, frase que virou lema na empresa.

Os tempos são difíceis, mas cada um de nós pode fazer a sua parte, sendo profissional, organizado, demonstrando sua força e dedicação, porque isso vai garantir nossa subsistência.

O que vai definir o sucesso é a nossa postura em relação à realidade e eu estou muito tranquila, porque conheço a equipe que temos na P. B. Lopes. Sei que posso contar com nosso time de colaboradores para encarar mais esse momento com altivez e confiança.

Assim, ao final dessa tempestade, vamos aproveitar a bonança e colher aprendizado, reconhecimento e espírito de vitória.

Que essa mensagem possa ficar ao longo da vida de cada um: nada suplanta o bom trabalho, nada suplanta a dedicação, nada suplanta a boa vontade.



Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

FORMIDÁVEL
“Revista formidável! Muito bem feita, textos, conteúdos, uma diversidade de assuntos. A revista está à altura da importância e da história do grupo.”

GELSON NEGRÃO
Jornalista e apresentador
Londrina (PR)

PARABÉNS
“Parabéns pelo trabalho e sucesso sempre! Vou ler com muito carinho.”

LUCIANA BRAMBILA
Esposa de Leandro Brambila, da Brambila Transportes e Logística Ltda.
Apucarana (PR)

ORGULHO
“Show! Que orgulho fazer parte desta história como amigo e parceiro. Estamos juntos e acompanhamos vocês desde 1983, junto com Seu Pedro e Dona Cristina.”

CLAUDEMIR ROSSETO
Prevent Seguros
Londrina (PR)

INICIATIVA PUJANTE
“A história do desenvolvimento do norte do Paraná se confunde com a história da P. B. Lopes que, através de seus empreendimentos, alavancaram a modernização da região. Importante realçar que a época da implantação foi marcada por uma iniciativa pujante e visionária dos empreendedores, os quais deixaram um legado sem precedentes para nossa região. A edição de número 50 da revista foi muito agregadora e impactante para quem não conhecia esta história de sucesso. Parabéns a todos os colaboradores e dirigentes desde a fundação até o presente momento.”

EGBERTO L. JARDINETTE
Gerente de RH AESA
Cambé (PR)

EXEMPLO
“Um exemplo para muitos! Saudades!”

BETO BURIM
Decorador
Maringá (PR)

FOTO NA FAZENDA
“Pujança é a marca registrada da P. B. Lopes! Estava revendo a revista e de repente, na foto da Fazenda Santa Bárbara, aparecemos, seu querido pai e eu! Muito honrado!”

ROBERTO KAMIDE
Amigo da família
EUA

EMPRESA HUMANA
“É com grande entusiasmo que parabenizamos todos os envolvidos na conquista da 50ª edição desta renomada revista corporativa que reflete a excelência e dedicação investidas ao longo de sua trajetória. Este nosso reconhecimento do trabalho impecável da equipe editorial passa, evidentemente, pela excelência dos editoriais que você tão bem escreve. Neste último, por exemplo, escolhemos a frase que mais nos tocou e que brilhantemente se destaca: ‘A PB é uma empresa humana’. Sim, concordamos plenamente. Passa também pelas famosas histórias do ‘Seu Pedro’. Para nós, o grande legado chama-se Daniela.”

VANGE E SEVERO CANZIANI
Empresários
Londrina (PR)

LEGADO PRESERVADO
“Tenho a certeza de que o Sr. Pedro Barboza Lopes e a Sra. Maria Cristina Lopes, que construíram essa empresa com tanto esforço, estão no céu cheios de orgulho ao verem o legado deles sendo honrado. A P. B. Lopes não é apenas uma empresa; é a prova viva de que a visão e os valores que eles cultivaram continuam a prosperar. É inspirador testemunhar como a empresa se mantém forte, respeitável e sempre à frente, digna da história que a precede. Meus sinceros parabéns a toda a equipe por manter acesa a chama de uma das empresas mais honradas e tradicionais. Que venham muitos outros anos de sucesso!”

MAICON ESTEVES
Ex-colaborador da P. B. Lopes
Londrina (PR)

PARTE DA HISTÓRIA
“Muito feliz em receber este exemplar em que participo. Tenho orgulho em fazer parte desta história e poder contribuir.”

VALÉRIA CRISTINA DE LIMA MEDEIROS
Secretária da P. B. Lopes
Regente Feijó (SP)

CONEXÃO COM A PB
“Ficamos muito emocionadas e gratas por fazer parte da família P. B. Lopes! É lindo ver como a história da empresa se conecta com a nossa vida! Aproveitando, o livro ‘De Pai para Filho’ realmente é uma leitura muito especial para mim.”

LUCIANA ALVES MAIA
Secretária da P. B. Lopes
Regente Feijó (SP)

ESPECIAL - PB 75 ANOS

Na terceira reportagem sobre os 75 anos da P. B. Lopes, relembramos o período de 1975 a 2000, fase marcada por desafios e expansão dos negócios

A jornada da Família Lopes pelo setor de transporte sempre foi marcada por desafios, pioneirismo e realizações. No período entre 1975 e 2000, a empresa consolidou sua presença no estado do Paraná, expandiu os negócios para o Mato Grosso, transferiu a matriz para uma nova sede, além de aprimorar e criar novos serviços.

Com a ampliação das atividades, a Irmão Lopes começou a se preocupar com uma particularidade muito importante nas relações comerciais: o atendimento ao cliente. Isto se tornou um fator crucial, levando a empresa a criar projetos aparentemente simples, mas que geraram grande impacto, fazendo a diferença no mercado.

Uma das ações foi mudar o aspecto das oficinas, com a introdução de tapetes de vinil embaixo dos caminhões durante o serviço de manutenção, evitando que a sujeira atingisse o piso. Com a inserção da vinilona, as oficinas ganharam nova aparência, ficando mais limpas e organizadas.

Outra iniciativa interessante ocorreu ainda nos anos 1970, com a criação do Carro Oficina. Equipado com mecânico, ferramental e peças de reposição, o caminhão furgão prestava socorro aos clientes na estrada. A operação foi pioneira e precursora do Scania Service, serviço muito eficiente oferecido pela Scania.

CRESCIMENTO NOS ANOS 1980

A década de 1980 trouxe importantes reorganizações estruturais para o grupo. A recém-fundada TCGL (Transportes Coletivos Grande Londrina), criada em substituição à VUL (Viação Urbana Londrinense), ganhou impulso no transporte coletivo em Londrina (PR), ampliando linhas e aumentando o fluxo de passageiros.

Com a expansão dos negócios, a sede da empresa ficou pequena. Foi preciso encontrar um novo local, mais amplo, com acesso fácil para a clientela. A mudança ocorreu em 1984, com a matriz da Irmãos Lopes instalada na Avenida Brasília, 3126, atual sede da P. B. Lopes. A obra foi conduzida pela empresa do grupo, Irmãos Lopes Construção Civil, administrada pelo irmão de Seu Pedro, o engenheiro José Barbosa Lopes.

Com os negócios no Paraná consolidados, surgiu um novo desafio, uma nova oportunidade de crescimento: a expansão para Cuiabá, no Mato Grosso, assumindo a concessionária Scania na região. Para liderar essa importante empreitada, o nome escolhido foi Manuel Gomes da Silva, então supervisor comercial da Irmãos Lopes.

"O Pedro (Barboza Lopes) e o Tio Roque (Alacides de Oliveira) me convidaram para conhecer o novo projeto em Cuiabá. Fomos de avião, me levaram para comer um prato regional na Peixaria Queiroz, e depois veio o convite", relembra Manuel Gomes. "Eu dominava a área comercial, mas assumir a administração de uma casa era um desafio, que aceitei imediatamente."

Com muito trabalho e o auxílio de uma equipe enxuta, a região começou a ser desbravada e as visitas aos clientes foram intensificadas. Anos depois, a empresa ampliou os negócios para Rondonópolis (MT).

Com muito trabalho e o auxílio de uma equipe enxuta, a região começou a ser desbravada e as visitas aos clientes foram intensificadas. Anos depois, a empresa ampliou os negócios para Rondonópolis (MT).


PROECO: A INOVAÇÃO DO MERCADO

Para movimentar o mercado de peças e serviços, a empresa lançou um projeto inédito: o ProEco – Programa Econômico de Assistência Técnica. Coube ao atual diretor José Henrique de Souza Gomes assumir o desafio lançado pelo Seu Pedro: comercializar mil contratos.

"Trabalhei dia e noite rodando todas as filiais, visitando clientes porta a porta, período em que tive a oportunidade de conhecer toda a região do Paraná e Mato Grosso", conta José Henrique. O programa oferecia facilidades para os clientes, como a garantia do serviço em qualquer oficina da Irmãos Lopes e o parcelamento dos custos em 12 vezes. O projeto foi um sucesso.

A conquista do mercado do Mato Grosso apresentou algumas adversidades naturais, entre elas, vencer as enormes distâncias, uma característica da região. "Naquele tempo, sem as ferramentas de comunicação que temos hoje, as estradas eram precárias, tudo era longe. Porém, a distância poderia até ser um limitador, mas não uma barreira", relembra José Henrique.

NOVA GERAÇÃO

Os anos 1990 marcaram uma importante transição no grupo, com o falecimento do patriarca José Lopez Lopez e, posteriormente, de sua esposa, Dona Amélia. O patrimônio foi dividido entre os filhos herdeiros. Nesta ocasião, Seu Pedro criou a P. B. Lopes, ficando responsável pela concessão da Scania no território paranaense, tarefa que enfrentou com a mesma essência que moveu a empresa desde a sua fundação, em 1950.

A filha de Seu Pedro, Daniela de Andrade Lopes Gomes, formada em Administração de Empresas, ingressou oficialmente no grupo em 1997. "Eu tinha uma vida profissional independente da família, mas entrei porque meu pai precisava dos filhos e meus irmãos já estavam na empresa.”

Para Daniela, o início do trabalho foi um aprendizado intenso: ela transitou por vários setores, do RH ao refeitório, do endomarketing aos eventos. "Foi algo muito positivo porque pude conhecer a equipe e ir me familiarizando com os negócios. As pessoas me ajudaram muito.”

NOVA EXPANSÃO

O final dos anos 1990 já sinalizava mais um movimento de crescimento da P. B. Lopes. Na época, a diretoria concretizou com a Scania mais uma expansão dos negócios, assumindo os territórios do sudoeste de São Paulo (Salto Grande e Regente Feijó) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Dourados e Ladário). A trajetória da empresa dos anos 2000 a 2025 será contada na próxima edição.

ESPECIAL - 75 ANOS

Manuel Gomes da Silva guarda histórias de amizade e trabalho intenso

Pernambucano de berço, londrinense de coração e mato-grossense de alma, Manuel Gomes da Silva carrega o dinamismo como marca registrada. Aos 81 anos, continua ativo e é diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso.

Sua ligação com a família Lopes começou nos anos 1970, na área comercial da Irmãos Lopes, onde construiu uma parceria sólida com Pedro Barboza Lopes. "Tínhamos uma convivência muito bacana. Quando assumi a gerência da filial de Mato Grosso, o Pedro vinha toda semana. Depois começou a espaçar, até eu reclamar, e ele responder: ‘Ir até aí só pra ver você? Então eu vou depois’", relembra aos risos.

ESCOLA PARA OS FILHOS

A mudança para Cuiabá (MT) trouxe desafios inesperados para a família de Manuel Gomes. Logo de cara, enfrentaram um grande problema: não havia escola que acolhesse os três filhos, com o ano letivo já em curso. "Já tinha recebido dois 'não' no Colégio São Gonçalo para matricular nossas crianças. Aí o Pedro foi lá para falar com o Padre Lima e, com aquela conversa dele, convenceu o padre."

AMIZADE E SINERGIA

Casado com a Sra. Eridan, pai de três filhos, avô e bisavô, Manuel destaca que a relação com o amigo Pedro era pautada pela harmonia, respeito e cuidado mútuo. "Na época visitamos toda a região para sentir o futuro dos negócios e tempos depois, avançamos com mais uma filial para a cidade de Rondonópolis.”

Após a cisão da empresa, em 1997, Manuel Gomes seguiu por novos caminhos. Trabalhou em outras concessionárias, no serviço público, até ingressar na Federação das Associações Comerciais e Empresariais do MT, onde está até hoje.

Refletindo sobre o passado, ele conta que havia uma cooperação harmoniosa, uma grande sinergia com Seu Pedro. “Tenho muitas lembranças do tempo da Irmãos Lopes. Eu e o Pedro trocávamos muitas ideias, a gente tinha um entrosamento muito bom. Só no olhar, a gente já se entendia", relembra o amigo.

ESPECIAL - 75 ANOS

Fazenda Dona Amélia é um capítulo especial na história da P. B. Lopes, que cuida da propriedade com a mesma excelência dos negócios da família

Com a cisão da Irmãos Lopes, a antiga Fazenda Santa Bárbara, situada no município de Nova Andradina (MS), também entrou na divisão patrimonial entre os filhos de José e Amélia. A parte que coube a Seu Pedro ganhou o nome de Fazenda Dona Amélia, uma homenagem à pessoa que amava muito aquele local.

Administrar uma propriedade rural, com toda a dinâmica que envolve o agronegócio, trouxe diferentes desafios para os gestores. "No caso da fazenda, o ambiente também era novo para mim, então entrar no universo agropecuário foi um período de muito aprendizado", relembra Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Para o diretor José Henrique de Souza Gomes, a sua conexão natural com o campo ajudou-o na gestão da fazenda: "Meus avós tinham propriedade rural, sempre tive ligação com o agronegócio, em proporções menores, mas sempre tive afinidade."

Desde o início, a filosofia foi clara: tratar a fazenda com a mesma excelência que guiava os negócios da família. "Seu Pedro sempre quis cuidar da fazenda como uma empresa e sempre a tratamos como uma das filiais da P. B. Lopes", explica Henrique.

O planejamento estratégico segue os mesmos padrões empresariais, respeitando as particularidades do perfil rural. Para a família Lopes, a presença dos fundadores permanece viva: "Quando passo pelos lugares, sinto que a presença do Seu Pedro e da Dona Cris está em cada cantinho: no viveiro, no jardim, na casa, na horta... a história deles segue viva na Fazenda Dona Amélia", completa.

PRODUTOS – OFF-ROAD

P. B. Lopes leva seu portfólio de soluções Scania para a Show Florestal,feira que fomenta a indústria do eucalipto e o processamento de madeira

O estado do Mato Grosso do Sul consolidou sua posição de principal produtor e exportador de celulose do Brasil, abrangendo a maior concentração de indústrias do setor no Vale da Celulose - região reconhecida mundialmente pela sua capacidade produtiva no setor.

A cidade de Três Lagoas (MS), celebrada como a Capital Mundial da Celulose, foi palco de mais uma edição da Show Florestal, feira nacional do setor realizada entre 19 a 21 de agosto. O evento tem o objetivo de impulsionar o crescimento do mercado industrial de florestas plantadas, promover inovação tecnológica e gerar novos negócios.

Durante a feira, a Rede P. B. Lopes apresentou seu portfólio completo de soluções Scania, abrangendo transporte, mobilidade, potência, serviços especializados, serviços financeiros e Scania Locação. O stand da PB recebeu muitos clientes, parceiros e autoridades - como Jaime Verruck, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SOLUÇÕES PARA A MADEIRA

A P. B. Lopes levou para a Show Florestal dois modelos direcionados para a madeira: o Scania R560 A6x4 XT, já conhecido pelo setor, chamou bastante a atenção; e o Scania G460 A6x4 XT movido a gás, uma grande novidade para clientes e visitantes.

“A Scania já tinha uma solução para outros setores no modelo a gás, mas agora chega este G460, vocacionado para o transporte de madeira”, revela David Roberto do Carmo Junior, gestor de soluções Scania da Rede P. B. Lopes.

Ele conta que o G460 vem equipado com o potente Motor Scania V8 - DC 16, que oferece de 550 a 770 cavalos de potência. "Este modelo causou grande impacto na feira, pois abre mais uma porta para o transporte, reunindo tecnologia, inovação e principalmente sustentabilidade. As soluções a gás Scania têm grande potencial de sucesso, especialmente na madeira."

De acordo com David Junior, o evento foi muito positivo: “O caminhão a gás chega como uma alternativa para o transporte de celulose. Quem visitou nosso stand ficou bem impressionado com a robustez do sistema a gás e também com as características técnicas do caminhão. Acreditamos que a missão foi plenamente cumprida.”

PRODUTOS – OFF-ROAD

Caminhões pesados Scania unem força, eficiência e respeito ao meio ambiente

Além das tradicionais aplicações rodoviárias, a Scania consolidou-se como referência nos segmentos Fora de Estrada, apresentando um portfólio completo e desenvolvido sob medida para cada operação.

"Felizmente já alcançamos maturidade e temos participação muito significativa em todas as aplicações: mineração e construção, cana-de-açúcar e madeira, mas não podemos esquecer das aplicações públicas e especiais, como coleta de resíduos, bombeiros e veículos militares", destaca Luciano Piccirillo, gerente de vendas de soluções off-road da Scania no Brasil.

LIDERANÇA NA MINERAÇÃO

No setor de mineração, a presença da Scania é marcante, especialmente com os caminhões basculantes Heavy Tipper, que trazem as maiores capacidades de carga do mercado, e o motor Super com o maior torque da categoria, os únicos a oferecer os modelos 10x4 com 71 toneladas de capacidade de carga total.

MADEIRA: EFICIÊNCIA COMPROVADA

Para o transporte de madeira, Luciano Piccirillo ressalta que o veículo Super com 560cv conquistou reconhecimento pela melhor velocidade média, menor consumo de combustível e muito conforto para os motoristas.

"Todos os clientes que experimentaram nossas soluções optaram por manter a parceria e estão colhendo excelentes resultados. Quando comparado aos concorrentes, nosso R560 chega a ser até 15% mais econômico quando o assunto é consumo de combustível."

BICAMPEÃ NA CANA-DE-AÇÚCAR

No segmento canavieiro, a Scania conquistou o título de Melhor Caminhão Canavieiro pelo segundo ano consecutivo, conforme análise de clientes e jornalistas do setor. “Seguimos mantendo a liderança nesse mercado."

SOLUÇÕES INTEGRADAS E CONECTIVIDADE

As soluções da Scania englobam produtos com alta eficiência energética e máxima disponibilidade, com atendimento completo de serviços dentro das operações dos clientes.

Os Serviços Conectados representam outro diferencial. "Através da ferramenta FIT, nossos clientes podem fazer a gestão de performance de cada caminhão e de cada motorista."

SEGURANÇA E SUSTENTABILIDADE

Em relação à segurança, o executivo ressalta o privilégio da Scania: "Temos a exclusividade de sermos a única marca a oferecer o airbag de cortina, além do airbag frontal, cuidando assim da vida de cada motorista."

Todo o portfólio da Scania para aplicações off-road está disponível nas motorizações a gás veicular ou biometano e 100% a biodiesel. “Em breve, também teremos opções de veículos elétricos a bateria. A Scania está sempre um passo à frente quando se trata de oferecer as melhores soluções para um transporte mais sustentável", conclui Luciano Piccirillo.

EVENTOS - SCANIA SHOW

Tour reuniu clientes de três estados que foram conhecer de perto a produção, a tecnologia e a inovação da marca

Um grupo de 15 clientes das filiais da Rede P. B. Lopes em Maringá (PR), Campo Grande (MS) e Regente Feijó (SP) participou de uma experiência imersiva na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), nos dias 1 e 2 de julho. Na chegada, eles foram recepcionados pelos gerentes comerciais da indústria e acompanharam uma apresentação institucional, conhecendo o portfólio de produtos, a missão e os valores da Scania.

Depois os clientes fizeram um tour pela fábrica e puderam observar todas as etapas da produção dos caminhões, desde a montagem inicial até os testes de qualidade. A Scania segue com o propósito de impulsionar a mudança em direção a um sistema de transporte sustentável, desenvolvendo soluções seguras, inteligentes e com eficiência energética, que beneficiem os negócios, as pessoas e o planeta.

Segundo Nilton César Theodoro, gerente geral da filial de Maringá (PR), a viagem teve um impacto muito positivo. “Nossa filial levou oito clientes que estavam indecisos sobre a compra de caminhões novos por causa das oscilações no valor dos fretes. Eles ficaram encantados com a linha de montagem, especialmente com a fábrica de cabines, totalmente robotizada.”


CLÍNICA DE VENDAS

Além da visita à indústria, os clientes tiveram acesso a uma feira de negócios dirigida, com condições especiais. Divididos em grupos, eles passaram por diferentes “células” de apresentação das soluções Scania e participaram de uma clínica de vendas, onde foram oferecidas condições comerciais exclusivas.

A visita também serviu para reforçar a parceria de longo prazo da Rede P. B. Lopes com seus clientes. “Quando levamos nossos clientes para conhecerem na essência nossos valores, reafirmamos a força da marca. Foi um evento excelente e também realizamos bons negócios”, comemora Nilton Theodoro.

EVENTOS – FEIRÃO DE PEÇAS

A Acalon, Associação dos Caminhoneiros da Região Metropolitana de Londrina, com sede em Cambé (PR), promoveu no final de maio um Feirão de Peças destinado a transportadores, frotistas e motoristas autônomos.

A associação, que já é cliente da PB na aquisição de peças, possui uma frota com vários veículos Scania e mantém uma oficina própria. O pessoal da Rede P. B. Lopes esteve na feira levando produtos e conhecimento.

“A proposta da P. B. Lopes foi demonstrar aos associados os benefícios de realizar serviços diretamente na concessionária, apresentando as vantagens técnicas e a qualidade diferenciada do atendimento especializado”, explica o gerente de serviços da filial londrinense, Leonardo Batista.

Além da demonstração de produtos, a equipe fez uma palestra sobre óleo lubrificante e compartilhou técnicas de condução segura e econômica. “Esse tipo de evento é de extrema importância, pois possibilita um relacionamento mais próximo com os clientes e fortalece especialmente a área de serviços”, conta Leonardo Batista.

EVENTOS – MEGA FEIRÃO

A Rede P. B. Lopes esteve presente no 1º Mega Feirão Librelider, iniciativa voltada ao setor do transporte rodoviário realizada em Regente Feijó (SP), no mês de junho. A feira é promovida pela Concessionária Librelato, que comercializa peças e implementos rodoviários.

Para demonstrar a qualidade de seu portfólio, PB montou um stand e levou dois veículos zero quilômetro para exposição estática: um modelo R560 6X4 Super e um P280 6X2 semipesado.

“Nos três dias de feirão, a equipe comercial da P. B. Lopes pôde apresentar seus produtos e serviços, estabelecer novos contatos comerciais e identificar boas oportunidades de negócios”, revelou o gerente geral da P. B. Lopes Regente Feijó, Marcelo Bozolan.

EVENTOS – FEIRÃO JUNINO

Feirão de Peças Junino da P. B. Lopes agita matriz e filiais

A tradição da festa junina tomou conta da Rede P. B. Lopes durante o Feirão de Peças especial de fim de mês. Com decoração temática, bandeirinhas e uma mesa farta de doces típicos, as casas P. B. Lopes se transformaram em um verdadeiro arraiá. Durante uma semana, os clientes puderam aproveitar as promoções e os preços diferenciados para aquisição de peças originais Scania.

EVENTOS – DIA DO MOTORISTA

Em homenagem ao Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, a Rede P. B. Lopes realizou várias ações que reafirmam seu compromisso com quem transporta as riquezas e as pessoas do nosso Brasil. Cada filial programou uma agenda repleta de carinho.

Os motoristas ganharam corte de cabelo e barba, brindes personalizados, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacina, orientação nutricional, participaram de gincana e saborearam um delicioso café da manhã.

CLIENTE – PERFIL

Com união e perseverança, a família Delamura transformou o pequeno negócio em uma sólida empresa de logística

A família Delamura, da cidade de Sertanópolis (PR), na Região Metropolitana de Londrina, sempre tirou o ganha-pão no corre da estrada. Começou com apenas um caminhão, mas hoje possui uma frota com 14 carretas de 4º eixo e transporta 4 mil toneladas de grãos por mês.

Seu Antonio Delamura ingressou na vida de caminhoneiro transportando areia retirada da cidade de Primeiro de Maio (PR), no tempo em que o serviço braçal era a única ferramenta. "Eu era novo, trabalhava sem parar, fazia três viagens de caminhão. Na época, a sogra e a cunhada ajudavam a descarregar a areia do caminhão no cabo da enxada."

O trabalho nas rodovias ganhou força e novas perspectivas com a entrada dos filhos no negócio. O primeiro a seguir os passos do pai foi Antonio Bosso Delamura: "Quando comecei, há mais de 30 anos, meu pai vendeu um caminhão para comprar dois mais antigos e fomos lutando."

O filho caçula, Leandro Bosso Delamura, seguiu o exemplo e também ingressou no setor de transporte, 17 anos atrás. Neste período, a Delamura Transportes foi oficialmente fundada. "Na equipe, éramos nós três, cada um com um caminhão velho, juntamente com muita perseverança", relembra Leandro.


O primeiro zero km

Quando Leandro conheceu o caminhão "Heróis da Estrada", edição especial criada em 2020 para celebrar os 63 anos da Scania no Brasil, ele se apaixonou. Tentou comprar um modelo usado em Minas Gerais, Santa Catarina e em outras localidades, mas não conseguiu. A solução surgiu depois de um encontro com o vendedor da P. B. Lopes.

"Conversando com o Wanderson Boim, em 2022, ele sugeriu comprar um Scania novo, correu atrás e conseguimos o crédito para adquirir um modelo Super." A aquisição foi a materialização de um sonho: "Nós, que somos pequenos, temos que matar um leão por dia, então ter um caminhão como esse é muito gratificante."


Novo capítulo

A decisão de investir num Scania zero km representou uma virada de página nos negócios dos Delamura, que logo perceberam o impacto operacional e econômico do caminhão novo.

"Vendi os mais velhos e meses depois estava com quatro Super. Atuamos no segmento graneleiro em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, regiões de muito morro, e nossas carretas são muito pesadas. Se o caminhão não for potente, você deixa o frete no posto. Com um caminhão novo e forte como o Scania, a diferença é muito grande, não só no combustível, mas no uso correto do freio, do pneu, em tudo", analisa Leandro Delamura.

Longa parceria

A relação entre a Transportadora Delamura e a P. B. Lopes tem raízes profundas. Quando Seu Antonio Delamura veio retirar um Scania 112 HW na concessionária, há 36 anos, o pequeno Leandro, então com apenas um ano de idade, estava junto. "Dizem que o Seu Pedro gostou tanto de mim, que me presenteou com a miniatura de um Scania."

Embora não guarde memórias desse encontro, Leandro preserva com carinho as lembranças de outras visitas. "Lembro que gostava de vir com o meu pai para almoçar no refeitório da empresa. Somos sempre bem atendidos por todos: o porteiro, o master driver, o vendedor, o pessoal da oficina, a galera toda. Aqui na PB a gente se sente em casa."

ENTREGA TÉCNICA

Receber as chaves de um Scania 0 km é um momento único, de grande felicidade! Parabéns a todos os clientes por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B.

A P. B. Lopes Dourados fez a entrega oficial do caminhão Scania P280 B6X2 Truck para a empresa Mercado Paraná. Na foto, o consultor Edson Junior com o feliz proprietário Lisandro Dewes.

CLIQUE AQUI

CONFIRA OUTRAS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

DICAS DO MASTER DRIVER

Master Driver da Rede P. B. Lopes alerta que motoristas precisam estar cientes dos riscos que envolvem o transporte deste tipo de produto

No Brasil, o transporte de cargas perigosas – como materiais tóxicos e inflamáveis - é feito preponderantemente através do modal rodoviário, exigindo uma série de cuidados. É preciso estar atento à legislação, dispor de motoristas habilitados, usar equipamentos de proteção e ter um plano de emergência para o caso de acidentes.

Acompanhe o bate-papo sobre o assunto com o master driver Fernando Soares, da P. B. Lopes Campo Grande:

Master Driver

PBNEWS: Quais são as principais cargas perigosas?

Fernando Soares: As mais comuns no transporte rodoviário são combustíveis, produtos químicos, explosivos, gases, materiais corrosivos e radioativos. Todas exigem cuidados especiais, já que oferecem riscos à saúde, ao meio ambiente e à segurança nas estradas.

PBNEWS: É preciso uma qualificação especial para fazer o transporte de cargas perigosas?

Fernando Soares: Sim. É obrigatório que o motorista possua o curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), CNH adequada à categoria do veículo e EAR (indicação que exerce atividade remunerada). Essa capacitação prepara o condutor para lidar corretamente com os riscos durante o transporte.

PBNEWS: Como garantir a segurança no transporte de cargas perigosas?

Fernando Soares: A segurança depende da soma de fatores: veículos em perfeitas condições, motoristas capacitados, sinalização adequada da carga e o cumprimento rigoroso da legislação. Também é essencial planejar a rota, evitando áreas de risco e priorizando trajetos mais seguros.

PBNEWS: É preciso algum equipamento de proteção individual (EPIs)?

Fernando Soares: Com certeza. O uso de EPI, como luvas, óculos de proteção, botas e uniforme adequado, é indispensável para reduzir os riscos em situações de manuseio ou emergência.

PBNEWS: Em caso de acidente, como o motorista deve agir?

Fernando Soares: O motorista deve manter a calma, sinalizando o local com equipamentos de segurança e acionar a equipe de emergência. Ele nunca deve tentar conter o acidente por conta própria. A prioridade é preservar vidas e evitar danos maiores.

CONSÓRCIO – SÉRIE ESPECIAL PB 75 ANOS

Promoção exclusiva do Consórcio Scania Dreamline PB 75 anos encerra com todas as cotas vendidas

A campanha especial do Consórcio Scania Dreamline PB 75 anos, criada em homenagem às sete décadas e meia da P. B. Lopes, foi um sucesso. Todas as 150 cotas disponíveis - exclusivas para clientes da Rede P. B. Lopes - foram comercializadas.

A ação envolveu as equipes de todas as filiais no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O ponto alto da promoção é o sorteio de um caminhão Dreamline Super 460RH A6X2, completamente equipado com todos os opcionais, que será realizado em março de 2026.

Fechamos o Grupo Especial dos 75 anos com todas as cotas vendidas. Essa iniciativa é uma forma de homenagear a história da Irmãos Lopes e da P. B. Lopes. O lançamento do Dreamline 75 anos celebra essa trajetória de sucesso e demonstra nosso respeito e gratidão aos clientes que nos acompanham desde o início”, afirma José Henrique de Souza Gomes, diretor da empresa.

CONSÓRCIO SCANIA - ENCONTRO DE AMIGOS

Empresa de Maringá (PR) ganha caminhão Dreamline em sorteio nacional do Consórcio Scania

A Rede P. B. Lopes promoveu mais um Encontro de Amigos com o objetivo de divulgar o Consórcio Scania, reunindo clientes nas cidades de Campo Grande (MS), São Gabriel do Oeste (MS) e Maringá (PR). O encontro foi realizado em 2 de julho, justamente no dia do sorteio de quatro caminhões Dreamline.

O sorteio ocorreu na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), e foi transmitido ao vivo para todas as concessionárias do país. Os clientes que optaram por assistir a transmissão em casa receberam kits especiais da P. B. Lopes.

Durante o evento, um clima de alegria, suspense e apreensão tomou conta dos clientes. A ansiedade aumentou ainda mais com o início do sorteio e o anúncio de que o segundo caminhão Dreamline iria para a filial de Maringá (PR).

"Na hora que falaram que era para Maringá, eu já sabia que o caminhão era meu”, revela Roberto Barbosa de Lima, sócio da Supertruck, empresa ganhadora do Scania GH 370 A 4x2. “Eu sou cristão e já tinha recebido as chaves do veículo em uma oração com Deus."

EMOÇÃO E FÉ

Roberto de Lima conta que tem uma conexão muito forte com a marca Scania. "Quando era criança, via muitos modelos ‘Jacaré’ parados perto de casa. Meu sonho era ser mecânico da Scania. Hoje, aos 51 anos, entro na concessionária não como mecânico, mas como cliente que ganhou esse caminhão. Me sinto agraciado com tamanha benção", diz emocionado.


PARCERIA CONSOLIDADA

Leandro Silva, também sócio da Supertruck, contextualiza a trajetória da empresa, fundada há 15 anos. "Somos praticamente uma família, já trabalhávamos com manutenção de caminhão. Temos 16 unidades em nossa frota e esse é o primeiro Scania.”

Ele conta que a experiência com o consórcio Scania trouxe uma surpresa inesquecível. "Esta é a primeira compra de consórcio e já fomos surpreendidos. Quando soubemos que o caminhão era nosso, ficamos numa alegria muito grande. Estamos planejando como será o uso dele, nos moldando para a aplicação, mas vai dar tudo certo."

Relacionamento de confiança

A relação da Supertruck com a Scania é antiga e ficou ainda mais forte com o sorteio do caminhão. "Nossa convivência com a Scania sempre foi positiva. Antes da transportadora, já éramos clientes de peças e serviços e sempre tivemos uma relação muito boa", destaca Leandro.

A decisão de aderir ao consórcio veio através da persistência do vendedor da P. B. Lopes Maringá: "Tivemos conhecimento da promoção através do Sansão, uma pessoa muito insistente, e graças à persistência dele, fomos contemplados".

Vendedor pé quente

Para o vendedor Sansão Evangelista de Farias, ver o cliente conquistar o prêmio é motivo de muita felicidade. "Vender a cota e o cliente ser contemplado é um prêmio que traz muita alegria para a gente. Esse é o meu segundo cliente que ganha o sorteio. Em 2023 foi a transportadora Jaloto e agora a Supertruck. Eu vibro junto.”

ACOMPANHE A ENTREGA DO CAMINHÃO PARA A SUPERTRUCK!

INOVAÇÃO E TENDÊNCIA

Os veículos Scania movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano já estão circulando por todo o Brasil contabilizando resultados e contribuindo para a transformação do setor de transportes. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema.

Quem traz informações atualizadas é Celso Mendonça, gerente executivo de vendas de Seminovos e Sustentabilidade da Scania Brasil. Fique por dentro do assunto.

Qual é a capacidade dos tanques do caminhão a gás?

A quantidade e a capacidade dos cilindros e tanques são especificadas de acordo com a necessidade de autonomia para cada operação. As capacidades de armazenamento do gás em cilindros disponíveis e as respectivas expectativas de autonomias estão descritas abaixo:

Quanto de gás cabe dentro do cilindro?

Isso dependerá da temperatura e da capacidade de pressão do compressor no abastecimento. Para exemplificar, no caso dos cilindros com capacidade de 1,170 litros, consegue-se colocar entre 230 a 270 metros cúbicos de gás, mas novamente, varia com temperatura e pressão.

O caminhão a gás tem o mesmo torque e potência que um modelo a diesel. Por que isso acontece?

O caminhão a gás da Scania alcança torque bem parecido com o diesel, na mesma faixa de potência. Isso ocorre porque o motor a gás da Scania foi projetado e concebido para trabalhar com gás, não é um motor a diesel transformado. Inclusive opera no ciclo Otto, ou seja, com velas de ignição. Dessa maneira, toda a engenharia do motor, como taxa de compressão, entrada e saída de gases, entre outros aspectos, é específica para o gás, o que permite a excelente performance.

Qual a autonomia do caminhão movido a GNV? E a GNL?

Isso também varia em cada operação, mas na prática o GNV tem apresentado uma autonomia para uma capacidade de cilindros 1.170 litros ao redor de 650 km (com PBTC de 53 toneladas) e para o GNL com tanques de 1.100 litros ao redor de 1.200 km.

Qual a eficiência no consumo de combustível em cada um dos modelos, GNV e GNL?

Variará com cada aplicação, carga, rota, topografia etc., portanto é muito importante realizar testes comprobatórios relativos a real autonomia e identificar os pontos de abastecimento ideais.

O caminhão a gás é 20% mais silencioso que o modelo a diesel. Por que isso acontece?

É uma característica do ciclo Otto, muito comum em automóveis e que a Scania utilizou no desenvolvimento deste modelo a gás.

Quais as diferenças entre o modelo GNV e o GNL? Somente o tipo de combustível?

O motor é exatamente o mesmo. Até o combustível é o mesmo, apenas apresentado em formas diferentes de armazenamento: gás e líquido.

Sabemos que muitos caminhões acabam sendo convertidos em um modelo a gás, assim como acontece com os carros de passeio. Quais os riscos dessa adaptação?

Na teoria, seguindo as normas, não há riscos na segurança, mas a performance é comprometida, pois o motor não foi projetado para este combustível, bem como não existe nenhum compromisso com as emissões, pois trata-se de um motor convertido.

O caminhão a gás da Scania já nasceu com a tecnologia do gás. Qual a diferença estrutural, então, além do combustível, para um veículo movido a diesel?

Motor, tanques, pneus, sistemas... tudo foi pensado e desenvolvido especificamente para essa aplicação. A diferença está basicamente na câmara de combustão, cabeçotes, entrada e saída de gases e toda a parte de tanques e válvulas.

Os custos de manutenção são os mesmos que de um modelo a diesel?

Deverão ser um pouco superiores, dadas as diferenças e necessidades específicas do modelo. Porém, a médio e longo prazo, a diferença se paga pela economia.

Há uma expectativa de quanto tempo esse modelo ficará no mercado? O modelo a gás vai ficar “obsoleto” quando os elétricos chegarem?

A Scania acredita que não há uma única solução quando se fala de combustíveis alternativos. O gás faz parte da futura matriz energética, principalmente no Brasil, onde encontramos uma farta oferta de biomassa para a obtenção do biometano. Os modelos a gás seguirão dentro de nosso portfólio ao lado das demais tecnologias e seguindo o conceito de TMA (Taylor Made for Application) da Scania, no qual especificará o caminhão com a melhor opção para o cliente.

O caminhão a gás pode explodir? Qual a chance de uma explosão acontecer, se compararmos com um modelo a diesel?

Só há explosão se o gás se expandir muito rapidamente dentro de um confinamento. Para que isso não ocorra, todos os cilindros são equipados com válvulas de segurança para detectar anomalias na vazão, temperatura e pressão, e nesse caso liberar o gás e evitar explosão. No caso de colisão e possível rompimento do cilindro (o que é realmente muito difícil de ocorrer), o gás será liberado e não haverá explosão. Se fosse um caminhão a diesel, o combustível escorreria e ficaria no chão, podendo se incendiar, o que nunca ocorrerá com o gás. Em muitos anos de experiência na Europa não há relatos de explosões por conta do sistema de gás. Resumindo, o caminhão a gás é pelo menos tão seguro quanto o diesel, senão até mais.

E o liquefeito? Vale o mesmo quando se pensa na segurança do modelo?

O gás liquefeito está na temperatura de -163ºC. Em caso de contato com a atmosfera, imediatamente entrará na forma gasosa e vai também para a atmosfera, eliminando qualquer risco de incêndio ou explosão, se não estiver em ambiente muito confinado.

O gás que abastece o caminhão é o mesmo gás de cozinha?

No caso de gás encanado sim. O botijão (GLP) é outro.

Quais os principais pontos de abastecimento no Brasil?

Praticamente as regiões Sul e Sudeste e as capitais mais importantes já estão cobertas. Toda a costa brasileira também. A Scania está firmando parceria com diversas distribuidoras de gás nacionais para acelerar o desenvolvimento do mercado de GNV e biometano para veículos comerciais pesados. É importante lembrar que a demanda gera a oferta, ou seja, com o crescimento das vendas, mais agentes vão começar a surgir na distribuição do abastecimento.

A coluna Inovação e Tendência da Revista PBNEWS conta com a consultoria de Celso Mendonça, da Scania Brasil.

INOVAÇÃO E TENDÊNCIA

Capital do MS é a terceira cidade brasileira a usar veículos Scania movidos a gás natural para o recolhimento do lixo

Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, deu um passo importante em direção a um futuro mais sustentável. A cidade é uma das pioneiras do Brasil a usar caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) na coleta de resíduos sólidos. A novidade chegou através da Solurb, empresa responsável pelos serviços de limpeza urbana da capital, que incorporou à frota três caminhões Scania G280 XT4x2, entregues no mês de julho pela Rede P. B. Lopes.

Além da substituição dos veículos, a mudança representa uma virada de chave: menos emissões, mais eficiência e um transporte urbano conectado com as metas globais de descarbonização. “A transição em Campo Grande começou. Estamos iniciando um novo projeto de sustentabilidade para nossa capital”, informa a prefeita Adriane Lopes.

Com essa mudança, Campo Grande tornou-se a terceira cidade brasileira a utilizar caminhões a gás na coleta de resíduos sólidos urbanos - além de Osasco (SP) e Fortaleza (CE). A novidade posiciona a capital do Mato Grosso do Sul entre os municípios que estão liderando a transformação do setor de transporte urbano, aliando inovação tecnológica e responsabilidade ambiental.

“A chegada dos caminhões a gás representa um avanço significativo para a cidade de Campo Grande em termos de sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental”, afirma Élcio Terra, superintendente da Solurb. “A Scania, como fabricante pioneira de caminhões movidos a GNV e biometano no mercado nacional, trouxe confiança e respaldo tecnológico à nossa decisão.”

Aterro sanitário

O uso do GNV abre caminho para a adoção do biometano - combustível 100% renovável que futuramente será produzido pelo aterro sanitário da cidade. Trata-se de uma transição energética estratégica, com impactos positivos para o meio ambiente e ganhos significativos em eficiência e economia a longo prazo.

“Nosso compromisso é de até 2030 concretizar o projeto de neutralização do carbono emitido", afirma Cristiane Schmidt, presidente da MSGÁS, a companhia de gás de Campo Grande. O objetivo é transformar o aterro sanitário em uma fonte geradora de biometano, capaz de abastecer toda a frota pesada da cidade. “É o que estamos construindo para o estado do Mato Grosso do Sul.”

1.500 caminhões a gás

Desde 2019, quando iniciou as vendas de veículos movidos a GNV e/ou biometano no país, a Scania já superou 1.500 unidades comercializadas — sendo mais de 150 destinadas ao segmento de coleta de resíduos. “Nos últimos seis anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia, construindo pontes com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. O Mato Grosso do Sul tem um enorme potencial de veículos a gás”, destaca Daniel Bandeira, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil.

Parceria que gera resultados

Para que essa transformação se concretizasse, foi essencial a parceria entre a Rede P. B. Lopes, Solurb e Scania. A escolha do modelo, as configurações específicas e os ajustes técnicos foram pensados em conjunto.

“Esta parceria com a Solurb e a prefeitura representa um marco importante para o futuro do transporte urbano sustentável no Mato Grosso do Sul”, revela Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da Rede P. B. Lopes. “A Scania está comprometida com a inovação e a responsabilidade ambiental, oferecendo tecnologia de ponta que atende às necessidades específicas da coleta urbana. Estamos muito orgulhosos em participar efetivamente deste projeto de descarbonização na capital sul-mato-grossense.”

INOVAÇÃO E TENDÊNCIA

Sustentável e silencioso, veículo Scania oferece inovação, tecnologia e conforto

Além de optar por caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) para a coleta do lixo, a cidade de Campo Grande (MS) também fez testes com um ônibus Scania movido a gás natural/biometano no transporte coletivo urbano. A medida faz parte do estudo técnico da prefeitura da cidade, em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, MSGÁS e Consórcio Guaicurus, na busca por alternativas mais sustentáveis e eficientes para o serviço.

O objetivo é avaliar o desempenho do veículo em rotas reais, dentro de um esforço de modernização da matriz energética do sistema público de transporte da cidade. Outro detalhe é que a experiência busca proporcionar maior conforto aos passageiros, já que o ônibus possui ar-condicionado.

O ônibus a gás começou a circular na cidade no dia 17 de julho, das 6h25 às 21h30, na linha 61 (Moreninha/Shopping), e foi avaliado durante um mês. Foram coletados dados técnicos referentes ao consumo, conforto e impacto ambiental, entre outros, inclusive com medição de satisfação dos passageiros.

Segundo Fábio Rezende, gerente da filial da PB em Campo Grande, a experiência foi positiva. “Preliminarmente foi muito satisfatório, tanto para os usuários – que elogiaram o conforto, o silêncio do motor e o ar condicionado – e também para o operador, que gostou da demonstração. Estamos na fase de conclusão dos dados para fazer o comparativo com o diesel e chegarmos ao custo total da operação. A princípio, a aceitação foi boa e tem grande chance de evoluir.”

MOBILIDADE LIMPA E EFICIENTE

O ônibus Scania K280 4x2, movido a gás natural e/ou biometano, possibilita inúmeros benefícios: imagine uma cidade onde o ar é mais limpo, o barulho dos veículos nas ruas não incomoda e o transporte público contribui para a preservação do planeta. Pode até parecer um sonho distante, mas não para a Scania. O ônibus movido a gás tem uma parcela importante na sustentabilidade do transporte, proporcionando uma .

Com 280 cavalos de potência, ele opera no mesmo ciclo dos automóveis – o Ciclo Otto – e foi projetado para rodar 100% com gás natural, biometano ou uma mistura dos dois. Isso significa que ele não foi adequado ou convertido do diesel para o gás, pelo contrário, o K 280 é um veículo original, com garantia de fábrica, tecnologia confiável e um desempenho tão bom quanto o de um ônibus movido a diesel, mas com um diferencial: é muito mais silencioso.

Capacidade para 86 passageiros

Além da performance do motor, o modelo também tem grande capacidade de transporte, comportando até 86 passageiros em seus 14 metros de comprimento. Ele é equipado com elevador para acessibilidade e possui espaço interno reservado para cadeirantes.

Outras cidades como Ribeirão Preto, em São Paulo, São José dos Pinhais, CuritibaLondrina e Ponta Grossa, no Paraná, já tiveram a oportunidade de vivenciar os benefícios do modelo.

PB SOCIOAMBIENTAL

Iniciativa celebra os 75 anos da P. B. Lopes e promove a sustentabilidade ambiental

Como parte das comemorações dos 75 anos da P. B. Lopes, a empresa está relançando o projeto Bosque dos Ipês, ação que tem o objetivo de criar praças e áreas verdes em seu território de atuação. Agora, o projeto ganhou uma nova meta: plantar em cada novo bosque, 75 mudas de ipês - número simbólico que representa as sete décadas e meia de história da companhia.

"A proposta é deixar uma marca nas cidades onde estamos presentes", explica Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da empresa. “O programa vai além do aspecto comemorativo, estabelecendo um compromisso com a cidade e o meio ambiente.”

Salto Grande

A cidade de Salto Grande (SP) foi a primeira a ganhar um bosque com 75 mudas de ipês. O plantio ocorreu no dia 16 de junho, nas margens do lago do Parque Ecológico, e foi feito em parceria com a prefeitura municipal. Colaboradores da PB e alunos da rede pública de ensino se uniram neste evento de equilíbrio e preservação ambiental.

“Este é o segundo Bosque dos Ipês de Salto Grande. Tivemos a colaboração de muitas crianças do ensino fundamental e plantamos 75 mudas de ipês amarelos. Desejamos que elas floresçam aqui na cidade”, conta Daniela.

Bosques em todo o território

A estratégia da Rede P. B. Lopes é que toda cidade situada em sua área de atuação - no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul – ganhe um Bosque dos Ipês, tornando-se um símbolo de sustentabilidade e história.

A ação faz parte do programa socioambiental da empresa de promover a distribuição e o plantio de mudas de árvores para cada veículo comercializado.

PB SOCIOAMBIENTAL

Colaboradores podem trocar 75 quilos de tampinhas por miniaturas exclusivas do Scania Edição Especial 75 anos

A Campanha Tampinha do Bem já faz parte da rotina da Rede P. B. Lopes, iniciativa que estimula a coleta de tampas plásticas e posteriormente a doação para entidades assistenciais. Este ano, a campanha está criando contornos competitivos e quem ganha, além do planeta, é o colaborador.

Cada funcionário que conseguir juntar 75 quilos de tampinhas plásticas receberá uma miniatura exclusiva do Scania R460 Super - Edição PB 75 anos. A campanha tem duração de um ano – de setembro de 2025 a setembro de 2026 - permitindo que os participantes organizem a coleta ao longo dos meses. Cada filial ficará responsável pela pesagem e somatória do total de cada colaborador.

Além da premiação individual, as três filiais que mais arrecadarem tampinhas também receberão miniaturas extras para sorteio entre os participantes locais. "Se cada pessoa produz 64 kg de resíduos plásticos por ano, nossa campanha vai ajudar a neutralizar esse consumo e vai oferecer créditos para o meio ambiente", reflete a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

NOTÍCIAS DA CASA - CAMPANHAS

Campanha de doação de sangue da Rede P. B. Lopes mobiliza colaboradores

A solidariedade corre nas veias da Rede P. B. Lopes. Nos meses de junho e julho, colaboradores de todas as filiais participaram voluntariamente de mais uma campanha de doação de sangue, um gesto que pode salvar muitas vidas, já que o sangue é essencial em tratamentos, procedimentos cirúrgicos e emergências.

A campanha teve a adesão de doadores regulares e também de novos participantes. “Temos colaboradores que doam durante o ano todo, participam da nossa campanha e incentivam os colegas que nunca doaram a fazer essa boa ação também” destaca Lígia Pádua, analista de RH.

O resultado foi positivo: 80 colaboradores participaram da ação, resultando em 36 litros de sangue que foram destinados aos hospitais, institutos e hemocentros que fizeram a coleta. É uma contribuição significativa, já que o sangue é insubstituível e não pode ser produzido artificialmente.

NOTÍCIAS DA CASA

Mostra “75 Anos P. B. Lopes” está percorrendo as filiais demonstrando como a empresa evoluiu através das décadas

A Exposição Itinerante “75 Anos P. B. Lopes”, que reúne fotos, slides, equipamentos e objetos antigos que marcaram a trajetória da empresa, está fazendo sucesso entre os colaboradores. A mostra foi aberta em Londrina (PR), onde permaneceu durante um mês, e depois seguiu para as filiais de Maringá (PR), Regente Feijó (SP) e Salto Grande (SP), chamando a atenção de funcionários, parceiros e clientes.

A exposição foi criada em comemoração aos 75 anos da P. B. Lopes e celebra não apenas o passado, mas também a evolução dos processos e da tecnologia através do tempo. O acervo inclui também itens como máquina de datilografar, calculadoras antigas, perfurador de papel, livros de registros, balança e câmera fotográfica, entre outros objetos.

O passeio pela história agradou Alexandre Passarelli Teixeira, supervisor de serviços da filial de Regente Feijó (SP): “Nestes 75 anos vemos o quanto a empresa cresceu, aumentou seus locais de atendimento, se fez presente nos principais eventos, na vida de seus colaboradores e é uma das principais concessionárias da Scania em nosso país. Tudo isso é fruto do trabalho e dedicação da família Lopes e seus colaboradores”.

“O que mais me chamou a atenção é que em tudo que a empresa faz é perceptível à sua marca, sua identidade. Podemos notar a preocupação com o legado que Seu Pedro deixou. Sua frase marcante ‘Nunca quis ser um concessionário e sim o concessionário’ nos faz refletir e agir para atingirmos esse objetivo”, conclui Alexandre Passarelli.

Agenda da Exposição Itinerante 75 anos P. B. Lopes

03 de outubro a 02 de novembro: Campo Grande (MS)


13 de novembro a 12 de dezembro: Dourados (MS)

NOTÍCIAS DA CASA

Rede P. B. Lopes apresenta sua identidade olfativa, um aroma exclusivo criado para celebrar os 75 anos da empresa

A P. B. Lopes ganhou uma nova atmosfera, agradável e memorável, com o lançamento de sua identidade olfativa - uma fragrância exclusiva criada especialmente para celebrar as sete décadas e meia da empresa. O novo aroma já pode ser sentido em todas as casas da rede no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

"A identidade olfativa representa um novo capítulo na experiência que oferecemos aos nossos clientes. Sabemos que o olfato é um dos sentidos mais poderosos para criar memórias e conexões emocionais, e queremos que cada pessoa que entre em nossas unidades se sinta acolhida desde o primeiro momento”, explica Daniela Lopes Gomes, diretora da Rede P. B. Lopes.

Com notas frescas, sofisticadas e envolventes, a nova fragrância reflete a tradição e a solidez da empresa. “Não se trata apenas de ter um ambiente agradável, mas de criar uma assinatura única que traduza os valores da P. B. Lopes: qualidade, confiança e proximidade. Quando um cliente sente aquele aroma característico, ele imediatamente se conecta com nossa marca e com a história de 75 anos que construímos juntos.”

Sachês aromáticos

O perfume que agora preenche todos os ambientes da Rede P. B. Lopes também pode acompanhar os clientes nas estradas e em suas casas. Os sachês aromáticos, com a fragrância exclusiva da PB, podem ser adquiridos em todas as casas da rede por R$ 29,90. É a oportunidade de transformar cada viagem em uma experiência marcante, com o aroma que representa a essência acolhedora e familiar da P. B. Lopes.

"Quando abri a porta do caminhão, senti um cheiro super agradável, diferente dos aromas que a gente encontra postos de combustível. Algo diferente, parecia perfume. Gostei bastante!"

Jeferson Salomão - gerente da Dom Novilho, cliente de Maringá

NOTÍCIAS DA CASA

Parceria entre P. B. Lopes e empresa Totvs traz inovação dos procedimentos internos e qualidade no relacionamento com o cliente

A Rede P. B. Lopes ganha a partir de 2026, um importante upgrade digital com a implantação do Protheus, moderno sistema de gestão empresarial ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) desenvolvido por uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, a Totvs. A solução tecnológica vai integrar todos os departamentos da concessionária, automatizando processos e oferecendo maior agilidade, tanto nos setores internos, quanto no atendimento ao cliente final.

Segundo Everton Opata, gerente de valor da Totvs, o sistema foi especialmente desenvolvido para atender às necessidades da concessionária. "Com o Protheus, estamos trazendo uma solução mais leve, com um sistema dedicado para solucionar os processos em todos os setores. Para a Rede P. B. Lopes, a Totvs desenvolveu um produto padrão com integração nativa com a montadora."

Integração e produtividade

A principal vantagem do novo sistema está na capacidade de unificar informações e processos. Com essa integração, a expectativa é de aumento de produtividade em toda a operação. "Esse programa vai trazer mais eficiência, impactando no cliente. Vamos reduzir os prazos de serviços, garantindo transparência e segurança para o cliente e para a empresa", explica o especialista.

Pioneiro na inovação

Para Antonio Zapatosni, diretor da Rede P. B. Lopes, a implementação do Protheus representa a continuidade de uma filosofia que sempre buscou a excelência no atendimento. "A Totvs é nossa parceira há mais de 20 anos e com essa nova tecnologia vamos atender melhor o cliente interno e externo."

Zapatosni relembra que a empresa tem histórico de pioneirismo ao informatizar toda sua operação ainda nos anos 1980. "Sempre fomos precursores em novidades e agora chegou o momento de avançarmos novamente. Temos o melhor produto de mercado e a PB sempre caminhou lado a lado com a montadora, pensando em oferecer o melhor aos nossos clientes."

NOTÍCIAS DA CASA

Gestores discutem mercado, inovação e novas oportunidades para negócios

Diretores e lideranças das áreas de Vendas de Serviços, Veículos, Marketing, Pessoas e Cultura, Inteligência de Mercado e Contratos de Manutenção da Rede P. B. Lopes participaram, em julho, de um Workshop de Serviços promovido pela Scania em Londrina (PR).

"O objetivo do workshop foi conhecer a situação de mercado na região, planos de ação e principais desafios de cada gestor para que nós, da Scania, pudéssemos convergir esforços para apoiá-los com foco em maior eficiência, rentabilidade e atendimento ao cliente", explica Lincoln Garcia, gerente executivo de vendas de peças e serviços da Scania Brasil.

O encontro foi estruturado em duas etapas distintas: palestra sobre o Scania Way, modelo de pensamento da montadora, e o Scania Pro, programa de manutenção que foi remodelado para melhor atender as necessidades dos clientes.

A reunião faz parte de uma estratégia nacional da Scania, que está sendo divulgada em todo o território brasileiro. "Passamos por todos os grupos de concessionárias com a mesma proposta e agora temos um diagnóstico completo para agir com mais assertividade", destaca Garcia.

O executivo fez um balanço positivo do workshop. "Ficamos muito satisfeitos com o nível de excelência, comprometimento, amor e engajamento do time da P. B. Lopes e saímos convencidos de que teremos resultados ainda melhores no segundo semestre."

NOTÍCIAS DA CASA

Scania Way inspira reflexão sobre cultura corporativa, valores e engajamento

Durante o encontro dos gerentes da Scania com as lideranças da Rede P. B. Lopes, a programação incluiu a palestra sobre o Scania Way, valores e princípios da Scania, proferida por Sara Tassinari, gerente do Scania Way e Responsabilidade Social da Scania Brasil.

Segundo a palestrante, a proposta é estimular uma reflexão interna: "A ideia é trazer o olhar para dentro da organização e entender como as pessoas se enxergam dentro da operação, conectar propósitos em cada setor e saber qual o impacto na experiência do cliente”.

O Scania Way parte de uma premissa fundamental do sistema de gestão: a cultura corporativa é a base que sustenta toda a operação. Neste contexto, Sara Tassinari provoca uma reflexão ao questionar: "A empresa tem os mesmos valores que eu?".

Um dos aspectos que mereceu destaque da especialista é o longo tempo de casa de muitos colaboradores da P. B. Lopes. Ela explica que o alto turnover prejudica a experiência do cliente, enquanto ambientes engajados geram resultados diferentes. “Ver os mecânicos conversando com os motoristas, perguntando da família, isso é resultado de anos de relacionamento”, constata.

Ao final, Sara reforçou a sua admiração pela P. B. Lopes: "A PB é um exemplo, um orgulho. Vemos o carinho das pessoas que trabalham aqui dentro e isto é um diferencial muito forte".

NOTÍCIAS DA CASA

Celebrado em 10 de agosto, o Dia dos Pais foi especial na Rede P. B. Lopes. Todos os pais ganharam uma nécessaire personalizada, com o logotipo da empresa e o nome do colaborador, um presente pensado com carinho para marcar a data.

Em Londrina, a comemoração coincidiu com a tradicional festa dos aniversariantes do mês, realizada sempre na primeira semana, e ganhou um momento de homenagem a todos os pais.

NOTÍCIAS DA CASA – TRANSFORMAÇÃO

Rede P. B. Lopes investe em estratégia de incentivos para atingir meta de comercialização de peças e serviços

A Campanha TransformAção 2025 da Rede P. B. Lopes segue em ritmo acelerado, mobilizando todas as filiais em busca de uma meta audaciosa: comercializar R$ 315 milhões em peças e serviços ao longo do ano. Com um ótimo pacote de gratificações e prêmios exclusivos, a iniciativa tem transformado o ambiente corporativo em uma disputa saudável entre as filiais.

Segundo Fernando Rodrigues, gerente de peças e serviços da rede, os primeiros meses apresentaram alguns desafios, mas o planejamento da campanha mantém o otimismo dos colaboradores: "A campanha está a todo vapor. Fechamos o primeiro semestre faltando pouco para atingir o objetivo, mas a equipe promete se recuperar no decorrer do segundo semestre”.

Time engajado

O diferencial da campanha está na diversidade de premiações e reconhecimentos. Além dos tradicionais prêmios mensais, que geram muita empolgação nas filiais, a disputa se intensifica com a competição pelo pódio, onde os três primeiros colocados acumulam pontos para concorrer a uma viagem exclusiva destinada aos gerentes das unidades.

A entrega da Premiação Semestral – Cockpit de Serviços e Veículos já foi feita, demonstrando o cumprimento dos compromissos assumidos pela empresa com os participantes. "Tem sido um ano desafiador para todos, mas como a campanha está bem estruturada e com todos os colaboradores concorrendo a prêmios em diversas etapas, fica um pouco mais fácil falar em superação", destaca Fernando Rodrigues.

Neste segundo semestre, a rede concentra os esforços para atingir a meta proposta. "Temos os prêmios mensais, o semestral e o anual, que inclui prêmios em dinheiro, além de carros, motos e celulares para quem cumprir os seus objetivos", enumera o gerente.

SOCIAL

Baby

Chegou ao mundo no dia 12 de julho, a pequena Cecília Mendonça Moraes, filha da assistente comercial Amanda Rosa Mendonça, da P. B. Lopes Maringá, e de Adenilton Moraes. Desejamos muita saúde e felicidade para a família!

Helena

No dia 04 de agosto, nasceu muito valente, rodeada de amor e cuidado, a pequena Helena Mendes Pereira, filha do auxiliar mecânico da P. B. Lopes Regente Feijó Ricardo Aparecido Pereira e de Josiana Aparecida Caravante Mendes. Seja bem-vinda!

Superação

O atendente de agendamento da P. B. Lopes Maringá Robson Kiyoshi Yaedu participou no mês de agosto da 5ª Prova Militar de Ferro, em comemoração ao 171º aniversário da Polícia Militar do Paraná. Foram desafios de corrida, natação, lama, contêiner de gelo e transposição de obstáculos, exigindo preparo físico e muita resistência. Parabéns, Robson! Você é fera!

FEITO À MÃO

Davi Maturana Cordeiro, filho da colaboradora Aline Francielli da Silva Maturana, analista financeiro da P. B. Lopes Londrina, é apaixonado por caminhões. Ele mantém o hábito de expressar sua conexão com o Rei da Estrada com muitas cores e criatividade. Grande talento!

NOTÍCIAS DA CASA - TEMPO DE CASA

Parabéns, colaboradores!

Nos meses de julho, agosto e setembro, celebramos com alegria os aniversariantes de tempo de casa. A cada ano de dedicação, vocês fortalecem ainda mais a nossa história.

NOTÍCIAS DA CASA

Quem compartilha sua história é o gerente de serviços da filial de Londrina (PR), Leonardo Batista

“No ano de 2014, a Scania lançou o Roteiro de Sucessos, um programa destinado à área de serviços composto por alguns KPIs (indicadores de desempenho). Não me lembro quais eram, mas um dos principais era a venda de PMS (Programa de Manutenção Scania).

Se os indicadores fossem atingidos, a concessionária seria premiada com um carro Volkswagen Golf, entre outros prêmios, que totalizados somavam em torno de R$113 mil.

Para nossa alegria, superamos todas as concessionárias do Brasil e subimos no lugar mais alto do pódio. Conquistamos o posto de melhor concessionário do Brasil!”

AGRO

Resultado comprova a excelência em rastreabilidade, qualidade e responsabilidade sanitária

A Fazenda Dona Amélia, pertencente à família Lopes, situada no município de Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul, passou por auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Iagro, órgão estadual que atua na Defesa Sanitária Animal e Vegetal, e obteve uma importante conquista: a aprovação com 100% de conformidade em todos os quesitos avaliados.

A auditoria, realizada no dia 17 de junho, avaliou documentos relacionados à rastreabilidade da propriedade, abrangendo o período de julho de 2019 a julho de 2025, além de verificar uma amostragem de animais do rebanho. O objetivo foi confirmar o cumprimento dos requisitos técnicos, legais e sanitários necessários para a certificação internacional das fazendas que integram a Lista Traces, que aponta os estabelecimentos aptos a exportar para a União Europeia.

“A aprovação, no âmbito da Instrução Normativa nº 51, de 1º de outubro de 2018, representa a confirmação de que a Fazenda Dona Amélia mantém conformidade com os requisitos técnicos, sanitários e operacionais exigidos pelo Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (SISBOV)”, destaca Márcia Chink, gerente da Fazenda.

“Esse resultado assegura que a propriedade continua apta a integrar a Lista Traces, preservando sua habilitação para atender protocolos de exportação que demandam rastreabilidade individual de animais. Tal condição reforça a credibilidade do estabelecimento perante a cadeia produtiva e os mercados internacionais.”

Qualidade do rebanho

A Fazenda Dona Amélia se destaca no Mato Grosso do Sul pela qualidade do gado Nelore. Com o resultado, a propriedade reafirma sua dedicação à transparência e à responsabilidade em sua produção, assegurando credibilidade no mercado e aptidão para exportações.

RECEITA

Com sabor marcante e suculento, o hambúrguer se tornou um dos pratos mais populares do mundo e é uma opção deliciosa para a hora do lanche. Combinando uma variedade de ingredientes, temperos e condimentos, é possível criar um hambúrguer único e delicioso que atenda a todos os gostos. A receita é de Jean Carlos Alves Ferreira, gerente de engenharia e manutenção da P. B. Lopes, na foto com a filha Elena Maria.

Ingredientes:

- 700 g de carne moída (patinho ou miolo da paleta)

- 300 g (três gomos) de linguiça suína pura

- 2 cebolas pequenas picadas

- 4 dentes de alho picados

- 2 ovos

- 4 colheres (sopa) de farinha de rosca

- 2 colheres (sopa) de creme de cebola

- Cheiro verde a gosto

- Sal e pimenta a gosto

Preparo:

Em uma tigela grande, misture a carne moída, a cebola picada, o alho, os ovos, a farinha de rosca, o creme de cebola e o cheiro verde. Abra os gomos da linguiça suína e adicione somente o recheio. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Depois, divida a massa em porções e molde cada uma no formato de hambúrguer, na mão mesmo, pressionando levemente para ficar firme.

Aqueça a frigideira ou a grelha em fogo médio-alto, adicione um pouco de óleo ou manteiga e deixe os hambúrgueres por cerca de 4 a 5 minutos de cada lado, ou até que fiquem dourados e cozidos por dentro.

Agora é só escolher os acompanhamentos de sua preferência e montar o lanche. “Aqui em casa, montamos o hambúrguer com pão de gergelim, queijo prato, tomate em rodelas, mostarda e ketchup”, conta Jean Carlos. “É uma festa, minhas filhas adoram, é muito gostoso. Eu e minha esposa cultivamos momentos como esse em família”.

DIVERSÃO

FILME

FILME: FÓRMULA 1

Produção: Plan B Entertainment
Direção: Joseph Kosinski
Elenco: Brad Pitt, Damson Idris, Javier Bardem Duração: 2h35min

Trinta anos depois de abandonar as pistas, o lendário piloto Sonny Hayes (Brad Pitt) é convencido a voltar a correr para apoiar Joshua Pearce (Damson Idris), o jovem novato da escuderia fictícia ApexGP. Disposto a todos os riscos, Sonny monta uma estratégia para fazer a equipe se tornar vitoriosa, para isso ele precisará do apoio da comissão técnica e de pessoas influentes do esporte, mostrando que a corrida vai muito além das curvas dos autódromos. O longa conta com a participação dos pilotos reais da F1 e foi gravado durante as corridas do GP da Inglaterra.

SÉRIE

SÉRIE: SENNA

Produção: Netflix
Direção: Vicente Amorim, Júlia Rezende
Elenco: Gabriel Leone, Pâmela Tomé, Matt Mella
Nacionalidade: Brasil, EUA
Episódios: 6


A minissérie conta a história de Ayrton Senna, herói brasileiro dentro e fora das pistas. Ao longo de seis episódios, a produção mergulha na trajetória do piloto com um olhar intimista acerca de Ayrton, interpretado pelo ator Gabriel Leone, como piloto e como pessoa. A trama se desenrola a partir da largada da carreira do automobilista, partindo para a Europa para correr na Fórmula Ford, e acompanha sua jornada, entre os desafios das pistas, os movimentos estratégicos nas trocas de escuderia, dos seus relacionamentos e do peso de ser uma figura pública. A série também retrata o trágico acidente que tirou sua vida e deixou um país inteiro de luto, no Grande Prêmio de San Marino, na Itália.

MÚSICA

MÚSICA: SOMEONE YOU LOVED

Cantor: Lewis Capaldi
Gravadora: Vertigo Records

“Someone You Loved” é uma canção gravada pelo cantor e compositor escocês Lewis Capaldi, em 2018, e faz parte da trilha sonora do filme “Querido John”. A música se tornou o primeiro single número 1 de Capaldi, passando sete semanas consecutivas no topo da parada e foi o single mais vendido de 2019 no Reino Unido. No início de agosto de 2025, no streaming Spotify, a música se tornou a quarta canção a atingir 4 bilhões de streams no aplicativo. Em 2022, Lewis Capaldi foi diagnosticado com a Síndrome de Tourette, distúrbio do sistema nervoso que envolve movimentos repetitivos ou sons indesejados, e só retornou aos palcos em junho de 2025 após uma pausa para tratamento.

LIVRO

LIVRO: O LIVREIRO DE CABUL

Autor: Asne Seierstad
Editora: Record
Páginas: 316

O Livreiro de Cabul (Bokhandleren i Kabul) foi escrito pela jornalista norueguesa Åsne Seierstad e lançado em 2006. A autora foi correspondente de guerra no Afeganistão durante algum tempo. Em 2002, após a queda do regime talibã, durante três meses viveu na casa de Sultan Kan, um livreiro em Cabul, e cujo nome verdadeiro é Shan Mahammad Rais. A partir dessa convivência surgiu a obra, que é uma narrativa sobre a condição em que vivem as famílias e principalmente as mulheres afegãs. O livro rapidamente tornou-se um grande sucesso mundial e foi traduzido para várias línguas.

EXPEDIENTE

Revista PBNews - Edição Digital
51ª edição – SETEMBRO 2025


Direção Geral - P. B. Lopes & Cia. Ltda.

Conselho Editorial - Daniela de Andrade Lopes Gomes - Juliana Quasne - Emilia Miyazaki - Milton Antunes - Júlio César dos Santos Barbosa - Kauane Galhardo

Produção - Doc Comunicação
Jornalista Responsável - Emilia Miyazaki - Mtb 2868
doclondrina1@gmail.com

Edição e redação - Milton Antunes – Mtb 2018
miltonantuneslondrina@gmail.com

Revisão - Mariana Guerin – Mtb 34838/156/67V/SP

Fotografia - Acervo Rede P. B. Lopes – Emília Miyazaki - Acervo Scania

Solução digital (pocket®) e projeto gráfico - Visualitá® Gestão em Design Estratégico e Alexandre Jorge

Contato - P. B. Lopes & Cia Ltda - Av. Brasília, 3.126 - Londrina – PR • Telefones (43) 4009.0780 | 3329.0780 • daniela.lopes@pblopes.com.br - marketing@pblopes.com.br
www.pblopes.com.br
A Revista PBNews - Edição digital é uma publicação da P. B. Lopes

P. B. LOPES | SCANIA

LONDRINA – PR
(43) 4009 0780
Av. Brasília, 3126 • CEP 86025-180
MARINGÁ – PR
(44) 3228 5757
Av. Colombo, 674 • CEP 87045–000
MARINGÁ – PR (Posto de Serviço)
(44) 3246 3304
Rod. PR 317, 4652, Km 03 • CEP 87035-510
CAMPO GRANDE – MS
(67) 3326 5080
Rua Elza da Silva Gatass, 48 • CEP 79018-805
DOURADOS – MS
(67) 3424 0015
Rua Marginal Leste, 11415, Chácara Castelo II • CEP 79835-000
LADÁRIO – MS
(67) 3234 6400
Rod. BR 359, Km 516,7 • CEP 79370-000
SALTO GRANDE – SP
(14) 3378 4115
Rod. Raposo Tavares, Km 386 • CEP 19920-000
REGENTE FEIJÓ - SP
(18) 3941 1030
Rod. Raposo Tavares, km 559 - Distrito Espigão • CEP 19570-000
AVARÉ – SP
Bizungão (Posto de Serviço)
Rod. Pres. Castello Branco, Km 247 - Posto Bizungão
CEP 19920-000
TRÊS LAGOAS - MS
Rua Ostanílio Garcia Moreira, 5094
Chácara Imperial
CEP 79631-170