Deslize para o lado para
acessar o conteúdo da revista

EDITORIAL

Estamos na reta final de 2023, um ano desafiador que respondemos com muito trabalho, foco, treinamento e capacitação, a fim de garantir o padrão P. B. Lopes de excelência no atendimento aos nossos clientes.

Este ano, aliás, estivemos próximos a eles em eventos que voltaram a ser realizados de forma muito especial. Foram encontros e reencontros que contribuíram para fortalecer sobremaneira nossos laços e parcerias.

Em um desses encontros, tivemos a imensa satisfação de presenciar um de nossos queridos clientes ganhar um Scania top de linha. Parabéns Joel Jaloto!!

Estamos focados para entrar em 2024 destacando os lançamentos da Scania, com excelente resposta do mercado, além de outras novidades que estão por vir.

Com estas e outras informações, a 44ª edição da PBNews finaliza a série especial que destaca as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Rede P. B. Lopes, apresentando a trajetória de 15 anos do projeto Ipê Amarelo.

A iniciativa nasceu de uma semente recebida via mala direta e nos inspirou a promover atividades socioambientais. É nossa contribuição para um mundo mais sustentável, solidário e consciente.

Somos uma pequena gota no oceano, mas acreditamos que estamos no caminho certo. Se toda caminhada começa com o primeiro passo, convido você, prezado leitor, a caminhar com a gente. Sigamos!

A todos um feliz Natal cheio de paz e harmonia e um 2024 repleto de realizações!

Boa leitura!

Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
“Parabenizo todo o time P. B. Lopes pelos projetos executados em prol da sustentabilidade e da eficiência energética na matriz de transporte. Os veículos pesados a Gás Natural já são uma realidade no país e ações como a demonstração do ônibus 100% abastecido com o biometano, realizada em Londrina - tema de matérias da última edição da revista eletrônica -, reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento das cidades por meio de energias mais limpas.”

RAFAEL LAMASTRA JR.
CEO Compagas, Curitiba (PR)

LEITURA PRAZEROSA
“Vocês estão de parabéns. Além de um editorial primoroso, a revista eletrônica traz conteúdo atual, misturando informação técnica e diversidade com maestria. Leitura prazerosa que aproxima quem está inserido nesse universo essencial da mobilidade e aqueles que ao lerem a revista, passam a entender de forma clara o papel essencial que empresas como a Scania estão desempenhando em busca de sustentabilidade para o negócio e o crescimento do país. Já conferi o conteúdo dessa nova edição e mal posso esperar para debruçar nas matérias que ela trouxe, que mais uma vez reforço, são de extremo bom gosto e despertam nos leitores a vontade de lê-las de imediato. Parabéns!”

DANIEL MARTINS
Diretor de Operações TCGL, Londrina (PR)

SUCESSO
“Parabéns à P. B. Lopes Scania. Sucesso sempre!”

JOSÉ WENCESLAU
Cliente da N. I. da Silva Transportes Rodoviários, Maringá (PR)

SHOW
“Show! Vai me dar ainda mais material para participar de um painel sobre gás em congresso.”

LUIZ CARLOS TAONI NETO
Presidente Executivo da Assobrasc, São Paulo (SP)

GATO PRETO
“Gostei da Crônica do Seu Pedro. Acredita que tem uma música do Tião Carreiro e Pardinho que gosto de ouvir, que fala dessa região e da Fazenda Gato Preto?”

Caçador do Ivinhema

“Subi o rio Ivinhema numa canoa de remo

Fui caçar no Gato Preto um lugar bão que só vendo...”

Ouça a música: https://www.youtube.com/watch?v=4M7g7njJXJA



JEAN CARLOS ALVES FERREIRA
Engenheiro da P. B. Lopes, Londrina (PR)

TUDO
“Tudo que eu queria eu tive nessa PBNews! A revista continua interessantíssima e repleta de coisas bonitas de se ver.”

CAMILA VICÊNCIO
Ex-P. B. Lopes, Londrina (PR)

GOSTEI
“A revista, a cada dia, fica melhor. Gostei muito da matéria sobre a mobilidade sustentável, também apreciei a matéria da nossa nova filial em Nova Andradina, sem falar naquela receita deliciosa de Sangria, nesse calor, muito refrescante!”

EDNEIA VIANNA
P. B. Lopes – Matriz, Londrina (PR)

ASSUNTOS IMPORTANTES
“Excelente a 43ª edição da Revista PBNews com assuntos bem importantes sobre sustentabilidade e a preocupação socioambiental que a Scania e a P. B. Lopes têm no segmento de transporte. Parabenizo também pelos esforços empenhados na inauguração de mais uma rede de atendimento da P. B. Lopes em Nova Andradina, que supre uma demanda de serviços da região e oferece oportunidades de empregos, geração de renda e aprendizado aos colaboradores contratados".

EVA CRISTINA CHAGAS
P. B. Lopes – Matriz, Londrina (PR)

ACESSO E QUALIDADE
“É uma importante ferramenta de comunicação, de fácil acesso e qualidade.”

SERGIO GERMANOVIX
Empresário, Londrina (PR)

VIDA LONGA E FÉRTIL
“Adorei as reportagens e particularmente as atividades de plantio das maravilhosas hortas comunitárias, as distribuições e plantios dos ipês amarelos, a apresentação tão necessária, apaziguante e alegre da Banda Marcelino Champagnat no Calçadão e a tradicional sangria espanhola com a deliciosa receita da saudosa e sempre linda e terna Maria Cristina. Um brinde à vida, à fraternidade e ao amor em serviço. Vida longa e fértil a todos da P. B. Lopes!”

SONIA JANENE
Aposentada, Londrina (PR)

Campanha nacional instituída por lei em 2017, o Dezembro Vermelho promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. Importante: ter HIV não é o mesmo que ter Aids, pois há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.

CLIQUE AQUI

E SAIBA MAIS

ESPECIAL – SOCIOAMBIENTAL

Projeto Ipê Amarelo, programa socioambiental da Rede P. B. Lopes, completa 15 anos com muitas histórias, premiações e milhares pessoas impactadas

A Revista PBNews encerra a série de reportagens sobre as boas práticas ambientais adotadas pela Rede P. B. Lopes, apresentando uma das iniciativas mais relevantes da empresa: o Projeto Ipê Amarelo.

Criado em junho de 2008 para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ipê Amarelo nasceu com a missão de conscientizar colaboradores, clientes e comunidade sobre a importância e o cuidado na preservação do meio ambiente, por meio de ações que reforçavam a importância de plantar e preservar árvores.

“Tudo começou literalmente com uma semente. O Henrique (diretor José Henrique de Souza Gomes) recebeu uma mala direta com sementes e o convite para plantar uma árvore. Junto a isso, meu pai sempre se empenhou em arborizar a Fazenda Dona Amélia. Replantou matas ciliares, recuperou nascentes, criou alamedas, então quando o Projeto Ipê Amarelo germinou, o solo já estava rico em experiência”, conta a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

AÇÕES EM ESCALA

Em parceria com o Grupo View, agência de publicidade que atendia a PB, o projeto foi batizado com o nome da árvore símbolo do Brasil. “Aos poucos fomos escalando ações por meio de palestras em escolas, criando viveiros para produção de mudas, fomentando o envolvimento dos funcionários e aplicando o conceito dos Rs - Repensar, Recusar, Reduzir, Reaproveitar, Reutilizar, Reciclar e Recuperar.”

A educação ambiental entrou efetivamente na vida dos colaboradores por meio do voluntariado. Movidos pelo espírito da cidadania, eles passaram a dedicar parte do seu tempo a diversas atividades como o plantio de ipês, blitz para a distribuição de mudas e informativos, entre outras ações.

“Com a evolução dos trabalhos criamos um herói, o ‘Super Amarelo’. Não queríamos restringir a ação somente à empresa, queríamos envolver o cliente e a comunidade onde estávamos inseridos.”

Os desdobramentos do projeto resultaram em boas práticas como a criação de hortas; gincanas com prêmios em escolas nos três estados de atuação da PB; apresentações teatrais; projetos comunitários para a produção de sabão com óleo de cozinha; e a fabricação de ecobags a partir de banners da empresa.

A parceria com o poder público viabilizou a revitalização de parques e praças, plantio de mudas em ruas e avenidas, além da limpeza e recuperação de fundos de vale e outras áreas degradadas de várias cidades.

RECONHECIMENTO NACIONAL

A relevância do Projeto Ipê Amarelo ganhou projeção nacional em 2012, com o recebimento do Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, concedido pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (GVcev).

“Esta premiação mostrou que estávamos no caminho certo e nos deu ânimo para continuar. Em todos esses anos, passamos por processos de aprendizado muito importantes”, relembra Daniela Lopes. “Gostei muito da fase das escolas, onde podíamos falar de assuntos diferentes. Em uma das edições do programa, vivíamos um grande surto de casos de dengue. Pegamos o gancho para falar sobre saúde e como fazer o descarte correto do lixo. Foi uma fase muito gostosa e criativa.”

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Com 15 anos de história, o Projeto Ipê Amarelo segue em atividade com novas diretrizes, mas a premissa de plantar ou distribuir mudas de árvores para cada caminhão vendido continua presente.

Além da doação de mudas, dentre as ações consolidadas, a PB mantém um viveiro de ipês em Maringá (PR); hortas nas filiais para promoção de hábitos saudáveis; pontos de coleta de lixo eletrônico; e diversas promoções solidárias como as campanhas de agasalho, fraldas geriátricas, material escolar e coleta de tampinhas plásticas.

“O pensamento de ‘Mudar o mundo a partir de mim’ é algo presente em nossa organização, totalmente em sintonia com uma das premissas da Scania, que é ‘Fazer o correto a partir de mim’. Então se eu fizer a minha parte e você fizer a sua, sucessivamente, as coisas vão acontecer”, analisa a diretora com otimismo.

A Rede P. B. Lopes realiza diversas condutas de sustentabilidade, obrigatórias e espontaneamente. “É uma questão conceitual. O que fazemos é uma gota no oceano, mas se cada um fizer um pouco, poderemos mudar o mundo. É o caso do Bosque dos Ipês, um projeto realizado em parceria com clientes. É uma ação realizada com o mesmo empenho e dedicação e, principalmente, com amor.”

ESPECIAL – SOCIOAMBIENTAL

Dentro da Scania, os valores e princípios estão descritos em uma trilha conhecida como Scania Way, que traz entre os pilares a responsabilidade, juntamente com conceitos como eliminação de desperdício, cliente em primeiro lugar, respeito e espírito de equipe.

“The Scania Way é o coração da indústria e nosso foco de buscar soluções sustentáveis. Estamos comprometidos em ser parte da solução”, informa Sara Tassinari, gerente de portfólio de projetos (PMO) e coordenadora do Scania Way.

Por meio da implementação de estratégias que visam reduzir a emissão de carbono, a indústria promove práticas mais sustentáveis em todos os aspectos de suas operações. “Acreditamos que a sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade empresarial, mas um compromisso global que requer o envolvimento de todos.”

Para a Scania, a sustentabilidade é um valor fundamental que orienta as ações diárias. Por meio de projetos inovadores e ações concretas, a Scania une forças entre equipe, parceiros e comunidade para promover mudanças positivas.

“Eu lembro a primeira vez que ouvi falar do Projeto Ipê Amarelo da Rede P. B. Lopes. Fiquei impressionada com a iniciativa, uma boa prática valorosa. A PB sai na frente nos cuidados com o planeta”, Sara Tassinari.

ESPECIAL – SOCIOAMBIENTAL

Meta da indústria é plantar uma muda para cada venda de produto ou serviço

A Floresta Scania, criada em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, está localizada nas margens da rodovia Dutra, em frente ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP). Lá já foram plantadas, desde 2018, mais de 186 mil mudas de espécies nativas.

A ideia é colocar em prática a sustentabilidade para que o planeta possa respirar melhor. Com o aumento da quantidade de árvores é possível reduzir os impactos climáticos que vem acontecendo ao longo dos anos.

Foi assim que a Scania deu início à parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Esse trabalho conjunto vem sendo realizado com o intuito de cuidar do meio ambiente, atenuando o problema causado pelo setor e compensando uma parte do CO2 gerado pelo processo produtivo da fábrica em São Bernardo do Campo (SP).

A parceria prevê que uma muda nativa seja plantada a cada venda de caminhão, ônibus e motor industrial, marítimo e para grupos geradores de energia, além de cada financiamento e cota de consórcio comercializados pelo Scania Banco e Scania Consórcio.

PRODUTOS E SERVIÇOS

A Rede P. B. Lopes está olhando para o próximo ano com entusiasmo. Segundo o diretor José Henrique de Souza Gomes, a Scania trabalha focada para conquistar a liderança do mercado. “Temos um cenário positivo para 2024, onde a Scania vai buscar uma melhor posição no market share no segmento 6X4 e manter sua liderança no 6X2.”

Segundo José Henrique, este trabalho da Scania vai trazer resultados positivos. “Isso se traduzirá em um volume maior de vendas para toda a rede de concessionários Scania. Teremos para 2024, volumes maiores que 2023.”


SURPRESAS POSITIVAS

Avaliando o ano de 2023, o diretor conta que ele veio recheado de surpresas positivas. “Tivemos um bom volume de caminhões comercializados, especialmente no segmento de transporte pesado. Foi o ano do Super, último lançamento da Scania, mostrar performance em rentabilidade. Quando começou a rodar, o caminhão trouxe economia e bom desempenho, despertando a atenção do mercado, o que aumentou a procura pelo produto. Temos vários clientes acenando e fechando negócios para 2024, especificamente para o Super.”

CAMINHÃO ELÉTRICO

José Henrique também revela que a Scania pretende buscar maior participação no segmento do semipesado. “Teremos um portfólio maior para trabalhar, com mais opções e prospectando novos clientes no semipesado. Vamos trabalhar o semipesado como porta de entrada para o caminhão elétrico”, adianta.

Uma boa alternativa para empresas de distribuição em cidades e percursos curtos, o caminhão semipesado pode ganhar destaque com a eletrificação. “Teremos caminhões em teste já em 2024 e para isso é preciso ter equipe e clientes preparados, pontos estratégicos de abastecimento... é o começo de uma jornada longa, que se inicia já no próximo ano.”

EQUIPE PREPARADA

Com um portfólio mais amplo e diversificado, o time da P. B. Lopes está a postos para garantir o caminhão rodando, seja na estrada, cidade, ou campo, seja movido a diesel, a gás, ou com a nova proposta do caminhão elétrico.

“Vejo com muito otimismo e bons olhos essa jornada. Quando olhamos para o nosso portfólio, vejo que teremos produtos para atender várias demandas e necessidades. Vamos começar o ano com boas notícias”, finaliza José Henrique de Souza Gomes.

PRODUTOS E SERVIÇOS

Desde o mês de abril, está valendo a introdução do percentual de 12% de biodiesel no óleo diesel fóssil. Segundo o governo, a mistura de biodiesel no diesel, assim como a mistura de etanol na gasolina, foi instituída com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes prejudiciais ao meio ambiente e à saúde da população.

O diretor de desenvolvimento de negócios da Scania do Brasil, Marcelo Gallão, confirma que a adição de biodiesel no diesel contribui para a diminuição da emissão de CO2. “O biodiesel sendo um combustível de origem biogênica (vida animal ou vegetal) é composto de matérias que captaram CO2 da atmosfera, portanto, não utilizaram de fontes do subsolo da terra e emitiram na atmosfera. Assim, no ciclo total do combustível, da fonte à roda do veículo, tais produtos não contribuem para o aumento da concentração de CO2 que é um gás de efeito estufa.”

EFEITO ESTUFA

O diretor de desenvolvimento de negócios reforça que o fator positivo da resolução é a diminuição da emissão de gases do efeito estufa. “Outro ponto positivo é que não demanda nenhuma adaptação de postos de combustível nem do transportador. A infraestrutura é a mesma. Já a indústria é quem deve absorver a maior parte das adaptações.”


AUMENTO GRADUAL

Em março de 2021, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) já havia autorizado a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a elevar o percentual a 13%, mas os percentuais começaram a valer somente neste ano e será gradualmente elevado até 2026: 12% em abril de 2023; 13% em abril de 2024; 14% em abril de 2025 e 15% em abril de 2026.

“Um cuidado que o fabricante de veículo tomou foi preparar seus sistemas de filtragem e pós-tratamento para esta mistura. A eficiência energética do biodiesel também é um pouco menor que o diesel, mas nessas proporções até 15% não terá impacto na performance durante a operação”, revela Marcelo Gallão.

O diretor chama atenção para o cuidado que o transportador deve ter em relação à qualidade de combustível. “Ao estocar o combustível por períodos prolongados, será necessário verificar contaminação da parte de matéria orgânica e em alguns casos adicionar bactericidas.”

NEGÓCIOS

Na Rede P. B. Lopes, o cliente é sempre prioridade e no mês de setembro ele ganhou uma dose extra de cuidado durante a “Semana do Cliente”.

“Todos os clientes que nos visitaram puderam aproveitar um delicioso café preparado exclusivamente para eles”, conta o gerente de serviços da filial de Londrina, Leonardo Batista.

O diretor chama atenção para o cuidado que o transportador deve ter em relação à qualidade de combustível. “Ao estocar o combustível por períodos prolongados, será necessário verificar contaminação da parte de matéria orgânica e em alguns casos adicionar bactericidas.”

Segundo Leonardo, iniciativas focadas no cliente são de extrema importância. “O resultado da ação foi visível nos ambientes decorados, com o café e a nossa receptividade. Os resultados vieram no aumento do faturamento, no cumprimento das metas, e na alegria de nossa clientela.”

NEGÓCIOS

A Rede P. B. Lopes entrou no clima do Halloween e promoveu uma recepção especial aos clientes, na última semana de outubro, para fomentar as vendas de peças originais Scania.

Além da decoração no estilo Dia das Bruxas, as filiais também prepararam sorteio de brindes e quitutes em uma ação que agradou a equipe da PB e os clientes. “Além do resultado positivo nas vendas, os clientes entraram nas filiais com a expectativa do que iriam encontrar e os mimos que iriam receber. A ação foi tão bem recebida que teve cliente que levou os filhos para curtirem o Halloween”, conta Débora Moreno, analista de marketing da Rede P. B. Lopes.

NEGÓCIOS

A tradicional temporada de liquidação conhecida como Black Friday agitou as filiais da Rede P. B. Lopes no final de novembro. Entre 20 e 30 de novembro, a rede promoveu a Black Week, uma semana inteira com Cashback em todas as peças Scania.

“Foi uma forma diferente de movimentar o mercado e o resultado foi bastante positivo, batendo nossas expectativas de vendas. Os clientes gostaram muito da possibilidade de garantir descontos nas próximas compras com o Cashback”, revela o gerente de peças e serviços da PB, Fernando Rodrigues.

Negócios
NEGÓCIOS

Comitiva conheceu os processos produtivos e a linha de montagem de caminhões e ônibus

Um grupo de 25 pessoas, entre clientes e colaboradores da Rede P. B. Lopes de Salto Grande (SP) e Regente Feijó (SP), teve a oportunidade de visitar no dia 16 de outubro a fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), onde conheceu todo o processo de fabricação de motores, a linha de produção dos caminhões e ônibus e a fábrica de cabines.

“Eles ficaram impressionados com tanta organização, limpeza e tecnologia”, informa Marcelo Luís Bozolan, gerente da P. B. Lopes Regente Feijó, que acompanhou o grupo. “Tudo correu dentro do planejado e como sempre os clientes ficaram maravilhados com o que viram na fábrica da Scania.”

O objetivo da visita foi estreitar os laços com os clientes e aprofundar o conhecimento sobre os processos e tecnologias de produção. “Apresentamos aos clientes o cuidado, respeito e o carinho como são produzidos nossos produtos. Eles conheceram de perto onde nascem os caminhões, ônibus e motores que adquirem. Como são projetados e como nascem. Cada riqueza dos detalhes de cada fábrica que visitamos foi muito bem explorada.”


SCANIA SHOW

A visita monitorada à fábrica da Scania faz parte do Scania Show, programa que abre as portas para grupos seletos interessados em conhecer os processos produtivos e a linha de montagem de caminhões e ônibus.

“O evento foi excelente, superou nossas expectativas e, mais ainda, a dos clientes. Fomos muito bem recepcionados e vimos o brilho nos olhos dos nossos clientes, principalmente quando visitamos as fábricas. Foi muito gratificante. O Scania Show é realmente um show”, conclui Marcelo Luís Bozolan, gerente da P. B. Lopes Regente Feijó.

NEGÓCIOS - CLIENTES

Um dos clientes mais estimados da P. B. Lopes Londrina (PR), a Ebmac comemorou 20 anos de atividade em sua sede em Cambé (PR), com uma programação que incluiu palestra sobre tecnologias embarcadas nos novos caminhões Scania e uma competição saudável entre os gerentes da transportadora.

A celebração incluiu um almoço, momento em que a P. B. Lopes entregou uma placa alusiva à história e à parceria de tantos anos. Na foto, William Zucolote, Felipe Haas, Pedro Henrique Gomes, Jean Carlos Tobias e Gentil Luciano Pereira.

CLIENTES – TREINAMENTO

Capacitação tratou da economia de diesel, segurança na estada e redução do serviço de manutenção

Os motoristas da BP Bunge de Ponta Porã (MS), uma das maiores empresas do setor de bioenergia do país, passaram por um treinamento criado sob medida pela Rede P. B. Lopes para aprimorar o transporte da cana de açúcar, do campo até a usina. O workshop, realizado no final de setembro, durante a colheita da cana, focou na economia de combustível e manutenção da frota.

“O cliente vinha tendo um elevado custo de manutenção em decorrência da utilização incorreta de seus equipamentos, o que gerou danos prematuros nos veículos, somado ao consumo de combustível que não estava na máxima eficiência que um Scania pode oferecer”, relata Alisson Lemos dos Santos, gerente de serviços da P. B. Lopes Dourados (MS).

O treinamento foi realizado durante a colheita da cana de açúcar. Além da economia substancial de combustível e a redução das necessidades do serviço de manutenção, foram abordados temas como segurança na estrada, desgastes dos pneus e do trem de força e a emissão de poluentes. Com novos conteúdos, os motoristas aprenderam na prática como realmente aproveitar ao máximo os caminhões Scania em suas operações e em rotas específicas.

“A ação teve um feedback positivo e já trouxe retorno ao cliente. O treinamento foi muito bem recebido pelos motoristas, que se sentiram valorizados e seu trabalho potencializado”, avalia Alisson.

BP BUNGE BIOENERGIA

BP Bunge é uma das empresas líderes no Brasil nos mercados de etanol, bioeletricidade e açúcar.  É um cliente antigo da Rede P. B. Lopes e hoje opera com a maior parte da frota com veículos alugados.

A empresa nasceu no final de 2019, a partir da união dos negócios de bioenergia e açúcar dos grupos BP (British Petroleum Company) e Bunge. Conta com mais de 8 mil colaboradores e 6 mil parceiros, entre profissionais indiretos e fornecedores. Possui 11 unidades, distribuídas em cinco estados brasileiros.

CLIENTES - PERFIL

Empresário conta que a fantasia da infância tornou-se realidade ao dirigir um Scania

A paixão por caminhões sempre moveu a vida de Valdir Rampazzo Junior, proprietário da transportadora Rampazzo Junior, com sede em Maringá (PR). E a atração pela marca Scania ganhou uma camada extra de emoção ainda na infância. “Um dia a minha tia chegou com um caminhãozinho de madeira todo vermelho. Ele vinha com uma lona e eu brincava muito com ele, carregando pedras na carroceria. Foi assim que começou o meu sonho de ter um caminhão de verdade”, relembra o empresário.

Junior é filho de Valdir Rampazzo e Dirce Suemi Tanaka. Nos anos 2000, a família cruzou o oceano para trabalhar como dekasseguis, no Japão. “Ao todo ficamos cinco anos naquele país. Em 2007, no Brasil, consegui comprar o meu primeiro Scania e com um motorista contratado começamos a transportar óleo vegetal.”

Tempos depois, Valdir Junior comprou um Scania R400 em sociedade com o irmão. “Era um bitrem e com ele entramos no segmento graneleiro. Com o tempo comprei a parte dele”, relembra. 

Mais tarde, o empresário trocou o Scania R400 por um R500. “Com habilitação para dirigir caminhões e na boleia de um Scania R500 zero km da Nova Geração, dividi a condução de um rodotrem com um amigo de infância pelo Nordeste. É muita emoção dirigir um caminhão desse.”

PRIMEIRO DA LISTA

Um dos momentos mais marcantes para Valdir Rampazzo Junior, um aficionado por caminhões, foi o lançamento da linha Super da Scania. “Fiquei louco pelo Super, tanto que fui o primeiro a comprar uma unidade, que chegou em fevereiro deste ano. Dirigi o Super durante cinco meses no rodotrem. Eu gosto de viajar para ver como está a estrada e também porque gosto da profissão. Quem não gosta, não fica no segmento.”


CASAL UNIDO

Valdir Rampazzo Junior é casado com Mariana, com quem divide as tarefas na transportadora. A esposa cuida das áreas administrativa e financeira, e juntos eles gerenciam o negócio que não para de crescer: recentemente, a empresa adquiriu mais três caminhões, totalizando cinco Scanias.

Mais tarde, o empresário trocou o Scania R400 por um R500. “Com habilitação para dirigir caminhões e na boleia de um Scania R500 zero km da Nova Geração, dividi a condução de um rodotrem com um amigo de infância pelo Nordeste. É muita emoção dirigir um caminhão desse.”

BONS PARCEIROS

Cliente do vendedor Sansão Evangelista de Farias, da P. B. Lopes Maringá (PR), o empresário Valdir Rampazzo Junior não economiza elogios ao time da concessionária. “Todos são muito atenciosos, desde o mecânico ao gerente. A P. B. Lopes é uma parceira importante. Todos são muito gente boa, sempre nos ajudando no que for necessário. Com eles é parceria total.”

CLIENTES - SOCIAL

O caminhão Scania já protagonizou casamento, foi tema de festa de aniversário e recentemente se fez presente no Chá Revelação do bebê do casal Kimberly D'Arc Aleixo de Andrade Rissati e Rafael Agenor Rissati, funcionários da Transpanorama, empresa do G10, de Maringá (PR).

A festa foi em setembro. Destaque para os caminhões azul e rosa presentes no momento da revelação. O buzinaço e a fumaça rosa anunciaram que a Laura vai chegar em abril de 2024, para a felicidade de todos.

RENTABILIDADE COMPROVADA

O diretor da 3D Transportes, Caio Salata, atendido pela P. B. Lopes Regente Feijó, está super satisfeito com o desempenho do Scania Super e do Scania Plus:

“Nosso ideal era prospectar novos caminhos. Começamos a rodar com o R560 6x4 Super. O caminhão se paga tranquilo e ainda sobra para manutenção, troca de pneu e outras coisas. Também compramos dois R540 Plus. É um caminhão diferenciado, os próprios motoristas comentam do conforto, da economia, do torque do caminhão e do grau de força do freio Retarder, que ajuda muito nas subidas e descidas”, explica Caio.

Fundada há 14 anos pelo patriarca da família, Milton Cezar Pereira, no distrito de Espigão, região de Regente Feijó (SP), a 3D Transportes é especializada na condução de cargas refrigeradas para marcas como Seara, JBS e BRF.

ENTREGA TÉCNICA

Os clientes de Presidente Venceslau (SP), Cesar Augusto Apolinario Pinote e Leide Barbosa Silva Pinote com o Scania Zero Km. O casal retirou o caminhão na P. B. Lopes Regente Feijó (SP).

Receber as chaves de um Scania 0 Km é um momento único, de grande felicidade! Parabéns a todos os clientes por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.

CLIQUE AQUI

CONFIRA OUTRAS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

CONSÓRCIO SCANIA
Pedro Henrique Gomes, Nilton César Theodoro, Sansão Evangelista de Faria, Joel Jaloto, Guilherme Jaloto, Alexandre Ferreira Baniogli e Antonio Zapatosni

A sorte de ganhar um Scania Super, modelo top de linha, com documentação e IPVA pagos, sorriu para um cliente muito especial da Rede P. B. Lopes: Joel Jaloto.

No dia 16 de outubro, durante um Encontro de Amigos na P. B. Lopes Maringá (PR), os clientes puderam acompanhar a transmissão ao vivo da assembleia da promoção Dreamline Super, do Consórcio Scania.

No decorrer do evento foi feito o sorteio de quatro caminhões: 1 Scania Super R560 6x4, 1 Scania Super R460 6x2, 1 P370 4x2 e 1 P360 8x2. Para a surpresa e admiração dos presentes, o Scania R560 saiu para a Jaloto Transportes.

“Organizamos um rodízio de pizza na filial, convidamos os clientes que adquiriram cotas desta promoção e fomos agraciados com o sorteio para o Joel Jaloto, parceiro da família Lopes há anos, desde o tempo da Imãos Lopes”, relembra Nilton César Theodoro, gerente geral da P. B. Lopes Maringá (PR).

COMPROU 1, LEVOU 2

Cliente de consórcio e de caminhões, a Jaloto está em atividade há 42 anos, atuando no transporte de cargas líquidas. “O modelo Scania Super R560 6x4 foi um caminhão adicional que ele ganhou, sem ônus algum. Comprou uma cota e ganhou um caminhão a mais”, enfatiza Nilton César Theodoro.

O gerente da filial maringaense reforça que o caminhão é o top de linha do mercado e que ele sai pronto para rodar. “É um presente de Deus e ele merece. É um cliente muito parceiro e amigo, de um coração muito generoso. Estamos muito felizes.”

SURPRESA BOA

O proprietário da Jaloto Transportes, Joel Jaloto, conta que foi ao jantar para acompanhar o sorteio do consórcio sem nenhuma expectativa. Não imaginava que seria o sortudo da noite. “Mas quando falaram o meu número, 35, eu pulei da cadeira. Foi uma surpresa boa, estou muito feliz.”


CHAMPAGNE PARA FESTEJAR

Joel Jaloto esteve na indústria para conhecer o caminhão de perto e no dia 10 de novembro retirou o veículo da concessionária em grande estilo: com direito a tapete vermelho, coquetel e brinde com champagne.

“Estou extremamente feliz. Vou ficar namorando esse caminhão uns dias e só depois ele entra em operação. É muita emoção. O coração está batendo forte”, disse antes de subir no caminhão para leva-lo para casa.

VEJA O MOMENTO EM QUE JOEL JALOTO É SORTEADO E GANHA UM SCANIA ZERO KM

CONSÓRCIO SCANIA

Paso de la Patria, famosa vila turística na Argentina, é conhecida como um dos melhores pesqueiros de dourados do mundo

As pescarias da Rede P. B. Lopes são sempre uma festa, com momentos de alegria e descanso, longe da rotina e do trabalho. “É uma viagem entre amigos”, resume o cliente João Dorival Martins, que já perdeu as contas do número de idas para a Paso de la Patria, na Argentina.

“Esta foi a quarta ou a quinta vez. Esse ano foi especial, pois levei meu filho junto. Essas viagens funcionam para estreitar o relacionamento, mesmo sem falar de negócios. O local tem um bom atendimento, foi uma maravilha!”

PROGRAMA CONCORRIDO

O vendedor da P. B. Lopes Maringá (PR), Sansão Evangelista de Farias, é figurinha fácil nessas viagens. “A viagem de 1 mil km até a Argentina começa com a saída da PB. Fomos em 20 pessoas, sendo 14 clientes. Lá é o sonho dos amantes da pesca.”

Para Sansão é importante proporcionar aos clientes do Consórcio Scania momentos de lazer, descontração e integração. “Tem cliente que fica esperando uma nova campanha para adquirir cota para poder viajar e se divertir em boa companhia.”

CRÔNICAS DO SEU PEDRO

Consórcio Scania

Sorteio Consórcio Nacional Scania, década de 1980

Em 1962, funcionários do Banco do Brasil criaram um mecanismo de concessão de crédito para adquirir bens e serviços: o consórcio. Vinte anos depois, em 1982, o Grupo Battistella, sob o comando de Emílio Fiorentino Battistella, criou a inédita modalidade de consórcio para a compra de caminhões Scania.

A partir de 1986, coube a Antonio Carlos da Rocha, o “Rochinha”, um catarinense da cidade de Curitibanos, a missão de cuidar da operação do Consórcio Nacional Scania, ainda sob a administração do Grupo Battistella, e ele o fez com todo mérito.

Sempre fui um entusiasta do negócio Consórcio, pois era uma forma interessante de segurar o cliente. A venda da cota não significa que ele comprará um caminhão Scania, mas a possibilidade é grande. Fiquei tão entusiasmado com o consórcio que em uma assembleia itinerante realizada em Londrina, lá pelos anos 1980, transmitida ao vivo pela Embratel em circuito fechado de TV, assumi publicamente o compromisso de vender um grupo fechado de 120 cotas. A Irmãos Lopes iria comercializar sozinha o Grupo 112 do Consórcio Nacional Scania.

Em menos de 60 dias, vendemos todas as cotas. A repercussão foi tamanha que passamos a ficar entre os maiores no ranking de vendedores, uma privilegiada posição que ocupamos ainda nos dias atuais.

Para incentivar a venda do consórcio, o Rochinha criou um plano, primeiro para gerentes e depois para vendedores, contemplando-os com viagens-prêmio para resorts brasileiros. Quando viu que dava certo, passou a oferecer as viagens para o cliente e a esposa. Nascia aí o Família Scania, uma ideia brilhante!

Ao adquirir uma cota do Família Scania, o cliente ganhava duas passagens com quatro ou cinco noites de hospedagem em um lugar que chamasse a atenção. Deu muito certo.

Até hoje, mais de 45 mil pessoas já viajaram para vários lugares através do Consórcio Scania: foram mais de doze viagens para Orlando, três para Portugal, e mais de quatro mil pessoas foram para Roma e Espanha. São diversos voos saindo de diversos lugares, com passagem, hospedagem, jantar comemorativo de confraternização, all inclusive.

Foram organizados cruzeiros com três navios – Costa Vitória, Costa Mágica e Costa Fortuna – pelo litoral brasileiro e a bordo só clientes Scania. Uma maravilha! Qual é o segredo? O concessionário está presente, o vendedor que normalmente atende o cliente também está lá. O camarada se sente seguro, se sente em casa. Se sente em família.

Já criamos viagens VIPs somente para clientes de nossas filiais. Viagem exclusiva com características especiais. Poder ofertar isto para nosso cliente é um diferencial tremendo. Uma fidelização sem igual.

O Rocha se aposentou em 2015, após 27 anos de dedicação. Como poucos soube dar um brilho especial para este produto chamado Família Scania.

Sorteio Consórcio Nacional Scania, 1985
MEIO AMBIENTE

Projetada para o lazer e descanso, o espaço é uma homenagem a Rodrigo de Andrade Lopes

Para celebrar o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, a Rede P. B. Lopes inaugurou uma praça na área externa da filial de Campo Grande (MS), com espaço para circulação e bancos para o descanso de colaboradores e clientes. Durante a cerimônia de inauguração, funcionários, gestores, diretores e convidados fizeram o plantio de 80 mudas de ipês, de diversas cores.

A ação faz parte do Programa Ipê Amarelo, iniciativa socioambiental da Rede P. B. Lopes, criada em junho de 2008. Em 2012, o projeto foi reconhecido no Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, na categoria Pequenas e Médias Empresas, concedido pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas.

HOMENAGEM

A criação da praça, planejada para proporcionar convívio e descanso, é também uma homenagem a Rodrigo de Andrade Lopes, filho do fundador do grupo, Pedro Barboza Lopes, que faleceu em junho deste ano, aos 56 anos.

Rodrigo de Andrade Lopes foi diretor da Rede P. B. Lopes e teve uma participação importante no grupo, atuando firmemente na implantação da concessionária em Mato Grosso do Sul e no processo de informatização da empresa. Rodrigo também é o autor da logomarca da P. B. Lopes, que se mantém forte até hoje.

MEIO AMBIENTE

Os diretores da Rede P. B. Lopes, Daniela e José Henrique de Souza Gomes, juntamente com o CEO da Scania do Brasil, Simone Montagna, fizeram em novembro o plantio de uma muda de ipê na área externa da sede da Scania, em São Bernardo do Campo (SP).

Um gesto simbólico e repleto de significado para a concessionária que representa a marca desde 1966, desde o tempo da Irmãos Lopes, comandada pelo patriarca da família, José Lopez Lopez.

MEIO AMBIENTE

As mudas de ipês plantadas no Parque Ecológico de Salto Grande (SP) estão se desenvolvendo firmes e fortes. O plantio foi feito em fevereiro de 2022, com o intuito de contribuir com a criação de áreas arborizadas para a comunidade. A ação mobilizou alunos da rede pública e várias autoridades locais.

“As mudas estão crescendo e estão sendo bem cuidadas pela prefeitura. A iniciativa de cuidado com a cidade é maravilhosa, pois as árvores melhoram o ambiente, tiram a poeira do ar, além de deixar a cidade ainda mais linda”, festeja Mayara Rigatto Correa, encarregada administrativa da P. B. Lopes Salto Grande (SP).

O Parque Ecológico foi o local escolhido para receber os ipês por sediar atividades de educação ambiental, esporte e turismo ecológico. Lá foram plantadas 75 mudas de ipês de várias cores.

PB SOCIOAMBIENTAL

Campanha promovida pela Rede P. B. Lopes para arrecadar tampinhas plásticas já recolheu quase uma tonelada e meia do produto

A Campanha das Tampinhas fomentada pela Rede P. B. Lopes conquistou clientes e colaboradores, mudou hábitos e está beneficiando quatro entidades assistenciais – duas no Paraná e outras duas no estado de São Paulo. Outra vantagem gigante é a redução do impacto do plástico no meio ambiente, uma vez que todo o material arrecadado é doado para entidades que posteriormente encaminham para empresas de reciclagem.

Cálculos indicam que o plástico demora entre 400 e 500 anos para se decompor.  Em três anos de campanha foram recolhidos pela Rede P. B. Lopes 1.484,810 kg de tampinhas. Isso representa quase uma tonelada e meia de plástico que retornou para a indústria da reciclagem e se transformou em novos produtos – ao invés de ir para aterros e lixões.

LONDRINA

Na P. B. Lopes Londrina (PR), as últimas doações somaram 388 kg. O conteúdo arrecadado é destinado ao Projeto Ninho, que atende gestantes carentes, fornecendo às mães um kit para os bebês com banheira, mamadeira, chupeta, roupas etc. A filial, que desde o início da campanha já havia enviado 766,350 kg, atingiu a marca total de 1.154,350 kg.

A iniciativa criou uma corrente do bem. “É uma excelente campanha, que cuida do meio ambiente e, ao mesmo tempo, cuida das pessoas que estão chegando ao mundo”, informa Glaucia de Oliveira Geromel, gerente administrativa contábil da P. B. Lopes Londrina (PR).

MARINGÁ

O material coletado pela P. B. Lopes Maringá é destinado ao Projeto Tampinha Solidária, de Curitiba (PR), mantido pela Associação das Acácias da Emiliano Perneta (AAEP). O objetivo da ONG é obter recursos com a comercialização das tampinhas para adquirir fraldas geriátricas e depois destiná-las a lares de idosos carentes, previamente selecionados e registrados.

Desde dezembro de 2020 até agosto de 2022 a filial já tinha arrecadado e doado 64,100 kg. As últimas doações somaram mais 43,260 kg, totalizando 107,360 kg. O material foi enviado para Curitiba (PR) com o apoio da empresa Rumo Logística, parceira na campanha.

“É um simples gesto, que gera grandes resultados”, analisa Patrícia Peres Sartori Belmonte, assistente comercial da filial de Maringá. “É como plantar árvore: o plantio é simples, mas depois que cresce, sua sombra protege e seus frutos alimenta quem precisa.”

SALTO GRANDE

Na P. B. Lopes Salto Grande, o material arrecadado é doado à Apae de Ourinhos (SP), entidade que presta atendimento às pessoas com deficiência mental, autismo e famílias. A Apae repassa o material ao Projeto Tampinha Legal, programa socioambiental da indústria de transformação do plástico que recebe, vende e depois destina os recursos para as entidades.

Os colaboradores começaram a juntar tampinhas de plástico em abril de 2021 e já tinham coletados 8 kg. Na última doação, foram mais 3,500 kg, totalizando 11,500 kg.

“É uma prática que começa no dia a dia, abandonando a hábito de jogar as tampinhas plásticas fora e passando a guardá-las, para destinar à campanha.  A ação social do projeto é voltada exclusivamente em fazer o bem ao próximo”, festeja Mayara Rigatto Correa, encarregada administrativa da filial de Salto Grande.

REGENTE FEIJÓ

Na P. B. Lopes Regente Feijó, a campanha já havia arrecadado 207,500 kg de tampinhas plásticas, que foram doados à Sabesp, Companhia de Saneamento de São Paulo, que comercializa o material e depois repassa os valores ao Hospital de Esperança de Presidente Prudente (SP). O hospital utiliza os recursos para adquirir suplementos alimentícios, destinados aos pacientes com câncer.

Na última doação, o material coletado somou 4,100 kg, totalizando 211,600 kg desde o início da campanha. Além disso, foram coletadas e doadas duas garrafas pet cheias de lacres de latinhas.

“Estamos incentivando a reciclagem, exercendo a boa cidadania e não estamos deixando estas tampinhas irem para aterros e rios”, informa Eliana Cristina de Souza, supervisora administrativa da filial. “E ainda contribuímos para o bem maior, a saúde do nosso planeta, e beneficiando pessoas que precisam de uma mão amiga em um momento difícil.”

PB SOCIOAMBIENTAL

Brindes e brinquedos com personagens do Ipê Amarelo, programa socioambiental da Rede P. B. Lopes, foram distribuídos para as crianças da Paróquia Nossa Senhora da Paz, localizada na Vila Recreio, em Londrina (PR).

A entrega foi feita em novembro, durante palestra feita pela ex-colaboradora da PB, Alessandra Reche, voluntária da paróquia e membro da Pastoral da Comunicação, para 90 crianças da catequese.

“Apresentamos os projetos que a Cáritas Arquidiocesana de Londrina desenvolve em vários bairros da periferia da cidade, como o projeto Óleo Solidário, destacando a importância da preservação do meio ambiente e a arrecadação do dinheiro com a venda do óleo que é revertida em ajuda ao próximo.”

Alessandra também apresentou um pouco do Projeto Ipê Amarelo e os personagens do Mundo Ipê Amarelo. “Sempre gostei de pautas sobre sustentabilidade. Acredito que, por meio da educação, principalmente das crianças, podemos realizar grandes ações para tornar nosso planeta um lugar melhor para viver.”

Alessandra Reche é consultora credenciada do Sebrae/PR e foi colaboradora da PB por 14 anos, coordenando o Programa Ipê Amarelo entre 2008 e 2016.

NOTÍCIAS DA CASA - TREINAMENTO

As equipes de Master Drivers de toda a rede de concessionárias Scania do Brasil participaram de um treinamento na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), direcionado a gestores de frota. Todos os master drivers da P. B. Lopes compareceram, divididos em duas turmas.

“Eles trabalharam a utilização de ferramentas de conectividade, especialmente o Scania Fleet e My Scania, além da análise de planilhas de comparativo de rentabilidade dos caminhões, apresentação de cases, entre outros”, explica o gestor dos MD, David Roberto do Carmo Junior.

David reforça a importância da participação de todos os profissionais no treinamento. “Foi uma oportunidade de troca de experiências, comentar os desafios e deixar todos na mesma página, falando a mesma língua.”

NOTÍCIAS DA CASA - TREINAMENTO

Para garantir a excelência no atendimento é necessário investir em capacitação da equipe. Esta premissa tem sido recorrente na Rede P. B. Lopes, com o treinamento de novos colaboradores e recapacitação de colaboradores antigos.

As equipes técnicas do Mato Grosso do Sul – de Dourados, Ladário e auxiliares técnicos de Campo Grande finalizaram as imersões deste ano.

Segundo Rodrigo Corrêa de Freitas, especialista em Treinamento Técnico da Rede P. B. Lopes, há uma grande demanda para a capacitação, mas é preciso organizar as agendas. “Eu gosto de usar a palavra recapacitação. A evolução acontece com o aprendizado. Somos pessoas melhores quando estamos capacitados para exercer algo. Os técnicos treinados demonstraram mais interesse e satisfação com o conhecimento adquirido.”

NOTÍCIAS DA CASA

A Scania reuniu toda a sua força de vendas de peças e serviços, no Tauá Hotel & Convertion Atibaia, para abordar estratégias, trocar experiências e apresentar o lançamento de novos produtos, como o Scania Pro, além de sortimento de peças, conectividade e o Scania Super.

Colaboradores de toda a rede de concessionárias no Brasil participaram da convenção de vendas, realizada entre os dias 11 e 15 de setembro, na cidade de Atibaia (SP). Entre eles estava o supervisor de pós venda da P. B. Lopes Maringá, Josimar Getulio Moreira Junior, que aprovou a iniciativa:

“Achei muito importante para área de serviços, pois alinhou a equipe sobre os lançamentos. O evento motiva toda equipe, proporciona entrosamento entre as partes, coloca todo mundo na mesma vibe.”

PRIVILÉGIO

Josimar Moreira Junior conta também que ficou muito feliz em dar seu depoimento, junto com outros colegas no vídeo da convenção: “O destaque foi o primeiro dia, onde tive o privilégio de participar do vídeo de abertura, transmitido do palco principal. Foi uma satisfação me ver ali representando toda a força de serviços.”

NOTÍCIAS DA CASA

Marketing debate ações e compartilha ideias

O Tauá Resort foi palco para um encontro com um dos times estratégicos da Scania. Realizado no mês de setembro em Atibaia, pertinho da capital paulista, todo o marketing da Scania (indústria e rede de concessionárias) dedicou um dia para dividir e compartilhar ideias.

“A Scania apresentou um resumo das campanhas realizadas ao longo do ano, os eventos subsidiados pela marca, os resultados, além das atividades de comunicação interna, redes sociais, ações sustentáveis... tudo o que eles desenvolveram em parceria com as concessões”, conta a analista de marketing da P. B. Lopes, Débora Moreno.

O encontro foi uma ótima chance para conhecer pessoalmente a equipe Scania. “Como estamos mais distantes, o contato fica restrito às ‘webs’. Foi um tempo importante para compartilhar experiências, entender os gargalos e como os times encontram soluções em suas regiões de atuação. Foi um momento de grande valor para partilhar as ideias e ter sinergia com a Scania” resume Débora.

NOTÍCIAS DA CASA

Localizada no vale chileno ao lado da cordilheira dos Andes, a capital Santiago foi o destino da Convenção da Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc), evento que reuniu todos os titulares entre 21 e 25 de setembro.

A P. B. Lopes marcou presença com seus diretores: Daniela e José Henrique de Souza Gomes, e Antonio Zapatosni. “Foram vários dias de trabalho e passeio. Um bom tempo de convivência juntos para conversar, descontrair e trocar ideias”, relata Daniela de Andrade Lopes Gomes.

FOCO NO CLIENTE

Entre experiências de criação de vinhos e passeios, o grupo também se reuniu com a direção da Scania, que apresentou a visão estratégica para o próximo biênio 2024/2025. “O presidente Simone Montagna trouxe uma importante mensagem com a premissa de “Customer Centricity”, ou Foco no Cliente.”

A proposta é colocar o cliente em 1º lugar durante toda a experiência dele com a marca. “O cliente passa por vários pontos de contato com o produto: na área de comercialização, serviços, revenda, contratos de manutenção, pós venda. Tudo isso faz parte da história do cliente junto à marca e ela tem que ser vitoriosa, com satisfação realmente percebida.”

NOTÍCIAS DA CASA

Graças ao empenho de colaboradores, diretores e clientes, a campanha para arrecadação de fraldas geriátricas deste ano foi um sucesso. A soma dos esforços resultou na arrecadação de 4.676 fraldas e a diretoria da concessionária se comprometeu em dobrar a quantidade, totalizando 9.352 fraldas. Todo o material arrecadado foi doado para entidades que atendem idosos nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

NOTÍCIAS DA CASA

Para aliviar as altas temperaturas e o clima seco, a Rede P. B. Lopes ofereceu sorvetes de vários sabores para todos seus colaboradores. A iniciativa, realizada no dia 29 de setembro, foi uma forma refrescante e saborosa para os funcionários de todas as filiais, postos de serviços e unidades de atendimento, enfrentar as temperaturas que chegaram perto dos 40º.

NOTÍCIAS DA CASA

Colaborador Daniel Consolin Ribeiro lança livro que aborda a dor da perda, a descrença e a fé em Deus

Os dias de sofrimento e de angústia causados pela pandemia da Covid-19 mobilizaram o consultor técnico Daniel Consolin Ribeiro, da P. B. Lopes Salto Grande (SP), para escrever sobre a experiência que a fé em Deus proporcionou. O resultado se concretizou no livro Desbravando o Caminho de Deus”, lançado em setembro, em Ourinhos (SP).

“Foi um dia especial para receber muitos amigos, irmãos, família e celebrarmos juntos, o amor de Deus representado através dessa leitura”, relembra o autor.

Em sua primeira experiência literária, Daniel Consolin relata como Deus o inspirou. “Em momentos de muito deserto em minha vida pessoal, Deus se revelou para mim, me inspirando a escrever para ajudar outras pessoas que, assim como eu, perderam entes queridos para a Covid-19, para ajudá-las a se recuperarem de seus sentimentos e frustrações que, por vezes, se arrastam em nossos corações.”

CURAS EMOCIONAIS

Colaborador da PB há oito anos, Daniel conta que está muito feliz com a repercussão do livro, que alcançou muitas cidades do Brasil. “Ele está inclusive rompendo fronteiras e chegando a países da Europa e na Irlanda. O maior resultado é saber de pessoas que já leram e que o livro foi uma ferramenta para ajudá-las em suas curas emocionais.”

Quem quiser adquirir o livro “Desbravando o Caminho de Deus” precisa entrar em contato com o autor pelo WhatsApp (14) 99781-5151, ou pelas redes @daniel_consolim. Em breve, o volume estará disponível em outras plataformas e livrarias.

TRECHO DO LIVRO

“Às vezes, nossos inimigos parecem ser tão mais fortes do que nós, mas o maior adversário que temos que vencer, somos nós mesmos. O medo, a dor, a angustia, a aflição, usurpam e travam nossas vitórias emocionais. Entenda uma coisa, Jesus elaborou todos os planos perfeitos, inclusive aquele que para nós, é o mais difícil de enfrentar: a separação por uma morte de alguém querido.  Para este que se foi, ele venceu seu último inimigo, a morte. Para nós que ficamos, temos um Guerreiro que nos ajuda a guerrear, temos um Consolador que diz para nossas almas: Aquieta-te, espera em Deus! Portanto, aprenda o segredo de todos esses homens de fé apresentados neste capítulo: Você não está sozinho. O Senhor está à frente de suas batalhas, guerreando por você e para você! Guarde o seu coração e não aflija sua alma, pois o nosso Deus venceu o mundo, e nós venceremos também.”

NOTÍCIAS DA CASA

Os meses de outubro e novembro trouxeram cores especiais, alusivas à saúde da mulher e do homem, para as filiais da Rede P. B. Lopes. “Neste ano nossa mobilização no Outubro Rosa foi de alerta sobre o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero”, informa a gerente de RH, Sandra Ribeiro. “Fizemos o mesmo formato durante o mês de novembro, chamando atenção dos homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.”

Em outubro, todos os colaboradores foram convidados a vestir o rosa e em novembro o mesmo ocorreu: um dia foi dedicado ao azul nos uniformes. Além disso, todas as fachadas das filiais foram iluminadas com cores azuis. “O RH também enviou informativos para o fomento nas reuniões com equipes.”

NOTÍCIAS DA CASA

Visando a qualidade de vida do colaborador, a Rede P. B. Lopes realizou ao longo de 2023 o “Pix da Saúde”, um programa que premia os funcionários que apresentam evolução positiva em seu quadro de saúde durante o ano.

A iniciativa é aberta à participação de todos. “Nossa empresa de saúde visita todas as filiais realizando exames e repassando orientações sobre os resultados com foco na melhoria da qualidade de vida”, explica a gerente de RH, Sandra Ribeiro.

Também faz parte da ação, o envio de dicas para uma vida mais saudável. “Um ano depois, a empresa faz a renovação dos periódicos e avalia a evolução dos colaboradores. É premiado quem conseguiu ganhos em qualidade de vida, medido por indicadores específicos.”

NOTÍCIAS DA CASA

Referência para a contratação de jovens aprendizes, o Instituto Salesiano de Três Lagoas (MS) recebeu a visita de colaboradores da Rede P. B. Lopes com o objetivo de apresentar as atividades da concessionária e receber currículos de estudantes.

A ação foi realizada em outubro com a participação de empresas de diversos segmentos. A PB marcou presença com colaboradores do Posto de Atendimento (CWS) de Três Lagoas: Fabrinio Muriel Ferreira de Carvalho (garantista), Gisele Fernanda Pereira Amaro (consultora técnica), e os jovens aprendizes Gabriel Felipe Lino de Farias e Eliezer da Silva Santos.

Gisele Fernanda Pereira Amaro e Fabrinio Muriel Ferreira de Carvalho
NOTÍCIAS DA CASA

Um adeus especial a Eloize de Moura Modesto, colaboradora da P. B. Lopes Regente Feijó (SP) que partiu prematuramente em setembro. Ela será lembrada por todos por sua doçura e alegria.

“Uma pessoa muito dedicada, prestativa e amada por todos os colaboradores e clientes. Deixa muita saudade”, disseram os colegas.

NOTÍCIAS DA CASA

A partir de janeiro, o analista de sistemas da Rede P. B. Lopes, Ângelo Roberto Dal Col, estará oficialmente aposentado, após 33 anos de trabalho na Irmãos Lopes e depois na P. B. Lopes.

Paulo Adriano Rodolpho com Angelo Dal-Col

Com seu jeitão quieto, Ângelo Dal Col esteve sempre presente no dia a dia da empresa. Sua trajetória – que teve início nas lavouras de café no interior paulista até o ingresso mundo da informática - foi destaque na revista PBNews, em maio de 2013: “A P. B. Lopes é minha vida”, afirmou.

A PB agradece a Ângelo Dal Col por todos os anos dedicados à empresa, desejando que esta nova etapa seja repleta de descobertas e novos caminhos.

SOCIAL
AGRO

Fazenda Dona Amélia, de propriedade da família Lopes, cria projeto de reflorestamento que rende dinheiro extra para os colaboradores

Uma iniciativa que promove a conscientização ecológica, união entre as famílias, geração de renda e contribui para a restauração da flora e fauna está mudando a rotina dos funcionários da Fazenda Dona Amélia, situada em Nova Andradina (MS).

Trata-se do “Projeto de Reflorestamento Pedro Barboza Lopes”, um programa criado há 60 dias pela gerente da fazenda, Márcia Chink, e pela agrônoma Aline dos Santos. O objetivo é produzir mudas a partir de sementes encontradas na própria fazenda.

“Fornecemos a bandeja e a terra adubada para as famílias que moram na fazenda. Eles recolhem as sementes no campo e fazem o plantio. Quando a muda já está com 15 cm, nós compramos e iniciamos a etapa de crescimento no viveiro. Quando atingirem o tamanho ideal, poderemos efetuar o plantio nas praças de alimentação do gado e em áreas de reserva nativa”, explica a gerente da fazenda.

Os colonos já estão produzindo mudas de árvores frutíferas, espécies da região, além de ipês brancos e amarelos. “Estamos percebendo o envolvimento das famílias, que fazem esse trabalho em horários alternativos. Além de garantir uma renda extra, a cultura da preservação está sendo disseminada.”

BOA IDEIA

A zeladora Adriana da Silva Mendes Costa está participando do projeto e revela que já vendeu 150 mudas para o viveiro da fazenda. “Somos em seis famílias aqui e todos estão bem animados. O dinheiro da venda eu passei para meus filhos, como incentivo pra eles.”

Adriana conta que achou a ideia muito interessante, “pois é um projeto que ajuda a plantar árvores nativas e frutíferas. Nós iremos nos beneficiar quando o pomar estiver dando frutos.”

RECEITA

A farofa de abacaxi e bacon é perfeita para o almoço de fim de ano ou a ceia de Natal! O preparo é simples e o resultado maravilhoso. A receita é da Andréa Azambuja, colaboradora da filial de Campo Grande (MS). Acompanhe o passo a passo.

INGREDIENTES:

  • 1 ½ xícara (chá) de margarina
  • 140 g de bacon
  • 2 cebolas médias cortadas (em rodelas ou como preferir)
  • 1 xícara (chá) de uva passa preta
  • ½ abacaxi cortado em cubos médios (400 g)
  • 1 xícara (chá) de castanha-do-pará picada grosseiramente
  • 500 g farinha de mandioca torrada
  • 1 maço pequeno de salsinha picada
  • Sal e pimenta do reino preta a gosto

MODO DE PREPARO:

Em uma panela grande, aqueça ½ xícara de margarina e doure o bacon. Acrescente a cebola e frite até dourar. Junte as uvas passas, o abacaxi, a castanha e refogue por 2 minutos. Desligue o fogo. Acrescente o restante da margarina e mexa até derreter. Junte a farinha de mandioca torrada e a salsinha. Tempere com sal e pimenta. Junte a família e curta esta delicia!

DICAS:

  1. Pode substituir o bacon por linguiça calabresa, se preferir.
  2. Pode decorar a farofa de abacaxi com frutas da estação.
  3. Use a farofa para rechear o interior do frango ou peru de Natal.
DIVERSÃO

LIVRO

SAPIENS - UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE*

Autor: Yuval Noah Harari
Editora: L&PM
Páginas: 464

O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como estados, dinheiro e direitos humanos. Partindo dessa ideia, Yuval Noah Harari, doutor em história pela Universidade de Oxford, aborda em “Sapiens – Uma breve história da Humanidade” sob uma perspectiva inovadora. Explica que o capitalismo é a mais bem-sucedida religião, que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo, e que nós, humanos modernos, embora sejamos muito mais poderosos que nossos ancestrais, provavelmente não somos mais felizes.



*O livro faz parte da Biblioteca Pedro Barboza Lopes

MÚSICA

QUARANTINED QUARTET
Integrantes: Jason e Elysa (pais) e Joseph e Noah (filhos)
País: Estados Unidos

Uma família de Nova York resolveu passar o tempo do isolamento social usando suas habilidades com violão e guitarra para montar a banda “Quarantined Quartet”. Jason e Elysa são casados e músicos profissionais. Os filhos, Joseph, de 10 anos, e Noah, de 8, sempre tocaram violão, mas nunca junto com os pais. O quarteto começou a pandemia com pouco mais de 50 seguidores e hoje acumula 230 mil fãs nas redes sociais. Com a volta a rotina e as crianças indo pra escola, a família ensaia menos, mas continua compondo durante a noite.

FILME

SOM DA LIBERDADE
Direção: Alejandro Monteverde
Duração: 130 min
Elenco: Jim Caviezel, Mira Sorvino, Eduardo Verástequi
Classificação: 16 anos
Distribuição: Angel Studios

Um dos filmes mais polêmicos de 2023, e que vem batendo recordes de bilheteria em todo o mundo.  O diretor mexicano Alejandro Monteverde mescla drama com ação para contar uma história potente e extremamente dolorosa. A história real do ex-agente especial do governo americano Tim Ballard, que embarca em uma missão arriscada para resgatar crianças vítimas de tráfico infantil. Na Colômbia, Ballard decide deixar seu cargo no governo para seguir em busca da quadrilha em sua jornada que agora, se torna pessoal. Por apresentar uma trama baseada em fatos reais, a obra dividiu a opinião do público e da crítica. Mas, a verdade inegável é que o enredo conta uma tragédia que merece atenção.

SÉRIE

COMO VIVER ATÉ OS 100: OS SEGREDOS DAS ZONAS AZUIS*
Gênero: Documentário
Direção: Clay Jeter
Episódios: 4
Ano: 2023

Em “Como Viver até os 100”, o escritor americano Dan Buettner viaja a cinco “zonas azuis”, onde vivem as populações mais longevas do mundo, para desvendar os segredos dos centenários. Buettner entrevista idosos e especialistas que residem em Okinawa (Japão), Sardenha (Itália), Loma Linda (Estados Unidos), Icária (Grécia) e na Península de Nicoya (Costa Rica). Cada local possui uma cultura muito rica e singular; alguns senhores vivem em áreas urbanas e outros em locais afastados e mais próximos da natureza. O programa apresenta imagens de tirar o fôlego, além de ensinar ao espectador um pouco mais sobre o mundo em que vive.

*Dica do gerente geral da P. B. Lopes Campo Grande, Fábio Henrique Rezende.

EXPEDIENTE

Revista PBNews - Edição Digital
44ª edição – dezembro 2023


Direção Geral - P. B. Lopes & Cia. Ltda.

Conselho Editorial - Daniela de Andrade Lopes Gomes - Débora Moreno - Emilia Miyazaki - Milton Antunes - Júlio César dos Santos Barbosa

Produção - Doc Comunicação

Jornalista Responsável - Emilia Miyazaki - Mtb 2868 doclondrina1@gmail.com

Edição e redação - Milton Antunes – Mtb 2018 miltonantuneslondrina@gmail.com

Fotografia - Acervo Rede P. B. Lopes – Emília Miyazaki - Acervo Scania

Solução digital (pocket®) e projeto gráfico - Visualitá® Gestão em Design Estratégico e Alexandre Jorge

Contato - P. B. Lopes & Cia Ltda - Av. Brasília, 3.126 - Londrina – PR • Telefones (43) 4009.0780 | 3329.0780 • daniela.lopes@pblopes.com.br - marketing@pblopes.com.br
www.pblopes.com.br

A Revista PBNews - Edição digital é uma publicação da P. B. Lopes

P. B. LOPES | SCANIA

LONDRINA – PR
(43) 4009 0780 • Av. Brasília, 3126 • CEP 86025-180
MARINGÁ – PR
(44) 3228 5757 • Av. Colombo, 674 • CEP 87045–000
MARINGÁ – PR (Posto de Serviço)
(44) 3246 3304
Rod. PR 317, 4652, Km 03 • CEP 87035-510
CAMPO GRANDE – MS
(67) 3326 5080 • Rua Elza da Silva Gatass, 48 • CEP 79018-805
DOURADOS – MS
(67) 3424 0015 • Rua Marginal Leste, 11415, Chácara Castelo II • CEP 79835-000
LADÁRIO – MS
(67) 3234 6400
Rod. BR 359, Km 516,7 • CEP 79370-000
SALTO GRANDE – SP
(14) 3378 4115
Rod. Raposo Tavares, Km 386 • CEP 19920-000
REGENTE FEIJÓ - SP
(18) 3941 1030
Rod. Raposo Tavares, km 559 - Distrito Espigão • CEP 19570-000