Deslize para o lado para
acessar o conteúdo da revista

EDITORIAL

Uma empresa significa muito mais do que estabelecer processos ou buscar resultados financeiros. Significa plantar sementes de propósito que floresçam com trabalho, compromisso e responsabilidade.

Nossa história começou com o meu avô José Lopez Lopez, ganhou força com a energia e trabalho de meu pai, Pedro Barboza Lopes, e prossegue comigo, com o comprometimento de Henrique, Antonio e toda nossa equipe. São 75 anos de uma trajetória traduzida em relacionamentos, valores preservados e responsabilidades comungadas.

A excelência no atendimento e a valorização incondicional do cliente não são apenas diretrizes em nossa empresa – são princípios que permeiam cada decisão, cada processo. Estes valores encontraram terreno fértil em nosso time de colaboradores, muitos dos quais compartilham conosco décadas de dedicação. É essa perenidade que confere autenticidade ao nosso dia a dia.

Nesta 50ª edição, celebramos não apenas marcos temporais, mas também as pessoas que deram vida a esses 75 anos de história. Colaboradores que cresceram conosco através de gerações, novos talentos que chegam trazendo energia renovada e a expectativa de serem acolhidos com o mesmo cuidado que sempre caracterizou nossa cultura organizacional.

Nossos clientes transcenderam a dimensão comercial para se tornarem parceiros e, em muitos casos, amigos. Com eles, desenvolvemos soluções de transporte que fortalecem os vínculos de confiança construídos ao longo de nossa história.

O cuidado com o meio ambiente representa outro pilar fundamental. Seja por meio da promoção de veículos movidos a gás e outras alternativas energéticas sustentáveis, ou de nosso trabalho contínuo de conscientização ambiental e social junto às comunidades.

A PB é uma empresa humana. Uma organização que entende que cuidar do planeta, cuidar das pessoas e cuidar de quem caminha conosco são indissociáveis de nossa existência como empresa. Seguimos em frente nesta jornada, cada um contribuindo com a perspectiva única de honrar o passado, celebrar o presente e de estarmos preparados para o que virá.

Espero que aprecie a leitura!



Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

LEGADO
“Parabéns a Daniela e Henrique que mantêm a tradição iniciada pelo Sr. José, muito expandida pelo saudoso cunhado Pedro, sempre apoiado na também saudosa e querida Maria Cristina, resultando nesta primorosa empresa, orgulho de todos nós e da Scania. Muito sucesso para toda a comunidade P. B. Lopes.”

LUIZ AUGUSTO FRANCO DE ANDRADE
Médico neurologista
São Paulo (SP)

AÇÕES ESG
“Incrível! 75 anos com foco nos clientes, ética e agindo para mudar o entorno com ações efetivas baseadas em ESG! Vocês têm a minha admiração!”

ROBERTO LEONCINI
Roberto Leoncini
São Paulo (SP)

SENSACIONAL
“Amei todos os artigos, especialmente o projeto Ipê Amarelo, que nos leva a refletir sobre a necessidade do plantio de árvores. A natureza agradece. O trabalho de vocês é sensacional. Parabéns!”

MARIA IDÁLIA
Sócia proprietária da Aparício Transportes
Regente Feijó (SP)

APP RODANDO
“Sensacional! O App Lopes está bem ‘liso’, ou seja, não está travando nenhuma matéria. Parabéns pelo conteúdo!”

GUILHERME MORENO
Scania Consórcio
São Paulo (SP)

FONTE DE APRENDIZADO
“A PBNEWS é sem dúvida uma fonte riquíssima de aprendizado e inspiração. Parabéns à Família P. B. Lopes por seus 75 anos, sempre inovando e, ao mesmo tempo, mantendo a essência e o valor familiar em seus negócios.”

RODRIGO OLIVOTO
Scania Consórcio
Cascavel (PR)

MERGULHO NA HISTÓRIA
“Acessar a PBNEWS foi um mergulho no tempo e um resgate de memórias que fazem parte da construção da minha história de vida. Trabalhei no Consórcio Scania, na cidade de Cotia, em meados dos anos 1990. Tive contato com vários colegas de trabalho, das várias unidades P. B. Lopes. Sentia uma alegria sem tamanho ao ver, nas rodovias, os caminhões Scania tão grandes e imponentes. Que este segmento, alicerçado nos valores da P. B. Lopes, continue a construir e realizar propósitos, sonhos, projetos na vida de todos os que participam deste legado e desta linda e desafiadora história que merecidamente completa 75 anos! Parabéns P. B. Lopes!”

PATRICIA RAMALHO SANTOS MATOS
Secretária
Cotia (SP)

SAUDADE BOA
“Quanta coisa linda nessa revista. Dá pra ver o carinho e o cuidado em cada detalhe. No dia a dia, a gente vive tanta coisa no meio da correria e quando a revista chega bate aquele gostinho de saudade boa de momentos especiais que marcaram e marcam a nossa caminhada na P. B. Lopes!”

SILVIA OLIVEIRA
P. B. Lopes (Matriz)
Londrina (PR)

TRANSFORMAÇÃO
“É inspirador reconhecer o carinho e a dedicação da PB. 75 anos de dedicação em transformar o Brasil e a vida de tantas pessoas. A gratidão transborda e celebra o impacto positivo que a empresa tem gerado ao longo de sua história. Parabéns PB. Obrigada por me deixar fazer parte dessa jornada. Com alegria, desejo a continuidade de sua trajetória de sucesso e transformação!”

LUCIANA ALVES MAIA
P. B. Lopes Regente Feijó
Regente Feijó (SP)

ORGULHO
“Que orgulho vocês devem estar sentindo! Vange e eu estamos muito felizes, uma vez que também fomos privilegiados com o sucesso de vocês. Que Deus continue os abençoando.”

SEVERO E VANGE CANZIANI
Empresários
Londrina (PR)

EXCELÊNCIA
“Fico emocionada vendo vocês levando adiante o legado dos seus pais com tanta excelência. Parabéns! Que Deus continue os abençoando.”

CRISTIANE GARCIA CID
Empresária
Londrina (PR)

ESPECIAL - PB 75 ANOS

Conheça a história dos primeiros 25 anos da P. B. Lopes, de 1950 a 1975, período marcado pelo aprendizado e habilidade com os negócios

Manter-se no mercado por décadas não é tarefa fácil. A longevidade empresarial se constrói sobre pilares sólidos como a capacidade de adaptação às transformações, compromisso com a qualidade, relacionamento duradouro com clientes e fornecedores e visão estratégica que equilibra tradição e inovação.

Desde 1950, a P. B. Lopes dedica-se ao segmento do transporte, seja no comércio de carros, ônibus e caminhões ou na condução de passageiros. Uma jornada que começou com o imigrante espanhol José Lopez Lopez patriarca da família, e exemplifica esta prosperidade nos negócios.

Dona Amélia e Seu José com os filhos durante viagem de férias

“A nossa história é muito parecida com a da maioria dos imigrantes”, reflete a diretora da PB, Daniela de Andrade Lopes Gomes. “Não só meu avô, mas muitos pioneiros fizeram essa viagem em busca de progresso e acabaram trazendo desenvolvimento para regiões inóspitas. Foi um dos movimentos de interiorização feito por imigrantes e Londrina estava no caminho desta onda de crescimento.” de tornar a Scania uma marca mais conhecida na região.

Desde a fundação, a PB tem transitado com maestria por cenários instáveis, como as oscilações na economia, mudanças sociais e nas tendências de mercado e outras variáveis importantes, mantendo-se firme e resiliente.

“Os imigrantes, assim como meu avô, eram pessoas com muita vontade de mudar e encararam com todas as forças esse desafio de desenvolver e crescer. Este fato acabou trazendo progresso para toda a região. Não é uma história singular, mas o reflexo do movimento da sociedade naquele ambiente”, pondera Daniela.

O INÍCIO

No final dos anos 1940, o patriarca José Lopez Lopez - casado com a Sra. Amélia Barbosa Lopes - administrava o armazém “Casa Econômica” e outros empreendimentos na cidade de Ibiporã (PR), vizinha à Londrina (PR), quando surgiu uma nova oportunidade de negócios.

Matéria publicada na Folha de Londrina nos anos 1950 sobre José Lopez Lopez

A Brasmotor, empresa focada na montagem e venda de veículos importados, estava à procura de um parceiro para representar a marca e revender caminhões, pickups e automóveis De Soto - além da linha de refrigeradores Norge, que depois se tornaria Brastemp.

Seu José aceitou o desafio: comprou um terreno no centro de Londrina (PR), na esquina das ruas Mato Grosso e Sergipe (atual Camelódromo), e construiu um prédio com dupla finalidade: no piso superior, os apartamentos para a família morar e, no térreo, a loja, oficina e um posto de combustível.

A inauguração do novo negócio - Irmãos Lopes & Cia. Ltda. - ocorreu no dia 06 de julho de 1950. A partir dessa data, a empresa abriu suas portas como concessionária de veículos e peças da marca De Soto, voltada para carros médios, provenientes da indústria americana Chrysler.”

OS PESADOS DA MERCEDES

Em 1956, o presidente Juscelino Kubitschek criou o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), para superar o déficit crônico de veículos no país. O projeto abriu caminho para a entrada de diversas fábricas estrangeiras, entre elas a Mercedes-Benz.

Com o fim da parceria com a Brasmotor, que deixou a atividade com automóveis para se dedicar ao setor de eletrodomésticos, a Mercedes-Benz iniciou a aproximação com a Irmãos Lopes. Em 1957, o acordo foi concretizado e a empresa foi nomeada concessionária da marca na região.

Além dos negócios com a Mercedes-Benz, a Irmãos Lopes também foi responsável pela comercialização dos veículos Alfa Romeo/FNM nas regiões de Assis e Ourinhos, no estado de São Paulo, e dos automóveis DKW, na cidade de Maringá (PR).

TRANSPORTE COLETIVO

Entre 1950 e 1960, período de grande transformação com oportunidades em diversas áreas, Seu José ampliou os negócios e ingressou na área do transporte coletivo de passageiros.

Fundou a Viação Santa Amélia, em São Paulo, capital. Simultaneamente, em Londrina (PR), na gestão do prefeito Antonio Fernandes Sobrinho (1955 a 1959), criou a Viação Urbana Londrinense (VUL), responsável pelo transporte coletivo da cidade.

Os ônibus rodavam pelos bairros e ao final do dia voltavam para a Irmãos Lopes, no centro da cidade, onde pernoitavam na rua. “Os motoristas traziam o dinheiro e a gente fechava o caixa juntamente com duas funcionárias, à noite. Era tudo muito diferente naquele tempo”, relembra o Seu Guido Hansen, ex-funcionário da Irmãos Lopes.

SCANIA, UMA NOVA MARCA

Com o término do contrato com a Mercedes-Benz, nos anos 1960, logo surgiu o interesse da Scania pela Irmãos Lopes. A negociação foi bem sucedida e em agosto de 1966 a família Lopes iniciou uma nova etapa de sua história, com o desafio de tornar a Scania uma marca mais conhecida na região.

Os resultados foram surgindo numa escala crescente: no final de 1966, a Irmãos Lopes comercializou 08 caminhões; no segundo ano, 15; no terceiro ano, 35; e no quarto ano, 41. “Nos primeiros anos como concessionário Scania pude sentir a força e o potencial da marca. Tínhamos um excelente produto nas mãos”, revelou Pedro Barboza Lopes, fundador da Rede P. B. Lopes, em seu livro “De Pai para Filho”.

José Lopez Lopez entrega chaves para representante da Transportadora Matsuda de Maringá

EXPANSÃO PARA MARINGÁ

Com a consolidação da parceria com a Scania, a Irmãos Lopes foi conquistando diversos clientes na região, em especial em Maringá (PR), cidade com grande vocação para o transporte. A demanda era grande e foi preciso abrir uma filial na Cidade Canção.

O projeto da nova concessionária foi feito pelo engenheiro Zeca Lopes, irmão de Seu Pedro. Na inauguração, no dia 26 de setembro de 1976, a empresa recebeu os convidados com um grande almoço.

“Uma das memórias mais claras que tenho é a festa de inauguração. Estávamos todos os primos, ainda crianças, uniformizados com macacão branco e logomarcas bordadas da Irmãos Lopes e Scania. As meninas tinham um laço vermelho amarrado no pescoço e ficamos dando boas-vindas aos convidados. A festa foi na oficina e era uma imensidão de gente”, relembra Daniela de Andrade Lopes Gomes.

NOVO CAPÍTULO

Nos anos 1970, o Brasil vivia um crescimento econômico notável, com o aumento do PIB impulsionado pela expansão industrial e aumento das exportações. A Irmãos Lopes também embarcou nessa onda de crescimento, de olho em outros mercados. É o que vamos contar na próxima edição. Acompanhe!

CLIQUE AQUI

E ACESSE O AUDIOLIVRO
“DE PAI PARA FILHO”

ESPECIAL - 75 ANOS

Trajetória da família Hansen está intimamente ligada à história da P. B. Lopes

Ao longo de sua jornada, a P. B. Lopes e a família Hansen construíram uma relação duradoura de trabalho, lealdade e afeto, que atravessa gerações e se confunde com a própria evolução da empresa.

Esta ligação simbiótica começou em 1958, quando Guido Hansen, então morador de Timbó (SC), visitava um tio em Londrina (PR) e comprou um exemplar da Folha de Londrina. O que parecia uma leitura despretensiosa acabou mudando o rumo da vida dele.

“O anúncio dizia: ‘Precisa-se de pessoa que saiba usar máquina de escrever’. Fui à empresa e, no dia seguinte, já estava empregado”, relembra Seu Guido Hansen, 91 anos. “Fiz de tudo na empresa: recebia caminhões no pátio, cuidava do caixa dos ônibus, consertava máquinas de lavar e geladeiras... Com o tempo, passei a ensinar os funcionários mais jovens.”

ENVOLVIMENTO FAMILIAR

A versatilidade e a dedicação de Seu Guido definiram sua trajetória dentro da Irmãos Lopes. E esta contribuição não parou por aí. O filho Alfredo trabalhou na empresa e a filha Rosemary Hansen segue seus passos há 38 anos nos negócios da família Lopes.

“Naquele tempo era tudo muito diferente. Ele recebia os fiscais que vinham da Scania, cuidava da escala dos ônibus durante a exposição agropecuária, gerenciava a oficina e ainda ajudava a Dona Amélia a buscar frutas e verduras na chácara”, relembra Rosemary.

A relação da família Hansen com a empresa sempre foi muito próxima - no sentido literal da palavra. “Quando eu nasci, a gente morava em um dos apartamentos em cima da Irmãos Lopes, na esquina das ruas Mato Grosso e Sergipe. Eu digo com todo orgulho: eu nasci dentro da empresa”, confidencia.

Guido Hansen recebe homenagem de Seu José e Dona Amélia durante evento na empresa

PADRINHOS DE CASAMENTO

Seu Guido Hansen é casado com Dona Ivanilde, 86 anos. A história de amor do casal também tem como pano de fundo a P. B. Lopes. “Eu trabalhava na Alfaiataria Dutra, ao lado da Irmãos Lopes, e o Guido me via passar todo dia na frente da empresa”, recorda Dona Ivanilde. “Casamos em 12 de dezembro de 1964 e o Seu Pedro e a Dona Cris foram nossos padrinhos.”

GRATIDÃO

Com o passar dos anos, cada conquista da família Hansen - da casa própria à educação dos filhos - veio acompanhada do apoio, direto ou simbólico, da P. B. Lopes. Quando a família comprou um terreno para construir sua morada, Seu José ajudou na empreitada.

“Ele cedeu as madeiras, que vieram do Terminal do Bosque, para construirmos a nossa casa, ou seja, a empresa está totalmente presente em nossa vida, em nossa casa... O sentimento é de imensa gratidão. Todo o nosso crescimento como pessoas, como profissionais, foi construído dentro dessa empresa”, finaliza Rosemary.

ÚLTIMA ENTREVISTA

Seu Guido Hansen e a família receberam a jornalista Emilia Miyazaki, da PBNEWS, no final do mês de maio, para um bate-papo sobre a PB. Esta foi a sua última entrevista. Seu Guido faleceu no último dia 02 de junho, aos 91 anos, deixando a esposa Ivanilde, os filhos Rosemary, Alfredo e Alexandre, noras, neto, familiares e uma legião de amigos e admiradores.

Seu Guido Hansen durante lançamento do livro "De pai para filho" em 2024

ESPECIAL - 75 ANOS

Série de vídeos apresenta depoimentos de colaboradores que ajudaram a moldar o legado da P. B. Lopes

Para celebrar o aniversário de 75 anos da P. B. Lopes, os funcionários que dedicaram seus talentos na construção desta história estão compartilhando suas experiências, vivências e memórias - revelando o significado de fazer parte dessa família.

Acompanhe a série especial "Nossa gente, nossa história" e descubra o que faz da P. B. Lopes uma empresa acolhedora, moderna, que atravessa gerações com o mesmo compromisso de sempre. Cada depoimento é um capítulo de nossa jornada de dedicação e crescimento. A primeira entrevista é com José Carlos Sarri, o “Pombinho”.

PRODUTOS - SEMIPESADO

Caminhão semipesado Scania atende a diferentes segmentos com o diferencial de baixo consumo de combustível

A linha de caminhões semipesados Scania vem conquistando o mercado com atributos que aliam tecnologia, eficiência e versatilidade para diferentes operações. O semipesado Scania é ideal para o transporte de produtos para curtas, médias e longas distâncias.

Segundo Daniel Carlos Bandeira, gerente de Soluções Scania, uma das grandes vantagens do semipesado Scania é sua ampla aplicabilidade.

“Com opções de tração 4x2, 6x2, 6x4 e 8x2, além de uma das maiores variações de entre-eixos de fábrica, conseguimos atender à maioria das aplicações do mercado. Temos clientes muito satisfeitos com aplicações em carga geral, comércio atacadista, comércio varejista, indústria, autopeças, construção civil e hortifruti. A vocação dos semipesados da Scania é sempre superar as expectativas dos nossos clientes em todas as aplicações possíveis.”

ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

Outro diferencial que faz dos caminhões semipesados Scania uma escolha estratégica é o baixo consumo de combustível, fator cada vez mais decisivo na planilha de custos dos transportadores. “O foco da Scania é buscar a melhor eficiência. Pensando nisso, integramos na linha semipesado nossa transmissão automatizada G25, que também equipa os caminhões pesados da linha Super. Além de ser 70 kg mais leve que as transmissões convencionais, ela garante respostas rápidas ao motor e como resultado temos até 22% de economia de combustível em comparação com nossas linhas P, G e R.”

SUSPENSÃO APRIMORADA

O conforto e a estabilidade também estão presentes no semipesado. A Scania incorporou ao modelo uma suspensão com dois bolsões de ar, o que proporciona maior conforto para passageiros e carga, especialmente em estradas irregulares, tornando a Scania uma escolha mais ajustável a diferentes condições de terreno.

“Em conjunto com a função ELC (ajuste eletrônico do chassi), é possível ajustar a altura do veículo, facilitando o carregamento do caminhão. Também é possível realizar a transferência de carga entre os eixos. Através do display no painel, o motorista pode visualizar o peso do eixo atual, em toneladas métricas, para o eixo traseiro.”

MERCADO AQUECIDO

Com o mercado de semipesados projetando crescimento acima de 14% em 2025, a Scania está confiante de que sua linha continuará sendo referência. “Temos boas expectativas para o ano, esperamos que nosso portfólio atenda a todos os clientes e que possamos manter o sucesso de vendas em todos os modelos para esse segmento, similar ao êxito do modelo 320 8x2, campeão de vendas em 2023 e 2024 no segmento semipesado”, conclui Daniel Carlos Bandeira, gerente de Soluções Scania.

SERVIÇOS - SCANIA PRO

Serviço inovador, o Scania PRO otimiza o tempo na estrada e melhora a rentabilidade do cliente

No transporte rodoviário, cada veículo tem suas necessidades específicas. Anos atrás, todos os caminhões recebiam manutenções semelhantes, baseadas em intervalos fixos. Hoje, graças à conectividade, a Scania passou a oferecer uma solução individualizada para cada veículo.

Os grandes diferenciais do Scania Pro são a sua alta tecnologia e a gestão inteligente de dados, permitindo criar intervalos de manutenção personalizados e desenvolvidos para cada caminhão, tornando a operação mais eficiente e produtiva.

“A disponibilidade dos caminhões é fundamental para manter operações eficientes e garantir os melhores resultados. As soluções de Serviços Scania Pro foram desenvolvidas justamente para otimizar o uso dos veículos e evitar interrupções no trabalho dos transportadores", destaca Fernando Rodrigues, gerente de serviços da Rede P. B. Lopes.

PRIORIDADE NO ATENDIMENTO

Além de aprimorar os intervalos de manutenção, os clientes Scania Pro contam com o agendamento de serviços e a priorização automática do atendimento nas concessionárias. “Um dos recursos mais inovadores é a exclusiva Control Tower, que monitora o veículo e realiza diagnósticos remotos, gerenciando ativamente a eficiência dos fluxos de oficina.”

O gerente de serviços da PB reforça a agilidade do atendimento: “O acompanhamento completo, desde a entrada até a saída do veículo da concessionária, garante que ele volte à operação, reduzindo em até 30% o tempo de cada parada.” Para garantir total transparência, o sistema gera o relatório FIT Uptime, que permite o gerenciamento preciso da disponibilidade técnica e utilização da frota.

MÁXIMA DISPONIBILIDADE

No setor do transporte, ter o veículo à disposição é crucial para a rentabilidade. A conectividade trouxe soluções que aperfeiçoam a gestão da frota, melhoram o desempenho dos condutores e reduzem custos operacionais.

“Entre as inovações, o Data Access permite ao cliente acessar os dados de operação do veículo por meio de APIs, conectando a base de informações Scania com os sistemas de gestão de cada empresa. Assim, é possível personalizar relatórios e integrar com outras bases de dados, criando soluções específicas para cada tipo de operação”, finaliza Fernando Rodrigues.

SERVIÇOS - DICAS DO MASTER DRIVER

Com planejamento é possível manter o caminhão sempre disponível e cumprir os prazos de entrega

Ter o caminhão rodando é fator decisivo para a rentabilidade de transportadoras e profissionais autônomos. Na Rede P. B. Lopes, tudo é pensado para garantir a máxima disponibilidade da frota – desde o agendamento ágil do serviço de manutenção até a entrega do veículo em perfeitas condições.

Além disso, a P. B. Lopes oferece capacitação aos motoristas por meio de treinamento com os master drivers. Esses especialistas compartilham técnicas e conhecimento que promovem um melhor desempenho, economia de combustível, menor desgaste de peças e mais segurança na estrada.

Com planejamento, o caminhão Scania trabalha mais, para menos e ainda economiza combustível. Confira a entrevista com o master driver Erickson Rozendo, da P. B. Lopes Maringá (PR).

PBNEWS: Qual a importância de trabalhar com a previsibilidade de paradas para a manutenção do caminhão?

Erickson Rozendo: É extremamente importante, especialmente para frotas e empresas que dependam destes veículos para o transporte de cargas. A manutenção programada custa menos e é melhor do que as corretivas, que são emergenciais, e obrigam a parada imediata do caminhão, envolvendo custo maior. A manutenção programada evita quebras desnecessárias e graves de peças, que poderão ser substituídas preventivamente nos caminhões.

Com a parada programada você acaba atendendo uma demanda maior e melhor no período em que vai fazer a manutenção e isso gera uma maior disponibilidade do veículo. Com ela, é possível cumprir o prazo de entrega sem risco de atraso e problemas mecânicos e aumenta a confiabilidade do serviço.

A manutenção programada aumenta o valor agregado e a vida útil do caminhão, além do valor na revenda e redução da depreciação. Você consegue confiar mais nos caminhões com melhor estado de conservação, sem risco de acidentes, sem paradas emergenciais.

PBNEWS: Quais são os prejuízos que podem ocorrer sem a manutenção preventiva?

Erickson Rozendo: Caminhão parado é prejuízo certo. Quando não se faz a manutenção preventiva, os danos vão muito além do mecânico. Afeta todo o funcionamento da operação e tem um custo muito alto, tanto com a manutenção corretiva quanto com as quebras repentinas.

Tem também a perda de tempo e o atraso nas entregas. Isso acaba gerando desconfiança do cliente, insatisfação e até mesmo a perda da credibilidade ou a perda do cliente. Sem falar nos riscos à segurança, pois pode ter falhas no freio, direção, pneu, iluminação, entre outros perigos, que podem até ocasionar acidentes e prejuízos mais altos - e até mesmo fatais.

PBNEWS: O treinamento de motoristas é fundamental para otimizar a operação?

Erickson Rozendo: Sim, o treinamento é essencial tanto para motoristas novatos quanto para os experientes. Ambos podem se beneficiar com o treinamento teórico ou prático. Para os que estão começando agora o treinamento é importante para garantir que eles adquiram hábitos saudáveis e seguros desde o início, sem criar vícios.

Os mais experientes podem se beneficiar com atualizações do conhecimento, tecnologias e o aperfeiçoamento das habilidades. O treinamento é uma forma de mantê-los sempre atualizados, para melhorar o desempenho do veículo, ajudando a corrigir hábitos como frenagens e acelerações bruscas, entre outros.

São fundamentos para uma condução econômica, como a direção defensiva, controle do veículo em situações adversas, uso correto dos equipamentos, funcionamento de câmbio, motor e diferencial, para evitar danos mecânicos por mau uso, identificação de falhas, conhecimento da legislação, normas de segurança. O treinamento contínuo garante um time bem treinado, gerando mais benefícios, segurança e produtividade.

EVENTOS – CONFRARIA REGIONAL

Evento realizado em Maringá (PR) reuniu lideranças das cinco transportadoras do grupo, parceiros estratégicos e familiares

Uma noite especial em Maringá (PR), com muita alegria e descontração, marcou as celebrações dos 25 anos do G10, um dos maiores grupos de transporte e logística rodoviária e multimodal de cargas do Brasil. A festa foi realizada no elegante buffet Giardino, localizado no coração da Cidade Canção.

Valdecir Adamuccio e Claudio Adamuccio

Na primeira fila: Clemir Ap. Martins Pinto, João Luiz Buzzi, José Henrique de Souza Gomes, Marcos Falleiro, Alex Nucci, Fábio D'Angelo, Haroldo Martinello, Sérgio Cordiolli e Thiago Santana. Na segunda fila: Valdemar Hoerning, Diogo Osorio, Roberto Cordiolli, Daniela de Andrade Lopes Gomes, Claudio Adamuccio, Sérgio Quaglia, Edson Quaglia, Juliano André, Fernando Cordiolli, Guilherme Camacho. Na terceira fila: Marcelo Gallão, Valdecir Adamuccio, Nilton Cesar Theodoro, André Gentil

A comemoração reuniu familiares e dirigentes das cinco transportadoras que compõem o G10: Transpanorama, Transfaleiro, Rodofaixa, Cordiolli e VMH. O encontro também contou com a presença de representantes da Rede P. B. Lopes e executivos da Scania, parceiros estratégicos no desenvolvimento do grupo.

Durante a festa, a PB e a Scania prestaram uma bonita homenagem aos diretores do G10, com a entrega de placas comemorativas e discursos de reconhecimento e agradecimento.

“Estamos celebrando uma história construída ao longo desses 25 anos”, festejou o diretor da Rede P. B. Lopes, José Henrique de Souza Gomes. “É um momento de agradecimento por essa longa parceria e que nos consolida como uma verdadeira família. É um belo filme que passa em nossa cabeça nesta noite.”

Segundo Alex Nucci, diretor de vendas de soluções de transportes da Scania, essa é uma parceria que transcende o aspecto comercial e se firma em sólidos laços de amizade. "O G10 não é apenas um cliente, mas um amigo, um conselheiro. É extremamente gratificante vermos a empresa prosperar e levar nossa marca junto. Assim como conhecemos os fundadores do G10, queremos conhecer os filhos e apresentar os sucessores à Scania, perpetuando essa relação."

José Henrique e Daniela Lopes, Alex Nucci, Valdecir Adamuccio, Sérgio Quaglia, Edson Quaglia e Claudio Adamuccio

TRANSPORTANDO RIQUEZAS

Fundado em 2005, com sede em Maringá (PR), o G10 administra uma impressionante frota de 1.200 veículos estrategicamente distribuídos pelas cinco regiões brasileiras. Contando com milhares de colaboradores, o grupo destaca-se no transporte de toda a cadeia do agronegócio, líquidos e produtos industrializados, contribuindo significativamente para o desenvolvimento logístico nacional.

Valdecir Adamuccio, Claudio Adamuccio, Marcos Falleiro, Clemir Martins Pinto, Roberto Cordiolli, Sérgio Cordiolli, Fernando Cordiolli, Sérgio Quaglia, Edson Quaglia, Valdemar Hoerning.

Valdemar Hoerning, Clemir Ap. Martins Pinto, Marcos Falleiro, Roberto Cordiolli, Henrique Gomes, Daniela Lopes, Claudio Adamuccio, Alex Nucci, Valdecir Adamuccio, Sérgio Quaglia, Edson Quaglia, Nilton Cesar Theodoro, Fernando Cordiolli e Sérgio Cordiolli

EVENTOS – CONFRARIA REGIONAL

Diretores do grupo falam sobre a trajetória das transportadoras, a união dos sócios e a parceria estratégica com a P. B. Lopes/Scania

DEPOIMENTOS

“O sentimento é de nostalgia. São lembranças boas e também de momentos difíceis, mas o balanço é muito positivo, tudo marcado na pedra. Nos negócios, não temos muitos parceiros, mas a PB teve muita habilidade e a fabricante deu todo suporte para construirmos a várias mãos uma parceria longeva que nos une há tantos anos. Nesses anos, nunca brigamos. Discutimos sim. Discutimos numa semana e brindamos na outra.”
Claudio Adamuccio - Transpanorama

“Trabalho no setor desde 1978 e hoje estou contente, agradecendo essa parceria de sucesso. É muito importante a união do grupo, porque sozinho seria muito difícil. Passamos por muita luta juntos, muitos momentos bons com a Scania e a PB, sempre com a gente.”
Valdemar Hoerning - VMH Transportes

“Éramos jovens e tudo que conquistamos foi pelo esforço. Erramos e ajustamos. Era tudo na raça. Vimos toda a transição do transporte e quando começamos a sociedade éramos em dez empresas unindo forças. Nessa trajetória tivemos mudanças e hoje somos cinco empresas. A P. B. Lopes foi fundamental nessa história porque agregou financeiramente, mas também criou ambiente para termos ótimos relacionamentos. Eles trouxeram a Scania para Maringá, levou o G10 para a fábrica no Brasil e na Europa. A PB sempre teve uma habilidade muito grande em relacionamento. Relacionamento não paga conta, mas é fundamental para pagar contas.”
Marco Aurélio Faleiro - Transfaleiro

“Nosso pai, Seu Laurindo, era o dono da empresa quando eu e meu irmão Sérgio entramos no G10. Foi um tempo de muito aprendizado, fomos precursores em várias iniciativas, como a entrega de um padrão de atendimento de qualidade, de compromisso, sigilo... coisas que as empresas implantam hoje, nós fazíamos há 25 anos. O balanço é sempre positivo, especialmente agora que estamos vendo as próximas gerações nos negócios, muito engajados e comprometidos. É bacana ver o despertar desses meninos para um trabalho que começou com nosso pai.”
Fernando César Cordiolli – Cordiolli Transportes

“Tenho 40 anos de caminhão e 25 de G10. Hoje, só pelo olhar já sabemos o que tem que fazer. Tem que ter confiança um no outro, sem lesar o parceiro, e seguimos trabalhando juntos, sempre juntos. A PB é nosso carro-chefe dessa parceria que ajudou a nos unir ainda mais. Tudo começou com o Seu Pedro, uma pessoa diferenciada.”
Sergio Quaglia – Rodofaixa

“Estamos em constante crescimento, sempre evoluindo, correndo atrás todos os dias com muita humildade, buscando fazer sempre o melhor com todos: fornecedores, clientes e parceiros, valorizando e respeitando a todos. E a PB é uma empresa que faz acontecer.”
Valdecir Adamuccio – Transpanorama

CLIENTE - PERFIL

Empresa paranaense cresce continuamente transportando produtos e insumos agrícolas

A paixão pelos caminhões é uma herança que o empresário Roberto Alves do Nascimento, sócio proprietário da Canadá Transportes, recebeu de seu pai, José Alves do Nascimento, caminhoneiro que construiu sua vida no transporte de cargas.

"Desde criança eu vivia com ele no caminhão, gostava de ver meu pai na boleia. Essa paixão vem desde pequeno. Quando ele perdeu o emprego em uma transportadora, no início dos anos 2000, eu já trabalhava com a compra e venda de veículos. Então, peguei minhas economias e comprei um Scania 112, ano 1984", relembra o empresário.

Este foi o marco inicial da Canadá Transportes. Com o Scania 112, Roberto e o pai viajaram por todo o Brasil transportando produtos da indústria moveleira de Arapongas (PR), cidade da região metropolitana de Londrina (PR).

A VIRADA DE CHAVE

A partir de 2011, a Canadá Transportes iniciou uma importante fase de crescimento. Ao observar a performance de outros profissionais do setor, Roberto percebeu que o momento era de mudança.

"Migramos para o segmento de commodities. Com frete melhor, trabalho o ano todo e viagens mais rápidas, focamos o atendimento no estado do Mato Grosso, fazendo o transbordo de grãos para os portos."

A aquisição do primeiro rodotrem – quando até então a transportadora operava somente com LS e bitrem – acelerou o crescimento. "Hoje temos 150 caminhões, adquirimos mais 40, e este ano vamos chegar aos 200 caminhões, com certeza", afirma.

A Canadá Transportes trabalhava com outras marcas de caminhões, mas durante a pandemia retomou o contato com a Rede P. B. Lopes. "O atendimento é muito bom e estamos só crescendo com eles. Sinto-me em casa com toda a equipe."

TRABALHO EM FAMÍLIA

Roberto do Nascimento não esconde a satisfação ao ver a aproximação da filha Laissa e da esposa Valéria de Souza Carnevali com os negócios. Valéria destaca o olhar empreendedor do marido como fator decisivo para o sucesso. "É muita felicidade ver de onde viemos e aonde chegamos, mas o mérito é todo do Roberto. Ele enxerga lá na frente, está no meio de tudo, e tudo passa por ele."

Representantes da Canadá Transportes e da P. B. Lopes Londrina (PR)

EXCELÊNCIA RECONHECIDA

Nos negócios, o empresário ressalta a economia de combustível como um dos destaques da Scania: "Está bem à frente dos concorrentes, a entrega do caminhão é muito boa, além de ter os serviços de conectividade, que trazem o cuidado com os motoristas, a questão da velocidade e da economia, que é o diferencial para poder crescer.

A Scania é uma das melhores marcas do mundo e juntando com o atendimento da concessionária, da fábrica... tudo isso contribui em nossa decisão."

AMPLIANDO A FROTA

Com sede em Cambé (PR), a Canadá Transportes tem aproximadamente 160 funcionários, mantém uma base de operações em Sinop (MT) e atua em todo o estado do Mato Grosso. Transporta produtos agrícolas como soja, milho, farelo, pluma, feijão e trigo, além de insumos como fertilizantes, calcário, sementes e defensivos.

É um grande parceiro da Rede P. B. Lopes, como informa o gerente geral da PB Londrina, Felipe Haas: "A Canadá Transportes teve um crescimento muito forte nos últimos anos com reflexo na aquisição de muitas unidades. Este ano, comercializamos 40 unidades e já estamos negociando mais 20."

ENTREGA TÉCNICA

Receber as chaves de um Scania 0 km é um momento único, de grande felicidade! Parabéns a todos os clientes por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.

A Ciaport – Cianorte Transportes Ltda., cliente da P. B. Lopes Maringá (PR), adquiriu 06 unidades do caminhão no mês de maio. Na foto: Emerson dos Santos, Claudio Kregenski, Eduardo Monteiro, João Paulo Lisniowski, Hugo Rosa, Marcelo Souza, Lidiomar de Souza, Edson Recolka, José Vagner de Jesus e Diego Furquim.

CLIQUE AQUI

CONFIRA OUTRAS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

CONSÓRCIO - PB 75 ANOS

Promoção exclusiva do Consórcio Scania Dreamline PB 75 é bem recebida e registra alta adesão

A promoção especial do Consórcio Scania Dreamline PB 75 anos, criada em homenagem aos 75 anos da P. B. Lopes, segue com suas vendas em ritmo acelerado. Com apenas 150 cotas disponíveis, exclusivas para clientes da Rede P. B. Lopes, a promoção tem como grande atrativo o sorteio de um caminhão Dreamline Super 460RH A6X2, completamente equipado com todos os opcionais.

"Nossas equipes de vendas, em todas as filiais, estão empenhadas na comercialização deste produto único e a recepção está sendo muito boa. Nós já comercializamos a maioria das cotas. Estamos confiantes que até o final do período, vamos finalizar as vendas com sucesso total", comemora José Henrique de Souza Gomes, diretor da empresa.

CONSÓRCIO - ENCONTRO DE AMIGOS

Clientes celebram os 75 anos da P. B. Lopes em reuniões descontraídas com foco no Consórcio Scania

Celebrar parcerias, fortalecer relacionamentos e criar novas oportunidades de negócio. Com esse espírito, a Rede P. B. Lopes promoveu novas edições do tradicional Encontro de Amigos, reunindo clientes em um ambiente de confraternização e confiança mútua.

O grande destaque foi o grupo exclusivo do Consórcio Scania Dreamline PB 75 anos, edição comemorativa ao aniversário da PB, criado especialmente para clientes da rede, limitado a 150 cotas. Além do caminhão Scania Dreamline 460 6x2 Super, o consórcio também vai sortear quatro vouchers de R$ 25 mil em peças de reposição. Confira as fotos dos eventos:

INOVAÇÃO E TENDÊNCIA

Nesta nova coluna da PBNEWS, descubra como a busca por energia sustentável está redesenhando o futuro e nosso vínculo com os recursos do planeta

O cenário energético mundial passa por uma transformação acelerada, impulsionado pela urgência de reduzir as emissões de gases e preservar o meio ambiente. Nesse contexto, novas matrizes energéticas emergem e ganham destaque, como o hidrogênio verde, os biocombustíveis avançados, a energia térmica solar ou o aproveitamento de resíduos orgânicos.

São alternativas que ampliam as possibilidades de descarbonização, especialmente em setores como o transporte de longa distância. A seguir, você confere um panorama sobre essas tecnologias emergentes - suas composições, aplicações e o enorme potencial que têm para moldar um futuro energético mais limpo e sustentável.

DIESEL S10

Combustível derivado do petróleo, com baixo teor de enxofre, começou a ser utilizado em 2012 em veículos que têm tecnologia para reduzir emissões de poluentes. O "S" indica o teor de enxofre, que é de no máximo 10 partes por milhão (ppm).

DIESEL B14

Combustível que mistura diesel e 14% de biodiesel em sua composição. O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais.

HVO (HYDROTREATED VEGETABLE OIL)

Combustível renovável fabricado a partir de óleos vegetais, como óleo de palma, de soja, canola, entre outros. O HVO é produzido através de um processo de hidrotratamento, que envolve a reação do óleo vegetal com hidrogênio em altas temperaturas e pressões. Esse processo remove as impurezas e produz um combustível que pode ser utilizado em motores a diesel.

BIODIESEL B100

Combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais. É uma alternativa ao diesel convencional e pode ser utilizado em motores a diesel sem modificações significativas.

BIOGÁS

Tipo de gás renovável produzido a partir da decomposição anaeróbica (sem oxigênio) de matéria orgânica como resíduos agrícolas (esterco, restos de culturas), resíduos urbanos (lixo orgânico) e biomassa (madeira, algas).

BIOMETANO

Gás natural renovável produzido a partir da purificação do biogás. É um biocombustível que pode ser utilizado como combustível, matéria-prima para plásticos e síntese de compostos orgânicos.

GLP

É um dos subprodutos do petróleo, assim como a gasolina, o diesel e os óleos lubrificantes. É extraído através de uma refinaria de petróleo. Torna-se liquefeito apenas quando é armazenado em botijões ou tanques de aço em pressões de 6 a 8 atmosferas (6 a 8 kgf/cm²).

GNV

GNC ou GNV significa gás natural comprimido. É o gás natural (composto principalmente por metano) armazenado sob alta pressão, geralmente entre 200 e 250 bar, para uso como combustível em veículos. Ele é mais leve que o ar, queima de forma mais limpa do que os combustíveis líquidos, como a gasolina e o diesel, e é bastante utilizado em frotas urbanas, como táxis e ônibus, devido ao seu custo mais baixo e menor impacto ambiental.

GNL

GNL é a sigla para gás natural liquefeito, que é o gás natural no estado líquido. É produzido através do resfriamento do gás natural a temperaturas muito baixas, o que reduz o seu volume.

HIDROGÊNIO

O hidrogênio é usado como combustível em motores por meio de uma célula que reage com o oxigênio para gerar eletricidade. Essa eletricidade alimenta um motor elétrico que movimenta o veículo.

INOVAÇÃO E TENDÊNCIA

Parceria com a Rede P. B. Lopes fortalece o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a eficiência operacional

A Cocal, empresa referência no setor sucroenergético, deu mais um passo estratégico rumo à descarbonização, com a aquisição de 19 caminhões Scania movidos a biogás. Os modelos que acabam de ser integrados à frota são quatro G460 A6X4 XT e 15 P280 B6X4 XT.

Com a chegada dos novos veículos, 90% da renovação da frota da Cocal passam a ser compostos por veículos de baixa emissão de gases. A iniciativa representa um marco importante no compromisso ambiental da empresa, que busca eliminar progressivamente o uso de combustíveis fósseis em suas operações.

O destaque está na autossuficiência da Cocal na produção de biogás, obtido na unidade industrial localizada em Narandiba, no interior de São Paulo. Em julho de 2025, a empresa iniciará as operações de sua nova planta, em Paraguaçu Paulista (SP), reforçando ainda mais a produção desse produto verde.

O combustível é produzido a partir de resíduos orgânicos do próprio processo produtivo, como vinhaça e torta de filtro, fortalecendo o modelo de economia circular e aproveitamento energético.

Os novos caminhões serão utilizados em diversas atividades operacionais, incluindo abastecimento a campo (caminhões comboio), transporte de insumos agrícolas e herbicidas (caminhões calda pronta e munck), distribuição de vinhaça e o transporte de cana-de-açúcar para a usina.

A modernização da frota foi viabilizada em parceria com a Rede P. B. Lopes. "A descarbonização de nossas operações é parte de nossa visão estratégica em ser ‘net zero’. A P. B. Lopes tem se demonstrado um parceiro estratégico com nosso propósito de descarbonização, apoiando a implementação de nossos caminhões, oferecendo treinamento e desenvolvimento deste tema e adequando a concessionária para prestar serviço a estes equipamentos", afirma Jurandir de Oliveira, diretor agrícola da Cocal.

Com a ampliação da frota movida a biogás, a Cocal reforça sua posição como agente de inovação e sustentabilidade no agronegócio brasileiro, integrando tecnologia limpa à operação em larga escala e contribuindo com metas globais de redução de emissões.

PB SOCIOAMBIENTAL

Nas mãos de hábeis costureiras, as roupas ganham sobrevida transformando-se em cobertas para famílias carentes

Comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social, a Rede P. B. Lopes deu novo destino a centenas de peças de roupas usadas que faziam parte do uniforme de seus colaboradores. São camisas, calças, jalecos e camisetas que foram doados ao projeto Retalhos e Carinhos, da cidade de Tamarana (PR), na região metropolitana de Londrina (PR).

A iniciativa é um exemplo de como pequenas ações podem gerar grandes impactos. Os uniformes serão reciclados de forma criativa e consciente por costureiras da cidade e vão se transformar em mantas artesanais, que serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Começamos a doar no ano passado e até o momento enviamos a eles seis sacos de 200 litros com os uniformes da matriz e da filial de Londrina”, explica a gerente de Recursos Humanos da PB, Sandra Ribeiro.

RETALHOS E CARINHOS

Coordenado pelo Instituto Desenvolve Tamarana, o projeto Retalhos e Carinhos é reconhecido pelo trabalho manual e cuidadoso feito com tecidos reaproveitados. O instituto é parceiro da Secretaria de Assistência Social de Tamarana, responsável pela entrega das mantas às famílias mais necessitadas da região.

No total, a instituição já reciclou mais de 1,5 toneladas de tecidos, gerando emprego e renda para costureiras e beneficiando milhares de famílias. Dessa forma, cada peça ganha um novo significado e, principalmente, leva calor e carinho a quem mais precisa.

ECONOMIA CIRCULAR

Além de dar novo destino aos uniformes, reduzindo os impactos ambientais, a doação dos uniformes também incentiva a economia circular: “É muito bonito ver a roda do bem girar, transformarmos algo que aparentemente não tinha mais valor em vida. Uma simples doação de uniformes usados pode movimentar toda uma comunidade: quem doa, quem transforma e quem recebe. São corações aquecidos pelo amor”, conclui Sandra Ribeiro

PB SOCIOAMBIENTAL

Personagem do programa Ipê Amarelo distribuiu presentes, interagiu com as crianças e falou sobre a importância de cuidar do planeta

A P. B. Lopes Londrina ofereceu uma aula de educação ambiental aos estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Daisaku Ikeda, em Cambé (PR), por meio de uma intervenção teatral lúdica e criativa.

A aula contou com a presença de três personagens do programa socioambiental Ipê Amarelo - o herói Super Amarelo, a professora Margarida e a aluna - interpretados pelos colaboradores voluntários da PB, Leonardo Batista, Mirella Rigobello e Gláucia Geromel.

O objetivo da ação foi conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente, abordando temas como a reciclagem e a destinação adequada do lixo.

Segundo a diretora da escola, Litiane Guimarães Mosca, a iniciativa chegou num momento oportuno. "Essa ação vem ao encontro do que trabalhamos em nosso currículo e reforça o conteúdo dado em sala de aula: cuidados com o meio ambiente, reciclagem, o desafio de retirar o lixo e dar um outro destino a ele.”

Esta não é a primeira vez que a escola recebe a visita dos voluntários da P. B. Lopes: "A PB é nossa parceira, já fizemos o plantio de mudas em fundo de vales, uma experiência única para nossas crianças", relembra a diretora.

PROGRAMA IPÊ AMARELO

O programa socioambiental Ipê Amarelo foi criado pela Rede P. B. Lopes em 2008, com o objetivo promover a conscientização e a preservação ambiental por meio de ações como o plantio de árvores, doação de mudas, coleta de lixo eletrônico, além de ações solidárias como as campanhas do agasalho, fraldas geriátricas, material escolar e de tampinhas plásticas.

O Projeto ganhou reconhecimento em 2012, com o Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, concedido pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGVcev).

NOTÍCIAS DA CASA

Comemoração da Páscoa na Rede P. B. Lopes contou com doçuras e relatos emocionantes

A celebração da Páscoa na Rede P. B. Lopes foi recheada com muito chocolate e histórias marcantes dos colaboradores. Todos os funcionários foram presenteados com uma caixa de bombom, para levar para casa e curtir o momento com a família e os seus entes queridos.

Além disso, foi criada uma ação especial para comemorar os 75 anos da PB. “Convidamos os colaboradores a compartilhar conosco um momento especial que ele tenha vivido com a PB ao longo da trajetória”, conta Sandra Ribeiro, gerente de Recursos Humanos. “Vieram histórias emocionantes. Para os colaboradores que participaram da ação foi sorteada uma deliciosa Cesta de Páscoa da Cacau Show em cada filial.”


MOMENTO INESQUECÍVEL

As histórias enviadas pelos colaboradores, contando momentos marcantes que vivenciaram na empresa, foram encaminhadas à diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes, que leu todas elas e depois respondeu aos autores.

Os relatos foram avaliados, selecionados e serão publicadas na PBNEWS ao longo de suas edições, na coluna criada especialmente para apresentar estas lembranças: Momento inesquecível na PB.

NOTÍCIAS DA CASA

Quem abre o coração para contar sua história na PB é Juliana Maria Paulino Ramos, da filial de Salto Grande (SP)

“Entrei na PB de Salto Grande em 2016, como auxiliar de limpeza. Certo dia, fui chamada para ir à sala da gerência. Imaginei que fosse algo que necessitasse de limpeza, afinal essa era a minha função. Estavam lá os gerentes Mayara, Sr. Artur, Alexandre, Bruno, responsável pelo estoque de peças, e o Sr. Henrique, diretor da PB que estava visitando a filial.

Imaginei que eles sairiam, ou eu receberia alguma orientação de limpeza, mas me pediram para sentar, pois queriam falar comigo. Imaginei zilhões de coisas, quando o gerente começou a falar:

- Ju, existe uma vaga disponível para trabalhar no estoque, é uma situação especial, precisamos de uma pessoa dedicada e pensamos em você. O que acha?”

Respondi:

- Olha, querer eu quero, mas eu não sei nada de estoque.

- Ah, não tem problema, vamos ensinar a função, e você vai aprender.

Quando esse ‘cavalinho R400 revisado’ passou, pulei nele! A oportunidade da minha vida apareceu e eu não podia deixar passar, só dependia de mim. Comemorei muito com meus familiares, afinal era um trabalho diferente de tudo que eu já havia feito, em uma grande empresa, da qual sempre quis fazer parte.

Fiquei dois anos no Estoque, depois passei pelo setor de Compras e pelo Faturamento, novamente mais uma novidade, mas aprendi bastante com todos. A escolha que fiz abriu outras portas, mas a vida ensinou que devo valorizar quem acreditou em mim.

Até que surgiu uma vaga na Garantia. Novamente acreditaram em mim, comemorei de novo, e é onde estou até hoje.

Assim como eu fui ajudada, ajudei bastante gente, o pessoal vem sempre falar comigo, para tirar dúvidas. Passamos por muita coisa juntos, errei bastante, acertei mais ainda, sempre aprendendo e me adaptando.

Hoje olho para trás e sinto orgulho da decisão que tomei. Eu poderia dizer não, era bem mais fácil para mim, mas algo me dizia para sair da zona de conforto e foi isso que eu fiz.

Obrigada P. B. Lopes, obrigada Sr. Artur, Mayara e Alexandre por acreditarem em mim. Estou há 9 anos fazendo parte dessa família. Obrigada por me ajudar a crescer como mulher, por empoderar as mulheres como eu e por ganhar um novo sobrenome. Agora sou JULIANA da P. B. LOPES SCANIA.”

NOTÍCIAS DA CASA - CULTURA

Feira do Livro da Rede P. B. Lopes tem música, venda de livros, jogos e palestras

A Feira do Livro promovida pela Rede P. B. Lopes movimentou as filiais oferecendo aos colaboradores, clientes e parceiros uma programação intensa e diversificada, reforçando o compromisso da empresa com a educação, o acesso à cultura e o incentivo à leitura.

O evento foi realizado entre os dias 22 e 25 de abril simultaneamente em todas as filiais - com exceção de Ladário - e contou com diversas atrações, entre elas o lançamento da Exposição dos 75 anos da P. B. Lopes, a participação de bibliotecas municipais em Londrina (PR), Regente Feijó (SP), Salto Grande (SP) e Nova Andradina (MS), além de apresentações culturais, como a do grupo musical infantil Projeto Guri.

Grupo musical infantil Projeto Guri, de Salto Grande (SP)

Em Salto Grande (SP), colaboradores que também são escritores compartilharam suas experiências e, em Nova Andradina (MS), aconteceram rodas de conversa sobre saúde mental. A programação ainda incluiu cursos, apresentação musical, venda de livros e jogos educativos infantis.

“Houve uma maior participação de funcionários e clientes nesta 5ª edição da feira e isso é gratificante”, comemora Eva Cristina Chagas, bibliotecária da PB. “É possível notar que as pessoas estão mais interessadas em ações culturais e educativas. Na matriz, foi possível sentir um clima de amizade e colaboração antes e durante a feira, e isso é gratificante.”

BALANÇO POSITIVO

O resultado da Feira do Livro foi expressivo: mais de 320 pessoas, entre colaboradores e clientes, participaram do evento nas filiais e na matriz. Foram vendidos 88 livros, além de 525 títulos disponibilizados para consulta e empréstimo pelas bibliotecas municipais parceiras.

“Projetos e ações de incentivo à leitura são importantes na empresa porque contribuem no desenvolvimento intelectual dos funcionários.

É fundamental que todos, independentemente do nível hierárquico ou cultural, tenham acesso aos livros, à cultura e à educação de forma geral. Isso melhora nossos relacionamentos e gera mais integração da equipe”, analisa Eva Cristina Chagas.


FEIRA QUE CONECTA

Além de incentivar a leitura, a Feira do Livro da P. B. Lopes fortalece vínculos e transforma o ambiente de trabalho. A secretária Valeria Cristina de Lima Medeiros, da filial de Regente Feijó (SP), compartilha sua visão sobre a feira:

“A Feira do Livro é importante para fomentar a leitura, o conhecimento e a cultura, oferecendo um espaço para a interação entre leitores. Não só representa um avanço no incentivo à leitura e à cultura, mas também estreita os laços de amizade entre os funcionários através das integrações.”

A iniciativa também valoriza o que cada colaborador tem de único: “Este tipo de abordagem com o funcionário é importante, pois consegue colocar os dons e talentos à prova. A feira valoriza o funcionário que possui talentos dos mais diversos e reconhece suas habilidades e potencial, utilizando-as para o benefício da empresa e dele próprio.”

NOTÍCIAS DA CASA – CULTURA

Colaboradores da filial de Regente Feijó (SP) criam Clube de Leitura para conhecer a trajetória de Pedro Barboza Lopes

Na P. B. Lopes Regente Feijó (SP), a rotina dos funcionários do setor de estoque ganhou uma dinâmica especial. Todos os dias os colegas se reúnem para uma tarefa muito agradável: ler e debater o livro “De Pai para Filho”, do fundador da PB, Pedro Barboza Lopes.

"A PB deu um livro de presente para cada funcionário, algo que teve um custo, e a gente coloca ele dentro de uma gaveta, sem ler, sem saber a história?", questionou Adriana Kruger, gestora de estoque da filial.

O Clube de Leitura foi aprovado e além de Adriana participam do grupo os colaboradores Anderson Martins, Vinícius Amaral e Cesar Enrique.


MOMENTO DE CONEXÃO

Diariamente, um membro do grupo lê um capítulo em voz alta. Em seguida, o time comenta e reflete sobre o conteúdo. "É rápido, muito dinâmico, todos estão se envolvendo e ficam curiosos para chegar no dia seguinte para prosseguir com a história", descreve Adriana.

CLUBE DO LIVRO 2

A atividade literária ganhou destaque e despertou a atenção de outros colaboradores da filial, ampliando o projeto. Em junho, foi criado o Clube do Livro 2, com a participação dos colaboradores Douglas Rabello, Luciana Alves Maia e Samuel de Souza Marques.

NOTÍCIAS DA CASA - CULTURA

Exposição histórica da P. B. Lopes revela como a empresa evoluiu através das décadas

Como parte da programação comemorativa dos 75 anos da P. B. Lopes, todas as filiais da concessionária receberão a Exposição Itinerante “75 Anos P. B. Lopes” - um resgate visual e material da trajetória da empresa. A mostra foi aberta em Londrina (PR), onde permaneceu durante um mês, e em junho segue para Maringá (PR) e Regente Feijó (SP).

A exposição é uma viagem pelo tempo. Reúne fotos, slides, equipamentos antigos e objetos que marcaram época, revelando o caminho percorrido pela empresa e homenageando as pessoas que fizeram parte da história.

O acervo inclui também itens simbólicos, como a Balança Cozzolino (1980), a clássica máquina de datilografia Remington (1950), calculadoras antigas como a Precisa (1942) e a Facit, além de perfurador de papel, livros de registros contábeis, slides e caixas de rolos fotográficos e uma câmera fotográfica Canon, entre outros objetos.

A exposição celebra não apenas o passado da empresa, mas também a evolução dos processos e da tecnologia ao longo de suas sete décadas e meia de atuação. Veja onde a exposição vai estar nos próximos meses:

NOTÍCIAS DA CASA

Encontro com a Presidente aproxima diretoria e colaboradores em uma experiência de conexão, aprendizado e valorização pessoal

Com o objetivo de consolidar os valores corporativos entre os colaboradores, a Rede P. B. Lopes promoveu no mês de abril a segunda edição do Encontro com a Presidente, iniciativa que reuniu, em Londrina (PR), 20 colaboradores vindos de diversas filiais da empresa.

O encontro foi uma oportunidade única para que funcionários novos e veteranos se reunissem para trocar experiências e conviver com a diretora da PB, Daniela de Andrade Lopes Gomes. O grupo conheceu a estrutura da matriz e da filial de Londrina (PR), os diversos departamentos e os colegas com quem interagem diariamente à distância.

“É um momento muito especial, onde podemos falar do indivíduo e da trajetória de cada um. É uma oportunidade de estar mais próxima de pessoas que não convivo com assiduidade e compartilhar um pouco da minha vivência tanto fora quanto dentro da empresa”, destaca a diretora da PB, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

DIVERSIDADE GERACIONAL

Uma das peculiaridades do Encontro com a Presidente é a diversidade dos participantes. Ao reunir colaboradores com décadas de trabalho e outros que estão iniciando sua jornada, o evento estimula o compartilhamento de vivências e fortalece o sentimento de pertencimento.

“Temos essa diversidade geracional e provocamos esse encontro dos mais antigos e os mais novos para a troca de experiências. Isso também ajuda a demonstrar a cultura da empresa, como nós valorizamos o indivíduo e o profissional, para que ele se desenvolva dentro da empresa a ponto de ficar conosco por décadas.”


CONFRATERNIZAÇÃO E APRENDIZADO

Além das conversas e da visita institucional, o evento reforça o compromisso com uma gestão próxima, humana e que valoriza quem faz parte da sua história. Além disso, proporcionou momentos de convivência descontraída, como o jantar de confraternização, que fortaleceu laços e gerou memórias marcantes.

“Nós conversamos bastante por telefone ou e-mail, então ter um contato de perto é muito importante. Eu sou bastante reservado, mas gostei do evento, a gente se sente bem, relaxa. Eu não tenho hábito de sair da minha rotina, mas foi muito bom.”
Edmilson Aparecido Santana
Setor fiscal da P. B. Lopes Maringá (PR)
42 anos na PB

“Fiquei de cara! Nunca pensei que receberia um convite como esse. Gostei muito de tudo: do jantar, da exposição na empresa e, principalmente, de conhecer a Daniela. Era o primeiro encontro com ela, estava ansioso, mas ela é muito tranquila. Gostei de ouvir todas as histórias relatadas nesse encontro.”
Samuel Marques de Souza
Motorista P. B. Lopes Regente Feijó (SP)
15 meses na PB

NOTÍCIAS DA CASA

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Rede P. B. Lopes prestou seu reconhecimento a todos os profissionais que, com empenho, competência e comprometimento, contribuem diariamente para o propósito da empresa.

Por trás de cada Scania entregue, cada produto comercializado, e de cada serviço realizado, está a dedicação de pessoas que fazem do trabalho um ato de responsabilidade e paixão. São esses colaboradores que garantem a qualidade e a confiança que consolidam a P. B. Lopes.

Parabéns trabalhadores!

VEJA O VÍDEO EM HOMENAGEM AOS
COLABORADORES DA P. B. LOPES

NOTÍCIAS DA CASA

A Rede P. B. Lopes celebrou o Dia das Mães com muito carinho, prestando uma homenagem àquelas que desempenham dois papéis fundamentais: colaboradoras dedicadas e mães inspiradoras.

Como forma de reconhecimento e gratidão, todas as colaboradoras que são mães ganharam um mimo especial - um gesto simbólico, mas repleto de afeto, para retribuir a força e a dedicação das mulheres que contribuem, diariamente, para o crescimento da empresa. Parabéns mamães!

NOTÍCIAS DA CASA

Iniciativa da Rede P. B. Lopes une as filiais numa competição saudável e auxilia instituições beneficentes

A Campanha do Agasalho 2025 da Rede P. B. Lopes mobilizou os colaboradores de todas as filiais em uma corrente de solidariedade. A ação tem como objetivo arrecadar peças de inverno para famílias em situação de vulnerabilidade. Cada filial fez a doação dos itens recolhidos a uma entidade beneficente local, reforçando o compromisso da empresa com a comunidade onde atua.

Entre os itens doados havia cobertores, edredons, mantas, blusas, moletons, jaquetas, calças, calçados, toucas, cachecóis, luvas, meias e, principalmente, roupas infantis de inverno. Tudo em bom estado, claro. “Roupa boa é que se doa”, lembra Eliana Cristina de Souza, supervisora administrativa da P. B. Lopes Regente Feijó (SP).

Este ano, a campanha foi realizada novamente em formato de gincana e contou com uma novidade: as três filiais que mais coletaram roupas foram premiadas com blusas personalizadas, que foram sorteados entre os funcionários participantes. No total, somando todas as filiais, foram arrecadadas 5.153 peças.

A ação foi amplamente difundida internamente entre os colaboradores. “Divulgamos a campanha entre os funcionários e pedimos para eles conversarem com tios, pais e avós, para nós termos um bom volume para doação”, afirma Eliana.


REDE DE COMBATE AO CÂNCER

A Campanha do Agasalho começou em 12 de maio e seguiu até o dia 08 junho. Mais do que uma ação corporativa, a iniciativa da Rede P. B. Lopes promove a solidariedade e encoraja a pratica da empatia e de atos de ajuda ao próximo. O material arrecadado em Regente Feijó (SP) foi destinado à Rede Feminina de Combate ao Câncer da região.

“Acredito que cada peça que doamos é uma pessoa acolhida e aquecida, e solidariedade não tem estação. Nesta campanha nos colocando no lugar do próximo e cada doação faz a diferença na vida de muitas pessoas”, finaliza Eliana Cristina de Souza.

NOTÍCIAS DA CASA - COMUNICAÇÃO

Revista consolida-se como canal estratégico de comunicação, inovação e engajamento da empresa

A revista PBNEWS comemora uma marca histórica: 50 edições dedicadas a registrar, conectar e inspirar pessoas que movem a empresa. São 50 capítulos de uma trajetória construída com o propósito de promover o grupo, seus diretores, colaboradores e clientes, contando a evolução do transporte por meio de histórias, conquistas e inovações.

Criada em agosto de 2008, ao longo de sua trajetória, a PBNEWS tem sido uma vitrine para bons exemplos e boas práticas. Sempre apresenta novidades, fortalece o engajamento organizacional e compartilha informações sobre o setor automotivo, estabelecendo um canal de comunicação aberto e transparente com seu público.

“A PBNEWS é um dos projetos que tenho mais carinho na empresa. É um conteúdo que me possibilita ver o macro dos negócios”, avalia a diretora da PB, Daniela de Andrade Lopes Gomes. “Além disso, a revista mostra o viés de relacionamento forte com os clientes, as ações internas e com a comunidade, entrevista profissionais do mercado e aponta tendências que moldam o futuro do transporte.”

Segundo Daniela Lopes Gomes, a PBNEWS desempenha um papel fundamental na comunicação interna e externa da Rede P. B. Lopes. A publicação apresenta um memorial das atividades da empresa e é uma grande ferramenta de consulta, graças à riqueza de dados que vem documentando ao longo desses 16 anos de existência. Um dos exemplos é o esforço da Rede P. B. Lopes em promover e divulgar as novas matrizes energéticas.

“Em 2015, realizamos o trabalho de demonstração e divulgação do ônibus movido a biometano, em Londrina (PR). Aquilo que parecia uma inovação, hoje é realidade e conseguimos realizar a experiência 10 anos atrás. Fazer parte desse processo é muito interessante e a revista coloca isso tudo no tempo e no espaço. Não estamos somente representando uma marca, mas ajudando no desenvolvimento deste segmento.”

VERSATILIDADE

Além de registrar o cotidiano da PB e promover produtos e serviços, a PBNEWS também apresenta cases de sucesso de clientes, divulga promoções internas, dialoga com profissionais especializados do setor e aponta dicas e rumos do mercado.

“Uma das características da PBNEWS é sua versatilidade, sempre trazendo uma pluralidade de conteúdos de forma leve, informativa e atrativa, e ainda oferecendo espaço para debater temas relevantes”, avalia o editor da revista, jornalista Milton Antunes. “Chegar à 50ª edição é um marco significativo e motivo de grande orgulho para toda equipe.”


NOVAS FORMAS DE COMUNICAR

A trajetória da revista espelha as transformações do mundo da comunicação nas últimas décadas. Ao longo dos anos, a publicação enfrentou os desafios da era digital, adaptando-se às mudanças tecnológicas e aos novos hábitos de leitura. Em 2020, deixou de ser impressa e tornou-se digital.

“A transição para o digital foi impulsionada pela necessidade de adaptação ao novo cenário tecnológico e as mudanças nos hábitos de consumo de informação. A internet e os dispositivos móveis revolucionaram o acesso à informação, tornando-a mais rápida e democrática.

Esta transição permitiu também a criação de conteúdos interativos e multimídia, fortalecendo a conexão com leitores”, conclui o jornalista Milton Antunes.

REVISTA Nº 1

A PBNEWS nasceu a partir do sonho de seu fundador, Pedro Barboza Lopes, de estabelecer um canal de comunicação com todos os públicos da empresa. A edição nº 1, impressa, foi publicada em agosto de 2008 e no primeiro editorial Seu Pedro escreveu:

“Um homem que sonha e realiza, com certeza é bem sucedido na vida. Porém, não basta simplesmente sonhar, é indispensável ser perseverante, buscando incansavelmente a realização dos sonhos.

Agora vejo a realização de um de meus sonhos ainda não realizados: a criação e produção do 1º informativo P. B. Lopes. Sempre foi nosso desejo termos um veículo de comunicação aberto a todos e transparente nos seus artigos e comentários, opiniões e informações. Um veículo de comunicação onde cada funcionário seja um participante com suas manifestações.

Hoje estamos modestamente apresentando a todos a nossa edição nº 1, esperando ser a primeira de muitas ao longo do futuro que desejamos ser vitorioso. Pense grande. Águias não caçam moscas. O perigo não está em pensar grande e não conseguir. O perigo está em pensar pequeno.... e conseguir. Pense grande”.

NOTÍCIAS DA CASA - TRANSFORMAÇÃO

Rede P. B. Lopes investe em capacitação, premiação e metas para impulsionar as vendas em 2025

A campanha de vendas “TransformAção” da Rede P. B. Lopes, iniciativa estratégica de comercialização e de valorização dos colaboradores, vem obtendo bons resultados graças ao empenho de toda a equipe.

A campanha tem mobilizado as filiais no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul com treinamentos, premiações por desempenho e o exercício das melhores práticas em vendas.

A meta é comercializar R$ 315 milhões em peças e serviços, com um pacote especial de gratificações e prêmios exclusivos para os participantes. Além de impulsionar o faturamento, a campanha reforça a cultura de protagonismo e superação entre os colaboradores.

“A campanha está ajudando muito no dia a dia do faturamento das casas com foco, empenho e dedicação de todos, e embora a economia não esteja muito boa, estamos trabalhando para o cumprimento das metas”, conta Fernando Rodrigues, gerente de peças e serviços da Rede P. B. Lopes.

“Neste primeiro trimestre de 2025, o destaque fica para as casas de Londrina e Ladário, que levaram os prêmios, juntamente com a matriz.”

FOCO NA ALTA PERFORMANCE

Um dos diferenciais da Campanha TransformAção é o trabalho de desenvolvimento conduzido pela consultora Elisa Trindade, que realiza encontros mensais com as equipes das filiais, tanto online quanto presenciais. O objetivo é fomentar o engajamento de gerentes, colaboradores estratégicos e de áreas específicas.

“A receptividade tem sido extremamente positiva. Os encontros estão sendo desafiadores e motivadores, proporcionando momentos em que as equipes são estimuladas a pensar fora da caixa, criando insights de transformação e fortalecendo o comprometimento com os resultados”, avalia a gerente de marketing da P. B. Lopes, Juliana Quasne.

Juliana também destaca o protagonismo dos gerentes, que vêm aplicando as reflexões e aprendizados dos encontros para melhorar a performance e aprimorar a gestão das equipes.

"Essa postura está reforçando o espírito da campanha, que valoriza a evolução contínua e a transformação como caminho para resultados sustentáveis."

VEJA O VÍDEO DA CAMPANHA

NOTÍCIAS DA CASA - SEGURANÇA

Projeto da Rede P. B. Lopes está aprimorando a cultura preventiva e fortalecendo o valor de segurança

A segurança no trabalho sempre mereceu atenção especial na Rede P. B. Lopes e iniciativas inovadoras vêm ganhando destaque por seus resultados concretos. Um exemplo é o "Projeto Anjo da Guarda", implementado no início deste ano, e que já está rendendo bons frutos.

A proposta é transformar colaboradores em agentes voluntários de segurança. A cada 30 dias, um "Anjo" é designado para realizar inspeções, orientar colegas sobre práticas seguras e atuar em sinergia com o departamento de segurança do trabalho.

O diferencial do projeto está na sucessão: ao término do período de atuação, o próprio “Anjo” - identificado por um distintivo braçal vermelho - indica quem será seu sucessor, criando um ambiente de compromisso com a prevenção.

"Esse tipo de projeto engaja os próprios colaboradores na prevenção de acidentes, amplia a percepção de risco e fortalece o senso de responsabilidade coletiva”, explica Álex Bruno Correia, técnico de Segurança do Trabalho. “Além disso, contribui para reduzir acidentes e reforça a segurança como um valor essencial dentro da empresa."

RESULTADOS QUE INSPIRAM

A receptividade ao "Projeto Anjo da Guarda" tem sido positiva, com colaboradores demonstrando comprometimento genuíno ao exercerem o papel de Anjo da Guarda.

Amarildo de Oliveira, auxiliar predial da P. B. Lopes Londrina (PR) e primeiro "Anjo" designado, gostou da oportunidade: "Foi uma experiência maravilhosa. Recebi um treinamento completo do Álex e, além de cuidar dos colegas, aprendi a cuidar melhor de mim mesmo. Alguns companheiros deram um pouco de trabalho, mas entendemos que é preciso usar os EPIs corretamente."

Amarildo de Oliveira e Álex Bruno Correia

SOCIAL

FELICIDADE PURA

O mês de março teve um brilho especial na vida de Júlio César Costa, garantista da P. B. Regente Feijó (SP). Ele estreia na ala dos papais com a chegada da filha Ísis. Na foto mais que especial, Júlio com a filha Ísis e a mamãe, Sara Souza Costa. Parabéns família!!

HELENA CHEGOU!

Outro papai que está feliz é o consultor técnico da P. B. Lopes Londrina (PR) Mauro Junior Fernandes Pedro, com o nascimento da filha Helena, no dia 15 de abril. Parabéns a toda a família! Na foto, o papai orgulhoso e ao fundo a esposa Renata Brancaglian dos Santos Fernandes Pedro, com Helena nos braços, e a filha mais velha, Alice Brancaglian Fernandes Pedro.

FERA NO CROSSFIT

A assistente comercial da P. B. Lopes Londrina (PR) Mirella Rigobello fez bonito no campeonato de crossfit realizado em Londrina no mês de março. Juntamente com as atletas Tamires Freitas e Valéria Rovina, o trio conquistou o lugar mais alto do pódio na categoria Scaled. O campeonato foi promovido pelo Box Arizona e reuniu 11 equipes dos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ela é ouro!

NOTÍCIAS DA CASA - TEMPO DE CASA

PARABÉNS COLABORADORES!

A Rede P. B. Lopes reconhece e valoriza seu quadro de funcionários e parabeniza todos que estão comemorando aniversário de tempo de casa nos meses de abril, maio e junho.

AGRO

A aquisição da Fazenda Dona Amélia, situada no estado de Mato Grosso do Sul, nos anos 1970, é resultado do processo de expansão dos negócios do Sr. José Lopez Lopez, patriarca da família.

Vislumbrando novas oportunidades além do comércio de automóveis e do transporte coletivo, ele ingressou no agronegócio comprando várias propriedades rurais, entre elas uma extensa gleba de 15 mil alqueires no município de Nova Andradina, na época conhecida como Gato Preto.

Seu José dividiu a área, vendeu parte dela e a outra ele formou a Fazenda Santa Bárbara. Com a posterior divisão dos negócios, cada filho ficou com uma parte da propriedade. Seu Pedro, um dos herdeiros, batizou a área dele de Fazenda Dona Amélia, em homenagem à mãe, Sra. Amélia Barbosa Lopes. Na foto dos anos 1980, está Seu Pedro com um amigo da família, retratando um momento especial dessa trajetória.

RECEITAS

Esta receita combina tradição familiar e muito sabor. O pudim de pão é uma sobremesa clássica, uma delícia irresistível que agrada a todo mundo. A dica é do analista contábil da Rede P. B. Lopes, Odino de Oliveira Moreira: “Quando íamos passear na casa da minha avó materna, dona Maria Pinheiro, todo mundo ficava perto do fogão a lenha conversando, as crianças brincando, e ela pegava a bacia de pão amanhecido e começava a fazer o pudim. A minha mãe continuou fazendo a receita e hoje eu faço em minha casa. Se tem festa, tem pudim de pão.”

Ingredientes:
03 pães amanhecidos
03 xícaras de (chá) de leite
01 lata de leite condensado
03 ovos
01 Colher (sopa) de amido de milho
Ingredientes para a Calda:
02 xícaras (chá) de açúcar cristal
½ xícara (chá) de água

Modo do preparo do Pudim:
Pegue os pães amanhecidos e corte-os em pedaços. Coloque-os no liquidificador e acrescente todos os outros ingredientes: leite, ovos, leite condensado e o amido de milho. Bata tudo por dois minutos.

Modo do preparo da Calda de Caramelo:
Coloque o açúcar na própria forma do pudim para derreter e não mexa. Quando começar a ganhar a cor dourada e a empedrar, coloque a água e misture até atingir o ponto de calda.
Agora é hora de unir a calda ao pudim: pegue a mistura do liquidificador e despeje na forma com a calda.

Cozimento:
Leve para o forno pré-aquecido a 230 graus e deixe cozinhar em banho-maria por cerca de 40 a 60 minutos. Depois de cozido, espere esfriar no ambiente, tire da forma e leve para a geladeira. Quanto mais frio, mais gostoso fica.

DIVERSÃO

LIVRO

EU, MALIKA OUFKIR, PRISIONEIRA DO REI

Autoras: Malika Oufkir e Michèle Fitoussi
Editora: Companhia de Bolso
Páginas: 328

Malika Oufkir foi criada como uma princesa. Filha do chefe do exército do Marrocos, ela foi adotada pelo rei Mohammed V e, depois da morte dele, por seu filho Hussein II. Morou em palácios, recebeu uma educação refinada e se acostumou a conviver com reis e artistas de cinema. Um dia, porém, quando seu verdadeiro pai tentou um golpe de Estado para derrubar Hussein II, essa vida de sonhos acabou. Seu pai foi assassinado e ela, a mãe e seus cinco irmãos foram levados para uma prisão no Saara. Durante 20 anos eles viveram em condições desumanas, submetidos a toda sorte de humilhações, até conseguirem escapar. Esta é a história que a própria Malika e a jornalista francesa Michèle Fitoussi narram neste livro, um verdadeiro conto de fadas às avessas em pleno século XX.
* Disponível na Biblioteca Pedro Barboza Lopes

MÚSICA

EU E VOCÊ SEMPRE

Compositores: Jorge Aragão e Flavio Cardoso
Intérprete: Jorge Aragão
Gênero: Samba
Gravadora: Indie Records


A música "Eu e Você Sempre" é um clássico do samba, com diversas interpretações e releituras, frequentemente tocada em festas, eventos e programas de rádio. É uma canção que fala sobre o amor e a união entre duas pessoas, destacando a importância da companhia e do companheirismo em uma relação. A música é caracterizada pela melodia envolvente e pela letra que transmite emoção e sentimento. Jorge Aragão é conhecido por suas composições e interpretações de samba. Ele foi um dos principais compositores e letristas do grupo Fundo de Quintal e depois seguiu carreira solo, conquistando reconhecimento nacional e internacional.

FILME

TRILOGIA O PODEROSO CHEFÃO

Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Mario Puzo
Ano: 1972, 1974 e 1990
Produção: Paramount Pictures

A trilogia narra a trama envolvendo a Família Corleone, uma das mais poderosas famílias da máfia italiana nos Estados Unidos. O fundador do clã, Don Vito Corleone, imigrou da Itália no início do século XX, após a morte de seu pai, buscando um novo futuro na América. Corleone tornou-se um poderoso mafioso em Nova Iorque, tendo de dividir seu tempo entre as questões de sua complexa família e os lucros do negócio. A trilogia é multipremiada, tendo vencido 9 das 29 indicações aos Prêmios da Academia e alcançou um grande sucesso comercial, rendendo mais de 550 milhões de dólares em bilheterias ao redor do mundo.

SÉRIE

THE OFFER

Produção: Paramount Pictures
Criação: Michael Tolkin, Laurence Bennett
Elenco: Miles Teller, Matthew Goode, Dan Fogler
Temporada: 1
Temporadas: 10

The Offer apresenta os bastidores da obra prima de Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão, estrelado por Marlon Brando e adaptado do livro de Mario Puzo. A trama acompanha o produtor Albert S. Ruddy (Miles Teller) e Robert Evans (Matthew Goode) enquanto se preparam para a produção do filme e se esforçam para driblar todos os problemas enfrentados durante o processo. Porém, um dos principais problemas, é o impasse causado por algumas das grandes famílias do crime organizado. Um dos chefes da máfia de Nova Iorque tenta dar fim à produção, chegando ao ponto de ameaçar os produtores de morte.

EXPEDIENTE

Revista PBNews - Edição Digital
50ª edição – MARÇO 2025


Direção Geral - P. B. Lopes & Cia. Ltda.

Conselho Editorial - Daniela de Andrade Lopes Gomes - Juliana Quasne - Emilia Miyazaki - Milton Antunes - Júlio César dos Santos Barbosa - Kauane Galhardo

Produção - Doc Comunicação
Jornalista Responsável - Emilia Miyazaki - Mtb 2868
doclondrina1@gmail.com

Edição e redação - Milton Antunes – Mtb 2018
miltonantuneslondrina@gmail.com

Revisão - Mariana Guerin – Mtb 34838/156/67V/SP

Fotografia - Acervo Rede P. B. Lopes – Emília Miyazaki - Acervo Scania

Solução digital (pocket®) e projeto gráfico - Visualitá® Gestão em Design Estratégico e Alexandre Jorge

Contato - P. B. Lopes & Cia Ltda - Av. Brasília, 3.126 - Londrina – PR • Telefones (43) 4009.0780 | 3329.0780 • daniela.lopes@pblopes.com.br - marketing@pblopes.com.br
www.pblopes.com.br
A Revista PBNews - Edição digital é uma publicação da P. B. Lopes

P. B. LOPES | SCANIA

LONDRINA – PR
(43) 4009 0780
Av. Brasília, 3126 • CEP 86025-180
MARINGÁ – PR
(44) 3228 5757
Av. Colombo, 674 • CEP 87045–000
MARINGÁ – PR (Posto de Serviço)
(44) 3246 3304
Rod. PR 317, 4652, Km 03 • CEP 87035-510
CAMPO GRANDE – MS
(67) 3326 5080
Rua Elza da Silva Gatass, 48 • CEP 79018-805
DOURADOS – MS
(67) 3424 0015
Rua Marginal Leste, 11415, Chácara Castelo II • CEP 79835-000
LADÁRIO – MS
(67) 3234 6400
Rod. BR 359, Km 516,7 • CEP 79370-000
SALTO GRANDE – SP
(14) 3378 4115
Rod. Raposo Tavares, Km 386 • CEP 19920-000
REGENTE FEIJÓ - SP
(18) 3941 1030
Rod. Raposo Tavares, km 559 - Distrito Espigão • CEP 19570-000
AVARÉ – SP
Bizungão (Posto de Serviço)
Rod. Pres. Castello Branco, Km 247 - Posto Bizungão
CEP 19920-000
TRÊS LAGOAS - MS
Rua Ostanílio Garcia Moreira, 5094
Chácara Imperial
CEP 79631-170