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EDITORIAL

Parabéns Londrina!

O ano de 2024 é muito especial para nós, londrinenses pés vermelhos. Nossa querida Londrina completa 90 anos de uma trajetória única, pautada pela bravura de grupos e pessoas das mais diversas etnias, que vieram para a região movidos pelo desejo de “vencer na vida”.

Nestas nove décadas de história, vemos Londrina se consolidar como uma cidade pujante. Das raízes plantadas pelos nossos antepassados, criamos raízes, e nossos frutos se disseminam para outros territórios. Temos orgulho de fazer parte deste momento histórico, que começou em 1950, com a fundação da Irmãos Lopes e prossegue com a Rede P. B. Lopes mantendo sua matriz em Londrina.

Nesta edição da Revista PBNEWS, homenageamos nossa Londrina, cidade que respeita seu passado e que se mantém de braços abertos para o futuro.

Celebramos também, amizades e parcerias com clientes longevos, destacando a Viação Garcia em Londrina, o Grupo 1500 de Maringá e a Amafil de Cianorte. A Rede P. B. Lopes também marca presença em datas comemorativas, feiras regionais e eventos nacionais e internacionais, buscando o melhor atendimento, e privilegiando o relacionamento.

Esta edição chega com muita informação, afinal, foi um ano intenso. Neste momento em que o ano de 2024 chega ao fim, gostaria de desejar aos nossos leitores, clientes, parceiros e amigos, um Feliz Natal e um ano novo próspero em afeto, oportunidades e conquistas!



Um abraço,

Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

ADMIRAÇÃO RECÍPROCA
Em nome da minha família e da Gmac Atacado, gostaria de agradecer pela bela reportagem que fizeram sobre nossa história, como empresa e como clientes de vocês. Dividir com vocês essa trajetória nos alegra e nos garante a certeza de que estamos no caminho certo pela busca na excelência de nossos serviços! Muito mais do que distribuir produtos, entregamos a nossa eficiência em logística e isso se torna muito mais fácil por termos uma frota composta, em boa parte, por caminhões Scania. É gratificante ver o reconhecimento que nos deram e saber que a admiração é recíproca! Nossa parceria já está firmada e juntos chegaremos mais longe, a bordo de um Scania bem colorido, claro!”

GABRIELLE MAIA
Sócia-proprietária da Gmac Atacado da Construção Ltda
Londrina (PR)

DEDICATÓRIA DO LIVRO “DE PAI PARA FILHO”
Vimos a revista e o Peter ficou muito feliz. Minha esposa Olivia está encantada. Meu intuito era ter um registro de um momento especial, mas a atenção que nos foi dispensada alegrou a todos. Obrigado pelo carinho.”

ELIAS STUTZ
Pai do Peter, supervisor de frota da Tindiana Transportes
Londrina (PR)

SOS RS
Para nós, foi uma alegria poder levar um pouco de carinho aos nossos irmãos do RS. Foi muito bom poder estar junto de pessoas boas como vocês, em uma missão como esta. Deus os abençoe e contem sempre comigo.”

GABRIEL GALINDO
Proprietário do Código da Carne
Londrina (PR)

APP
Muito interessante a revista da P. B. Lopes. Gostei deste formato de aplicativo.”

CARLOS BIAGINI
Assessor de imprensa da Scania Brasil
São Bernardo do Campo (SP)

HONRA
Foi uma honra e um prazer participar da PBNEWS, revista tradicionalmente muito bem produzida, com matérias incríveis, gostosa de ler e carregada de muito carinho.”

PATRÍCIA BELMONTE
Assistente comercial da P. B. Lopes Maringá
Maringá (PR)

BOAS LEMBRANÇAS
A cada nova edição muitas lembranças boas surgem. Essa semana, encontrei algumas fotos dos cursos que fiz na Scania e no "nosso" Centro de Treinamento, em Londrina. Faz parte da história, faz parte da minha Vida.”

ALFREDO HANSEN
ex-Irmãos Lopes
Londrina (PR)

DEDICAÇÃO
Que delícia de revista! Com certeza era um dos meus grandes amores na PB! Quanta dedicação, entrega e carinho para o desenvolvimento desse produto. Como sempre, a equipe arrasa no conteúdo. Muita notícia relevante para o cliente, e também matérias leves e gostosas de ler! Parabéns pela edição!”

DEBORA MORENO
ex-P. B. Lopes
Londrina (PR)

LER AOS POUCOS
É sempre um prazer receber as edições da revista interativa digital PBNEWS. No primeiro momento uma visão de tudo, e aos poucos vamos lendo aquilo que chama mais atenção e que faz sentido pra mim.”

AGOSTINHO SOUZA
Empresário
Londrina (PR)

ORGULHO
É um orgulho ver uma londrinense à frente de uma empresa que cresce cada vez mais, mantendo e relatando a história de sua origem, como alavanca de seu desenvolvimento e progresso, até os dias de hoje, desbravador e pioneiro. Londrina é o que é, por GENTE como você:
- que amou esta cidade;
- ⁠que deu seu suor por esta cidade;
- ⁠que criou raízes nesta cidade;
- ⁠que criou sua família nessa cidade;
- ⁠que promoveu o progresso dessa cidade;
- ⁠e que ama esta cidade de coração, com toda sua inteligência e sua força, capaz de promover desenvolvimento humano, comercial, industrial e tecnológico, para o bem estar futuro de gerações em gerações! Deus abençoe a todos!”

LEILA GIGLIO
Empresária do ramo hoteleiro
Londrina (PR)

A Campanha do Dezembro Laranja reforça os cuidados contra o câncer de pele, doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Importante ficar atento aos fatores de risco: história familiar de câncer de pele; pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros; pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada; exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.

Surgindo qualquer anormalidade,
PROCURE UM DERMATOLOGISTA.

ESPECIAL - LONDRINA 90 ANOS

Fruto de um projeto audacioso de colonização, Londrina cresceu rapidamente graças às riquezas de sua terra e a força de seu povo

Londrina tornou-se uma cidade cosmopolita, dinâmica e desenvolvida, com o olhar voltado para o futuro, mas sem esquecer suas raízes. Polo regional de comércio, indústria e serviços, a cidade de Londrina chega aos 90 anos no dia 10 de dezembro com o mesmo potencial de crescimento e desenvolvimento que sempre marcou sua história. Cravada no norte do estado do Paraná, Londrina consolida-se como principal ponto de referência e de grande influência regional.

A origem do município está ligada diretamente ao projeto de colonização comandado, nos anos 1920 e 1930, pela Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da empresa inglesa Plantations Limited, de Londres, que enxergou o potencial da região. Durante o plano de colonização, a Companhia fez a repartição dos terrenos em lotes relativamente pequenos e concedeu aos compradores os títulos de propriedade da terra, medida inusitada para aquela época.

A previsão inicial indicava uma cidade com 30.000 habitantes. Porém, o solo roxo e extremamente fértil impulsionou a produção agrícola abundante, surgindo oportunidades de enriquecimento rápido para quem estivesse disposto a trabalhar. A notícia logo se espalhou e a cidade atraiu migrantes de outros estados e imigrantes de outros países.


OURO VERDE

Com a concentração da produção principalmente no café, o “Ouro Verde” da época, ocorreu a atração de capital, junto com a explosão demográfica, a expansão de núcleos urbanos e o aparecimento de classes sociais. A presença maciça de imigrantes contribuiu significativamente para a formação da identidade local.

“Além do contexto da cafeicultura, o movimento migratório de paulistas e mineiros e o movimento imigratório de indivíduos e famílias de outros países trouxeram muita mão de obra para a região”, explica o professor de história da Universidade Estadual de Londrina, Rogério Ivano.

Londrina recebeu os imigrantes de braços abertos e a cidade tornou-se o novo lar para milhares deles. Segundo Rogério Ivano, o documento do primeiro registro do hotel da Companhia de Terras revela a identificação de 33 nacionalidades. “Era um povo que estava circulando pelo mundo, especialmente os italianos, os ibéricos - portugueses e espanhóis - alemães, japoneses, árabes...”

CAPITAL MUNDIAL DO CAFÉ

Em um comparativo com a corrida do ouro, movimento que levou grandes frentes migratórias para os Estados Unidos no século XIX, o ciclo cafeeiro dos anos 1940 e 1950 foi o responsável pela atração de milhares de pessoas ao norte do Paraná. Neste período, o dinheiro circulava fácil, de forma abundante, conduzindo a economia a altos patamares.

“O café foi tão forte quanto a corrida do ouro dos Estados Unidos. Mais de dois milhões de pessoas circularam por aqui atrás do ouro verde”, relembra Rogério Ivano. Com uma produção espetacular, Londrina passou a ser conhecida como a Capital Mundial do Café.

FIM DO CICLO

Como todo ciclo, o café começou a entrar em declínio em decorrência do envelhecimento das lavouras, da queda do preço e a concorrência internacional. Com isso, surgiram novas políticas agrícolas e a diversificação de culturas ganhou força.

A geada negra de 1975 foi o golpe fatal para a cafeicultura de Londrina. Ela dizimou os cafezais e decretou o fim de uma era. Desiludidos, os agricultores tiveram que erradicar suas plantações e começar a investir na diversificação de culturas, especialmente soja e milho. Surgiu um novo contexto, onde os trabalhadores rurais se viram obrigados a trocar a roça pela cidade.

A base econômica do município passou da monocultura do café para uma produção diversificada, demonstrando uma alta capacidade de superação, e confirmando Londrina no cenário nacional como moderna e progressista. Em 1971 foi criada a Universidade Estadual de Londrina, fator importante para o desenvolvimento da cidade, aquecendo o mercado imobiliário e atraindo estudantes de fora.


REFERÊNCIA

Atualmente com 580 mil habitantes, Londrina é referência em educação, saúde, cultura e lazer, preservando a natureza e a vida em comunidade. Nas últimas décadas, verticalizou-se velozmente tornando-se a 6ª cidade brasileira em números de edifícios acima de 12 pavimentos. Simultaneamente, expande seus horizontes com a construção de condomínios horizontais.

“Nas últimas cinco décadas, Londrina foi marcada pelo atrevimento e pela vanguarda. Com os anos, a cidade tornou-se um centro de negócios, uma cidade vertical de prestação de serviços. Nos anos 2000 atraiu empresas de alta tecnologia, exigindo qualificação para a demanda de trabalho”, avalia Ivano.


FUTURO

Londrina vive um crescimento pleno, com destaque para as áreas de ensino, construção civil, indústria e tecnologia. Ao longo de sua trajetória, conquistou bons índices de qualidade de vida, perfil empreendedor e forte potencial de desenvolvimento econômico. Um ótimo lugar para viver e criar os filhos.

É uma cidade vibrante, iluminada, instagramável”, celebra o professor de história Rogério Ivano. “Com tradição no agronegócio, tem um grande potencial para a economia verde e também para novas experiências, novos valores. São novos tempos e outras lógicas.”

ESPECIAL – LONDRINA 90 ANOS
Fachada da Irmãos Lopes & Cia. Ltda. na rua
Mato Grosso, na década de 1950

Fundada no inÍcio da década de 1950, empresa dedicou-se a comercialização de veículos e ao transporte de passageiros

Os Lopes e os Barbosa estão entre as primeiras famílias de imigrantes que chegaram a Londrina representando as colônias espanhola e portuguesa. Eles fazem parte das dezenas de etnias que formaram a base que moldou o perfil do londrinense, responsáveis por alçar o município ao status de 2ª maior cidade do estado e a 4ª do sul do país.

A família Lopes deixou a Espanha e escolheu o norte do Paraná para recomeçar a vida. Após o casamento de José Lopez Lopez com Amélia Barbosa, um novo capítulo se iniciou tempos depois, nos anos 1950. “Nessa época, a sociedade vivia a abertura para os imigrantes fazerem a América, com destaque para os perfis empreendedores. Foi quando nasceu o termo “self-made-man”, de pessoas que, dentro do seio familiar ou com conhecidos, formam negócios e ajudam a construir a história moderna”, explica o professor de história Rogério Ivano.

Quando Londrina ainda debutava, uma oportunidade de negócios fez Seu José Lopez Lopez deixar a pequena cidade de Ibiporã para fundar a Irmãos Lopes & Cia. Ltda., empresa que comercializava os automóveis De Soto na região. No dia 06 de julho de 1950, ela se instalou na esquina da Rua Sergipe com a Rua Mato Grosso, onde hoje funciona o Camelódromo.

TRABALHO E CRESCIMENTO

Nos anos seguintes, a Irmãos Lopes iniciou uma grande expansão, com a migração para a bandeira Mercedes-Benz e depois para a Scania. No segmento do transporte urbano, a Irmãos Lopes comandou a VUL – Viação Urbana Londrinense, a TIL – Transporte Intermunicipal de Londrina, e a TCGL – Transporte Coletivo Grande Londrina.

“Meu pai, Alacides de Oliveira, trabalhou com o Seu José na Viação Santa Amélia em São Paulo e em Londrina, no transporte de passageiros”, relembra Paulo Celso de Oliveira, filho de Alacides, conhecido como Tio Roque, cunhado de Seu José, casado com Dona Lourdes, irmã de Dona Amélia. “São muitas histórias: estávamos juntos na abertura de fazendas, no dia a dia nas empresas de ônibus, na Exposição Agropecuária, na Scania...”

REFERÊNCIA NA CIDADE

Paulo Celso conta que a Irmãos Lopes sempre foi uma referência na cidade. “Uma empresa muito respeitada pela honestidade, pelo trabalho e pela seriedade. Eu trago comigo as melhores lembranças e só tenho a agradecer. Tudo que sou e o que conquistei foi graças à família Lopes”, diz o primo de Seu Pedro, engenheiro já aposentado, que vive hoje em Recife (PE).

ESPECIAL - LONDRINA 90 ANOS

Trajetória das famílias Barbosa e Lopes está alinhada com a história de Londrina

No início da colonização, quando Londrina ainda era conhecida como Patrimônio Três Bocas, o imigrante português Manoel Barbosa da Fonseca Filho chegava à região com sua esposa Rita e os onze filhos. Ele esteve presente na abertura da cidade, construindo a primeira casa de alvenaria e acompanhou a criação do município.

Também ingressou no setor comercial e abriu a Casa Barboza, na Avenida Paraná, onde foi instalada a primeira bomba de gasolina da cidade. E foi proprietário da LonRita, empresa de água potável de mesa.

No ano seguinte, em 1934, o imigrante espanhol José Lopez Lopez também veio a Londrina, atraído pela promessa de crescimento, divulgada pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Trouxe a família do interior do estado de São Paulo e logo conheceu uma das filhas de Manoel Barbosa, Amélia, com quem se casou em 1938.

“Como a cidade começou pequena, todos se conheciam, e até hoje as pessoas abordam a família para fazer conexões, seja com a Irmãos Lopes ou com a TCGL, que fez parte do cotidiano sob o comando da família por décadas, então não há como separar”, conta a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes, bisneta do pioneiro Manoel Barbosa e neta de José Lopez Lopez. “Com muito orgulho, eu me sinto parte dessa história.”

Para a diretora da Rede P. B. Lopes, a sensação é de estar crescendo junto com a cidade. “Londrina completa 90 anos e a Irmãos Lopes, 74. A minha geração é a geração pé vermelho, que nasceu, estudou e foi criada aqui. Londrina tem recursos estruturais e humanos para que empresas se desenvolvam, e temos a felicidade de termos matriz dos negócios aqui. Vejo um cenário muito positivo, estar crescendo com a cidade durante todos esses anos.”

CIDADE DINÂMICA

Concessionária da indústria sueca Scania, que fabrica caminhões, ônibus e motores, a Rede P. B. Lopes mantém um relacionamento dinâmico e recebe com bastante frequência diversos executivos da Suécia e da Alemanha em sua sede, em Londrina. Os visitantes ficam admirados com a cidade.

“É muito comum, a nossa cidade surpreender os estrangeiros pelo dinamismo e pela energia que existe em Londrina e região. Para eles, é difícil entender que a cidade tem apenas 90 anos. Causa espanto quando contamos que a região que cresceu de uma gleba, hoje é um polo estratégico de comércio, serviço, tecnologia e de tamanha relevância no interior do país.”

ESPECIAL - LONDRINA 90 ANOS

Livro que acaba de ser lançado retrata a carreira empresarial de sucesso do fundador da Rede P. B. Lopes

A consistente presença da família Lopes no desenvolvimento de Londrina transformou-se em alvo da literatura. Exemplo disso é a participação no livro “Histórias da Nossa Gente – A Evolução do Tempo”, que celebra os 90 anos da cidade. O livro, lançado em novembro, foi escrito pelas jornalistas Claudia Costa e Elisiê Peixoto.

“O Projeto focaliza a história de pessoas, empresas, lideranças e entidades que são agentes na construção e desenvolvimento desta bela cidade”, destaca a jornalista Elisiê Peixoto.

A publicação traz a história de diversas personalidades londrinenses e um capítulo é dedicado ao fundador da Rede P. B. Lopes, Pedro Barboza Lopes. O conteúdo foi produzido por meio de entrevista com filha, Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora do grupo.

O livro está disponível para venda através do link: https://ideiadelas.com.br/

NEGÓCIOS – FEIRAS

Feira Latino-americana de Transporte realizada em São Paulo reuniu mais de 150 marcas; Scania levou seu chassi elétrico inédito e o ônibus top de linha, além de lançar um novo painel digital

A Lat.Bus 2024 foi um sucesso de público atraindo cerca de 20 mil pessoas, entre visitantes, convidados e profissionais do setor. O objetivo foi reunir todos os players ligados ao transporte de passageiros – urbano, rodoviário e fretamento – em um grande evento. Além de produtos e serviços apresentados pelas fabricantes de chassis, carrocerias, peças, acessórios e provedores de tecnologia, a feira se destacou por apresentar novidades.

Realizada no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo (SP), entre os dias 6 e 8 de agosto, a Lat.Bus é considerada a maior feira de mobilidade urbana da América Latina, com mais de 150 marcas em exposição.

A Scania brilhou com um estande de 640 m² na Lat.Bus e colocou dois chassis em exposição: o chassi elétrico K 230E B4x2LB e o K 500 8×2, o ônibus top de linha da Scania no Brasil.


CHASSI ELÉTRICO

Uma das estrelas da Scania, o chassi elétrico começará a ser produzido em março de 2025 na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo (SP). O modelo tem autonomia de 250 a 300 km, já dimensionado numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular, e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias.

Sua vocação principal é a aplicação urbana, com tração 4x2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros – na configuração de piso baixo ou normal.

POTÊNCIA E CONFORTO

O K 500 8×2, ônibus top de linha da Scania no Brasil, possui um motor de 13 litros com 500 cv de potência, ideal para linhas rodoviárias de longa distância e turismo. A tração 8×2 permite a utilização de carrocerias double decker (dois andares).

Segundo Alex Nucci, diretor de vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, o momento é de otimismo para o setor: “O cenário de mercado é promissor, os clientes estão animados e os investimentos estão sendo feitos nas renovações e ampliações de frotas.”

NOVO PAINEL DIGITAL

Outra grande novidade apresentada foi o novo painel digital da nova geração de ônibus P8/Euro 6 da Scania, de 12,3 polegadas, com alta tecnologia embarcada, disponível a partir de janeiro de 2025, que promete elevar o nível de segurança ativa e conforto para os motoristas. Este painel proporcionará uma experiência de condução mais positiva para os motoristas, oferecendo maior visibilidade e informações programáveis.

Marcelo Gallão, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania, destaca: “Estamos subindo um nível altíssimo de segurança ativa e todos os alertas estarão sendo informados ao motorista em tempo real na tela. Nosso objetivo é tornar a experiência na condução ainda mais positiva para o motorista de ônibus. Vamos garantir mais conforto e ampliar os dispositivos de segurança.”

ACELERADOR INTELIGENTE

Durante a Lat.Bus 2024, a Scania anunciou que a partir de agora o Acelerador Inteligente será padrão nos veículos produzidos pela marca, garantindo mais 3% de economia de combustível, elevando a redução total de consumo dos chassis para 11%.


COMPENSAÇÃO DE CO2

Durante a Lat.Bus, a Scania não só apresentou inovações em mobilidade, mas também deu um passo à frente na sustentabilidade. Em uma parceria estratégica com a agência de consultoria Eccaplan, a marca compensou todas as emissões de CO2 geradas por sua participação no evento, garantindo que a sua presença nesta edição fosse totalmente neutra em emissões de carbono.


CONSÓRCIO

O Scania Consórcio aproveitou a feira para lançar a sua nova campanha, de 100 cotas, com sorteio de chassi e mais 10 viagens para a Busworld, em 2025, na Bélgica, e visita à matriz da Scania na Suécia.

NEGÓCIOS – FEIRAS

A Rede P. B. Lopes prestou uma justa homenagem a um de seus clientes mais tradicionais. A Viação Garcia é parceira do grupo desde os tempos da Irmãos Lopes, e completou 90 anos de fundação, juntamente com a cidade de Londrina.

Fundada pelo imigrante espanhol Celso Garcia Cid em 1934, atualmente o Grupo é formado pela Viação Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí, Santo Anjo e LondriSul. A atividade principal é o transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros, mas também realiza operações nos segmentos de fretamento para indústrias, turismo, transporte de encomendas rápidas, transporte urbano e metropolitano de passageiros e revenda de ônibus seminovos.

NEGÓCIOS – FEIRAS

Feira de transporte da Alemanha, a mais tradicional do setor, põe em evidencia a evolução tecnológica e as alternativas energéticas

A maior feira do transporte do mundo, a IAA Transportation, realizada em Hannover, na Alemanha, contou com a presença de 145 mil visitantes e 1.650 expositores, de 41 países. A Scania foi um dos destaques, apresentando soluções para veículos elétricos e modelos movidos a biocombustíveis, incluindo também uma versão alimentada por biogás.

“É um ambiente onde a indústria de transporte e mobilidade urbana apresenta as inovações e as últimas tendências. Nesta edição, viajamos com um grupo de clientes e com membros da Assobrasc – Associação Brasileira dos Concessionários Scania”, explica a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Na última edição da feira, havia uma tendência muito forte para a eletrificação. Porém, neste ano o cenário mudou. “Percebemos em todas as marcas uma diversificação da matriz energética, incluindo abordagens para motores a combustão, combustíveis alternativos, novas opções a hidrogênio, entre outros. A indústria está em busca de uma matriz energética possível do ponto de vista econômico, de abundância e de operacionalização.”

A feira também apresentou soluções e caminhões provenientes da China. “Outras pautas como motorização, softwares, ou a produção de baterias foram tratadas com mais aprofundamento neste ano”, detalha Daniela.

NEGÓCIOS – FEIRAS

Feira é referência no setor de transporte e reúne as principais montadoras e fabricantes de caminhões e ônibus do mundo

A Scania levou 18 caminhões para a Fenatran, a mais importante feira de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, realizada de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo, em São Paulo. Foram 12 veículos no ambiente central, três no setor off-road e três no test drive externo – além de apresentar um novo motor para geração de energia, o DC13 507ª.

No estande principal, os 12 veículos foram divididos entre movidos a diesel e mais sustentáveis. Dentre os lançamentos, além do elétrico, estavam o P 280 6x4 XT (7 litros) – ‘Light Construction’ – para a construção civil, a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, os semipesados de 7 litros com novas potências (250cv e 280cv), o Super B100 (100% movido a biodiesel) e a nova versão a gás de 650 km de autonomia.

“É uma Fenatran histórica para a Scania. Estamos celebrando um ano muito especial de recordes de vendas de caminhões e do maior crescimento de participação do ano nos pesados. Estamos lançando novos produtos mais sustentáveis e desta forma passando a oferecer o portfólio mais completo do mercado em matrizes alternativas ao diesel. É uma prova de que estamos ainda mais prontos para atender às demandas dos clientes pela descarbonização do transporte”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

UM ESTANDE CARREGADO DE FUTURO

A Scania montou um stand de 2.800 metros quadrados para receber os clientes, além de uma área exclusiva para modelos fora de estrada. Os veículos a diesel foram: P 250 6X2, P 320 8X2, 770 S 6X2 V8, 560 RH 6X4 Super, 460 RH 6X2 Super, RH 540 6X4 Plus, RH 450 6X2 Plus, edição comercial Performance G-Line 370 4x2 e 6X2, P 280 6X4 XT, o chamado ‘Light Construction’.

Da linha sustentável, a Scania levou o 30 G 4X2 elétrico, que chamou muito a atenção dos visitantes. O modelo representa um avanço significativo na eletrificação do transporte e foi projetado para atender a vocação para curtas distâncias de até 200 km, oferecendo zero emissão de CO2 e baixo custo operacional.

A Scania também demonstrou o 500 RH 6X4 Super B100 (100% biodiesel) e o GH 460 6X2 (gás comprimido e/ou biometano), de 650 km de autonomia.

OFF-ROAD

Pela primeira vez, a Scania montou na Fenatran uma área exclusiva de caminhões off-road, os vocacionados do pacote XT desenvolvidos para atividades em terrenos acidentados combinando robustez, produtividade e eficiência. Foram três modelos: R 560 6X4 XT (madeireiro), G 560 8X4 XT (mineração) e o P 360 6X4 XT.

“Nesta edição do evento, celebramos duas marcas importantes: 80 mil caminhões da Nova Geração emplacados desde o início das entregas, em 2019; e 20 mil unidades da gama Super registradas, em apenas dois anos de mercado. O nosso resultado no ano, de janeiro a outubro, com quase 15.500 emplacamentos e os crescimentos em participação, acima de 16t e nos pesados, comprova o ano histórico de 2024 para a marca”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

NOVO MOTOR PARA
GERAÇÃO DE ENERGIA

A novidade apresentada pela Scania para a geração de energia foi o motor DC13 507A, que chegará ao mercado em 2026. Ele pode ser utilizado em aplicações para usinas termoelétricas, indústrias, na lavoura, supermercados, hospitais, pecuária e indústria petroquímica.

Em comparação com a geração atual, o DC13 507A oferecerá até 8% de economia de combustível, maior durabilidade (em até 50%), redução de ruído de 2,5 dB e menor emissão de CO2 (de até 12%).

CLIENTES P. B. LOPES

A Rede P. B. Lopes levou gerentes, colaboradores e clientes de todo o território para a Fenatran. Além da visita à feira, eles puderam participar de eventos paralelos, como o Scania Show, com a participação de grupos de convidados de todo o Brasil que visitaram a fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP). “Montamos uma estrutura robusta de hospitalidade, mas ao mesmo tempo aconchegante e muito funcional para todos os tipos de perfil de visitantes”, avalia Lana Piccoli, gerente de Propaganda da Scania Operações Comerciais Brasil. “Com esta iniciativa, temos um novo recorde, uma vez que fazem parte dos grupos convidados, em torno de mil pessoas. Na edição anterior, tivemos 800 participantes.”

NEGÓCIOS – EVENTOS

Produto que alia potência, economia e versatilidade, a Linha de Semipesados Scania equipada com motor 7 litros nas potências 250 e 280 foi a estrela do Scania Experience, evento que fomenta a vinda do cliente para filiais da Rede P. B. Lopes.

Os encontros realizados em Maringá (PR), Regente Feijó (SP) e Campo Grande (MS), resultaram em fortalecimento de laços, troca de informações, realização de test drive, boa conversa e excelentes negócios.

Seja durante um café da manhã, coquetel com música ao vivo, ou atendendo clientes da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), o Scania Experience é uma oportunidade para entender a necessidade do cliente, além de estreitar laços de amizade.

Para saber mais sobre o Semipesado 7 litros, acesse a Revista PBNEWS nº 46: https://www.pocket.app.br/pbnews46/

Confira as fotos do Scania Experience

NEGÓCIOS – EVENTOS

A Rede P. B. Lopes está ganhando mais visibilidade e participação em eventos agrícolas realizados em seu território de atuação. No mês de agosto, a PB esteve presente na 3ª Expo Agro, em Anhumas (SP), e na 31ª Expoac, em Caarapó (MS).

Com um time comercial afinado, as exposições agropecuárias funcionam como uma vitrine de produtos e negócios para clientes e prospecções futuras, além do fechamento de vendas de caminhões e cotas de consórcios.

VEJA AS FOTOS

NEGÓCIOS – EVENTOS

A Rede P. B. Lopes investe em estratégias de relacionamento com o cliente, sempre celebrando datas importantes do nosso calendário, seja abrindo as portas da empresa e oferecendo um café da manhã caprichado, ou participando de comemorações externas, em locais estratégicos.

Essa é uma maneira de demonstrar cuidado e hospitalidade e também uma forma de se conectar com o cliente, ouvindo feedbacks, entendendo as necessidades e identificando tendências.

Confira as fotos dos eventos que tiveram a participação da Rede P. B. Lopes:

NEGÓCIOS - CLIENTES

Jantar promovido pela Rede P. B. Lopes em Maringá (PR) reúne diretores e familiares da 1500 Transportes

A atuação da Rede P. B. Lopes ultrapassa o ambiente de negócios e segue fortalecendo o relacionamento com os clientes na construção de amizades genuínas. Nessas ocasiões, festejar é uma das ações que PB faz com maestria.

Prova disso, foi o jantar realizado em Maringá (PR), no Giardino Eventos, para os clientes do Grupo 1500, que reúne as empresas Hungaro, Rossini, TDG e a Gentur. No cardápio, a tradicional paella acompanhada de sangria, receita da Família Lopes.

Além de clientes e familiares, o jantar também contou com a presença dos diretores da Rede P. B. Lopes, executivos da Scania e o time comercial de Maringá (PR).

“Estamos celebrando o relacionamento com nossos parceiros, são momentos de convívio, amizade e futuro. Um dia de confraternização pura!” elogia o empresário Ricardo Hungaro Filho, da Hungaro Transportes.

JUNTOS DESDE O PRIMEIRO SCANIA

Segundo Ricardo Hungaro Filho, a comemoração refere-se à amizade construída ao longo de muitos anos. “É uma parceria que vem desde a fundação da Hungaro. O primeiro Scania Zero Km comprado na PB, diretamente com o seu Pedro, foi em 1993.”

Para o filho Romulo Hungaro, a Scania e a P. B. Lopes fazem parte da história da família. “Escolhemos a marca Scania há muito tempo. Hoje não existe a Hungaro sem a Scania. Estamos trabalhando com um caminhão que é top de linha, o melhor produto desenvolvido em sua história. Mesmo diante de muitos desafios, a marca nunca nos abandonou e é por isso que estamos celebrando nesta bela festa.”

NEGÓCIOS - CLIENTES

Confira as fotos do jantar promovido pela Rede P. B. Lopes-Scania para os diretores e familiares da 1500 Transportes, em Maringá (PR)

NEGÓCIOS - CLIENTES

Pais e filhos falam sobre a continuidade dos negócios do transporte e o relacionamento com a Rede P. B. Lopes

As empresas que formam o Grupo 1500 - Hungaro, Rossini, TDG e Gentur - além de terem iniciado as atividades na mesma época, também têm em comum o pilar familiar na condução dos negócios. São pais, filhos e netos que trabalham juntos nas empresas e que fazem do dia a dia um ambiente repleto de respeito e admiração.

O LEGADO DA FAMÍLIA ROSSINI

O empresário Valdemir Rossini, proprietário da Transportadora Rossini, conta que os dois filhos – Thiago e Mariana – já atuam na empresa. “Eles sentiram gosto, então não tem porque não passar o bastão. É uma sensação de dever cumprido. Construímos uma marca, eles vieram, estão assumindo, e estão sempre juntos comigo.”

O filho Thiago Rossini destaca que as demais empresas do Grupo 1500 estão passando pela mesma conjuntura de transição. “Estamos vivendo o mesmo momento, temos que estar juntos e em harmonia. Entendo que é preciso pensar no antes e no depois para termos sucesso, e está dando certo.”

FILHOS E NETOS NA TDG

Na TDG Transportes também prevalece o ambiente familiar nos negócios e a amizade com parceiros comerciais. Humberto Bateloqui Gomes, filho de diretor da TDG, Daniel de Abreu Gomes Filho, explica que a atividade em família é prazerosa: “Sempre trabalhei ao lado do meu pai, assim como meus irmãos. A gente aprendeu a trabalhar juntos e temos uma empresa saudável.

HUNGARO E O AMOR PELO TRABALHO

O empresário Ricardo Hungaro Filho, da Hungaro Transportes, não esconde o orgulho de ver o filho Romulo ao seu lado na empresa, “principalmente acreditando naquilo que você construiu. Ele começou cedo com martelinho batendo pneu, conhecendo toda a operação. É uma felicidade ver que as empresas que compõe o 1500 estão dando sequência com os filhos, dando longevidade aos negócios.”

Trilhando o caminho ao lado do pai, Romulo Hungaro afirma que tem um grande professor, “como pai, chefe de família, como homem de caráter e princípios. Ele cobra muito, é exigente e detalhista, ensina pelo exemplo, e me ensinou a ter amor pelo trabalho. Eu amo o que eu faço, tenho muito amor pela nossa empresa e isso é um privilégio enorme.”

CLIENTE – PERFIL

Indústria paranaense de alimentos celebra meio século de conquistas com a sabedoria e visão de seu fundador: Seu Anésio

A indústria Amafil, com sede em Cianorte (PR), é líder nacional em processamento de mandioca. Foi fundada há 50 anos por Manuel Antonio da Silva, conhecido popularmente como Seu Anésio, para dar continuidade ao sonho do pai, Antonio Martinho da Silva, que migrou de Santa Catarina para abrir no Paraná o seu primeiro engenho movido a “pescoço de boi”, no ano de 1957.

Presente em todo o Brasil, hoje o Grupo Amafil possui 11 unidades fabris equipadas com modernos equipamentos para o processamento de mais de 850 mil toneladas de mandioca por ano. Conta com uma frota própria para o transporte, com mais de 120 caminhões, além de dois Centros de Distribuição situados em Fortaleza (CE) e São Lourenço (PR).

“Conseguimos muito mais do que a gente merece. Eu sei que trabalhei muito, viajei dia e noite, e espero que os filhos e netos saibam da luta que foi para chegar aqui”, conta Seu Anésio, hoje com 73 anos. “Tem que ter coragem e visão para chegar aonde chegamos.”

Seu Anésio tem boa memória e é bom contador de histórias. Nesta entrevista concedida a Revista PBNEWS, ele relembra diversos casos curiosos, recheados de emoção, visão e estratégia. Confira algumas delas:

GROSELHA

“Viemos de Santa Catarina para a região de Araruna (PR), limpamos a área e meu pai começou a montar o engenho. Os familiares estavam todos na região, cada um na sua propriedade processando a mandioca. Eu, de menino, já estava na lida. Quando vinha para a cidade, parava na Venda da Batata para tomar groselha com água e deixava o carro de boi seguir sozinho pela rua. Ficava ouvindo o carro cantar, depois de tomar a groselha, saía correndo para alcançar o boi pela orelha para conduzir o animal de volta para o engenho.”

INCÊNDIO

“Certa vez, acordamos com um incêndio na indústria. Não dava para salvar o engenho e, como a casa era colada, a gente correu no açude para encher o balde para molhar a parede e salvar a casa. Quando vi que ia queimar, peguei minha roupa e o sapato, levei para o pasto para proteger. Depois que controlamos o fogo, a vaca tinha comido a roupa e estava mastigando o sapato.”

O CAMINHÃO

“Lá no começo meu pai tinha comprado um caminhão Chevrolet 1948. A gente costumava dizer que pobre tinha duas alegrias: quando comprava o veículo velho e depois, já cansado de empurrar, quando vendia. Mas com a gente, foram quatro alegrias. As duas primeiras, quando o pai comprou e depois vendeu. Quando não conseguiu outro, comprou o mesmo caminhão. Essa foi a terceira alegria. Anos depois, no meu aniversário de 68 anos, as minhas filhas compraram uma réplica do mesmo caminhão. Essa foi a quarta alegria. O caminhão está no nosso museu.”

O MELHOR POLVILHO MINEIRO É DO PARANÁ

“Quando comecei a vender farinha para Maringá (PR), o produto começou a subir para Ribeirão Preto (SP). Aí fui lá fui ver aonde estava indo a minha farinha empacotada. Fui a vários supermercados e não achei nada. Perguntei para o atacadista e ele disse que a minha farinha estava indo para Minas Gerais. Fui para Uberaba (MG) e lá vimos que um produto que vendia muito era o polvilho azedo e doce. Depois de ajustes na qualidade, eu comecei a produzir o melhor polvilho do Brasil.”

SÉRGIO REIS

“O meu polvilho correu pelo Brasil e o pessoal de São Paulo ia para Minas para comprar o polvilho. Um dia toca o telefone. Eu achei que era o Sérgio Reis, um picareta que mexia com boi. No começo da conversa, entendi que era o cantor Sérgio Reis. Ele soube pela comadre dele que o melhor polvilho para fazer pão de queijo era da Amafil. Mandamos um kit e, no mês seguinte, quando ligou para agradecer, sugeri uma parceria. Foi assim que ele virou nosso garoto propaganda por uns dez anos.”

MOMENTOS DE PERIGO

“Viajei muito de caminhão. Certa vez, eu e um motorista partimos para Santa Catarina e, descendo a serra, começou as curvas doidas e eu perdi o freio. Falei para o motorista: ‘Se aprepara pra pular, porque nos não vamos escapar dessa’. E ele respondeu: ‘Aonde você for, eu estou junto’. Naquela hora, eu dei uma puxada quase jogando o pistão pra fora, o câmbio entrou e conseguimos seguir viagem. Na volta, quando chegamos em Guarapuava, fundi o câmbio.”

ENTREGA TÉCNICA

A P. B. Lopes Maringá (PR) oficializa a entrega de 21 caminhões Scania para a Cordiolli Transportes. O empresário Laurindo Sérgio Cordiolli posa diante da frota e aguarda a chegada das outras 29 unidades, previstas ainda para este ano.

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CONFIRA OUTRAS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

CONSÓRCIO

Através do Scania Consórcio, grupo de empresárias brasileiras foi conhecer a sede da Scania, na Suécia

O Scania Consórcio realizou uma ação inédita, exclusiva para mulheres que trabalham no segmento do transporte: o Super Women 2024, uma imersão no mundo Scania O destino foi Södertälje, na Suécia, com a participação de aproximadamente 20 clientes que atuam em nível executivo ou operacional.

Três clientes da Rede P. B. Lopes integraram a comitiva: Leidiane Auzenir da Silva, da Amafil; e Izabella Adamuccio e Polyany Adamuccio, da Transportadora Transpanorama - juntamente com a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes. “Tivemos a oportunidade de conhecer a fábrica, a linha de montagem, a fábrica de baterias, fazer test drive e participar de palestras”, conta.

NEGÓCIOS E DIVERSÃO

Além no encontro com executivos da Scania na Suécia, entre eles, o vice-presidente da Scania, Mats Gunnarsson, o grupo também visitou a Ericsson, empresa de tecnologia, e participou de outros passeios. “Foi um tour de negócios com reuniões e discussão de trabalho muito rico em conteúdo. Faz 25 anos que viajo sempre acompanhada majoritariamente por homens, então foi uma experiência nova. Também estava conosco a Renata Campos, da área de locação da Scania Brasil. Todo mundo soube balancear o lado profissional e a diversão.”

VIAGEM ESPECIAL

A diretora de transporte da Amafil, Leidiane Auzenir da Silva, relata o quanto gostou da viagem. “Todas nós estávamos em busca de conhecimento e a visita à fábrica foi extraordinária. Estar entre mulheres foi muito especial e os organizadores estavam atentos a todos os detalhes, eu gostei muito.”

A programação do Super Women contou ainda com a palestra de Marcelo Gallão, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania Brasil. “O programa foi um sucesso, com conteúdo balanceado. Essas viagens ajudam a entender o negócio, como é o nascimento de uma ideia que vai se transformar em uma solução, seja em um caminhão, ônibus, geração de energia, na questão da emissão de CO2, entre outros aspectos.”

CONSÓRCIO

Evento realizado pela Rede P. B. Lopes resultou na comercialização de 15 cotas do Consórcio Scania

Clientes de três cidades do Mato Grosso do Sul – Dourados, Campo Grande e Nova Andradina – tiveram a oportunidade de conhecer as novidades e as vantagens do Consórcio Scania durante o “Encontro de Amigos”, evento de confraternização promovido pela Rede P. B. Lopes.

Cerca de 120 clientes participaram dos encontros, realizados nos meses de agosto e setembro, num clima descontraído com muita música, diversão e bate-papo. Foi uma experiência agradável, envolvendo também a troca de informações e experiências.

No total, Rede P. B. Lopes comercializou 15 cotas do Consórcio Scania, comprovando que a modalidade é uma ótima ferramenta que permite o parcelamento do bem em até 100 meses, ideal para o empresário que deseja aumentar ou renovar a frota sem comprometer o fluxo de caixa. Veja as fotos dos eventos:

CONSÓRCIO - PESCARIA

Rede P. B. Lopes e Consórcio Scania levam clientes para pescar na Argentina

A pescaria promovida pela Rede P. B. Lopes em parceria com a Scania é uma das ações mais bem sucedidas, pois oferece aos clientes que adquiriram cotas de consórcio um passeio inesquecível, que une diversão e relacionamento.

No mês de outubro, o destino de 36 clientes das filiais da PB de Londrina (PR) e Maringá (PR) foi o mesmo: Hotel Pedrinho Pesca, em Corrientes, Argentina. Além da excelente infraestrutura do hotel, a viagem proporciona um clima fantástico para novas amizades, além da boa convivência entre clientes e o staff da concessionária.

“A pescaria é uma estratégia de relacionamento com o cliente. De estar num lugar totalmente fora do concessionário e da empresa do cliente. Um ambiente descontraído onde é possível estreitar o relacionamento. Nessas viagens a relação fica mais amena e você fortalece o elo, e é isso que a P. B. Lopes busca”, conta o diretor da Rede P. B. Lopes José Henrique de Souza Gomes.

A Rede P. B. Lopes organiza no mínimo três pescarias por ano, contemplando todas as regiões de seu território de atuação, e os clientes ficam sempre à espera. “O mais interessante é que 70% são os mesmos clientes, que têm caminhão Scania, que compram cotas de consórcio e têm esse laço fortalecido pela amizade, pela paixão pela pescaria e pela emoção da pesca esportiva.”

PB SOCIOAMBIENTAL - ENTREVISTA

Promover a conscientização e a disseminação de conceitos é fundamental para gerar novos comportamentos e atitudes mais responsáveis

A gestão de resíduos é um tema sempre tratado com muita seriedade pela Rede P. B. Lopes. A empresa entende que é papel de todo cidadão e organizações atuar para reduzir o impacto no meio ambiente, além de fomentar ações como coleta seletiva, campanha de arrecadação de tampinhas, entre outras iniciativas.

A professora Lilian Aligleri é coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Resíduos (NINTER) da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP, autora de vários livros sobre gestão e sustentabilidade corporativa, ela concedeu entrevista a PBNEWS sobre o assunto.

PBNEWS: Qual a importância do trabalho de conscientização sobre os cuidados com os resíduos que produzimos?

LILIAN ALIGLERI: O processo de gestão eficiente dos resíduos se inicia nas residências, ou seja, no gerador. A separação domiciliar é a primeira etapa. Caso a população não se comprometa com a separação dos resíduos ou não realize essa etapa adequadamente, não há como dar um encaminhamento adequado e nem iniciar o processo de recuperação e reciclagem dos materiais. Assim, materiais com potencial de reciclabilidade que poderiam gerar renda para catadores e novas matérias-primas em uma economia circular, acabam se tornando rejeitos e um custo público, pois precisam ser aterrados.

Mas, muitas vezes as pessoas não separam em casa os resíduos porque não sabem a importância desse processo para outras pessoas que dependem economicamente desse material para sobreviver ou porque não conseguem visualizar outras implicações positivas em termos ambientais e econômicos, em especial a redução de custos públicos. Muitas pessoas também não separam porque não sabem como fazê-lo: se devem ou não lavar os materiais e, até mesmo, o que destinar. Por exemplo, lâmpadas e pilhas não devem ser destinadas ao sistema de coleta seletiva, assim como papéis sujos e engordurados.

Conscientizar para a separação adequada dos resíduos faz parte de um círculo virtuoso de educação e formação, que gera novos comportamentos e atitudes que fortalecem todo o sistema. Mas, em Londrina não vemos ações e programas contínuos de orientação e sensibilização direcionados à população adulta. Se não sabemos por que fazer e o que fazer, tendemos a não colaborar.

PBNEWS: A Rede P. B. Lopes promove ações como a coleta de tampinhas e a destinação correta dos resíduos, incluindo os gerados pelo negócio. Qual a importância de realizar esse tipo de ação?

LILIAN ALIGLERI: As empresas desempenham um papel fundamental como agentes de transformação nas comunidades onde estão inseridas. A P. B. Lopes, ao incentivar um novo olhar sobre os resíduos e promover a conscientização para uma ação e comportamento mais responsável, contribui ativamente para a disseminação de conceitos como economia circular, cuidado ambiental e geração de renda. Além disso, incentiva a comunidade interna e externa a adotar novas práticas e atitudes mais responsáveis. A gestão adequada dos resíduos começa na separação, e a coleta seletiva de tampinhas é o primeiro passo para o reaproveitamento desse material.

PBNEWS: Como você avalia a gestão de resíduos em Londrina?

LILIAN ALIGLERI: Ainda temos muito a avançar e podemos ser mais eficientes. Menos de 1% do resíduo gerado no município é compostado, e embora tenhamos um sistema de coleta seletiva implementado em 100% do território urbano, ele apresenta inúmeras fragilidades que precisam ser corrigidas pelo poder público municipal. Traduzindo em números, podemos dizer que apenas 5% dos resíduos domésticos gerados na cidade vão para novos ciclos de economia circular, isto é, são efetivamente reciclados; a imensa maioria é aterrada. Parece que estamos retrocedendo localmente em termos de gestão adequada e eficiente. Para ter uma ideia, em 2022, um londrinense gerou, em média, 277 kg de resíduos e só destinou 16 kg para o sistema de coleta seletiva. Estes dados estão disponíveis no relatório “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Município de Londrina 2020-2022”, publicado em junho de 2024, pelo Observatório de Resíduos Sólidos de Londrina, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos da Universidade Estadual de Londrina (NINTER/UEL).

Veja o relatório que foi construído com uma linguagem simples para ser acessível ao cidadão:
https://www.uel.br/ninter/pages/arquivos/relatorio-observatorio.pdf

PBNEWS: Existe uma relação entre o lixo e a proliferação do mosquito transmissor da dengue?

LILIAN ALIGLERI: Já sabemos que a gestão adequada dos resíduos tem relação direta com a saúde pública, em especial na proliferação de vetores de doenças como ratos e mosquitos. Resíduos a céu aberto e depositados em locais irregulares trazem alta probabilidade de focos de dengue. Aqui, vale a pena destacar que dados da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná já haviam apontado, em 2020, que a maior ocorrência de larvas ocorreu em resíduos plásticos, garrafas, latas ou entulhos de construção.

Em Londrina, hoje temos muitos catadores informais que atuam em toda a cidade, e grande parte dos resíduos coletados por eles não é comercializada, sendo despejada em terrenos baldios e fundos de vale, o que compromete a saúde de toda a população. Londrina tem mais de 357 pontos de descarte irregulares reconhecidos pelo município. A última epidemia de dengue em Londrina também teve a má gestão local dos resíduos como uma das principais causas.

PBNEWS: O que é o NINTER e qual a função dele?

LILIAN ALIGLERI: O NINTER é um órgão da UEL de colaboração aberta interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar de apoio à Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em resíduos com o propósito de unir saberes científicos e tecnológicos para criar soluções relacionadas às questões de resíduos em Londrina e região, contribuindo para uma sociedade mais sustentável.

O NINTER contempla atividades de pesquisa, extensão, ensino e inovação em resíduos e tem como preceito os princípios e objetivos propostos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei nº 12.305/2010).

Seu propósito abarca, entre outros:

• Realizar pesquisas teóricas e aplicadas com foco em resíduos, em múltiplas áreas do conhecimento, disseminando os resultados obtidos para a sociedade;
• Estimular a discussão sobre o tema no âmbito da UEL e com outras instituições de ensino, pesquisa e extensão;
• Criar e aperfeiçoar teorias, metodologias, tecnologias, processos e produtos voltados ao desenvolvimento regional e nacional no tema;
• Contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados com conhecimentos transdisciplinares sobre o tema;
• Ser um espaço acadêmico e de práticas para a formação, qualificação e integração de docentes, discentes de graduação e de pós-graduação.

Neste semestre estamos iniciando um novo projeto pelo NINTER de atuação direta da comunidade. O Projeto 3S - Sensibilização e Separação Seletiva em Condomínios Residenciais de Londrina quer aumentar o engajamento local dos moradores de condomínios residenciais na destinação adequada dos resíduos domésticos para a coleta seletiva, por meio da capacitação e atuação de estudantes de graduação da UEL como agentes mobilizadores e multiplicadores nos prédios onde residem. O projeto abarca 100 condomínios no primeiro ano de execução e pretende contribuir localmente com o desenvolvimento de 6 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

PB SOCIOAMBIENTAL

A P. B. Lopes Londrina (PR) realizou mais um mutirão para plantio de Ipês, desta vez na AFMC – Associação dos Funcionários Municipais de Cambé. No futuro, as árvores vão proporcionar mais sombra e beleza para a entidade. Com a participação de dez voluntários da concessionária, foram plantadas 35 mudas de Ipês. “A ação foi importantíssima, pois faz parte do nosso projeto de reflorestamento”, revelou o gerente de serviços da entidade, Fernando Cézar dos Santos.

PB SOCIOAMBIENTAL

Durante o evento realizado em Presidente Prudente (SP), a Rede P. B. Lopes distribuiu pipas coloridas e mudas de árvores

O dia ensolarado com céu azul ajudou a criar o ambiente perfeito para a realização do 37º Festival de Pipas Raul Albieri, evento realizado anualmente no Centro Olímpico do Parque do Povo, em Presidente Prudente (SP), com a participação de pessoas da região, empresas parceiras e patrocinadores. O tema deste ano foi “Meio Ambiente” e a organização premiou os primeiros colocados em duas categorias: temática e maior.

A P. B. Lopes Regente Feijó (SP) participou mais uma vez da festa, como faz há 15 anos, com seu stand repleto de surpresas: durante o festival, a PB distribuiu gratuitamente 400 pipas e 500 mudas de ipê amarelo, rosa e branco, além de frutíferas como pitanga e lichia. A distribuição de mudas faz parte do Projeto Ipê Amarelo, programa socioambiental da Rede P. B. Lopes que conta com a participação de colaboradores voluntários.

"É muito bom saber que estamos fazendo parte da vida de outras pessoas e conseguindo mudar conceitos, promovendo um mundo melhor e engajando pessoas, falando de sustentabilidade e cidadania", festeja Eliana Cristina de Souza, encarregada administrativa da P. B. Lopes Regente Feijó.

PITANGUEIRA

Entre as centenas de pessoas que foram até o stand da PB estava João Carlos Albieri, filho do Sr. Raul Albieri, empresário falecido em 1985 e que dá nome ao Festival de Pipas. João Carlos recordou que tempos atrás também ganhou uma muda da PB e até mostrou a foto dela.

"Essa foi uma muda de pitanga que ganhei no Festival de Pipas Raul Albieri há uns cinco anos, e hoje está todo florido. Sou muito grato."


PROGRAMA FAMILIAR

Aproximadamente duas mil pessoas participaram do 37º Festival de Pipas Raul Albieri. O evento faz parte do calendário turístico do Estado de São Paulo e este ano foi realizado no dia 18 de agosto, atraindo famílias inteiras em um ambiente de alegria e diversão. Além de empinar as pipas, o pessoal também pode participar de oficinas e se deliciar com os food trucks.

PB SOCIOAMBIENTAL

Rede P. B. Lopes mantém o compromisso de plantar ou distribuir uma muda de árvore para cada veículo comercializado pela concessionária

Através do Projeto Socioambiental Ipê Amarelo, criado em 2008, a Rede P. B. Lopes continua fomentando o plantio de árvores em todo o seu território de atuação, nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com diversas ações envolvendo colaboradores, clientes, agentes públicos, estudantes e professores.

Com 16 anos de história, o Projeto Ipê Amarelo segue a premissa de plantar e compartilhar uma muda de árvores para cada caminhão ou ônibus comercializado pela concessionária. O objetivo é atender a legislação ambiental e conscientizar a comunidade sobre a importância e o cuidado na preservação do meio ambiente, por meio de iniciativas que reforçam a importância do plantio e preservação das árvores.

Desde a criação do projeto até os dias atuais, a Rede P. B. Lopes já plantou ou distribuiu mais de 50 mil mudas de Ipês – amarelo, branco e rosa – e de árvores frutíferas como lichia, pitanga e acerola. O Projeto Ipê Amarelo ganhou reconhecimento nacional em 2012, com a conquista do Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, concedido pela Fundação Getúlio Vargas.

VIVEIRO PRÓPRIO

Para atender a demanda, a PB mantém um viveiro de ipês em sua filial em Maringá (PR), onde o pessoal cuida de todo o processo, desde a coleta das sementes, germinação, desenvolvimento e preparo da muda para distribuição.

A atividade ambiental cativou os colaboradores por meio do voluntariado. Movidos pelo espírito da cidadania, eles passaram a dedicar parte do seu tempo a diversas atividades como o plantio de ipês, blitz para a distribuição de mudas e informativos, entre outras ações.

Somado a isto, a parceria com o poder público viabilizou a criação e revitalização de parques e praças, plantio de mudas em ruas e avenidas, além da limpeza e recuperação de fundos de vale e outras áreas degradadas de várias cidades.

A SEMENTE GERMINOU

O projeto Ipê Amarelo começou literalmente com uma semente. Em 2008, o diretor José Henrique de Souza Gomes recebeu uma mala direta com sementes e o convite para plantar uma árvore. A ideia estava alinhada com o pensamento do saudoso Seu Pedro, fundador da Rede P. B. Lopes, que sempre se empenhou em arborizar a Fazenda Dona Amélia, de propriedade da família Lopes, onde replantou matas ciliares e recuperou nascentes. Desde então, o projeto germinou, cresceu e continua dando frutos.

TREINAMENTOS

Carreta da Scania com sala de aula adaptada percorre o país levando conhecimento técnico aos colaboradores das concessionárias

Com o objetivo de oferecer aprendizado contínuo, a Scania criou a Jornada do Saber, projeto de formação que utiliza uma unidade móvel totalmente equipada para levar treinamento e capacitação técnica aos colaboradores das concessionárias em todo o país.

A Rede P. B. Lopes recebeu a carreta da Jornada na filial de Maringá (PR), onde foram realizados treinamentos em Elétrica e o do Combo: Sistema de Alimentação de Combustível, de Antipoluição de Gases e Gerenciamento da Caixa G33.

“A ideia desse projeto é utilizar o tempo do funcionário no local de trabalho. O intuito de trazer a carreta para a concessionária é otimizar o tempo dele na oficina, além da economia.

Trazemos o mesmo treinamento da fábrica e atualizamos o conhecimento sobre o produto”, conta Felipe Roberto Riscalla Golfetto, instrutor da Jornada do Saber.

A carreta da Jornada do Saber está percorrendo o país desde o ano passado, obtendo excelentes resultados. “Estamos conseguindo treinar a rede, melhorando o tempo de resposta em diagnóstico do profissional. Aliamos teoria e prática com foco no dia a dia da oficina, e em diagnóstico para otimizar o tempo.”

SEM SAIR DE CASA

O mecânico Graziano Aparecido Siqueira, que trabalha há 26 anos da PB, passou pelo treinamento, mas agora sem precisar sair da cidade. “Já fiz vários cursos, mas é a primeira vez que o treinamento vem até a gente. Gostei muito, porque a gente não perde tempo, facilita muito. Não perde em nada para os treinamentos da fábrica.”

O responsável pelos treinamentos da Rede P. B. Lopes, Rodrigo de Freitas, conta que 27 colaboradores passaram pela Jornada do Saber. “É bom ter o curso no quintal de casa, mais confortável. Uma ideia maravilhosa da Scania.”

NOTÍCIAS DA CASA

Para comemorar o Dia dos Pais, a Rede P. B. Lopes presenteou todos os colaboradores que são pais com um bonito porta-retratos. Foi uma forma de homenagear todos os pais que trabalham na PB, um gesto de agradecimento pelo seu trabalho e dedicação.

Cada porta-retrato trouxe a imagem do colaborador junto com a sua família, eternizando um momento muito especial em sua vida. Parabéns a todos os pais da Rede P. B. Lopes!

NOTÍCIAS DA CASA

Na competição de 116 km patrocinada pela Rede P. B. Lopes, praticantes do ciclismo percorreram trecho de Londrina a Bandeirantes

Ciclistas do Paraná e de outros estados testaram seus limites na prova Desafio do Anjo, enfrentando trechos predominantemente em estradas de terra e trechos curtos de asfalto. A largada foi bem cedinho, às 6h, na Capela São Miguel Arcanjo, no patrimônio Heimtal, em Londrina (PR), com a chegada no Santuário São Miguel Arcanjo, na cidade de Bandeirantes (PR).

Segundo os organizadores, o evento não é uma disputa, mas um desafio pessoal envolvendo aspectos físicos, mentais e espirituais. Os participantes tiveram que percorrer uma distância de 116 Km passando por cidades, vilarejos e distritos rurais. No Santuário de Bandeirantes teve missa para os atletas e a benção das bicicletas.


KIT ATLETA

O Desafio do Anjo foi realizado no feriado do dia 7 de setembro e contou com o patrocínio da Rede P. B. Lopes. No dia anterior à prova, os atletas retiraram os kits na sede da PB em Londrina (PR). Cada kit continha camiseta, medalha de participação, pulseira de identificação, placa de identificação e brindes dos patrocinadores.

ATLETAS DA PB

Além de patrocinar o Desafio do Anjo, a Rede P. B. Lopes contou com a participação três colaboradores de Londrina (PR) no evento: Diego Busignani, Mirela Rigobello e Flávio Pandolfi. Eles contam como foi a participação na prova:


DIEGO BUSIGNANI
ANALISTA DE MARKETING

“Um desafio incrível, onde pudemos testar nosso limite, mas o melhor de participar é estar com os amigos, a diversão e o objetivo de tentar terminar. O percurso se estende por 120 km e é composto por inclinações que nos desafiam a todo momento, mas acredito que o momento mais difícil foi quando chegamos no ponto de Uraí até Cornélio. Esse trecho é o mais desafiador e que mais exige do ciclista. Concluí apenas metade do percurso, pois é um desafio que exige muito preparo, e não estava totalmente condicionado para finalizar.”



MIRELA RIGOBELLO
ASSISTENTE COMERCIAL

“Achei o desafio super legal, foi a 2º vez que participei. Em 2023, demorei 7h04 e esse ano eu fiquei 1h adiantada em relação ao ano passado. Minha meta era essa, até porque eu queria colocar em prática tudo o que treinei nesse período. Fisicamente eu estava muito bem, porém, perto do último ponto de apoio, faltando 12 km, o pneu furou em 3 lugares. Um rapaz me ajudou, mas não deu certo. Empurrei a bike por 20 minutos até chegar no último ponto de apoio. Outra pessoa remendou o pneu, mas não tive sucesso. Infelizmente, faltando 6 km para concluir a prova, precisei desistir. O pneu rasgou e não tinha mais como arrumar.”



FLÁVIO PANDOLFI
VENDEDOR DE PEÇAS

“Pra mim foi realmente desafiador, apesar de treinar bastante um mês antes, recebi várias dicas de amigos e colegas sobre alimentação e preparação. No dia me hidratei e me alimentei bem durante todo o percurso, 116 km de prova, e mais de 8 horas pedalando. O evento foi muito legal, bem estruturado e consegui concluir a prova. A parte mais difícil foram os últimos 20 km, com muita subida e calor de 40°.”

NOTÍCIAS DA CASA

Colaboradores e clientes da Rede P. B. Lopes se unem em prol de um objetivo comum: ajudar os idosos

A campanha promovida pela Rede P. B. Lopes para arrecadar fraldas geriátricas foi um sucesso. A iniciativa, realizada sempre no mês de setembro, já está na terceira edição e envolve colaboradores, clientes, parceiros e amigos – todos unidos nesta corrente do bem. O material arrecadado é destinado às instituições que atendem pessoas em situação de necessidade social.

“Arrecadamos um total de 7.789 fraldas, mas como a diretoria tem o compromisso de dobrar a quantidade arrecadada, faremos a doação de 15.556 fraldas este ano”, informa Sandra Ribeiro, gerente de Recursos Humanos da PB. “A campanha acontece em todas as filiais e cada uma já tem a sua entidade para destinar as fraldas.”


SOLIDARIEDADE

A participação dos colaboradores da Rede P. B. Lopes em campanhas solidárias é fundamental para criar um ambiente de trabalho mais altruísta e também gerar resultados positivos para a comunidade. Essas iniciativas, além de promover a responsabilidade social, reforçam os valores corporativos.

“Todas as vezes que ajudamos o próximo sentimos um quentinho no coração. É muito bom podermos ajudar e contar com uma corrente do bem é ainda melhor. Ver que os nossos colaboradores, clientes e fornecedores abraçam esta causa é muito gratificante. Que essa experiência nos lembre sempre da força que temos quando nos unimos por um propósito maior”, conclui Sandra Ribeiro.


BRINDES

Para estimular ainda mais a participação dos colaboradores, as filiais que este ano atingiram a meta de arrecadação, superaram a marca do ano passado ou que conseguiram juntar o maior volume, ganharam brindes para serem sorteados entre os funcionários.

No balanço final, a filial de Salto Grande (SP) foi a grande campeã da campanha com um total de 2.622 fraldas arrecadadas. Além disso, a matriz e as filiais de Londrina (PR), Maringá (PR), Campo Grande (MS) e Regente Feijó (SP) ganharam brindes por superar as metas da campanha.

NOTÍCIAS DA CASA

Criançada visita a Rede P. B. Lopes, conhece as instalações e se diverte com brincadeiras

A comemoração do Dia das Crianças na Rede P. B. Lopes foi repleta de diversão, brincadeiras e convivência em família. As filiais abriram as portas para receber os filhos dos colaboradores, para que eles conhecessem o local de trabalho dos pais e também para curtir o dia deles.

Foi uma manhã animada com apresentações musicais, tour pela empresa, distribuição de brindes, brincadeira com cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador inflável, além do lanchinho especial: cachorro quente, pipoca, algodão doce, suco, água e refrigerante. A comemoração agradou em cheio.


“Foi uma boa oportunidade para a família conhecer de onde sai o sustento. Achei muito gostoso estar aqui com a esposa e a filha. Senti orgulho de mostrar o que faço aqui.”

Amarildo de Oliveira, auxiliar de manutenção. Na foto com a esposa Rosângela e a filha Monique


“Achei muito interessante e gostei muito da atenção dada às crianças. Tudo muito organizado. Fiquei surpresa com o museu, meu filho gosta muito de carros antigos, não queria sair de lá.”

Larissa Nascimento Maragno, filha do caseiro Paulo Barbosa Maragno. Na foto, pai, filha e os netos Pedro Gabriel e Caíque


“Muito bom ver as famílias participando desse dia. Quando o pai chega em casa, os meninos sempre perguntam: ‘Como foi o seu dia?’ E hoje eles puderam ver aonde o pai trabalha.”

Daniely Alves da Cruz Duarte, esposa do mecânico Rudheri Duarte de Oliveira. Na foto com os filhos Pedro Henrique e Heloísa


“Eu estou gostando de tudo. Gostei muito do caminhão. Ele é bem grande e bonito!”

Lizzy, de 5 anos, filha de Angel Domingues, da manutenção predial

NOTÍCIAS DA CASA

Ações voltadas para o Outubro Rosa e o Novembro Azul visam a conscientização e a detecção precoce de doenças

As fachadas de todas as casas da Rede P. B. Lopes ganharam colorido especial durante os meses de outubro e novembro com o objetivo de alertar colaboradores, clientes e parceiros sobre a importância da prevenção de doenças. As campanhas Outubro Rosa e o Novembro Azul são emblemáticas e lembram que a saúde deve ser prioridade em nossa vida.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que nasceu para disseminar informações, conscientização e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O Novembro Azul surgiu para incentivar os homens a realizar exames com a finalidade de prevenir o câncer de próstata.

Na Rede P. B. Lopes, além do colorido das fachadas, durante as campanhas foram realizados bate papo com profissionais da saúde e os colaboradores foram convidados a vestir as cores da campanha.

“Realizar ações na empresa ajuda a educar e sensibilizar os colaboradores sobre a importância da prevenção, exames regulares e autocuidado”, informa Sandra Ribeiro, gerente de Recursos Humanos da PB.

“Cuidar do bem-estar dos funcionários vai além das atividades rotineiras. Ações como palestras, distribuição de materiais informativos e campanhas de exames preventivos demonstram que a empresa se preocupa genuinamente com a saúde dos colaboradores, e essas ações têm impacto positivo na qualidade de vida no trabalho.”

NOTÍCIAS DA CASA

Com tradição em apoiar eventos culturais, sociais, ambientais e esportivos, a Rede P. B. Lopes patrocinou duas importantes iniciativas na cidade de Londrina (PR): o XII Memorial “Hercilio Ermel” – e o 27º Festival Unicanto de Corais.

XADREZ RÁPIDO

O campeonato de xadrez, realizado no SESC, em setembro, contou com a participação de 160 competidores, além do Grande Mestre Internacional, Jaime Sunye Neto, e de diversos enxadristas renomados. Os torneios do Memorial Hercilio Ermel são os maiores campeonatos já realizados em Londrina, atraindo comitivas de atletas de diversas cidades do estado e do país.

Foram distribuídos R$ 5.000,00 em prêmios aos primeiros colocados nas categorias geral, feminino e veteranos - além de troféus e medalhas. Na categoria Infanto-Juvenil, os melhores classificados receberam kits de brindes e medalhas.

CANTO CORAL

Um dos mais tradicionais eventos do canto coral do país, o Festival Unicanto de Corais, realizado entre 28 de outubro e 02 de novembro, contou com apresentações no Teatro Ouro Verde e em outros espaços, como a sede da P. B. Lopes Londrina (PR).

Cerca de 400 coralistas e instrumentistas de Londrina e região, de Santa Catarina, do Maranhão e de Bruxelas (Bélgica) participaram do Festival, que chegou a sua 27º edição. O evento foi organizado pela Associação Coral Unicanto de Londrina, teve como diretor artístico o maestro José Mário Tomal, a coordenação de Marli Tomal, e o patrocínio da Rede P. B. Lopes.

SOCIAL

DIA DA PROFISSÃO DOS PAIS

O vendedor da P. B. Lopes Salto Grande (SP), Eduardo Barbosa Feliciano Leite, participou de um bate papo na escola onde sua filha Olivia, de 5 anos, estuda. O Colégio Santo Antônio, de Ourinhos (SP), convida os pais para falarem sobre suas profissões e o Eduardo comentou sobre a PB, caminhões e o Programa Ipê Amarelo. No encontro, distribuiu gibis do programa e presentes para os alunos. Na foto, Eduardo está com a esposa Tatiana e a turminha do G4C.

TUDO JUNTO E MISTURADO

No dia 06 de setembro, a P. B. Lopes Londrina (PR) organizou a celebração de aniversário da diretora da rede, Daniela de Andrade Lopes Gomes. Na hora de cantar o “Parabéns”, a diretora convidou todos os aniversariantes de setembro para comemorarem a passagem de mais um ciclo juntos. Na foto com a diretora, Mauro Junior Fernandes Pedro, Izabele Rodrigues Dessunti, Luiz Antonio Vieira, Juliana de Almeida Quasne, Larissa Sabec Barbosa e Keyla Fabiana Ferreira.

BODAS DE PÉROLA

O auxiliar restaurador de veículos da P. B. Lopes Maringá (PR), Luiz Carlos Onofre, e sua esposa Viviane, celebraram 30 anos de casamento em outubro. Além de todo esse tempo de vida juntos, o casal também anda de bike há cinco anos, juntamente com um grupo de amigos. Na foto, o registro da pedalada na Serra da Graciosa. Parabéns, saúde e muitas aventuras para o casal!

SEGUNDO LIVRO

O consultor técnico Daniel Consolim Ribeiro, da P. B. Lopes Salto Grande (SP), acaba de lançar o segundo livro, intitulado “Desbravando a Verdade de Deus". Na foto, Daniel com a esposa Patrícia e o filho Isaque.

VELINHAS

Muita festa e alegria em torno dos 10 anos de Maria Clara, celebrado no dia 03 de novembro. Na foto, a família completa: Leandro, Maria Clara, João Pedro e a gerente de marketing da Rede P. B. Lopes, Juliana Quasne.

NOTÍCIAS DA CASA - TEMPO DE CASA

A Rede P. B. Lopes reconhece e valoriza seu quadro de funcionários e parabeniza todos que estão comemorando aniversário de tempo de casa, no período de outubro a dezembro.

AGRO

Situada em Nova Andradina (MS), propriedade é destaque em melhoramento genético

Após obter um aumento significativo de produtividade, graças à implementação de um programa de melhoramento genético do gado Nelore, a Fazenda Dona Amélia, de propriedade da família Lopes, começou a atrair a atenção de pecuaristas, técnicos, empresas e universidades. No mês de agosto, uma comitiva da Universidade Zamorano, de Honduras, na América Central, visitou a fazenda interessada em conhecer o sistema de produção, confinamento, alimentação do gado e gestão da operação com altos padrões empresariais.

Três representantes da Universidade de Zamorano estavam na comitiva: Robert Watson, membro do conselho fiduciário; John Jairo Hincapié, médico veterinário e professor de reprodução animal; e Celia Trejos, decana da faculdade de Agronomia e Pecuária, e professora de bovinos de corte.

“Os visitantes ficaram impressionados com o alto nível de profissionalismo e organização de todas as operações da fazenda. Desde a recepção e a apresentação da equipe de trabalho até a qualidade do gado, as instalações de alimentação, a fábrica de ração, e os detalhados sistemas de planejamento e registro de dados”, conta Amalia Mejia, membro da equipe PRO Internacional da Cia de Melhoramento, entidade que reúne pecuaristas do Brasil, Paraguai, Bolívia e Colômbia, que atuou como facilitadora do encontro.

PROCESSO PRODUTIVO

Durante a visita, foi realizado um tour pelas diferentes categorias de animais, machos e fêmeas, que evidenciaram a influência do programa de melhoramento genético nos resultados obtidos pela Fazenda Dona Amélia. A equipe técnica apresentou os indicadores produtivos e os principais índices gerenciais da operação.

“Na sequência conhecemos a fábrica de ração e o confinamento, uma etapa importante e intensiva na produção de carne, mas que proporciona ganhos na escala de produção e consequentes vantagens na composição geral nos custo de produção.”


UNIVERSIDADE DE ZAMORANO

Fundada em 1942, a Universidade de Zamorano é uma instituição renomada, reconhecida como aliada no avanço de programas de ciências agrícolas e ambientais. O foco está na formação de profissionais ligados ao agronegócio, com o propósito de alimentar o mundo, em especial o mundo tropical. Ela busca manter-se na vanguarda das tecnologias com as mais modernas práticas agropecuárias.

“A visita à Fazenda Dona Amélia permitiu aos docentes e membros da junta de fiduciários conhecerem um caso de sucesso de aplicação de melhoramento genético em bovinos de corte, o que é fundamental para atualizar o conhecimento e a formação dos estudantes, além de buscar meios para melhorar a produtividade do rebanho da universidade e de Honduras”, conclui Amalia Mejia.

PB CAUSOS

Nesta edição, destacamos uma história ocorrida na sede da Scania, em São Paulo, narrada pelo diretor da PB, Antonio Zapatosni. É uma lembrança divertida que retrata muito bem o perfil de Pedro Barboza Lopes, fundador da Rede P. B. Lopes.

UM MINUTO DE RISADA

“Lembro de um caso muito interessante que mostra o que era o Seu Pedro em sua expectativa de seriedade e crescimento. Estávamos no meio de uma grande negociação com a Scania, já iniciada por ele, e que dependia dos executivos financeiro e tributário para finalizar a etapa.

Eu e Henrique fomos para São Paulo como representantes e enquanto estávamos em reunião com os executivos da fábrica, Seu Pedro aguardava o resultado, em Londrina, com a Daniela e Dona Cristina na sala de reunião.

Quando finalizamos a negociação e apertamos as mãos, o Christopher Podgorski, presidente da Scania na época, disse: ‘Agora podem dar a notícia para o Pedro, que deve estar esperando’. Fomos até o corredor e ligamos para Londrina.

Seu Pedro nos parabenizou e depois disse: “Vocês podem dar risada?” “Sim, podemos!”, foi a resposta. Ele então falou: “Vamos comemorar! Coloca no viva-voz aí que eu coloco aqui. Agora vamos dar um minuto de risada!”

O pessoal da Scania passava pelo corredor, via a cena e ninguém entendia nada vendo a gente rindo sem parar.

Essa foi uma maneira de comemorarmos juntos naquele momento crucial de expansão. O Christopher relembrou essa passagem no lançamento do livro do Seu Pedro em março, dizendo que ali entendeu um pouco mais sobre o que era a P. B. Lopes.

Nós estávamos obviamente preocupados, mas o Seu Pedro confiava no time e já estava pensando lá na frente. Para mim, foi uma lição de perseverança e de sempre confiar em coisas positivas, que o trabalho supera tudo, e que é preciso dividir com a equipe os momentos de felicidade.”

RECEITAS

As festas de fim de ano estão chegando e elas sempre vêm recheadas de receitas deliciosas. Uma boa pedida para esta época é a Terrine, prato tipicamente francês, servida fria, e que pode ser utilizada como entrada ou acompanhamento.

A receita é do analista de marketing da Rede P. B. Lopes, Diego Busignani: “Esse prato é muito saboroso, além de ser muito fácil de fazer e dá certo em qualquer combinação. Na minha casa é sucesso, sempre faço quando tem churrasco, almoço em família, ou até mesmo para um café da tarde.”

Ingredientes

- 600g de cream cheese (Danubio, Polengui ou Philadelphia)
- 15g de chimichurri
- 120g de tomate seco
- 20 castanhas raladas
- meio maço de manjericão picado
- tomate cereja e alecrim para decorar
- sal a gosto
- azeite a gosto para untar as camadas

Modo de preparo

Utilize uma forma pequena e forre com papel filme. Depois espalhe uma fina camada de azeite e coloque uma camada de cream cheese, espalhando por toda forma. Em seguida, pique o tomate seco, de forma que vire quase um patê (não utilize o óleo do tomate seco). Faça o mesmo com o manjericão. Aplique uma camada do patê de tomate seco e manjericão, juntamente com uma leve pitada de sal e chimichurri. Coloque também a castanha ralada, adicione uma leve camada de azeite e repita o processo até formar 3 a 4 camadas.

Para facilitar a montagem e distribuição do cream cheese, umedeça a espátula e a colher com azeite. Após terminar, feche com papel filme e deixe na geladeira por, no mínimo, 4h. Depois, retire a Terrine da forma, coloque em um prato e retire o papel filme. Decore com tomate cereja, mix de castanhas, alecrim e sirva à vontade.

Como servir

Uma ótima opção de entrada para as festas, pode ser servida acompanhada de torrada, pães e snacks.

Importante: Após tirar da geladeira, consuma a Terrine imediatamente.

DIVERSÃO

LIVRO

UM PRATO CHEIO DE HISTÓRIAS - COMIDA MULTICULTURAL EM LONDRINA

Autores:Bernardo Pellegrini e Maurício Arruda Mendonça
Projeto gráfico:Visualitá Gestão em Design Estratégico
Editora:Pelle Editorial
Páginas:255

O livro foi produzido com o objetivo de resgatar a culinária de Londrina, desde as primeiras missões da CTNP (Companhia de Terras Norte do Paraná), em 1924, até os dias atuais, mostrando as influências das quase 40 etnias que chegaram à terra roxa. Foram entrevistadas diversas pessoas, desde chefs de cozinha até donos de restaurantes, mesmo os que já não existem mais, registrando ainda histórias de estabelecimentos que ficaram marcadas na afetividade do londrinense. “Queremos resgatar a história da comida de gente do mundo inteiro, dos caipiras, do alemão, do japonês, do mineiro, do pernambucano. As pessoas experimentavam as comidas dos vizinhos. E hoje nós podemos tranquilamente comer um tabule, junto com uma costela e um macarrão”, ressalta Bernardo Pellegrini, autor do livro.
* Disponível na Biblioteca Pedro Barboza Lopes

MÚSICA

FOLIA DE REI

Cantores: Renato Teixeira e Sergio Reis
Autores: Arnaud Rodrigues e Chico Anysio
Gravadora: Som Livre
Ano: 2015


Esta é uma verdadeira joia para os amantes do gênero sertanejo. Originalmente gravada pelo “Baiano e os Novos Caetanos”, a música Folia de Reis logo se tornou um grande sucesso, sendo regravada por vários artistas. Nesta versão do DVD Amizade Sincera 2, com Renato Teixeira & Sergio Reis, a icônica dupla celebra a música brasileira com toda qualidade e autenticidade que ela merece. O DVD foi gravado ao vivo no Quinta da Cantareira, em Mairiporã (SP), e é uma experiência única que reflete a essência da amizade e da música sertaneja.

FILME

A JOVEM E O MAR

Direção: Joachim Rønning
Duração: 131 minutos
Elenco: Daisy Ridley, Tilda Cobham-Hervey, Stephen Graham
Gênero: Drama, romance
Classificação: 12 anos

Lançado pela Disney+, o filme conta a história de Gertrude Ederle, a jovem nadadora que aos 20 anos de idade fez história no dia 6 de agosto de 1926, ao se tornar na primeira mulher a cruzar o Canal da Mancha, na época, em recorde mundial superando o tempo anterior, dos homens, em quase duas horas. “Trudy” conseguiu o feito dois anos após nadar nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, onde ganhou três medalhas: ouro no 4x100m livre e dois bronzes, nos 200m e 400m livre. Dirigido por Joachim Rønning, o filme destaca a força e a determinação de uma mulher que, em uma época de grandes desafios para as atletas, quebrou barreiras e conquistou um lugar na história.

SÉRIE

O CASAL PERFEITO

Título original: The Perfect Couple
Elenco: Nicole Kidman, Liev Schreiber, Eve Hewson
Nacionalidade: EUA
Gênero: Drama
Episódios: Seis

A série se passa na ilha paradisíaca de Nantucket, Massachusetts, famosa por sua temporada de casamentos. O evento mais esperado do ano é a união de Amelia Sacks (Eve Hewson) e Benji Winbury (Billy Howle). A família milionária do noivo não poupou despesas para receber os convidados em sua imensa propriedade à beira-mar. A futura sogra, Greer Garrison Winbury (Nicole Kidman), uma renomada romancista, desaprova a relação, mas organiza o casamento mais luxuoso da temporada. No entanto, o clima festivo é interrompido quando um corpo é encontrado na praia. De repente, todos os presentes se tornam suspeitos, transformando o sonho em um pesadelo.

EXPEDIENTE

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48ª edição – DEZEMBRO 2024


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Conselho Editorial - Daniela de Andrade Lopes Gomes - Juliana Quasne - Emilia Miyazaki - Milton Antunes - Júlio César dos Santos Barbosa - Kauane Galhardo

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