Deslize para o lado para
acessar o conteúdo da revista

EDITORIAL

Nesta 45ª edição trazemos diversos assuntos, com destaque especial para o livro do Seu Pedro. São tantas lembranças e emoções que invadiram minha mente que foi difícil iniciar o texto.

O Sr. Pedro Lopes ou Pedro, como eu costumava chamá-lo no ambiente de trabalho, aqui vou nominar de papai. Um homem de personalidade marcante, muito atrevido (como ele mesmo se identificava), com posições bastante firmes sobre a vida e sobre o mundo à sua volta.

Para muitos, ele era uma pessoa de difícil convívio, cheio de vontades e opiniões, exigente ao extremo, detalhista, insatisfeito. Consigo facilmente reconhecer esse cidadão que, por muitas vezes, nos disse no convívio doméstico: “Imagine: saído lá de Ibiporã, conhecendo essas maravilhas do mundo!”

Pois é. Papai era assim, um indivíduo cheio de vontade de viver, sempre em busca do melhor em tudo, muito curioso e ávido pela novidade.

Tive o privilégio de conviver com ele em seus altos e baixos, nos sucessos e derrotas, nas tempestades e nas bonanças. Ficaram para sempre os aprendizados e a saudade da convivência.

Sua trajetória e seus ensinamentos estão materializados neste livro que, para mim, vem carregado de significado e sentimento. Desde o momento em que iniciamos a distribuição, tenho recebido retornos, igualmente recheados de afeto e significado.

Agradeço a todos pelas mensagens enviadas e tenho certeza de que papai está muito feliz com tantas expressões de carinho. Tenho recebido pedidos de envio de exemplares, mas como a tiragem foi limitada, estamos centralizando as demandas por meio do e-mail: faleconosco@pblopes.com.br. Fale com a gente por lá!



Uma boa leitura a todos!

Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

PARABÉNS
“Quero mais uma vez parabenizá-los por esta revista incrível e pelas ações realizadas pela empresa. Realmente um exemplo a ser seguido.”

DENISE SOUZA
Economista, São Paulo (SP)

QUALIDADE
“Show de conteúdo e qualidade gráfica!”

CHRISTOPHER PODGORSKI
Presidente e CEO da Scania Latin America

REVISTA LINDA
“Que lindo! Coincidentemente eu estava em reunião e compartilhei minha tela com o grupo. Tem muitas ações conectadas.”

SARAH TASSINARI
Scania Way, São Bernardo do Campo (SP)

REVISTA BONITA
“Que revista bonita! Adoro os programas de arborização e achei muito legal o que vocês estão fazendo na Fazenda Dona Amélia.”

CAROLINA JANENE SEALLE
Texas (USA)

EXCELENTE
“Fiquei emocionada com os 15 anos do Ipê Amarelo e todo o conteúdo que essa edição traz. A versão pocket digital ficou excelente. É extremamente gratificante ver o florescimento da P. B. Lopes e ver como o projeto Ipê Amarelo se mantém reverberando no contexto da empresa, das famílias e da comunidade. Adorei saber que até na própria Scania tem um Ipê lá simbolizando o propósito e o compromisso do projeto!”

CINARA BASTOS
Psicoterapeuta e empresária, Londrina (PR)

O Transtorno do Espectro Autista afeta o desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas, que tem origem desde o nascimento. A fita feita de peças de quebra-cabeça coloridas retrata a complexidade do autismo.

Um tratamento intensivo e individualizado pode levar o indivíduo a ter melhoras significativas, por isso a importância dessa campanha, para alertar sobre a necessidade de cuidados desde o diagnóstico e também para acabar o preconceito.

CLIQUE AQUI

E SAIBA MAIS

ESPECIAL – LANÇAMENTO

Lançamento do livro “De Pai para Filho” revela a trajetória de Pedro Barboza Lopes, fundador da Rede P. B. Lopes

O aprendizado, os desafios e as conquistas de Pedro Barboza Lopes, fundador da Rede P. B. Lopes, estão registrados na obra “De Pai para Filho”, que acaba de ser lançada e está obtendo grande repercussão. O livro apresenta um recorte da imigração no Brasil, fenômeno caracterizado pela chegada de estrangeiros ao território nacional, sob a ótica de Seu Pedro, filho do espanhol José Lopez Lopez.

A publicação aborda aspectos desde a infância pobre e castigada pela seca na Espanha até a chegada ao Brasil, os primeiros negócios, a família. Um panorama da família Lopes desde o início na pequena Ibiporã (PR), o nascimento da empresa Irmãos Lopes, a comercialização de veículos novos, o ingresso no transporte coletivo em Londrina (PR) e São Paulo (SP), a educação dos filhos, a aquisição de propriedades rurais e a gestão das empresas. Uma narrativa repleta de emoção e sob o olhar de uma pessoa singular, o saudoso Seu Pedro, falecido em fevereiro de 2021.

“Meu pai tinha a ideia fixa de seguir o ditado: Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro: três coisas que toda pessoa deve fazer durante a vida”, recorda Daniela de Andrade Lopes Gomes, filha de Seu Pedro. “E de fato, ele dedicou-se firmemente ao plantio de árvores, talento herdado da minha avó, Dona Amélia. Ele dizia que tinha tido três filhos maravilhosos e agora faltava o livro. Tentou escrever ele mesmo, conversou com alguns jornalistas e não dava certo. Como a jornalista Emilia Miyazaki já era nossa assessora de comunicação, minha mãe, Dona Cris, sugeriu que falássemos com ela. Como meu pai já a conhecia do ambiente de trabalho, foi dando certo.”


LEGADO

No livro também consta como Seu Pedro deu prosseguimento aos negócios do pai, enfrentando as adversidades e administrando o patrimônio.

“Quando meu pai já estava de cama, li o livro com ele, algo muito emocionante. Para mim, foi uma forma de despedida, já nos preparando para a sua passagem. Tanto que trago na memória, não o livro, mas o cheiro de lavanda que predominava no quarto, as sensações, as pessoas, o clima de paz.”

A relação de Seu Pedro com o pai – José Lopez Lopez – foi sempre intensa e abundante de ensinamentos. A convivência diária, o exemplo de determinação, a capacidade de superação e a autoconfiança do pai impactaram profundamente Seu Pedro. Um legado que foi transmitido para o filho com muitos exemplos, valores e emoções.

O livro é o retrato da vida dele e do que ele fez da vida”, analisa Daniela de Andrade Lopes Gomes. “Traz uma visão muito particular das suas memórias e foi escrito em primeira pessoa, eu consigo vê-lo claramente em cada página. Um trabalho primoroso que cumpre perfeitamente o objetivo e o legado de Pedro Barboza Lopes.”

Os primeiros exemplares da obra foram entregues aos colaboradores da Rede P. B. Lopes na festa de confraternização de fim de ano, em Londrina (PR). No mês de março, o livro foi lançado em São Bernardo do Campo (SP), com a presença de diretores da Scania, da Rede P. B. Lopes e convidados.

Profº Marins e Daniela de Andrade Lopes Daniela com Emilia Miyazaki e Elisabete Yunomae

LEI ROUANET

A impressão do livro “De Pai para Filho” contou com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e da Rede P. B. Lopes. Ao todo, foram impressos 2.500 exemplares – parte deles destinada a bibliotecas e escolas públicas de Londrina (PR) como contrapartida do patrocínio. A obra também ganhou a versão narrada em áudio.

ESPECIAL: LANÇAMENTO

Projeto teve início no ano de 2012 e só foi finalizado em dezembro de 2023

Seu Pedro recebe o boneco do livro. Na foto, com Elisabete Yunomae e Emilia Miyazaki

A obra “De Pai para Filho” é resultado de inúmeros encontros semanais de Seu Pedro com a jornalista e escritora Emilia Miyazaki, profissional que atuou como ghost writer (escritora fantasma, invisível). Narrado na primeira pessoa, a obra está dividida em capítulos curtos, em forma de crônicas, e é ilustrada com dezenas de fotos, proporcionando uma leitura agradável.

A Revista PB News entrevistou a jornalista Emilia Miyazaki sobre a metodologia e a dinâmica de escrever “De Pai para Filho” e também a designer Elisabete Yunomae que criou o projeto gráfico.

PBNEWS: Como foi o processo de produção do livro?

EMILIA MIYAZAKI: - Foi um grande desafio participar deste projeto. Conversei com alguns colegas jornalistas que já tinham experiência para entender o processo da escrita para um livro. Criamos – eu e o Seu Pedro – uma rotina de trabalho. Toda terça e quinta a gente se encontrava para ele me relatar suas memórias. Elas não seguiram uma pauta e brotavam de forma espontânea. Como o Seu Pedro era uma pessoa de personalidade forte, com um jeitão muito peculiar, sugeri que fizéssemos a narrativa em primeira pessoa. Seu Pedro fazia questão de duas coisas: que seguisse a ordem cronológica dos fatos e que tivesse uma leitura agradável. “Quero um livro que as pessoas leiam!”, dizia. Nossa rotina de encontros durou aproximadamente quatro anos, incluindo viagens à Ibiporã e Maringá, pesquisa de fotos, documentos e entrevistas com outras pessoas.

PBNEWS: Como foi escrever o livro no modo ghost writer ?

EMILIA MIYAZAKI: - O livro foi escrito a quatro mãos, pelo Seu Pedro e por mim. Eu queria que a narrativa fosse o mais próximo possível do jeitão do Seu Pedro, então, durante as entrevistas, apurei o olhar para o seu jeito de falar, sua narrativa, suas emoções. Para isso, minha experiência com teatro ajudou a criar o personagem “Seu Pedro”. Nos primeiros encontros ele não se abria muito, mas com o tempo, isso foi mudando e no final, ficamos ‘cúmplices’ do projeto. Fiz pesquisas históricas para contextualizar fatos, e juntamente com o editor do livro, o jornalista Milton Antunes, organizamos no formato de crônicas.

PBNEWS: O que você achou do resultado final?

EMILIA MIYAZAKI: - Tenho recebido muitos feedbacks de que as pessoas conseguem encontrar o Seu Pedro na narrativa. É a história de um imigrante e, assim como eu que descendo de imigrantes, muitas pessoas vão se identificar e curtir a trajetória. Era o começo de tudo. Acho que a leitura ficou agradável, como o Seu Pedro desejava.

PROJETO GRÁFICO

A designer Elisabete Yunomae, da empresa Visualitá Gestão em Design Estratégico, foi a responsável pela criação do projeto gráfico do livro. Depois de muitos estudos foi definido o formato, papel, capa, tipografia, espaços, fotografias e todos os elementos estéticos da obra. Ela também falou com a Revista PB NEWS.

PBNEWS: Como foi idealizado o projeto gráfico do livro?

ELISABETE YUNOMAE: - Primeiro fizemos a leitura dos textos originais e assim mergulhamos na narrativa. Em alguns momentos dava para ouvir e visualizar o próprio Seu Pedro contando as histórias. A partir disso, escolhemos a tipografia, um bom tamanho de letra, espaços para ajudar na leitura e pensamos num papel com uma cor suave para que os olhos não se cansassem com a leitura. O livro tem que ser particularmente gostoso de pegar, ter um formato bom pra carregar, guardar, e embora tenha mais de 350 páginas é leve, fácil de abrir e ler.

PBNEWS: A capa ganhou uma textura especial. Como foi feita?

ELISABETE YUNOMAE: - Pensamos em buscar uma referência que faz parte da origem da família. É o convite para que o leitor “abra a porta” e entre no livro. A capa tem uma textura de “areia”, que remete à aridez da região de origem dos Lopez.

PBNEWS: O que você achou do resultado final?

ELISABETE YUNOMAE: - Fiquei muito feliz com o resultado final e sempre vou me lembrar da emoção do Seu Pedro com o protótipo do livro em mãos.

Ficha técnica do livro “De Pai para Filho”

Texto, edição, entrevistas e pesquisa: Emilia Miyazaki

Editor: Milton Antunes

Prefácio: Sônia Maria de Andrade Janene

Revisão: Maria Christina Boni

Projeto gráfico: Visualitá Gestão em Design Estratégico

Fotos: Arquivo P. B. Lopes e acervo familiar

VEJA O VÍDEO DA CONFECÇÃO DO LIVRO NA GRÁFICA

ESPECIAL: LANÇAMENTO

Cerimônia reuniu os principais gestores da indústria, que enalteceram a trajetória de Pedro Barboza Lopes



Daniela de Andrade Lopes Gomes e a jornalista Emilia Miyazaki

A sede da Scania em São Bernardo do Campo (SP) foi o lugar escolhido para iniciar a série de lançamentos da obra “De Pai para Filho”. O evento lançamento, realizado no dia 07 de março, teve a participação de executivos, gestores e o staff da indústria – além de familiares, diretores da Rede P. B. Lopes e da escritora Emilia Miyazaki. O projeto do livro foi apresentado pela diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

“É muito especial fazer o lançamento na Scania, para nós, uma extensão de nossa casa. Um projeto que começou com o sonho de papai e para nós é uma honra poder fechar o ciclo aqui. Tenho certeza de que Seu Pedro e mamãe estão muito felizes. Vocês transbordaram meu coração de alegria”, ratificou Daniela de Andrade Lopes Gomes.


HOMENAGEM

A cerimônia de lançamento do livro contou com a presença dos diretores da Assobrasc (Associação Brasileira dos Concessionários Scania), Fernando Guimarães (presidente) e Luiz Carlos Taoni Neto (presidente executivo), que relembraram as passagens marcantes de Pedro Barboza Lopes pela entidade. Em seguida, foi feita a entrega de uma placa homenageando Seu Pedro, um dos fundadores e ex-presidente da associação.

Representando a Assobrasc, Fernando Guimarães e Luiz Carlos Taoni com Daniela e José Henrique de Souza Gomes e os filhos José Francisco e Pedro Henrique Daniela e José Henrique com Simone Montagna e Christopher Podgorski

HOMEM AUTÊNTICO

O presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski, também esteve presente no evento e falou de sua relação de mais de 20 anos com Seu Pedro, considerado um bom amigo. “Era uma época complexa. Se hoje temos a previsão de vender 20 mil caminhões, naquele tempo, a gente suava para vender 4 mil. E os encontros com Seu Pedro eram desafiadores”, relembra.

Para Christopher Podgorski, aquele foi o início de uma história de sucesso. “A família Lopes sempre confiou na Scania e Seu Pedro foi um ícone da indústria, do business, do nosso modelo de negócio. Um sujeito autêntico, polêmico, de uma energia contagiante.”

BOM CONSELHEIRO

O presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, Simone Montagna, conta que conheceu Pedro Lopes quando ainda estava à frente do Scania Banco. “A impressão que sempre tive dele é de um pai que quer ensinar, indicar a direção correta, de quem sabe o melhor caminho. Quando o encontrava, sempre me aconselhava, trazia um olhar diferente dos negócios. Era a visão de quem tinha experiência de vida.”

Segundo Simone Montagna, o ciclo de Seu Pedro pode ter se encerrado com a sua partida em 2021, mas o elo emocional permanece na atual diretoria e que ficará como legado para as próximas gerações. “Ele era uma pessoa marcante da qual todos se lembrarão. Seu Pedro sempre será lembrado porque ele é um grande pedaço da história da Scania.”

ASSISTA AO VÍDEO DO LANÇAMENTO DO LIVRO EM SÃO PAULO

ESPECIAL: LANÇAMENTO

Uma das ações previstas como contrapartida social do projeto do livro “De Pai para Filho” foi a distribuição de 400 exemplares para a rede pública de ensino de Londrina (PR). Bibliotecas, museus, universidades, entidades de classe e associações representativas receberam a obra e já disponibilizaram para seus leitores.

Outra contrapartida foram os encontros didáticos realizados entre a jornalista Emilia Miyazaki e a diretora da Rede P. B. Lopes Daniela de Andrade Lopes Gomes com os alunos do Colégio Marcelino Champagnat e também do Instituto Roberto Miranda – Escola para cegos de Londrina. Durante o bate-papo, elas falaram sobre o processo de produção do livro, desde as primeiras entrevistas, a redação e a edição da obra.

“Algo que os editais sempre solicitam é a previsão de ações sociais conectadas ao produto cultural”, revela a jornalista Emilia Miyazaki. “Outra ação bacana foi a produção da versão do livro em audiobook, feita em um estúdio aqui de Londrina (PR). Procuramos alguém que tivesse uma voz marcante e chegamos ao ator londrinense Rogério Costa. O resultado ficou bem bonito”.

Palestra para alunos do Colégio Marcelino Champagnat Alunos do Instituto Roberto Miranda - Escola para cegos de Londrina
ESPECIAL: LANÇAMENTO

A repercussão do livro “De Pai para Filho” teve inicio logo após o lançamento da obra. Os primeiros leitores - amigos, parentes, colaboradores e parceiros - rapidamente prontificaram-se em opinar sobre a obra. Confira:

“Comecei ler o livro e não coloquei de lado até quase 1h da manhã. Algumas passagens me transportaram de volta no tempo e foi como se o tio Pedro estivesse na sala me contando ao vivo a história pela primeira vez! Em outras, reconheci as mesmas palavras de quando seu pai brincou como o vovô Andrade que, como bom bancário, descontou duas promissórias em um dia. Podia quase que ouvir a voz dele e me encheu o coração de emoção e meus olhos de lágrimas.”

CAROLINA JANENE SEALLE - sobrinha de Pedro Barboza Lopes

“Com a leitura do livro “De Pai para Filho”, que achei excelente pelas primorosas histórias contadas, posso afirmar sem medo de errar que o Seu Pedro nasceu escritor. Todos, absolutamente todos os contos, merecem cada palavra usada pela sua tia Sônia, no prólogo do livro. Nas histórias dessa obra prima, os personagens têm vida, independentemente da sua importância, e o texto é tão bem elaborado que transmite aos leitores todas as emoções vividas naquele momento. Em resumo, as crônicas são verdadeiras aulas magistrais de vida familiar e de atuação nos negócios. Assim, o livro torna-se histórico e obrigatório de ser lido e relido. A leitura é imperdível!”

SEVERO CANZIANI - amigo da família

“Estou acabando de ler o livro e choro até onde não precisa. Lembro quando seus pais foram para Espanha e o prefácio da Sônia é uma descrição viva do Pedro. A história vai tomando uma magnitude que perfura o norte do Paraná, a infância, a cidade e o nosso coração.”

TÔNIA MARCONDES - amiga da família

“Este livro é mais que um diário literário, é inspirador e reflexivo. Ao longo da leitura, observa-se que o autor não deixou se elevar pelas dificuldades, pelo contrário, dificuldades aqui foram molas propulsoras que o conduzia à vitória. Vê-se também que a integridade e a persistência que o autor transmite nas entrelinhas e o leitor consegue visualizar a obstinação do Seu Pedro. Gostei muito de ler este livro. Ele nos faz repensar nossa postura diante do mundo e onde de fato queremos chegar. Passei pelo mundo através da saga deste vencedor. Obrigada pela oportunidade de lê-lo.”

EDNA MARIA JUVENTINO PIRES - mãe do colaborador Afonso Pires

“Muito legal a história da família, do Pedro, da cidade de Londrina e dos negócios! Surpreendeu-me. Comecei a ler e não parei mais!”

GABRIEL SPAGNUOLO - imobiliarista

“Parabéns pela bela trajetória. Aumenta o meu privilégio de ter recebido. Conheço tanto o trabalho da Emilia Miyazaki quanto da Elisabete Yunomae, que tem uma obra primorosa. Parabéns pelo bom gosto!”

RAFAEL LAMASTRA JR. - diretor-presidente da Compagas

“Que honra ter sido citado por ele! Emocionei-me! Aliás, o livro contribui muito para a memória da cidade, além da história incrível do seu pai. Parabéns! Vocês foram muito felizes na empreitada!”

ZECA SPAGNUOLO - arquiteto

“o Pedro tinha uma memória fantástica, de fácil compreensão, e sabia reconhecer o valor da família na construção da história familiar.”

MARGARETH VILLARI – amiga da família

“O livro é maravilhoso. Um dia, se possível, gostaria de conversar sobre toda a história.”

SEBASTIÃO FERREIRA - advogado

“Gostei muito da qualidade da publicação! Parabéns a todos que participaram desse projeto!”

LIA MENDONÇA - jornalista

PRODUTOS E SERVIÇOS

Caminhões a gás da Scania estão conquistando o mercado com boas respostas em economia e visão de futuro sustentável

Uma linha extremamente adaptável, com ótima capacidade de condução, baixo consumo de combustível e autonomia de até 1.700 km. Os caminhões a gás Scania atendem tranquilamente o transporte urbano e regional, assim como as aplicações de longa distância.

Segundo o gerente da P. B. Lopes Londrina (PR), Felipe Haas, o desempenho do caminhão a gás é igual ao do motor a diesel e a única diferença é a autonomia, ainda um pouco inferior devido a capacidade de armazenagem dos cilindros. “Mesmo assim, observamos que o mercado está recebendo o produto muito bem. Vejo o cenário com muito otimismo por ser um veículo com menor impacto ambiental e uma opção sustentável para o transporte e distribuição.”


ROBUSTO E ECONÔMICO

O gerente da filial londrinense reforça que o segmento está buscando alternativas de matrizes energéticas além do diesel. “O setor já entendeu que o caminhão a gás é tão eficiente quanto o diesel convencional. Cada vez mais as transportadoras estão adquirindo e aderindo a esta fonte mais limpa de energia no seu negócio, diminuindo os impactos no meio ambiente.”

Em termos de números, o veículo a gás também oferece um bom retorno. “Ainda é cedo para uma apuração mais concreta, mas temos economia em torno de 5% em relação aos veículos de ciclo diesel”, revela Felipe Haas.

MOVIMENTO GLOBAL

A busca por requisitos mais rígidos, tanto na redução do uso de combustíveis fósseis quanto pela emissão de partículas e poluição sonora, está cada vez mais presente nas cidades, no mercado, em nosso dia a dia. Esta demanda por um mundo mais limpo e sustentável já chegou ao setor de transporte.

Na Rede P. B. Lopes, os modelos a gás já estão sendo entregues aos clientes. É o caso da Ebmac em Cambé (PR), a Jaloto em Maringá (PR) e a Adecoagro em Dourados (MS).

EBMAC, Cambé (PR) JALOTO, Maringá (PR) ADECOAGRO, Dourados (MS)
NEGÓCIOS

A Transportadora Kátia, de Campo Grande (MS), especializada no transporte de produtos perigosos e líquidos inflamáveis, está ampliando sua frota de caminhões com o investimento em mais 20 caminhões Scania R540 Plus.

“A empresa e os condutores ficaram extremamente satisfeitos e motivados com a nova aquisição”, comemora Kátia Aparecida Locatelli, sócia proprietária da empresa. “Os veículos estão sendo entregues conforme o prazo combinado e aproveito para agradecer o atendimento dedicado a empresa pelo vendedor Ivan Gorish.”

A transportadora, que está há mais de 30 anos no mercado, é cliente de longa data da Rede P. B. Lopes e sempre prezou por um transporte seguro e sustentável, levando produtos com a devida qualidade ao consumidor final.

“Adquirimos veículos Scania por entender ser melhor em força, conforto, tecnologia e desenho. A empresa possui veículos Scania desde 1987. Em 2013 adquirimos 40 veículos e 2024 mais 20”, conclui Kátia Locatelli.

NEGÓCIOS

Feira do agronegócio em Cândido Mota (SP) apresenta tecnologias e é palco para bons negócios

A P. B. Lopes Salto Grande (SP) levou todo seu portifólio de produtos e serviços para a 17ª edição da Coopershow, o principal evento do agronegócio do Vale Paranapanema, realizada no período de 23 a 26 de janeiro, em Cândido Mota (SP). Essa é a maior feira da região e este ano contou com 220 expositores.

No stand da P. B. Lopes, as estrelas foram os caminhões Scania S770 V8, R540 PLUS e o R560 SUPER, que atraíram a atenção de agricultores, técnicos, produtores e visitantes. Nesta edição, a feira recebeu aproximadamente 15 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 95 milhões.

“Toda a equipe comercial da filial de Salto Grande (SP) empenhou-se para apresentar os veículos em exposição e todos os seus atributos, bem como as soluções de que dispomos em nosso portifólio de acordo com a necessidade de cada operação de transporte”, relembra Artur Pereira Lima Junior, gerente comercial da P. B. Lopes de Salto Grande (SP).

A Coopershow é uma grande vitrine do agronegócio. Além de veículos, máquinas, equipamentos e animais, a feira conta também com workshops, consultorias e palestras. É um ambiente favorável para fechar negócios.

“Feiras como a Coopershow são muito importantes para que possamos colocar em evidência nossas melhores tecnologias e de forma descontraída podermos sentar com nossos clientes e prospects a fim de despertar neles o desejo de compra para modernização de suas frotas, maximizando seus lucros através dessas novas tecnologias”, informa Artur Pereira Lima Junior.


INCENTIVO AOS NEGÓCIOS
A presença da P. B. Lopes em feiras e exposições como a Coopershow já é tradição. O mercado agropecuário no Brasil é forte, gera lucro e empregos, movimentando a economia e gerando oportunidades.

A participação da P. B. Lopes na CooperShow foi fundamental para fortalecer os laços comerciais, por estarmos em um ambiente mais descontraído e dedicado a demonstração estática dos nossos principais produtos, onde a atenção de nossos consultores de soluções está inteiramente voltada a prospecção e fomento de novos negócios”, finaliza Artur Pereira Lima Junior.




ASSISTA AO VÍDEO
COOPER SHOW 2024

CLIENTES

Engenheiros da Scania querem saber a opinião de clientes para aprimorar produtos


A Scania escolheu a Rede P. B. Lopes para recepcionar uma equipe de engenharia responsável pelo desenvolvimento de produtos Scania para a América do Sul. Na comitiva estavam os suecos Hans Bedman, Torbjörn Gustavsson e Karl-Wilhelm Ståhle, além dos brasileiros Volnei Garcia, João Luis Garcia Buzzi e Marcelo Acácio da Silva.

“Esses profissionais respondem pela área técnica e operacional da montadora e vieram entender de perto as dores de clientes e dos concessionários. Eles foram recepcionados pela diretoria e pela PB de Maringá com um jantar. No dia seguinte visitamos dois de nossos maiores frotistas, o G-10 e o HU”, explica Juliano Corrêa André, gerente de serviços da P. B. Lopes Maringá (PR).

A cidade de Maringá (PR) concentra um dos maiores fluxos de caminhões do estado e sedia grandes empresas de transportes. “Esta iniciativa é sair de fato da zona de conforto e buscar soluções para os gargalos que os clientes estejam passando. Esperamos ter retorno e colher bons frutos com ações específicas. Nos sentimos valorizados pela oportunidade de sermos ouvidos pelo setor de engenharia e produtos da Scania”, finaliza Juliano Corrêa André.

CLIENTES

Um motorista capacitado resulta em economia, melhor desempenho do caminhão, mais disponibilidade, menos quebra, mais segurança na estrada, entre outros aspectos. Partindo desta premissa onde todos ganham, a P. B. Lopes Salto Grande (SP) realizou um treinamento dirigido para a Brasinter, empresa especializada no transporte de produtos químicos.

“A Brasinter adquiriu uma quantidade grande de caminhões Scania e é importante ter um time treinado para conduzir um veículo com tanta tecnologia embarcada”, pondera o master driver Marcos Roberto da Silva, responsável pela capacitação.

O instrutor da PB explica que o treinamento foi direcionado ao novo master driver da Transportadora Brasinter. “Ele fez duas capacitações: para motorista e para instrutor master driver. Com isso, ele torna-se o que chamamos de instrutor multiplicador, porque vai disseminar a forma correta de condução, com técnica e conhecimento.”


CLIENTES

Casal de Presidente Prudente (SP) faz festa com caminhão Scania para revelar o sexo do bebê

O chá de revelação se tornou um evento quase que obrigatório na hora de revelar o sexo do bebê para a família e amigos. A ideia é que todos os envolvidos descubram qual é o sexo da criança de uma forma divertida.

Foi pensando desta forma que o casal Thayna Santos Orrigo e Elias Lira Estrela promoveu uma festa para anunciar o sexo do bebê que está a caminho. Para incrementar ainda mais a comemoração, a revelação foi feita com a ajuda de um caminhão Scania da série comemorativa dos 65 anos da indústria no Brasil, cedido pela Rede P. B. Lopes.

Meu pai tem uma transportadora e todos da família somos apaixonados por caminhão”, relata a futura mãe, Thayna Santos Orrigo. “Acho que não tinha um jeito melhor de revelar o sexo do bebê. Quando descobrimos a gravidez e pensamos em chá revelação, a primeira coisa que veio na cabeça é que tinha que ter caminhão envolvido.”

No momento da divulgação do sexo do bebê, o Scania entrou em cena: “A minha cunhada que sabia o sexo do bebê colocou pó azul no escapamento do caminhão, além de papel azul e duas latas com fumaça da cor do sexo. Com muita buzina, na hora que acabou a contagem regressiva, o caminhão acelerou pra sair a cor.”

ZERO KM TRANSPORTE
Thayna Santos Orrigo é autônoma, trabalha com roupas em Presidente Prudente (SP). O pai dela, Cristiano Orrigo, é cliente da Rede P. B. Lopes e proprietário da Zero Km Transporte. A transportadora possui uma frota de 24 veículos, sendo 14 da marca Scania.

O parto de Thayna está previsto para o dia 21 de abril e o bebê já tem nome: Davi Miguel Orrigo Estrela. O chá de revelação foi um sucesso e a presença do Scania Super ampliou ainda mais o clima de emoção. “Amamos o resultado, quase a família toda acertou o sexo do bebê”, arremata Thayna Santos Orrigo.

ASSISTA AO VÍDEO

CLIENTES

Abrimos as portas de nossa casa para um encontro da família Scania, onde falamos sobre produtos e negócios em um ambiente totalmente descontraído, com o pessoal do Código da Carne no comando da degustação de cortes de carnes selecionadas e com vinhos indicados por um sommelier. Foi algo bem diferente, totalmente fora dos nossos padrões e que acabou sendo muito bom”, conta o diretor da Rede P. B. Lopes, José Henrique de Souza Gomes.

Além dos clientes, a confraria contou com a presença de todos os gerentes do grupo, do time comercial, clientes e executivos da Scania.

O relacionamento é sempre o nosso foco. A pauta de negócios acaba aparecendo naturalmente e quando o cliente sente essa proximidade da montadora com o concessionário, isso dá uma segurança maior para ele.”

ENTREGA TÉCNICA

P. B. Lopes Regente Feijó (SP) realiza mais uma entrega, agora para o cliente Simão Pedro Pinote, na foto com a esposa Maria Ângela Apolinario Pinote

Receber as chaves de um Scania 0 Km é um momento único, de grande felicidade! Parabéns a todos os clientes por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.

CLIQUE AQUI

CONFIRA OUTRAS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

CONSÓRCIO SCANIA

A Rede P. B. Lopes começou o ano de 2024 com sabor de vitória, ao conquistar o 1º lugar no ranking nacional de venda do Consórcio Scania. O resultado saiu em dezembro de 2023, e a comemoração da vitória com a entrega das premiações pela comercialização das 466 cotas ocorreu no mês de março, juntamente com o lançamento da campanha 2024.

Além da 1ª colocação no Ranking Nacional, a equipe de vendas da Rede P. B. Lopes ganhou prêmios, valores em dinheiro e viagens internacionais. No ranking nacional de vendas, os grandes vencedores são da P. B. Lopes Maringá (PR): o gerente comercial Nilton César Theodoro e o vendedor Haroldo Martinello.

“A conquista do 1º lugar em comercialização de cotas foi algo muito gratificante”, comemora Nilton Theodoro. “Nossa equipe de Maringá esteve engajada todo o tempo. Agradeço a diretoria, que nunca mediu esforços para garantir um bom ambiente de trabalho, além da proatividade e força de vontade para atingirmos os KPIs e os objetivos.”

Outros colaboradores também ganharam prêmios em dinheiro: os vendedores de Maringá (PR) Sansão Evangelista de Farias e Hugo Rosa; Marcos Antonio Pedroso, de Campo Grande (MS), Washington de Barros e Marcelo Nunes Ferreira de Dourados (MS); e Jean Carlos Tobias, de Londrina (PR). Houve premiação em dinheiro também para os gerentes Luiz Nantes (Dourados), Fabio Henrique Rezende (Campo Grande) e Felipe Haas (Londrina).

A PB performa muito bem desde a época da Família Scania, aderindo aos novos modelos de consórcio com maestria. Com uma carteira robusta de clientes, o diretor José Henrique de Souza Gomes, juntamente com as lideranças da Rede P. B. Lopes estão dando um show”, avalia Rodrigo Clemente, diretor comercial do Scania Consórcio.

O consórcio é uma forma rentável de investimento e uma excelente alternativa para renovação da frota, pelo baixo custo em relação às taxas das financiadoras. “Estamos apostando em novos modelos de eventos para entregar mais valor aos produtos junto à rede de concessionárias e a PB estará conosco com sua expertise em relacionamento e conexão com o cliente”, reforça.

CONSÓRCIO SCANIA

O ano começou com os tradicionais eventos sociais na Rede P. B. Lopes. São oportunidades para revigorar o relacionamento com os clientes e apresentar o portfólio de produtos e serviços Scania. No dia 26 de janeiro, o espaço Brasil Evento e Lazer, em Rancharia (SP), sediou mais um “Encontro de Amigos” promovido pela filial de Regente Feijó (SP).

Participaram do evento clientes da região, colaboradores e o representante do Scania Consórcio, Rodrigo Olivoto. “O encontro foi muito bom. Tivemos a presença de 90% dos clientes convidados e momentos de ótimas conversas. Efetivamos a negociação de cotas e plantamos a ‘sementinha’ para negócios futuros”, informa Marcelo Luís Bozolan, gerente de filial de Regente Feijó (SP).

PB SOCIOAMBIENTAL

A estudante Lara Parra Santos, de 10 anos, filha do gerente de serviços Alexandre de Silva Santos, da P. B. Lopes Salto Grande (SP), está aprendendo desde cedo a ter vínculo e cuidado com a natureza. Junto com os pais, ela plantou uma muda de ipê em um condomínio de prédios na cidade de Ourinhos (SP).

“Fizemos o plantio de mais de 50 mudas no local e ela ficou responsável pelos cuidados com a planta. Se comprometeu a toda semana ir ao local para aguar e acompanhar o crescimento do seu ipê”, relata o pai orgulhoso.

PB SOCIOAMBIENTAL

Colaboradores da Rede P. B. Lopes usufruem de hortaliças frescas, colhidas diretamente da horta

Verduras orgânicas, fresquinhas, colhidas no dia. Este é um privilégio que os colaboradores da Rede P. B. Lopes têm com as hortas cultivadas dentro da empresa.

Na filial de Salto Grande (SP), a horta ganhou mais espaço e agora tem 10 metros de extensão. As verduras já estão no ponto de colheita e em breve os colaboradores poderão levar para casa couve, alface, chicória, almeirão, rúcula, cebolinha, salsinha, coentro, alface roxa, americana, lisa e crespa.

SAUDÁVEL
Nas filiais de Campo Grande (MS), Regente Feijó (SP) e Londrina (PR), a colheita de variedades como rúcula, almeirão, alface lisa e roxa, rabanete, salsinha e cebolinha já foi feita. É alimento saudável, sem agrotóxico, que sai da horta da concessionária direto para a mesa do colaborador.

Regente Feijó (SP)
Campo Grande (MS)
PB SOCIOAMBIENTAL

Gincana do material escolar da P. B. Lopes beneficia estudantes e escolas

A Rede P. B. Lopes promoveu mais uma edição da Gincana de Arrecadação de Material Escolar durante todo o mês de fevereiro. A iniciativa, realizada desde 2020, desperta o sentimento de solidariedade nos colaboradores e beneficia estudantes e escolas. Neste ano, foram arrecadados 121 kits completos, além de 371 materiais avulsos, graças à participação dos funcionários de toda a rede.

Para trazer mais diversão à campanha, as filiais que mais arrecadaram receberam prêmios para serem sorteados entre os participantes. A filial de Regente Feijó (SP) ficou em 1º lugar e ganhou uma garrafa térmica Flipstraw Stanley; o 2º lugar ficou com a filial de Salto Grande (SP), que recebeu um fone de ouvido bluetooth JBL; e a 3ª colocação ficou com Londrina (PR), ganhando uma bolsa térmica para sortear entre os colaboradores.

“Desde o início da gincana, arrecadamos um total de 423 kits que vêm com aproximadamente 30 itens. As doações são encaminhadas para escolas e Ongs nas cidades onde temos operações”, explica a gerente de RH, Sandra Ribeiro.

CAMPANHA DE VENDAS

Campanha de vendas da Rede P. B. Lopes muda slogan, estabelece metas e otimiza premiações

A Rede P. B. Lopes fez no mês de março o lançamento da nova campanha de vendas de produtos e serviços: o Conexão 2024. O mote desta ação foi tema da festa de fim de ano da empresa e agora retorna com toda força para motivar os colaboradores.

É preciso que haja conexão entre nós, com o cliente, a conexão de uma equipe e a interdependência entre os departamentos da empresa, conexão com o nosso público-alvo, com o mercado, a conectividade que o produto oferece. Fazemos parte de algo maior, então é entender que estamos juntos e juntos somos melhores”, resume da diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Nesta edição do Conexão 2024, a meta é comercializar R$ 300 milhões em produtos e serviços e o compromisso da empresa é de entregar uma infinidade de prêmios para quem atingir o objetivo. “Mudamos a pontuação da campanha, que ainda seguem indicadores, mas de uma forma mais motivadora.”

DISTRIBUIÇÃO DE PRÊMIOS
Durante o lançamento da nova campanha, foram apresentados os resultados da edição 2023 com o sorteio e a distribuição de diversos prêmios. Além dos prêmios, as filiais de Londrina (PR), Maringá (PR), Regente Feijó (SP) e Ladário (MS) também ganharam quatro motos (01 por filial), sorteadas entre os colaboradores.


NOTÍCIAS DA CASA - TREINAMENTO

Os colaboradores recém-contratados pela P. B. Lopes Nova Andradina (MS) passaram por treinamento durante o mês de fevereiro. Foram dois módulos - Diálogo diário de segurança e Uso correto dos EPI's e cuidados - ministrados pelo técnico em segurança do trabalho Álex Bruno Correia.

O objetivo foi capacitar os novos colaboradores em relação aos processos e procedimentos de segurança, tornando assim o ambiente de trabalho mais seguro, evitando acidentes. “É uma forma de disseminar doses diárias de segurança, onde são abordados temas do cotidiano e a realidade do colaborador dentro das unidades da P. B. Lopes, para que se reforce a importância de se trabalhar de forma segura”, informa Álex Bruno Correia.

Durante o treinamento, os novos colaboradores receberam orientações sobre as normativas da Rede P. B. Lopes, certificando que todos conheçam e sigam os procedimentos da empresa. “A equipe se mostrou bem participativa, pontuando situações e meios de controle de riscos ocupacionais, demonstrando assim a real preocupação em ter um ambiente seguro”, conclui Álex Bruno Correia.

NOTÍCIAS DA CASA

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Rede P. B. Lopes promoveu uma série de atividades em todas suas filiais. Antes de começar a jornada de trabalho, as colaboradoras foram recebidas com um caprichado café da manhã e em seguida cada filial reservou um momento para homenagear as mulheres da PB. Foram realizadas atividades como roda de conversa bem interativa e descontraída sobre empreendedorismo feminino, momento de beleza com cabeleireiras, maquiadoras e massagistas, sessão de fotos com cenário especial, além de sorteios de brindes.

“Em algumas filiais como em Nova Andradina (MS) e Três Lagoas (MS) temos somente uma colaboradora mulher. Nestes casos, elas foram presenteadas com uma cesta de café da manhã“, explica Sandra Ribeiro, gerente de RH da Rede P. B. Lopes.

NOTÍCIAS DA CASA

Para comemorar os bons resultados, a Rede P. B. Lopes promoveu duas grandes festas em Londrina (PR) e Ladário (MS) reunindo cerca de 640 pessoas, entre colaboradores e convidados. A confraternização em Londrina (PR), realizada no final de dezembro, contou com a presença de 480 funcionários de todas as filiais dos estados do Paraná (Maringá e Londrina), São Paulo (Regente Feijó e Salto Grande) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Dourados e Três Lagoas).

A festa foi realizada na Chácara Graciosa, local sofisticado de eventos, e teve como tema “Conexão P. B. Lopes”. Na ocasião, os diretores agradeceram o empenho dos colaboradores e anunciaram as estratégias para 2024, um ano que será repleto de conexões, crescimento e bons negócios.

“Nossa expectativa para 2024 é a melhor possível. A P. B. Lopes segue arrojada e em expansão, graças a uma equipe coesa e afinada que acredita na missão e no nosso propósito de seguir em frente, buscando sempre o melhor atendimento aos nossos clientes. Se meus pais estivessem vivos, eles estariam muito, mas muito felizes neste dia”, festeja Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da Rede P. B. Lopes.


MUITA DIVERSÃO
A confraternização contou com homenagens aos funcionários que completaram 5, 10, 15, 20, 25, 30 35 e 40 anos de casa, uma palestra inspiradora com o antropólogo e consultor Professor Marins e um show muito animado com a banda Senhor Bonifácio, que colocou todo mundo para dançar. “Reunir todas as filiais é algo muito significativo. Vi histórias tão bonitas de funcionários com 40 anos de casa. A razão do sucesso de uma empresa é isso: gente que faz a diferença, gente que gosta de trabalhar, que se sente valorizado. O tema ‘conexão’ é importante, afinal a vida é conexão, é juntar pessoas com nexo, com ligação, com o objetivo comum de surpreender e encantar clientes”, analisa o professor Marins.

FESTA EM LADÁRIO
A festa “Conexão P. B. Lopes” para os colaboradores de Ladário (MS) foi realizada na Chácara da Mil, o mais conceituado espaço de eventos da cidade. Com atendimento do Buffet Humaitá, os 160 convidados participaram de um churrasco pantaneiro, além de muita costela fogo de chão.

Com animação da banda Os Garotos, a comemoração contou com a presença de familiares, todos vestidos com camiseta da festa. A diretoria agradeceu o engajamento da equipe e conduziu a entrega de prêmios em dinheiro e uma moto, sorteada entre os funcionários pelas metas batidas em 2023.

VEJA O VÍDEO DA FESTA

NOTÍCIAS DA CASA - TALENTOS

Na Rede P. B. Lopes, muitos colaboradores possuem aptidões que vão além de sua missão na empresa. São músicos, escritores e artistas que utilizam seus dons para produzir arte. Nesta edição, vamos conhecer a vocação musical de Ordonez Pereira, vendedor de peças da filial de Dourados (MS).

A música está no DNA da família de Ordonez Pereira há muito tempo. Ele é primo distante da cantora Tetê Espíndola, considerada uma das mais belas e exóticas vozes do Brasil. Músico desde os 16 anos, Ordonez sempre trilhou a carreira de cantor e compositor juntamente com o trabalho no setor automotivo.

“Trabalhei na Ford, Volkswagen, Mercedes e desde 2004 trabalho na P. B. Lopes, vendendo produtos Scania”, diz o músico.


RENAN E ALEX
No início dos anos 2000, Ordonez Pereira e seu primo Haroldo Espíndola criaram a dupla sertaneja “Renan e Alex”. Eles chegaram a gravar um CD no estúdio de Teodoro e Sampaio, em Londrina (PR) e fizeram muitos shows. “Ficamos três anos na estrada, mas meu primo ficou doente e quando faleceu a dupla acabou. Atualmente, toco em aniversários e festas, sempre acompanhado do meu violão e da minha viola caipira.”


PRESENTE ESPECIAL
O músico vendedor guarda em suas lembranças um momento especial, ocorrido em 2011, quando o fundador da Rede P. B. Lopes, Pedro Barboza Lopes, e sua esposa Dona Cristina, visitaram os colaboradores para celebrar o final de mais um ano de trabalho.

“Eu estudei a vida da família do Seu Pedro e fiz uma música em homenagem a ele. Quando passaram por aqui, eu cantei a música e o casal chorou de emoção.”

Com lágrimas nos olhos, Seu Pedro disse a Ordonez: “Quero te presentear. Escolha o que você quiser.” O músico respondeu: “Quero um violão e uma viola de 1ª classe.” Desde então, os instrumentos são seus fieis companheiros em todas as apresentações.

https://www.instagram.com/tv/CK2AVabjvQ7/?igsh=MXI3ZHU4dGcxMmI2cQ%3D%3D

Homenagem a Pedro Barbosa Lopes
Autor: Ordonez Pereira

Com minha viola no peito, e suas cordas de aço,
Eu faço esta homenagem nesses meus versos que eu traço,
E com ela não quero sucesso e nem quero ter ibope,
Apenas quero homenagear Sr. Pedro Barbosa Lopes
Em 1920 chegou da terra espanhola a família Lopes e Lopes
Pra construir a sua história,
Sr. Pedro e dona Maria deram início ao processo,
E lutaram com honestidade pra seus filhos
alcançarem o sucesso.
De sapateiro a comerciante o início
de seu trabalho, lutando de sol a sol,
Se tornou este forte empresário,
trabalhando atualmente na venda de caminhão,
que leva o seu nome escrito pras cidades e pros sertões.
A dona Cristina e seus filhos também deixo o meu abraço,
por fazer parte da história e dessa homenagem que faço,
e com ela não quero sucesso e nem quero ter ibope,
apenas quero homenagear Sr. Pedro Barbosa Lopes.
Apenas quero homenagear Sr. Pedro Barbosa Lopes.


Ouça a música Lembrança Morena,
da dupla Renan e Alex
https://www.youtube.com/watch?v=nHszceQw3Fk
NOTÍCIAS DA CASA - CAUSOS

A partir desta edição, a Revista PB NEWS abre espaço para os leitores contarem causos e histórias vivenciadas com Seu Pedro, fundador da Rede P. B. Lopes.

Quem abre a coluna é Paulo Celso de Oliveira, primo de Seu Pedro. Paulo é filho do Tio Roque (Alacides de Oliveira) e trabalhou no grupo durante vários anos. Neste causo de estreia, ele narra a aventura da viagem à Fazenda Gato Preto, de propriedade da família Lopes.

Paulo Celso de Oliveira - Primo de Pedro Barboza Lopes

“Lembro a primeira vez que visitei a Fazenda Gato Preto, que depois viria a se chamar Santa Bárbara. Logo que o Tio José Lopez comprou a fazenda, meu pai organizou uma viagem para conhecermos a nova conquista do grupo.

Partimos em um sábado, após o expediente de trabalho que encerrava às 12h. Fizeram parte da aventura meu pai Roque e os funcionários Alderigi Bonesi, Guido Hansen, José Carlos Sarri (Pombinho), meu irmão José Thomaz e eu.

Com a kombi devidamente carregada com apetrechos de pesca e lanches, partimos para a aventura. Fomos via Paranavaí. Na época, a estrada não era asfaltada e no Mato Grosso era puro areião.

Como a distância entre Londrina até Nova Andradina é de 350 quilômetros, imaginávamos chegar ao destino de dia, mas como a estrada estava muito ruim, só chegamos à noite.

A fazenda ficava bem próxima à Nova Andradina. Detalhe: nenhum dos participantes da aventura conhecia o caminho, tampouco a fazenda.

Começamos a rodar procurando a sede e depois de muito andar, já tarde da noite, percebemos que estávamos perdidos.

A solução foi dormir na kombi. Foi uma noite horrível! Imaginávamos que cobras ou outros bichos poderiam nos atacar. Durante a madrugada esfriou muito e como o teto da Kombi não era forrado, a condensação do ar pingava sobre nós.

Ao amanhecer, descobrimos que estávamos a uns 100 metros da sede.

A próxima aventura foi localizar a segunda sede da propriedade, que ficava na beira do Rio Ivinhema. Foi assim que descobrimos a extensão da fazenda, porque a distância entre a sede principal e o nosso destino era mais de 50 km.
Outra viagem!

Lá chegando, os pescadores tentaram pegar alguma coisa, mas não houve muito sucesso na empreitada. Improvisamos uma churrasqueira para assar uns pedaços de carne. Encontramos uma pequena horta cultivada por um pescador que morava em uma ilha do rio. Colhemos verduras e tomates para a salada.

No retorno, na estrada de areião, quase sofremos um acidente. Devido à circulação dos caminhões, a estrada formou o que os motoristas chamam de facões: irregularidades formadas pelos pneus, deixando o centro alto. Meu pai teve muita perícia para controlar a Kombi, mas mesmo assim, ainda hoje lembro das tralhas caindo sobre nós. Essa foi a aventura que durou um dia e meio e que marcou a primeira visita à Fazenda.”

PAULO CELSO DE OLIVEIRA,

NOTÍCIAS DA CASA
AGRO

Fazenda Dona Amélia, de propriedade da família Lopes, vai fornecer couro para a tradicional marca francesa Longchamp

Uma comitiva formada por executivos da grife francesa de bolsas Longchamp, reconhecida no mundo graças ao design simples e elegante, juntamente com equipe técnica da unidade sul-mato-grossense da indústria de couros Viposa, esteve na Fazenda Dona Amélia, em Nova Andradina (MS), para conhecer a infraestrutura da propriedade.

Os executivos inspecionaram o manejo do gado, se inteiraram sobre a gestão da rastreabilidade dos animais, conferiram as certificações e coletaram outras informações.

O intuito da visita foi conhecer toda cadeia de fornecimento do couro que vendemos para a marca francesa. Eles pediram para conhecer as fazendas que tinham o ciclo completo de produção e a Fazenda Dona Amélia é referência no assunto”, explica o gestor da unidade Viposa em Nova Andradina (MS), Adriano Henrique Resende de Freitas.

Presentes na visita, as gerências comercial, de qualidade e de sustentabilidade da Longchamp, ficaram satisfeitas com o que viram. “Elas ficaram impressionadas com o tratamento recebido na Fazenda Dona Amélia, assim como todo sistema e as boas práticas adotadas na propriedade. A dinâmica da apresentação foi muito bem conduzida e didática.

FAZENDA HOMOLOGADA
O resultado da visita foi positivo: a Fazenda Dona Amélia foi homologada para fornecer couro para a marca francesa. Segundo Adriano Henrique de Freitas, gerente da Viposa, a Fazenda Dona Amélia, que já comercializa o produto para os frigoríficos, hoje tem um novo mercado para atender: “Agora estamos habilitados a enviar o couro proveniente da Dona Amélia para a Longchamp”, finaliza.

Conheça a grife Longchamp: https://www.longchampbrasil.net

RECEITAS

A diversidade de sabores e a influência de inúmeras culturas fazem da gastronomia do Mato Grosso do Sul um sucesso à parte. A receita especial desta edição é do vendedor de veículos Marcelo Nunes Ferreira, da P. B. Lopes Dourados (MS). Ele explica que o “pacu pizza” é preparado na churrasqueira e fica uma delícia. Se preferir, troque o pacu pelo tambaqui, outro peixe muito saboroso.


INGREDIENTES:
- 1 pacu ou tambaqui de 3 ou 4 kg limpo e com escamas (fica mais fácil de virar)
- 4 tomates maduros
- 2 cebolas médias
- 1 alho-poró
- 1 pimentão vermelho ou amarelo
- Azeitonas pretas
- Cheiro verde
- Milho e ervilha
- Limão
- Alho
- Sal
- Mostarda
- Maionese
- Queijo provolone ou muçarela
- Orégano
- Papel alumínio


PREPARO:
Abra o peixe ao meio sem separá-lo, tempere com sal, limão, alho e um fio de azeite. Deixe descansar por uns 10 minutos.
Na churrasqueira, com o fogo forte, coloque o peixe na grelha com a parte das escamas para cima e vai cuidando até dourar a parte de baixo.
Cuidado, pois o peixe cozinha rápido, e se amolecer demais fica mais complicado para virar.
Tire a grelha da churrasqueira e com ajuda de uma faca vire o peixe (escamas para baixo agora). Tire todos os espinhos da costela e da espinha dorsal do peixe com auxílio de um garfo e uma pinça culinária.
Corte os tomates, cebola, cheiro verde e o alho-poró bem finos, como se fosse fazer um vinagrete. Tempere com sal, azeite e limão a gosto de maneira que não fique com muito caldo.
Acrescente o milho verde e a ervilha.
Pique alho e coloque em todo peixe já sem espinhos com um pouco de maionese e mostarda. Depois adicione a mistura (vinagrete), coloque as azeitonas pretas por cima, cubra com papel alumínio e leve à churrasqueira, com fogo baixo, pra cozinhar por mais 30 a 50 minutos, sempre olhando se está assando por completo.
Como o peixe está com as escamas, não tem perigo de desmanchar.
Quando o peixe estiver assado, retire o papel alumínio, cubra-o com bastante queijo provolone em fatias e orégano. Em seguida, volte o mesmo para a churrasqueira para finalizar, até derreter o queijo.

DICA: Sirva com arroz branco.

DIVERSÃO

LIVRO

Livro: OSCAR SCHMIDT 14 MOTIVOS PARA VIVER, VENCER E SER FELIZ

Autor: Elias Award

Editora: Novo Século

Páginas: 176

O livro mostra cada passo dado para que Oscar Schmidt alcançasse várias conquistas. Primeiro, entrando para a história do basquete brasileiro e mundial como o maior e melhor cestinha da história da modalidade ao registrar 49.737 pontos em 1.615 jogos. Depois de encerrar a carreira no basquete e de se lançar como palestrante, Oscar foi eleito o maior e melhor palestrante do Brasil em 2013. A vida de Oscar Schmidt se resume a paixão, dedicação, obstinação e sucesso na vida pessoal e profissional. E esses atributos foram suas "armas" para enfrentar e vencer o mais duro adversário: o câncer!

*O ex-atleta e palestrante Oscar Schmidt participou do lançamento da Campanha Superação da Rede P. B. Lopes em 2012. Confira a matéria acessando o link:
https://issuu.com/pblopes/docs/pbnews_11

MÚSICA

CÉU DE SANTO AMARO

Artistas: Chitãozinho & Xororó

Participação especial: João Carlos Martins e Caetano Veloso

A canção faz parte do álbum Chitãozinho & Xororó 40 Anos Sinfônico, gravado ao vivo pela dupla brasileira na Sala São Paulo no dia 1 de agosto de 2011, com participações do maestro João Carlos Martins e Caetano Veloso. O álbum faz parte da comemoração dos 40 anos de carreira da dupla. A música “Céu de Santo Amaro” foi composta por Flávio Venturini e Caetano Veloso e ganhou muita projeção depois de fazer parte da trilha sonora da novela Cabocla, exibida pela TV Globo em 2004.

FILME

O MUNDO DEPOIS DE NÓS

Direção: Sam Esmail

Elenco: Julia Roberts, Mahershala Ali, Ethan Hawke

Duração: 2h18

No filme, o casal Amanda (Julia Roberts) e Clay (Ethan Hawke) e seus filhos vão passar o final de semana em uma mansão de luxo. Tudo vai bem até que um apagão traz dois desconhecidos com notícias de um grande ataque cibernético transformam o feriado em um inferno. G.H. (Mahershala Ali) e Ruth (Myha'la) chegam à casa desesperados por abrigo, alegando que a casa é deles e precisam entrar para se protegerem da grande ameaça invisível que arrisca a vida de todos. Agora, as duas famílias precisam se unir para se salvarem do desastre que se aproxima e, a cada momento, fica mais assustador e perigoso. Disponível na Netflix. Confira o trailer:

SÉRIE

OS OUTROS

Ano: 2023

Criação: Lucas Paraizo

Elenco: Adriana Esteves, Thomas Aquino, Milhem Cortaz

Episódios: 12

Do mesmo criador de Sob Pressão, a série trata a dificuldade contemporânea de passar por cima do diálogo e as consequências da intolerância. Tendo como pano de fundo a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, dois casais do subúrbio se mudam para um condomínio no bairro: Wando (Milhem Cortaz) e Mila (Maeve Jinkings) e Cibele (Adriana Esteves) e Amâncio (Thomas de Aquino). Os filhos deles brigam e, quando tentam intervir, não conseguem chegar em um acordo. Com a briga em aberto, uma disputa pela verdade é instalada no condomínio, envolvendo, inclusive, os outros moradores. Até onde eles estão dispostos a chegar para estar na razão? Veja o trailer:

EXPEDIENTE

Revista PBNews - Edição Digital
45ª edição – abril 2024

Direção Geral - P. B. Lopes & Cia. Ltda.
Conselho Editorial - Daniela de Andrade Lopes Gomes - Débora Moreno - Emilia Miyazaki - Milton Antunes - Júlio César dos Santos Barbosa
Produção - Doc Comunicação
Jornalista Responsável - Emilia Miyazaki - Mtb 2868 doclondrina1@gmail.com
Edição e redação - Milton Antunes – Mtb 2018 miltonantuneslondrina@gmail.com
Fotografia - Acervo Rede P. B. Lopes – Emília Miyazaki - Acervo Scania
Solução digital (pocket®) e projeto gráfico - Visualitá® Gestão em Design Estratégico e Alexandre Jorge

Contato - P. B. Lopes & Cia Ltda - Av. Brasília, 3.126 - Londrina – PR • Telefones (43) 4009.0780 | 3329.0780 • daniela.lopes@pblopes.com.br - marketing@pblopes.com.br
www.pblopes.com.br
A Revista PBNews - Edição digital é uma publicação da P. B. Lopes

P. B. LOPES | SCANIA

LONDRINA – PR
(43) 4009 0780 • Av. Brasília, 3126 • CEP 86025-180
MARINGÁ – PR
(44) 3228 5757 • Av. Colombo, 674 • CEP 87045–000
MARINGÁ – PR (Posto de Serviço)
(44) 3246 3304
Rod. PR 317, 4652, Km 03 • CEP 87035-510
CAMPO GRANDE – MS
(67) 3326 5080 • Rua Elza da Silva Gatass, 48 • CEP 79018-805
DOURADOS – MS
(67) 3424 0015 • Rua Marginal Leste, 11415, Chácara Castelo II • CEP 79835-000
LADÁRIO – MS
(67) 3234 6400
Rod. BR 359, Km 516,7 • CEP 79370-000
SALTO GRANDE – SP
(14) 3378 4115
Rod. Raposo Tavares, Km 386 • CEP 19920-000
REGENTE FEIJÓ - SP
(18) 3941 1030
Rod. Raposo Tavares, km 559 - Distrito Espigão • CEP 19570-000