Deslize para o lado para
acessar o conteúdo da revista

EDITORIAL

Felizes em divulgar mais uma edição de nossa revista digital PBNews, revelamos alguns destaques a seguir:

Gás! Parte da jornada de transformação para o transporte sustentável.

Sim, a Scania acredita nessa matriz energética como uma das tecnologias mais promissoras para o setor de transporte e logística do país. E se for viabilizada a utilização do biometano, uma fonte renovável de energia, sustentável e limpa, que proporciona inúmeros benefícios, melhor ainda! Os londrinenses puderam testar na prática durante um mês um ônibus movido 100% a biometano, matéria que abre nossa publicação, com detalhes da demonstração, depoimentos do operador do transporte e ainda de novos modelos de caminhões com autonomia de até 900km, totalmente a gás.

Também estamos de casa nova, o Posto de Serviços Rápidos da P. B. Lopes em Nova Andradina (MS), com uma loja completa de peças originais Scania e boxes para a realização de serviços de revisões rápidas.

Pensando sempre na melhoria contínua, contamos um pouco das atividades de treinamento e desenvolvimento do corpo de talentos de nossa organização. Sabemos que uma equipe qualificada e motivada aumenta os níveis de entrega e produtividade.

Os treinamentos chegam também até os nossos clientes, como o caso da Expresso Nordeste, importante empresa de transporte de passageiros e encomendas que está capacitando seus motoristas através de cursos realizados em conjunto com a P. B. Lopes Maringá.

E não poderíamos deixar de publicar uma de nossas seções mais lidas: as Crônicas do Seu Pedro, que narra a abertura da Fazenda Santa Bárbara, em Nova Andradina (MS).

Devemos destacar também, nossa gratidão a cada colaborador da P. B. Lopes e aos parceiros da marca Scania que nos auxiliam a contar todas essas histórias. E, principalmente, ao nosso estimado cliente, pois sem você, nada seria possível!

Fica aqui também um agradecimento antecipado a todos os leitores que prestigiam nossas publicações.

Boa leitura!

Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

PARABÉNS AO TIME
“Eu gostaria de deixar meus parabéns para todo time editorial. A P. B. Lopes sempre compartilhando boas práticas, contribuindo com muitas informações atuais, relevantes e de leitura cativante. Já estamos ansiosos pela próxima edição.”

RODRIGO OLIVOTO
Gerente do Scania Consórcio, São Paulo (SP)

LEITURA PRAZEROSA
“Aprecio muito a leitura dessa revista. Parabéns por mais esta edição, sempre muito criativa e leitura prazerosa! Um exemplo realmente.”

DENISE SOUZA
Economista, São Paulo (SP)

CRÔNICA DO SEU PEDRO – INFORMAÇÕES EXTRAS
“Nessa crônica do Sr. Pedro, seria bom comentar também que na época ainda não se dispunha das tecnologias atuais, ou seja, veículos adequados para aplicações especiais, como no caso para o segmento canavieiro, então restou vender a única opção existente a época, ou seja, os L76, que no teste fora aplicado com terceiro-eixo, que tempos depois fora muito comentado entre nós e os técnicos da fábrica, já que o terceiro-eixo para aplicação em piso de terra dificulta a fixação do eixo de tração, o que certamente contribuiu para que os testes fossem prejudicados. Hoje tudo é muito diferente e as composições aplicadas a esse segmento são especiais e dotadas de tecnologias próprias. Espero que esta minha recordação possa incrementar essa maravilhosa conquista daquela oportunidade, que certamente foi motivo de muito orgulho e demonstração da dedicação e profissionalismo já implementados na época pela equipe Irmãos Lopes, capitaneada pelo nosso grande chefe, amigo e companheiro Pedro Lopes. Abraços e sucesso sempre.”

BRÁULIO SOUZA
Ex-colaborador da Irmãos Lopes, Cascavel (PR)

CRÔNICA DO SEU PEDRO – MAGNÍFICO
“É magnífico lembrar do Pedro Barboza Lopes, é algo extraordinário, como se ver na matéria de fatos como este. Lendo, me passou um longuíssimo filme de tudo vivido. Emociona, envaidece e muito me orgulha em fazer parte da história da P. B. Lopes.”

MANUEL GOMES
Ex-gerente da Irmãos Lopes, Cuiabá (MT)

TEMPO DE INFÂNCIA
“Para variar voltei no tempo da infância quando ia com meu pai na usina de Porecatu. Íamos muito para lá onde conheci toda família Lunardelli e Paulo Pimentel. Bons tempos. Achei linda a homenagem para o Rodrigo. Sempre temos lembranças felizes e outras tristes. Assim é nossa vida.”

LENINHA BAUAB
Empresária aposentada, Londrina (PR)

COLABORADORES VALORIZADOS
“As Crônicas do Seu Pedro me encantam sempre. Gostei da viagem à fábrica na Suécia, da homenagem ao Rodrigo, a matéria sobre o Rodolpho… achei a feira de livros uma ideia genial. As notícias da casa, a campanha superação, como vocês valorizam os colaboradores! Ao ler a revista vem aquela nostalgia. Muitas lembranças e gratidão!”

MEYR SILVA
Ex-colaboradora da P. B. Lopes, Londrina (PR)

MEIO AMBIENTE
“Eu estive lendo a edição 42 e gostaria de salientar a questão do copo descartável, que seria muito interessante implementar a prática de cada um ter o seu copo ou garrafinha, a fim de auxiliar na redução de impactos no meio ambiente. A parceria com os CMEIs no Projeto Ipê Amarelo também achei muito enriquecedor, no que diz respeito ao meio ambiente.”

ERICKSON ROZENDO
Master driver da P. B. Lopes, Maringá (PR)

Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio, que traz como lema “Se precisar, peça ajuda!” Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização sobre a importância que a vida tem.

Se estiver passando por momentos difíceis ou de crise, busque ajuda em sua rede de amigos, familiares ou profissional. A vida sempre vai ser a melhor escolha.

CLIQUE AQUI

E SAIBA MAIS

ESPECIAL – SOCIOAMBIENTAL

A Rede P. B. Lopes e Scania estão alinhadas na missão de impulsionar o transporte de passageiros com preservação ambiental, oferecendo ao mercado veículos movidos 100% a gás biometano

Durante um mês, os moradores de Londrina (PR) tiveram a oportunidade de conhecer um veículo inovador, totalmente movido a gás biometano, uma fonte renovável de energia, sustentável e limpa. Em uma iniciativa pioneira, a Scania, Rede P. B. Lopes, Compagas e Prefeitura Municipal se uniram para testar na prática, nas ruas da cidade, um ônibus movido 100% a biometano.

Ao embarcar no ônibus a gás, o passageiro logo percebe a grande diferença em relação àqueles que usam o diesel. O veículo é mais silencioso e confortável, o que faz com que os deslocamentos sejam mais agradáveis e prazerosos. Isso sem perder desempenho em relação aos modelos a diesel.

Outra vantagem desse veículo é que ele não emite dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global. O biometano é obtido a partir da produção do biogás, que, por sua vez, é gerado a partir da decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, mostrou interesse na promoção de ações sustentáveis. “O ônibus movido a biometano coloca Londrina em posição de destaque no país, sendo a primeira na demonstração no transporte coletivo regular urbano. Queremos produzir o biometano localmente gerando energia para nossa população e, em especial, para nossas indústrias visando transformar o município na primeira cidade industrial sustentável do Brasil.”

O vereador Eduardo Tominaga, Rafael Lamastra Jr., CEO da Compagas e Marcelo Belinati, prefeito de Londrina.

GRANDE POTENCIAL

Segundo o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr., o gás natural e o biometano são energias capazes de contribuir com as metas de sustentabilidade das grandes cidades. “O Paraná tem um potencial gigantesco de produção de biometano (cerca de 2 milhões de metros cúbicos por dia) e com esse teste também mostramos, na prática, que é possível viabilizara utilização local da energia gerada pela agroindústria, aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto, e também nas frotas do transporte coletivo, gerando economia, emprego e renda aos nossos municípios.”

José Henrique de Souza Gomes, diretor da Rede P. B. Lopes, Rafael Lamastra Jr., CEO da Compagas e Paulo Genezini, gerente de Sustentabilidade da Scania.

MOBILIDADE INTELIGENTE

Oferecendo soluções sustentáveis, a Scania e sua rede de concessionárias avançam mais ainda na missão de liderar a transiçãopara um sistema de transporte mais sustentável e não dependente apenas do diesel. A utilização do biometano numa frota urbana regular pode ser um divisor de águas para as cidades inteligentes, preocupadas com a autossuficiência e a redução de poluentes.

Londrina entra para a história da mobilidade mais sustentável nesta primeira demonstração completa numa operação real no transporte de passageiros urbano, com o ônibus movido 100% a biometano, sendo observado durante um mês por todos os critérios de avaliação de um órgão gestor. Dessa forma, haverá uma análise completa e não um pequeno período de testes”, analisa Paulo Genezini, gerente de Sustentabilidade da Scania.

ESPECIAL: SUSTENTABILIDADE

Veículo conta com oito cilindros de gás certificados pelo Inmetro; segurança é total em caso de acidentes ou explosão

O modelo fabricado pela Scania e testado nas ruas de Londrina é o padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. O modelo K 280 4x2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos.

O teste foi realizado no período de 12 de junho a 08 de julho. A cada semana o veículo transportou passageiros em uma linha diferente. Segundo Rodrigo de Oliveira, diretor-geral da Transportes Coletivos Grande Londrina, operadora do transporte coletivo da cidade, a empresa apoia ações que priorizam a sustentabilidade. “Toda iniciativa que possibilite colaborar com a preservação do meio ambiente e com a saúde da população, tem o apoio da TCGL. Para nós, é um privilégio participar deste projeto piloto ao lado de parceiros tão importantes que têm um compromisso com a evolução do transporte público.”


SEM PERIGO DE EXPLOSÃO

No ônibus foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km. A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos, pois o material é de ogivas de mísseis.

Em caso de incêndio ou batida, o gás é liberado para a atmosferae se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo da carroceria.

SEGUNDA VEZ

Esta não é a primeira vez que um ônibus movido a gás circula pelas ruas de Londrina. Em maio de 2015, a Scania e a Rede P. B. Lopes ofereceram um workshop sobre tecnologia veicular aos técnicos da prefeitura e trouxeram à cidade dois modelos de ônibus: um articulado movido a diesel e um modelo movido a biometano.

Com a demonstração do ônibus a biometano, Londrina tornou-se a quarta cidade do país e a segunda do Paraná a conhecer o veículo movido com esta tecnologia sustentável.

ESPECIAL: SUSTENTABILIDADE

Segundo a Compagas, que coordena no Paraná, em parceria com a Scania e a Rede P. B. Lopes, o projeto em prol de uma mobilidade urbana mais sustentável, os testes realizados em Londrina comprovam os benefícios da utilização de veículos movidos a gás.

Em entrevista exclusiva à Revista PBNEWS, o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr., fez uma avaliação da experiência em Londrina e a expectativa de substituir a frota de ônibus e caminhões a diesel por gás natural.

PBNEWS: Durante um mês, o ônibus a gás circulou pela cidade, atendeu os passageiros de várias linhas e a nova tecnologia pode ser testada. Qual a avaliação da Compagas sobre a performance do ônibus a gás em Londrina?

Rafael Lamastra Jr.: Os testes realizados tem demonstrado alta efetividade, uma vez que validam a eficiência dos veículos movidos 100% a gás. Em Londrina, essa operação é ainda mais notável, pois destaca os benefícios do uso do biometano, em especial quanto à redução das emissões de poluentes na cidade, que chega a 95% na redução de CO2 e a 85% na redução de materiais particulados e Nox. Isso une os princípios de sustentabilidade e tecnologia à mobilidade urbana de maneira exemplar.

PBNEWS: O que Londrina precisa para substituir parte de sua frota de ônibus movido a diesel por gás, que é um combustível renovável e limpo, e contribui diretamente para as metas de sustentabilidade.

Rafael Lamastra Jr.: A Compagas é a concessionária responsável pela distribuição de gás canalizado e sua missão é promover o desenvolvimento das cidades por meio da adoção de um combustível mais limpo e eficiente. Através de iniciativas como a realizada em Londrina, a empresa se empenha em criar oportunidades junto às prefeituras para a introdução de veículos abastecidos a gás na frota urbana. Essa ação se concentra, sobretudo, na substituição periódica de veículos, destacando-se como uma solução viável de transição energética na matriz de transporte. Isso não apenas proporciona um custo-benefício vantajoso para a sociedade, mas também resulta em benefícios ambientais e econômicos. Contudo, a decisão definitiva de implementar essa transição cabe aos operadores e às autoridades públicas.

PBNEWS: Como está a transição do diesel para o gás natural no Paraná?

Rafael Lamastra Jr.: O mercado de veículos pesados abastecidos a gás está em crescimento significativo em todo o país, incluindo o Estado do Paraná. De acordo com estudos realizados e encomendados pela Compagas, a migração de apenas 10% dos veículos pesados movidos a diesel, incluindo ônibus e caminhões, para o uso de gás pode resultar em um acréscimo de mais de 300 mil m³ diários no consumo de gás ou biometano no Paraná. Essa quantidade representa cerca de 1/3 do volume atualmente distribuído pela Compagas no Estado. Embora não seja possível estabelecer um valor exato, a estratégia da Compagas é construir uma infraestrutura preparada para atender a demanda gerada pela mudança na matriz de suprimento do transporte no Estado. Essa abordagem proativa permitirá que a Compagas esteja pronta para atender ao crescimento esperado no uso de gás pelos veículos pesados, contribuindo para uma transição mais sustentável e eficiente no setor de transportes. Com infraestrutura adequada e investimentos estratégicos, a empresa busca se posicionar como uma parceira confiável e inovadora, alinhada com as demandas do mercado e comprometida com a promoção de soluções energéticas mais limpas e ambientalmente responsáveis.

ESPECIAL: SUSTENTABILIDADE

Sistema que transforma resíduos em produtos de alta qualidade, como o biogás, proporciona inúmeros benefícios

O biodigestor é um equipamento fechado onde se introduz matéria orgânica para a decomposição anaeróbia, ou seja, na ausência de oxigênio, por diversos micro-organismos. Como subprodutos, são gerados o biofertilizantee o biogás, que é uma mistura de gás metano (entre 50% e 70%) com gás carbônico (30% a 45%) de alto poder calorífero.

O biometano pode vir de usinas de açúcar e etanol, da suinocultura, bovinocultura e avicultura, além de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto.

Para se obter o biometano, o biogás passa por um processo de purificação, com redução do teor de gás carbônico, além de remoção de gás sulfídrico e teor de água. O produto final tem mais de 90% de metano, sendo semelhante ao gás natural em sua composição.

Renovável, o biometano pode ainda ser usado no lugar da gasolina e do diesel em veículos leves e pesados. Segundo estimativa da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), o biometano chega ao consumidor cerca de 30% mais barato que o óleo diesel. Isso porque o biocombustível não está sujeito à cotação internacional ou à variação do dólar como os derivados de petróleo.

O biometano também pode ser fonte para a geração de energia elétrica. Todas essas utilizações resultam em diminuição da emissão de gases do efeito estufa.

Fontes: www.abiogas.org.br/
www.poder360.com.br
www.ecycle.com.br/

PRODUTOS E SERVIÇOS

A Scania, empresa líder na transição para um setor de transportes mais sustentável, surpreende o mercado ao apresentar o Scania X-gas, o primeiro caminhão do Brasil movido a gás natural veicular e/ou biometano com autonomia de 900 km. Além disso, confirma que no próximo ano apresentará mais uma opção a gás: o motor de 460 cavalos de potência.

“O Scania X-gas é um orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte mais sustentável no país. Já estamos fazendo sucesso com os modelos de 410cv a gás, vendidos desde 2019. A partir do último trimestre do ano, este novo modelo já poderá ser vendido, seguindo todas as normativas de homologação. Mas, a partir de agora já podemos receber encomendas”, afirma Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento de novos negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

“Desde o lançamento da linha movida a gás, ouvimos pedidos dos clientes para uma opção com maior autonomia. Está chegando este momento. Eles ainda pediam uma solução nessas características para poder operar em rotas mais longas e ganhar maior flexibilidade no abastecimento, já que o fornecimento do gás está avançando a cada ano. A cadeia do biometano, combustível 100% sustentável, também está se expandindo, porém em passos mais curtos. A Scania é quem começou a puxar esta tendência, e segue protagonista desde 2014, atraindo cada vez mais parcerias com clientes, embarcadores, poder público e distribuidores e produtores de gás e biometano”, comenta Gallao.

16 CILINDROS DE GÁS

O Scania X-gas é um modelo G 410 8x2, com chassi rígido. Seu motor dispõe de 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 2.000Nm. É o propulsor mais potente nesta categoria 8x2. A distância entre eixos é de 6.950mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, oito de cada lado. São oitocilindros com capacidade de 118 litros e outros oito de 95l. O volume total suporta impressionantes 406 metros cúbicos de gás, que possibilita o propulsorlevar o produto por cerca de 900 km. A composição poderá carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6x2) mais um reboque) – com capacidade de até 56 toneladas – ou na configuração de rodas 8x2com 29t de peso brutototal combinado (PBTC).

Para se ter ideia de comparação com o atual caminhão a gás disponível, o entre eixos é de 3.750mm (ou 3.950mm) com oito cilindros, quatro de cada lado nas laterais da longarina, com opção de 118l ou 95l, que propiciam um volume total de 226 metros cúbicosou 182 metros cúbicos, para uma autonomia entre 400 a 500 km.

CAMINHÕES A GÁS E/OU BIOMETANO

A Scania segue firme em seu propósito de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Na visão da empresa, os veículos elétricos são o futuro, mas a passagem do modal diesel deve ter a solução a gás como intermediária, da mesma forma como tem sido na Europa. No Brasil, a Scania é pioneira na introdução de caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) ou liquefeito (GNL) e/ou biometano e já vendeu 750 modelos, desde 2019.

Os motores já são Euro 6 desde a chegada ao país junto da Nova Geração, em 2018. Suas potências não mudaram. As apostas continuam, sobretudo na potência de 410cv e também na opção de 340cv. O R 410 6x2 e o P 340 4x2 podem transferir cargas de até 58 toneladas em médias e longas distâncias em conjuntos de três ou quatro eixos.

Os caminhões Scania a gás têm motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos, não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. A segurança é total em caso de acidentes ou explosão.

INAUGURAÇÃO

Posto de Serviços Rápidos oferece atendimento especializado e peças originais Scania

A Rede P. B. Lopes segue com seu plano de expansão, iniciando as operações na cidade de Nova Andradina, na região sudeste deMato Grosso do Sul, com a abertura de mais uma filial. A inauguração do Posto de Serviços Rápidos ocorreu no dia 25 de julho, com a presença de autoridades locais, convidados, clientes e a diretoria da empresa.

Localizado na Avenida Eurico Soares de Andrade, nº 251, região central de Nova Andradina (MS), a nova unidade está pronta para oferecer um atendimento especializado. “Além de uma loja completa de peças originais Scania, instalamos dois boxes para a realização de serviços mais urgentes e contamos com uma equipe de profissionais treinados para garantir o melhor suporte aos clientes”, reforça o diretor da P. B. Lopes, José Henrique de Souza Gomes.

ATENDIMENTO PARA TODA A REGIÃO

O Posto de Serviços Rápidos da Rede P. B. Lopes chega para suprir a demanda de uma grande região. “Seja para quem vai em direção ao interior de São Paulo ou para o Paraná , nossa filial vai garantir a cobertura necessária aos clientes, especialmente do grande bolsão da região formada por cidades como Deodápolis, Ivinhema, Nova Andradina, Taquarussu e Batayporã, com rapidez e agilidade. Será uma base de apoio muito importante para toda a região”, explica o gerente do posto, Luiz Nantes.

CAPITAL DO VALE DO IVINHEMA

A cidade de Nova Andradina fica a 200km de Dourados, próxima das divisas do Paraná e de São Paulo. Conhecida como a “Capital do Vale do Ivinhema”, a localização do município, próximo das fronteiras de três estados, contribuiu para a região se tornar polo da pecuária no Brasil.

Foi fundada em 1958 pelo pecuarista paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade (1889-1962), o mesmo colonizador da cidade de Andradina, no interior paulista. Aliás, Andradina é uma homenagem à Moura Andrade, porém, em MS, ganhou o prefixo “Nova” para evitar confusão entre as duas cidades.


PIONEIROS EM NOVA ANDRADINA

A diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes, revela que a família Lopes conhece a região há muito tempo. “A abertura desta unidade é parte de um sonho realizado. Meu avô José Lopez Lopez abriu a Fazenda Santa Bárbara, em Nova Andradina, nos anos 1970, e agora estamos dando continuidade ao seu legadocom a abertura desta filial.” (Leia mais sobre a Fazenda Santa Bárbara na coluna Crônicas do Seu Pedro)

Daniela explica que a chegada do Posto de Serviços à Nova Andradina é um passo importante para garantir o melhor atendimento. “Temos muitos clientes na região e Nova Andradina é uma cidade estratégica, pujante no agro e que a partir de agora vai poder contar com a assistência Scania com toda qualidade.”

NEGÓCIOS

Negociação feita pela filial de Salto Grande é resultado de muita dedicação

A venda de um Scania sempre é motivo de celebração. Mas quando a comercializaçãoé fechada em 32 unidades - e para um único cliente - o negócio vira motivo de festa. Desde o final de junho, o time comercial da P. B. Lopes Salto Grande (SP) está rindo à toa, feliz da vida com o fechamento dos negócios.

“Todo ano a PB participa das cotações de renovação ou ampliação da frota da Brasinter, transportadora sediada em Assis (SP). Neste ano, a empresa nos surpreendeu com o volume um pouco maior que o de costume e finalizamos a rodada de negócios com a comercialização de 32 unidades Scania”, comemora o gerente geral da filial de Salto Grande, Artur Pereira Lima Junior.

A Brasinter é uma empresa especializada na distribuição e transporte de produtos químicos como o ácido fosfórico, enxofre, soda cáustica, ureia, entre outros. Sempre teve um ótimo relacionamento com a Rede P. B. Lopes.

“Todo trabalho sério, feito com ética e dedicação, traz resultados duradouros e sólidos, e este é um exemplo. Temos atendido a Brasinter com muito profissionalismo e transparência, com vendas pontuais que demonstraram o melhor custo benefício. A Brasinter é uma empresa de destaque, formadora de opinião. Acreditamos que essa negociação irá repercutir positivamente em nosso mercado regional”, conclui.

NEGÓCIOS

A economia que o Scania proporciona foi comprovada e atestada pela Special Dog, empresa que produz e comercializa alimentos para animais de estimação. Veja o que diz o supervisor de frota, Murilo Franciscon de Jacomo.

“Adquirimos um Scania R450 em 2022, o primeiro Scania da frota. Estamos muito contentes com a marca e também pelo conforto, pelo Plano de Manutenção, custo do combustível e a performance do veículo comparado com a concorrência. A média está em 2.7, muito boa.”

Murilo Franciscon de Jacomo

A Special Dog foi fundada em 2001 em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Atua em mais de 38 mil pontos de vendas, em oito estados brasileiros e Distrito Federal. Também exporta para países da América do Sul, América Central, América do Norte, África e Ásia.

NEGÓCIOS – CLIENTES

Rede P. B. Lopes participa de feiras agropecuárias e realiza bons negócios

A Rede P. B. Lopes participou simultaneamente de duas exposições agropecuárias no mês de agosto,prospectando negócios e oferecendo seu portfólio completo de produtos e serviços. A PB esteve presente na Exposul, em Chapadão do Sul (MS), e na Expoac, em Caarapó (MS). Habitualmente as feiras movimentam cifras milionárias e atraem não só o público, mas também grandes empresários do agronegócio.

Para a 30ª Expoac, Exposição Agropecuária e Industrial de Caarapó (MS), a Rede P. B. Lopes preparou um estande com muito carinho. A feira foi realizada no período de 10 a 13 de agosto no Parque de Exposições da cidade, com uma programação envolvendo shows artísticos, palestras, festa do laço e exposição de produtos.

A P. B. Lopes recepcionou os clientes e produtoresda região com delicioso churrasco na parrilla e chopp gelado. Além disso, o estande recebeu a visita de muita gente apaixonada por caminhões. As estrelas que chamaram atenção foram o lançamento RH 560 6X4 Super, o consagrado RH 540 PLUS e o P 320 8X2.

“A Expoac é uma excelente oportunidade para iniciarmos novas parcerias, apoiar o setor produtivo e, o principal, estar próximo de nossos clientes, demonstrar nossos produtos e apresentar as novidades do setor dos transportes”, explica Luiz Nantes, gerente geral da filial Dourados. “O resultado foi positivo, negociamos algumas unidades e iniciamos outras oportunidades futuras.”

Allison Krug Tontinni e esposa; Nilson Loubet; Marcos Pedroso; Lourival Gesso Nunes e esposa Claudir Welter e esposa com Marcos Pedroso e Nilson Loubet

EXPOSUL

Para receber os clientes na 49ª Exposul, Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso, realizada de 07 e 12 de agosto no Parque de Exposição de Chapadão do Sul, a Rede P. B. Lopes montou uma grande estrutura.

“Nosso estande foi destaque na Exposul, com um ambiente muito bem estruturado. Com uma programação diária e um cardápio variado pudemos receber os clientes com qualidade e conforto”, conta Fábio Henrique Rezende, gerente geral da filial Campo Grande. “Após dois anos sem participar de eventos, nossa estrutura chamou a atenção do público na feira.”

A Exposul é o maior evento agropecuário da região sul de Mato Grosso do Sul e este ano contou com shows artísticos, escolha da Garota Exposul, torneio leiteiro, rodeio e apresentação dos melhores touros e peões. O grande destaque do estande da P. B. Lopes foi o Scania R560 6X4 Super. Depois de seis dias de feira, o resultado foi positivo.

“Nossa participação na Exposul foi fundamental, pois abriu novas portas na cidade e estreitou nosso relacionamento com os clientes. Recebemos a visita de aproximadamente 50 clientes. O resultado foi dentro do esperado e gerou a venda de três unidades de cavalo mecânico 6X4, sendo 02 R540 e 01 R560.”

NEGÓCIOS

A agenda de relacionamento social da Rede P. B. Lopes segue movimentada. No início do mês de agosto, a diretoria e os gerentes da PB promoveram um delicioso encontrocom o time da Scania e um seleto grupo de clientes na cidade de Campo Grande (MS).

O palco foi o restaurante Boi de Capim, especializado em carnes selecionadas feitas na parrilla, grelhas muito utilizadas no preparo de um típico churrasco argentino ou uruguaio. “Aproveitamos a vinda do Alex Nucci, diretor de vendas-soluções de transportes da Scania, para promover um evento de relacionamento com um grupo de apenas cinco clientes da região”, conta Fábio Henrique Rezende, gerente geral da P. B. Lopes Campo Grande (MS).

Estiveram presentes no encontro os clientes Airton Dall’agnol (Lontano Transportes), Cláudio Cavol (Três Américas Transportes e presidente do SetlogMS), Mauro Franciosi (MTF Transportes, de São Gabriel do Oeste), Roberto dos Anjos (Transleve) e André Nascimento (Transmano Transportes e Locações).

“Foi um evento agradável, descontraído, sem cerimônias, saboreando o melhor de Mato Grosso do Sul: nossa incomparável carne, com cortes especiais. Foi um verdadeiro encontro de amigos”, encerra o gerente.

Clientes de Campo Grande Equipe comercial P. B. Lopes
CLIENTES – TREINAMENTO

A Expresso Nordeste, uma das mais tradicionais empresas de transporte de passageiros e encomendas do país, está capacitando seus motoristas através de treinamentos realizados em conjunto com a Rede P. B. Lopes.

“A proposta é qualificar cada vez mais sobre o atendimento ao cliente, além de conforto e segurança nas rodovias, com palestras motivacionais, entre outras dinâmicas”, explica Renildo Gois da Silva, instrutor de motoristas da Expresso Nordeste.

A agenda inclui a atualização dos colaboradores envolvidos nos setores de tráfego, operacional e cargas. “Este ano contamos com a P. B. Lopes Maringá (PR) para focar na economiade combustível, custo operacional e sobre o Chassi Euro 6. As atividades começaram no dia 23 de agosto e seguem até novembro, atingindo 260 motoristas da Expresso Nordeste.”

60 ANOS

A Expresso Nordeste possui uma frota com mais de 350 veículos e 20 garagens. Conta com uma equipe de mais de 1000 colaboradores diretos e indiretos, oferecendo atendimento em 300 agências próprias e comissionadas. Está no mercado há mais de 60 anos.

CLIENTES - PERFIL

Arara Azul Viagens amplia a frota com a aquisição do ônibus Scania Campione Invictus Double Deck, com configuração inédita

O desejo de empreender sempre foi combustível para impulsionar as aspirações do empresário Marcelo Nogueira Ferreira, sócio proprietário da empresa Arara Azul Viagens, especializada em fretamento de ônibus de turismo, sediada em Campo Grande (MS).

“Ele sempre foi assim. Com nove anos ele vendia laranja, depois passou a vender leite de porta em porta. O que sempre moveu o Marcelo foi o desejo de desbravar, de ir pra frente”, elogia a esposa e sócia, Flávia Aguiar de Freitas Nogueira.

Observando e analisando o mercado de turismo rodoviário, Marcelo decidiu trabalhar na área de fretamento de ônibus e foi assim que, em 2014, fundou a Arara Azul Viagens.

“Marcelo comprou um ônibus e foi buscar pessoalmente. Com as parcerias certas começamos a fazer turismo religioso, viagens de congressos e assim fomos indo, um passo de cada vez. No começo é muito difícil conseguir crédito, mas com o tempo fomos nos estabelecendo e foi com muito trabalho e luta que fomos aumentando a frota.”

Marcelo Nogueira Ferreira e Flávia Aguiar de Freitas Nogueira

JUNTOS NA VIDA E NO TRABALHO

Casados desde 2010, Flávia e Marcelo têm dois filhos: Isabela e Daniel. O casal trabalha unido no objetivo de sempre melhorar, servindo-se do equilíbrio entre a ousadia de Marcelo e o ‘pé no chão’ de Flávia.

“Estruturamos nossa empresa, que agora conta com equipes dedicadas ao fretamento e à excursão, além do investimento em treinamento de nossos motoristas. Temos quatro ônibus, sendo três da marca Scania e acabamos de adquirir nosso primeiro Zero km.”

Flávia refere-se ao novo Scania Campione Invictus Double Deck. O ônibus é o primeiro a ser feito nesta configuração, com 15 metros de comprimento, 64 lugares, modelo Scania 500 cavalos 8X2 e motor Euro 6. O veículo conta com televisores, frigobar, entradas USB, além de entrada específica com elevador.


UMA BOA PARCERIA

Clientes da Rede P. B. Lopes, os empresários elogiam o atendimento e a segurança de ter uma concessionária parceira. "Gostamos muito da marca e do atendimento. Fizemos a revisão recentemente e foi ótimo. Estamos muito satisfeitos com a Scania”, conclui Flávia.

ENTREGA TÉCNICA

O cliente Dirceu Marioto, da Dirceu Marioto Ltda. de Martinópolis (SP), ao lado da esposa Meire e os filhos Amanda Camila Marioto, Octavio Gabriel Marioto Alves e Sara Marioto na retirada do Scania Zero km.

Receber as chaves de um Scania 0 Km é um momento único, de grande felicidade!
Parabéns a todos os clientes por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.

CLIQUE AQUI

CONFIRA OUTRAS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

CONSÓRCIO

Promoção Dreamline vai sortear quatro caminhões Euro 6 em outubro

A campanha Super do Scania Consórcio mal terminou e a fábrica já lançou mais uma oportunidade de adquirir um caminhão Scania novinho. A promoção Dreamline Stars vai sortear quatro caminhões com pintura diferenciada e diversos opcionais. Serão apenas 400 cotas do grupo 2161 e o sorteio será realizado em junho de 2024.

Os veículos serão entregues prontos para rodar. Além da pintura personalizada e exclusiva, serão entregues emplacados, com licenciamento, IPVA, tacógrafo e opcionais como volante de couro, multimídia de 7 polegadas, ar condicionado, rodas de alumínio, farol de milha no teto e na grade frontal, defletores e Retarder (menos para o modelo P320). As cotas já estão à venda em todas filiais da Rede P. B. Lopes.

GRUPO 2158
As 400 cotas do Grupo 2158 foram totalmente comercializadas. Na Rede P. B. Lopes, os clientes que concorrem às chances de levar quatro tops de linha participarão do sorteio no dia 16 de outubro. São 37 clientes de praticamente todas as filiais participando do sorteio.

Boa sorte a todos!

CONSÓRCIO

Clientes do Consórcio Scania vão conhecer um dos melhores lugares do mundo para pesca

Quem curte um passeio inesquecível associado à pescaria e boa companhia não pode perder esta oportunidade. Ao adquirir uma cota do Consórcio Scania, o cliente ganha uma viagem para Paso de la Patria na Argentina. É nesta região que o rio Paraguai desemboca no rio Paraná, formando um dos melhores pesqueiros de dourados do planeta.

As filiais da P. B. Lopes de Londrina (PR) e Maringá (PR) ainda têm vagas. As viagens estão com as saídas programadas a partir do dia 06 de outubro. O destino já está definido: Pousada dos gêmeos Diego e Daniel Simon e Pedrinho Pesca, duas empresas com grande reputação na pescaria esportiva.

Confira as datas
e garanta o passeio!

Maringá

• de 06 a 09 de out. (Gêmeos Pesca Esportiva)

• de 28 a 31 de out. (Pedrinho Pesca)


Londrina

• de 06 a 09 de outubro (Pedrinho Pesca)


Dourados

• de 18 a 21 de outubro (ENCERRADO)

CRÔNICAS DO SEU PEDRO

Gato Preto

Espanhol de origem, José Lopes tornou-se brasileiro de fato ao naturalizar-se em 1973. Nessa época ele já havia corrigido o sobrenome ao entrar na Justiça, e voltara a assinar José Lopez Lopez.

Os negócios com a compra e venda de propriedades rurais fizeram com que papai conhecesse diversos corretores. Eles sabiam que o Seu José tinha sempre bons produtos em mãos. Um dia, o Sr. Euzivir Menezes lhe ofereceu uma gleba de terras em Nova Andradina, Mato Grosso do Sul.

Era uma imensidão de quinze mil alqueires chamada Fazenda Gato Preto, pertencente ao Sr. Michelis, de São Paulo. Dentro dela nascia e morria o Ribeirão Santa Bárbara, afluente do Rio Ivinhema. Na negociação entraram fazendas, o imóvel ao lado da antiga sede da Irmãos Lopes na Rua Mato Grosso, e uma outra parte em dinheiro. Assim que comprou, a fazenda ganhou novo nome: Santa Bárbara.

Tinha dimensões colossais: 54 km na longitudinal e 15 km de largura. Uma extensa fazenda, com grande parte coberta pela mata fechada do cerrado sul-mato-grossense. Acho que essa exuberância atingiu meu pai em cheio. Ele se apaixonou por aquela gleba.

Papai ia para lá acompanhado de um fiel escudeiro, o Sr. Jaime Fernandes, que era administrador da Fazenda Primavera, a propriedade adquirida do Dr. Hermes Macedo e posteriormente vendida para o Sr. Rudney Atalla.

Outras vezes, ia com mamãe e eles ficavam meses naquela terra ainda bruta. Para abrir parte da fazenda, papai levou muitos tratores esteiras da marca Fiat modelos AD7, AD14 e AD20 com correntões. Chegou a ter dezoito tratores derrubando a mata. Ele comandava aquela loucura de uma forma impressionante. Depois andava pela área e a certa altura indicava o local. Andava mais um tanto e ordenava:

– Aqui também. Marque o local.

Nos pontos demarcados, ele construiu tanques de água, quatro no total, para garantir água nos pastos. Os tanques estão lá até hoje. Somados, armazenavam 1 milhão e 750 mil litros de água. Era incrível a noção de direção e altitude, e como ele sabia onde era o lugar mais alto para instalar os reservatórios.

Formou o lado mais fraco da propriedade, depois loteou e vendeu. Com o resultado da venda formou o resto. A Fazenda Santa Bárbara, agora com oito mil alqueires, chegou a ter 25 mil cabeças de gado para cria, recria, engorda e venda.

Jaime Fernandes ficava longas temporadas na Fazenda Santa Bárbara, longe da esposa, Maria Imaculada, e dos filhos. Depois que a sua terceira filha, Michele, nasceu, todos se mudaram para a fazenda em Nova Andradina. Professora por formação, com os filhos por perto, Maria Imaculada passou a lecionar na pequena escola que havia na propriedade. Com o tempo, a Escola Rural Mista Municipal Osvaldo Cruz passou a ser referência de encontros, festas, quermesses e festividades da região. Anos depois, a escolinha recebeu o nome de papai, tornando-se Escola José Lopez Lopez.

O engajamento com a educação foi tão relevante que Maria Imaculada tornou-se Secretária de Educação da Prefeitura de Nova Andradina, entre 1997 e 2000.

No tempo em que ficavam naquele rincão, meus pais se encontravam com Jaime e Maria Imaculada para uma boa conversa e para jogar baralho até mais tarde. Era o tempo da boa amizade, embalada pelo som e o frescor da mata de Mato Grosso do Sul.

MEIO AMBIENTE

Colaboradores da Rede P. B. Lopes alimentam-se com verduras sem agrotóxico produzidas nas hortas da concessionária

Fonte de baixa caloria e alto teor de água, as verduras sempre tiveram grande importância no cardápio diário, pois além de saudável, proporciona uma alimentação mais leve, nutritiva e saborosa. Na Rede P. B. Lopes, gestores e colaboradores têm acesso gratuito a uma variedade de verduras cultivadas nas hortas da própria concessionária.

A distribuição é feita logo após a colheita. Parte das hortaliças é preparada nas cozinhas da concessionária e oferecida ao pessoal que almoça no refeitório. Ao investir em hortas orgânicas, a Rede P. B. Lopes estimula e ajuda a promover uma alimentação saudável para seus colaboradores.

LONDRINA

Na filial de Londrina (PR), a horta produz alface, almeirão e rúcula. As verduras são deixadas no cartão ponto para o pessoal levar para casa. “O colaborador Pedro Gomes Fernandes também colhe e deixa na cozinha para que as meninas da limpeza façam para os colaboradores na hora do almoço”, explica Gláucia Geromel, gerente administrativa e contábil. “Eu acho isso muito interessante, pois é uma forma dos colaboradores estarem inteirados com os projetos da empresa e uma oportunidade de consumir produtos sem agrotóxico.”

REGENTE FEIJÓ

Na P. B. Lopes de Regente Feijó (SP) são produzidos vários tipos de hortaliças: cheiro verde, alface, almeirão, ervas, rúcula, rabanete, chicória e mostarda. A distribuição é feita às sextas-feiras.

“Essa ação é muito bacana, sempre temos hortaliças para oferecer para os colaboradores que almoçam aqui na filial e também para levarem para suas residências, compartilhando com seus familiares as nossas verduras”, conta Eliana Cristina de Souza, encarregada administrativa. “Todos colaboradores têm acesso à nossa horta e sempre que tem o plantio temos voluntários que querem ajudar.”

SALTO GRANDE

Na filial de Salto Grande (SP) são cultivados coentro, alface, salsinha, cebolinha, beterraba, rúcula, pitaya e limão. Depois da colheita, os colaboradores são avisados e a entrega é feita no final do expediente.

“Ter hortaliças produzidas na própria empresa é um diferencial da P. B. Lopes que beneficia diretamente os colaboradores e clientes que estão na empresa realizando serviços”, explana Mayara Rigatto Correa, supervisora administrativa.

MARINGÁ

Na horta da filial de Maringá (PR) a produção de hortaliças está dividida entre alface, almeirão, rúcula, salsinha, cebolinha, espinafre, couve e tomate cereja. A colheita é feita no início da tarde e a distribuição ocorre nos departamentos, no final do expediente. Assim que termina a colheita, os canteiros são novamente preparados para o novo plantio.

“Temos dois colaboradores na linha de frente, o Rosinei e o Nelson, pessoas empenhadas e que tomam conta da horta com muito carinho e atenção” explica Lúcia de Souza Alves, supervisora administrativa da filial. “É muito legal chegar em casa e dizer pra filhinhaque ela está comendo uma verdura que foi produzida no trabalho da mamãe, e que ela está comendo algo sem nenhum agrotóxico.”

MEIO AMBIENTE

Rede P. B. Lopes produz e distribui mudas gratuitamente; objetivo é aumentar as áreas verdes e desenvolver a consciência ambiental

A produção e doação de mudas de ipês e de árvores frutíferas é uma das principais ações do projeto sócio ambiental Ipê Amarelo, da Rede P. B. Lopes. Ela ocorre durante o ano todo, em todas as filiais e também em eventos como feiras e exposições.

No mês de agosto, por exemplo, durante o 36° Festival de Pipas Raul Albieri, em Presidente Prudente (SP), a PB distribuiu 500 mudas de várias espécies: ipê amarelo, branco e rosa; frutíferas: pitanga preta, fruta do conde, pinha, bacupari e cabeludinha; nativas: pau-brasil, jacarandá mimoso, jasmim do mato e oiti. Além disso, foram doadas 400 pipas personalizadas.

O Festival de Pipas recebeu a presença de 2.360 visitantes e contou com apresentações musicais, premiações da ‘Maior Pipa’ e ‘Pipa Mais Criativa’, sorteios de brindes, exposição de carros antigos e food trucks.

“A participação da PB no Festival de Pipas foi excelente, um espetáculo de cores vibrantes, já que o tema do festival foi o folclore”, explica Eliana Cristina de Souza, supervisora administrativa da filial de Regente Feijó (SP). “Foi gratificante. Saí de lá com a sensação de missão cumprida.”

DIA DE CAMPO DA UNICESUMAR

A Rede P. B. Lopes também esteve presente no 23º Dia de Campo de Agrárias, promovido pela Unicesumar, de Maringá (PR), onde fez a distribuição de 316 mudas de várias espécies.

O evento foi realizado nos dias 04 e 05 de agosto na Fazenda da Unicesumar e contou com a exposição de máquinas e equipamentos, de bovinos de corte e leite, além de palestras e apresentação de trabalhos dos acadêmicos.

O estande da PB foi um dos mais visitados. “Todas as mudas foram feitas em nosso viveiro. Levamos mudas de ipê branco, ipê roxo, e de frutas: pinha, pitanga, goiaba e jurubeba” explica Rosinei Candiotto, serviços gerais da P. B. Lopes Maringá, que dedica parte de seu tempo ao viveiro e a horta da concessionária. “Eu gosto muito de plantar. As mudas são a minha paixão, é muito gratificante cuidar delas”.

FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO

Durante a Festa de São Cristóvão de Santa Mariana (SP), comemorada sempre no segundo domingo de agosto, no Dia dos Pais, a Rede P. B. Lopes fez a distribuição de 20 mudas. A festa é organizada pela igreja católica com o objetivo de angariar fundos para a paróquia e já virou tradição na cidade.

“Todas as vezes que participamos de festas na região temos a iniciativa de distribuir as mudas. Isso já é costume da empresa, para divulgar o nosso projeto Ipê Amarelo”, informa Glaucia Geromel, gerente administrativo e contábil da filial de Londrina. “Essa iniciativa é muito legal, pois além da divulgação do projeto ajudamos na conscientização da importância do plantio para o meio ambiente.”

NOTÍCIAS DA CASA - TREINAMENTO

Articulista da CNN falou sobre o cenário econômico, a potência do agronegócio e o surgimento de novas lideranças políticas

O comentarista político Caio Coppola, considerado uma das dez personalidades mais influentes da política nacional, fez no mês de julho uma palestra remota para gestores e diretores da Rede P. B. Lopes. Formado em Direito, Coppola é especialista em comunicação digital, articulista e palestrante. Com passagens pela Jovem Pan, ele apresenta o “Boletim Coppola” e é um dos integrantes do programa “O Grande Debate”, ambos na CNN Brasil.

Durante quase uma hora, Coppola falou sobre a pujança do agro no Brasil e o cenário econômico e político, entre outros assuntos. “O radicalismo não emplaca no Brasil e neste momento o entendimento é de que se faz necessário ter um otimismo vigilante. O problema é a desarmonia entre os poderes, onde encontramos um legislativo muito forte e uma grande insegurança jurídica.”

CRESCIMENTO

Coppola trouxe informações de especialistas sobre a recuperação do ‘humor’ dos investidores no Brasil. Segundo dados da pesquisa Quaest, 53% dos entrevistados acreditam que a economia vai melhorar nos próximos 12 meses. “A percepção é que o Brasil melhorou de forma geral. Os analistas acreditam na redução das taxas de juros, o que pode gerar crescimento, especialmente no segmento do transporte.”

AGRONEGÓCIO FORTE

O comentarista também falou com otimismo sobre o agro no país. “Somos o celeiro do mundo e temos grande expertise em meio ambiente, sendo uma verdadeira referência. O setor tem batido recordes históricos ano a ano e a previsão é de crescimento de 21% do agro com foco na profissionalização do campo e no cooperativismo como alternativa que agrega diversos benefícios. As cooperativas de crédito, por exemplo, têm taxas atrativas, muita capilaridade e efeito de seguro.”

Sobre o cenário político, Coppola reforça o ‘otimismo vigilante’. “O liberalismo está se solidificando no país e observamos o radicalismo sendo barrado em todas as esferas. Dentre as alternativas de lideranças políticas destacaria o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.”

ATENDIMENTO

O comentarista finalizou elogiando o trabalho da Rede P. B. Lopes, “uma empresa que insiste em sobreviver há mais de 70 anos no mercado. Temos um cenário promissor, então vamos ‘surfar’ na onda do momento, investindo em vínculos emocionais e na oferta do melhor atendimento ao cliente.”

NOTÍCIAS DA CASA - TREINAMENTO

Colaboradores da Rede P. B. Lopes recebem capacitação para aprimorar o desempenho, aprendizagem e satisfação profissional

Para garantir o atendimento de excelência que a Rede P. B. Lopes tem tradição em oferecer é preciso que o time de colaboradores esteja afinado. Por isso, a PB investe na qualificaçãode sua equipe de forma constante para aumentar os níveis de entrega, produtividade e engajamento.

“Estamos realizando treinamentos em todos os níveis da empresa. Das funções mais básicas aos cargos de lideranças, todos estão participando de atividades”, revela a gerente de RH, Sandra Ribeiro. Ela conta que o grupo está amadurecendo e padronizando vários processos. “É um movimento bem bacana que está ocorrendo em todos os níveis.”

NAS OFICINAS

Os colaboradores das oficinas estão recebendo treinamento com um especialista da área, Rodrigo Correa de Freitas. A atualização é dirigida aos novos colaboradores e também para aqueles com mais tempo de casa. “Dividimos em turmas menores para o melhor aprofundamento dos conteúdos e para respeitar o andamento da oficina. Temos recebido bons feedbacks, com grande interesse e satisfação”, diz Sandra Ribeiro.

GOSTEI MUITO

“Achei o curso muito interessante. Ensinamentos muito importantes para a nossa carreira, para a melhoria da empresa e para a gente, além de tirar todas as nossas dúvidas. Gostei muito.”

Gabriel Junior das Neves Pereira (auxiliar de mecânico da P. B. Lopes Ladário (MS))

LIMPEZA EM DIA

Outra área que está passando por treinamento é a da limpeza. Com o intuito de padronizar o serviço em todas as filiais, a PB firmou parceria com a Ecomel, empresa de limpeza profissionalque atende todas as casas.

“Além de fornecimento dos produtos, eles fazem o trabalho de treinamento e consultoria com a nossa equipe de limpeza. Este processo proporciona que a equipe use de maneira adequada os produtos, melhorando a limpeza e otimizando nossos custos.”

APRENDER MAIS

“Fazemos sempre muitos treinamentos e só tenho a agradecer a P. B. Lopes. Cada treinamento é um conhecimento a mais, é muito gratificante. Temos que aprender cada dia mais.”

Fátima Acosta (Serviços gerais da P. B. Lopes Campo Grande (MS))

EQUIPE ESTRATÉGICA E LIDERANÇA

Os setores estratégicos da Rede P. B. Lopes também são alvo da capacitação, com a realização de atividades teóricas e práticas desde o primeiro semestre, com intervalos de 30 a 60 dias.

“Após período de estudo teórico, os grupos partiram para a materialização dentro da realidade da P. B. Lopes, um trabalho muito consciente de como estamos, aonde queremos chegar e quais os pontos que precisamos trabalhar”, ressalta a gerente de RH.

INCRÍVEL

“Está sendo uma experiência incrível e conhecimento é sempre bom. O livro “Jeito Disney de encantar os clientes”, que está embasando nosso treinamento, nos dá uma direção muito boa de como conduzir nossa equipe, inspirar nossos colaboradores, bem como incentivar sempre o processo de inovação.”

Glaucia Geromel (gerente administrativo contábil da P. B. Lopes Londrina)

NOTÍCIAS DA CASA - TREINAMENTO

A equipe comercial da Rede P. B. Lopesparticipou, durante todo o mês de julho, da Clínica de Vendas Scania, um treinamento diferente para conhecer mais profundamente o veículo Scania. O evento foi realizado no Circuito Americano da Pirelli, a maior pista de testes da América Latina, localizada em Piracicaba (SP).

A Scania trouxe veículos de outras marcas para que os participantes fizessem inspeções, avaliações estáticas, comparativosrelativos a conforto, dirigibilidade, eficiência, ergonomia, acabamento externo e interno, entre outros aspectos. “Esta ação trouxe um formato bem interessante e dinâmico, porque o que vimos na teoria conseguimos vivenciar na prática”, explica o gerente geral da P. B. Lopes Campo Grande (MS), Fábio Henrique Rezende.

Além do aprendizado teórico e prático, Fábio Rezende ressalta o aspecto motivacional do encontro. “A nossa força de venda pôde comprovar que realmente temos um excelente produto em todos os sentidos, tanto que a equipe voltou super motivada, muito embasada em contra-argumentar qualquer dúvida dos clientes.”

NOTÍCIAS DA CASA - TREINAMENTO

As boas práticas agora estão acessíveis na palma da mão e na tela do computador. A Rede P. B. Lopes começou o trabalho de divulgação dos conceitos básicos de ESG (governança ambiental, social e corporativa) junto aos colaboradores. Para isso, foram produzidos diversos vídeos que estão sendo encaminhados via e-mail e WhatsApp todos os dias 05, 15 e 25. A divulgação se estenderá pelos próximos meses.

“A intenção desta iniciativa é difundir as boas práticas em nossa empresa, ação esta que compõe a estratégia da diretoria de expandir os valores de nossa organização, pautados em conceitos de governança corporativa mundialmente aceitos”, explica a diretora do grupo, Daniela de Andrade Lopes Gomes.

TEMAS RELEVANTES

Dentro dos conteúdos abordados, estão assuntos que fazem parte diretamente do universo P. B. Lopes: segurança nas estradas, saúde do motorista, transporte de cargas especiais, a importância do treinamento, postura profissional, sexualidade e planejamento financeiro.

ESG

Hoje em dia, têm se falado muito sobre o conceito ESG, ou as melhores práticas de governança, responsabilidade social e meio ambiente, como fatores que contribuem para o balanço e o desenvolvimento das empresas. O termo ESG (Environmental, Social and Governance) tornou-se uma forma de definir se as ações adotadas pela empresa são socialmente sustentáveis.

NOTÍCIAS DA CASA – PERFIL

O vendedor Fábio Lima adora uma aventura: já participou de rodeios e de competições de motocross; agora percorre trilhas rurais com sua mountain bike

Fábio Lima com a esposa Rosângela e o filho Lorenzo

Se tem uma coisa que o vendedor da P. B. Lopes Regente Feijó (SP) Fábio Lima gosta é de movimento. Na infância, vivida em fazendas na região de Goioerê (PR), sua cidade natal, surgiu o gosto por cavalos. “Eu adorava montar, então passei a competir. Infelizmente, em um rodeio na cidade de Taciba (SP), em 2001, machuquei a coluna. Fiquei 90 dias engessado”, relembra o ex-peão.

Outra coisa que Fábio aprecia são os caminhões, admiração que o acompanha desde menino. “Eu era da Guarda Mirim quando surgiu uma oportunidade para trabalhar como menor aprendiz em uma empresa do segmento do transporte em Campo Mourão, interior do Paraná”, relembra.

Atuando em diversas empresas do setor, Fábio Lima foi adquirindo experiência comercial e conhecimento técnico e logo foi atraído pelo mercado dos pesados. Até que um dia recebeu o convite para ingressar na equipe de vendas da PB. “Fiz uma entrevista com o Sr. Henrique e com o Sr. Antonio em Londrina e no dia 13 de outubro de 2009 fui admitido.”

PAGAMENTO EM DIA

Trabalhando há 15 anos na filial de Regente Feijó, Fábio Lima fala sobre como é a dinâmica na empresa. “Eu trabalho em uma área que gosto muito e a PB é uma ‘empresa família’, sempre preocupada com a gente. Nesses 15 anos, eles nunca atrasaram o pagamento. Se eles têm esse compromisso com a gente, eu também procuro dar o meu melhor.”

AVENTURA SOBRE RODAS

O peão que abandonou a montaria passou a dedicar-se a outro esporte radical: o motocross. Mas depois de casar com Rosângela e prestes a se tornar pai, trocou a motocicleta pela bike. “Não gosto de ficar parado, então conheci a modalidade de mountain bike. Eu gosto muito de sítio, de terra, da natureza, então encontrei o esporte ideal para mim.”

De duas a três vezes por semana Fábio sai para pedalar sozinho ou em grupos pequenos. “Durante a semana ando cerca de 50 km e aos domingos são 100 km de atividade. A gente mexe o corpo, desestressa e me sinto bem.”

CAMINHO DA FÉ

Em 2021, Fábio fez o Caminho da Fé, uma versão sobre rodas inspirada no Caminho de Santiago de Compostela. São 340 km que começam em Águas da Prata (SP) e terminam no Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). “Foi muito bom, tanto que no dia 07 de setembro fui novamente. É um roteiro muito bonito, repleto de igrejas, capelas e que a gente vai recebendo um carimbo nos locais marcados.”


NA BOLEIA COM FÁBIO

Nome completo: Fábio dos Santos Lima

Data de Nascimento: 09/09/1983

Família: “Base e alicerce de todo ser humano. Pessoas que amamos, que fazem você se dedicar, levantar todos os dias e ir em busca de seus objetivos, suas conquistas, sempre com muita fé. Família sempre na fé cristã.”

Hobby: Atividade em Família (Futebol com filho e vôlei com a esposa Rosângela)

Esporte: Ciclismo

Prato: Churrasco

Cidade: Gramado (RS)

Qualidade: Persistência

Defeito: Crítico, sou exigente demais

Filme: “Corajosos” (2011), Direção: Alex Kendrick

Momento inesquecível: Nascimento do meu filho Lorenzo

Frase: “O sucesso não aceita corpo mole e preguiça. Se quer resultado, seja constante.”

A PB e você: “É gratificante fazer parte desta grande empresa, um grande time onde colaborador e empregador se tornam uma grande família, com o mesmo foco em melhor atender nossos clientes. Estamos sempre em sincronismo para realização de todos os objetivos, metas da empresa, profissional e pessoal.”

NOTÍCIAS DA CASA - HOBBY

A assistente comercial da P. B. Lopes Londrina (PR) Mirela Rigobello também gosta de encarar desafios. No dia 02 de setembro, ela participou do Desafio do Anjo, um evento ciclístico com percurso de 120km e 2.200m de altimetria, saindo de Londrina, com passagem em Ibiporã, Jataizinho, Uraí, Santa Mariana e término em Bandeirantes.

“É um desafio pessoal movido pela fé, dirigido a praticantes de ciclismo com trechos predominantemente em estradas de terra e curtos trechos de asfalto. Saímos da Capela São Miguel Arcanjo no Heimtal em Londrina até o Santuário São Miguel Arcanjo em Bandeirantes”, diz ela.

PARCERIA DA EBMAC

A Ebmac, empresa com sede em Cambé e cliente da Rede P. B. Lopes é o maior patrocinador do evento. “Eles disponibilizam um conjunto (carreta e caminhão) para trazer as bicicletas dos atletas, uma vez que o desafio tem o percurso somente de ida, a volta fica por conta de cada atleta. Eu vou participar em parceria com eles, usando uniforme da Ebmac.”

NOTÍCIAS DA CASA

Banda Marcelino Champagnat, que conta com o patrocínio da Rede P. B. Lopes, leva seus acordes para o centro da cidade

Uma das surpresas agradáveis do 43º Festival Internacional de Música de Londrina foi a participação da Banda Marcelino Champagnat, que levou um repertório repleto de sucessos para o calçadão da cidade, animando o público e alterando a rotina do comércio londrinense.

A apresentação foi no dia 15 de julho, em frente ao Teatro Ouro Verde. A banda embalou o público com um repertório eclético como “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos), “Leave the door open” (Bruno Mars), “Samba Di Amante” (Moacir Santos), “Believer” (Imagine Dragons) e “Levitating” (Dua Lipa), entre outros.

A Banda Marcelino Champagnat coleciona prêmios desde 1986, com a participação em concursos, festivais e campeonatos. O projeto tem o patrocínio da Rede P. B. Lopes e realiza um importante trabalho junto às crianças e jovens, proporcionando a eles a inclusão social através da música.

Apresentação fez parte do 43º Festival Internacional de Música de Londrina Diretora da Rede P. B. Lopes Daniela de Andrade Lopes Gomes e o do diretor do Colégio Marcelino Champagnat, Claudecir Almeida da Silva O maestro da Banda Gilberto de Queiroz e Claudecir de Almeida da Silva
SOCIAL

9 anos na PB

A assistente contábil da Rede P. B. Lopes Denise Gonçalves Lima celebrou com bolo e alegria, os nove anos de trabalho na empresa!
Parabéns Denise!!!!

Segura peão

Registro dos filhos dos diretores da Rede P. B. Lopes, Pedro Henrique e José Francisco, quando acompanhavam o transporte do gado na Fazenda Dona Amélia, em Nova Andradina (MS).

Bodas de prata

Parabéns especial para nossos queridos diretores da Rede P. B. Lopes, Daniela e José Henrique de Souza Gomes, que comemoram 25 anos de casamento. Desejamos muitas felicidades, bençãos e realizações, sempre!

Ponto de coleta

O Gente Bonita – Cabeleireiro & Barbearia, da parceira da Rede P. B. Lopes, Rosângela Sperandio, virou ponto de coleta de tampinhas de plástico. O salão de beleza fica na Torre Montello (Av. Ayrton Senna da Silva, 550).

AGRO

A alimentação do gado na Fazenda Dona Amélia, de propriedade da família Lopes, conta com planejamento nutricional

Se você pensa que a nutrição do gado se resume a uma boa pastagem, você está enganado. Na Fazenda Dona Amélia, situada em Nova Andradina (MS), além de um bom pasto, todos os animais têm uma alimentação diferenciada, pensada e planejada. “É preciso garantir uma suplementação correta para todas as fases dos animais e com monitoramento constante”, explica o zootecnista da propriedade, Hélio De Biasi.

O período das águas na região de Mato Grosso do Sul vai de outubro a março e com o pasto mais verdinho chega também a época da reprodução. “Para termos o cenário ideal é importante que a vaca matriz receba maior oferta de pasto, suplementação mineral específica para a reprodução no período de monta. O animal tem que estar bem nutrido para garantir um bom índice de prenhez.”

Entre abril e setembro, intervalo marcado pelo tempo mais seco, a qualidade das pastagens cai, sendo necessário que o gado receba uma suplementação adequada para este período. “Os meses entre agosto e outubro coincide com o tempo de nascimento dos bezerros. Além do leite para os bezerros, ambos precisam de uma alimentação específica.”

CRIA

Com o bezerro na idade de um a oito meses é essencial explorar o seu crescimento. “Nas praças de alimentação, temos cochos com alimento e água para as mães e filhotes. Atuamos no crescimento dos bezerros com o uso da tecnologia Creep-feeding cochos com acesso restrito a ração para os filhotes”, informa Hélio De Biasi.

A partir dos oito meses, com o fim do ciclo da amamentação, os bezerros são separados da mãe e passam a receber suplementação proteica para garantir o bom crescimento na recria.

“Na fase de engorda no confinamento, os animais recebem alimentação balanceada com volumoso (mistura de silagem e ração concentrada).É interessante ressaltar que a Fazenda Dona Amélia é uma propriedade que oferece água encanada para o gado, com muita área sombreada. Os funcionários recebem treinamento para oferecer bem-estar animal a todo o gado. É preciso pensar em tudo. Uma fazenda é uma empresa a céu aberto.”

Deliciosamente refrescante, preparada com vinho, frutas, suco e soda, a sangria é um clássico espanhol. É daqueles drinks versáteis, deliciosos, que os amigos adoram e os anfitriões também. A sangria está sempre presente nas festas e recepções promovidas pela *Rede P. B. Lopes, e faz muito sucesso! A receita é de família, desenvolvida por D. Cristina de Andrade Lopes.

EQUIPAMENTOS
- Jarra ou tigela grande (2 litros)
- Colher grande
- Espremedor de laranja

INGREDIENTES
- 750 ml de vinho tinto seco (1 garrafa)
- 100 ml de suco/sumo de laranja (sem açúcar) (suco de 1 laranja grande)
- 1 unidade de laranja
- 1 unidade de pera
- 1 unidade de maçã
- 1/2 unidade de suco de limão
- 1/2 xícara de açúcar (ajuste açúcar de acordo com doçura das frutas)
- 1 unidade canela em pau (opcional)
- 2 colheres de sopa de triple sec (Cointreau, Gran Marnier etc.) (opcional)
- Frisante ou espumante (sugestão: Freixenet Brut)
- Gelo a gosto

INSTRUÇÕES DE PREPARO
- Esprema o suco de uma laranja grande. Não é necessário coar.
- Corte uma laranja em fatias finas. Lave-a antes de cortar.
- Corte uma pera lavada em cubinhos pequenos. Também é possível substituir a pera ou a maçã por um pêssego em cubinhos.
- Corte uma maçã lavada em cubinhos pequenos.
- Coloque todas as frutas picadas e o suco/sumo de laranja em uma tigela ou jarra grande e misture.
- Adicione o suco de meio limão (tahiti ou siciliano)
- Adicione uma garrafa de 750 ml de vinho tinto seco. Misture um pouco
- Adicione açúcar (opcional)
- Adicione 2 colheres de sopa de triple sec (Cointreau, Grand Marnier etc.) (opcional)
- Adicione a canela
- Mexa bem para dissolver o açúcar. Prove e ajuste o açúcar. Importante: as frutas irão adicionar mais doçura à sangria depois de algumas horas macerando, portanto, não exagere no açúcar.
- Cubra com tampa ou filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 2 horas (o ideal é por uma noite)
- Retire da geladeira, logo antes de servir adicione o espumante bem gelado. Prove e ajuste o açúcar, se necessário.
- Coloque pedras de gelo nas taças individuais e sirva.
- Coloque sempre um pouco de líquido e um pouco de frutas em cada taça individual.

DIVERSÃO

LIVRO

Livro: O JEITO DISNEY DE ENCANTAR OS CLIENTES

Autor: Disney Institute

Tradução: Cristina Yamagami

Editora: Benvirá

Páginas: 168

Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar. Todas as empresas buscam atingir a mesma meta: atender melhor as pessoas que compram seus produtos e serviços. Não importa se elas são chamadas de clientes, consumidores, pacientes ou, no caso da Disney, convidados. Ou você as satisfaz ou corre o risco de perdê-las. Neste livro, o leitor vai conhecer as melhores práticas e filosofias da Disney em ação, proporcionando uma visão dos princípios de atendimento de qualidade na prática, tanto no Walt Disney World, sob o ponto de vista dos membros do elenco, quanto em outras organizações, de acordo com os executivos que participaram dos programas do Disney Institute.

MÚSICA

CALM DOWN

Artistas: Rema e Selena Gomez

Gravadora: Mavin Records / Jonzing World

A parceria entre o cantor nigeriano Rema e a cantora e atriz Selena Gomez resultou num grande destaque global da música, tendo atingido o 1º lugar nas paradas. O hit viral ‘Calm Down’ alcançou a marca de 53,3 milhões de streams e 4 mil downloads vendidos fora dos EUA em apenas uma semana. As dancinhas também tomaram conta das redes sociais, bem como diversos outros estilos de vídeo que usaram a música como trilha sonora. O hit saiu da 8ª posição e aterrissou em 1º nas paradas. Sendo assim, ‘Calm Down’ atingiu o topo na lista, batendo até mesmo seu recorde, se superando quando havia atingido a 4ª posição.

FILME

A BALADA DE BUSTER SCRUGGS

Direção: Ethan Coen e Joel Coen

Elenco: James Franco, Liam Neeson, Tom Waits, Stephen Root

Duração: 133 min.

A Balada de Buster Scruggs é um western antológico dividido em seis partes, que apresenta uma série de contos sobre a fronteira americana, narrados pelas vozes únicas e inconfundíveis dos Irmãos Coen. Cada capítulo conta uma história diferente sobre o Oeste americano. Acompanhe as aventuras de um pistoleiro, um assaltante de banco, um empresário viajante, um investigador idoso, um vagão de trem e alguns caçadores de recompensas. Escrito, produzido e dirigido pelos Irmãos Coen, A Balada de Buster Scruggs conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza.

SÉRIE

Duração: 180 minutos

Distribuidora: Netflix

Direção: Lesley Chilcott

Gênero: Documentário

Capítulos: 3

Esta série documental intimista retrata a vida e a carreira multifacetada de Arnold Schwarzenegger. Arnold é o tipo de figura que ainda hoje – no auge dos seus 75 anos - é amado por muita gente. A série é uma intensa e detalhada viagem no tempo, que revela a vida do ator, ex-governador e ex-fisiculturista da maneira mais metódica possível, bem ao estilo de Schwarzenegger. O documentário conta com entrevistas com o próprio Arnold, James Cameron, Danny DeVito, Jamie Lee Curtis e Sylvester Stallone, entre outros. Com carisma irradiando a todo momento, Arnold rapidamente se torna um deleite para os fãs.

EXPEDIENTE

Revista PBNews - Edição Digital
42ª edição – julho 2023


Direção Geral - P. B. Lopes & Cia. Ltda.

Conselho Editorial - Daniela de Andrade Lopes Gomes - Emilia Miyazaki - Milton Antunes - Júlio César dos Santos Barbosa

Produção - Doc Comunicação

Jornalista Responsável - Emilia Miyazaki - Mtb 2868 doclondrina1@gmail.com

Edição e redação - Milton Antunes – Mtb 2018 miltonantuneslondrina@gmail.com

Fotografia - Acervo Rede P. B. Lopes – Emília Miyazaki - Acervo Scania

Solução digital (pocket®) e projeto gráfico - Visualitá® Gestão em Design Estratégico e Alexandre Jorge

Contato - P. B. Lopes & Cia Ltda - Av. Brasília, 3.126 - Londrina – PR • Telefones (43) 4009.0780 | 3329.0780 • daniela.lopes@pblopes.com.br - marketing@pblopes.com.br
www.pblopes.com.br

A Revista PBNews - Edição digital é uma publicação da P. B. Lopes

P. B. LOPES | SCANIA

LONDRINA – PR
(43) 4009 0780 • Av. Brasília, 3126 • CEP 86025-180
MARINGÁ – PR
(44) 3228 5757 • Av. Colombo, 674 • CEP 87045–000
MARINGÁ – PR (Posto de Serviço)
(44) 3246 3304
Rod. PR 317, 4652, Km 03 • CEP 87035-510
CAMPO GRANDE – MS
(67) 3326 5080 • Rua Elza da Silva Gatass, 48 • CEP 79018-805
DOURADOS – MS
(67) 3424 0015 • Rua Marginal Leste, 11415, Chácara Castelo II • CEP 79835-000
LADÁRIO – MS
(67) 3234 6400
Rod. BR 359, Km 516,7 • CEP 79370-000
SALTO GRANDE – SP
(14) 3378 4115
Rod. Raposo Tavares, Km 386 • CEP 19920-000
REGENTE FEIJÓ - SP
(18) 3941 1030
Rod. Raposo Tavares, km 559 - Distrito Espigão • CEP 19570-000