Deslize para o lado para
acessar o conteúdo da revista

EDITORIAL

Um projeto que iniciou de forma despretensiosa em agosto de 2008 como um informativo interno e ao longo do tempo foi ganhando corpo, ficando mais abrangente, mais musculoso. Mas sem perder a essência, com uma comunicação fácil, direta, contando a trajetória de nossa empresa através de nossa gente: colaboradores, clientes, parceiros e amigos.

E gente, podemos afirmar, é nossa especialidade!

Você, caro leitor, pode até se surpreender com a afirmação, já que a P. B. Lopes é uma empresa que desde a sua fundação, nos anos 1950, atua no comércio e prestação de serviços no setor de transporte.

Não há projeto que fique em pé sem pessoas. “Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar”, diria Zeca Pagodinho. E assim como o querido compositor carioca, eu não conheço empresa que se firme sem pessoas.

Nesta 40ª edição, os destaques ficam por conta de nossas Scanias maravilhosas e super potentes, projetadas e construídas por seres humanos. Também trazemos muitas histórias relevantes de pessoas que, de alguma forma, se entrelaçam às histórias dessas máquinas.

Aproveito para deixar nossos votos de um Natal de benção e nosso desejo de um Ano Novo de prosperidade e saúde a cada um que cruza os nossos caminhos.

Boa leitura!



Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

SEMPRE INOVANDO
“PBNews como sempre inovando e nos deixando por dentro de tudo. A 39° edição mistura um pouco de entretenimento, novidades do mercado e muito trabalho. Apresentando a Edição Especial Scania 65 anos, também caminhão movido a GNV; novo ônibus remodelado; mais capacitação para os colaboradores; a Crônica do Seu Pedro com ótima história onde mostra que nada é por acaso; o Projeto Ipê Amarelo, pensando no futuro. No final ainda temos uma maravilhosa receita de brigadeiro de milho. Parabéns à equipe da revista.”

WILLIAN VICENTE LIMA
Leitor, Salto Grande (SP)

MUITO BOM GOSTO
“A revista é de muito bom gosto em todos os aspectos, conteúdo, imagens, qualidade, sempre abordando temas atuais do interesse de quem é do transporte, assim como os que gostam de novidades e informações. Mostra a importância e o comprometimento com a sociedade e as ações sociais, valoriza as casas mostrando seus colaboradores com opiniões, atingimento de metas, datas especiais, as receitas e as crônicas do seu Pedro e suas curiosidades. Só posso parabenizar todos os envolvidos.”

ADILSON RIGO
Gerente de serviços P. B. Lopes Campo Grande, Campo Grande (MS)

FIRME E FORTE
A ex-colaboradora Vivian Kebedys guarda as edições antigas da Revista PBNews

“Fico muito feliz cada vez que recebo a PBNews. Mais feliz ainda quando vejo que o Ipê Amarelo está firme e forte! Dá pra ver com muita clareza o crescimento da revista, dos projetos. Dá satisfação em quem faz ou fez parte dessa família!”

VIVIAN KEBEDYS SOARES
Ex-P. B. Lopes, Ribeirão Preto (SP)

INSPIRADOR
“Conteúdo diversificado para quem deseja conhecimento. Design e criatividade são muito interessantes. Temas apropriados inclusive sobre meio ambiente e responsabilidade social. Gosto do projeto, inspirador.”

MARLENE MARCHIORI
Escritora e mentora em comunicação, Londrina (PR)

ÓTIMA
“Lendo a revista aprendi que já temos caminhão a gás. Muito importante a ação social das tampinhas. Já publiquei a foto da Crônica do Seu Pedro em minha página LONDRINA EM FOTOS do Facebook. A revista é ótima!”

HERALDO FELIPE DE FARIA
Organizador de grupo de fotos antigas de Londrina nas mídias digitais, Londrina (PR)

NOTA 10
“Gostei da matéria da revista, nota 10. Mais do que solidariedade, é o cuidado com o meio ambiente. É uma tampinha que deixa de ir para o lixo. Amanhã, nossa consciência vai nos lembrar que o plástico de uso único (copo descartável, por exemplo) também acaba parando num aterro sanitário levando centenas de anos para se decompor. Uma tampinha jogada na rua pode acumular água da chuva, depois vem o mosquito da dengue e ali deposita seus ovos. Uma tampinha parece pouco, vendo isoladamente, mas pode significar solidariedade, cuidado com a saúde pública, menos poluição.”

GERALDO VISENTIN
voluntário do Projeto Tampinha Solidária, Curitiba (PR)

SHOW
“As Revistas PBNews trazem sempre informações importantes, Show!”

ROBERTO FERNANDES
Leal Master (fornecedor P. B. Lopes), Londrina (PR)

CADA VEZ MELHOR
“Parabéns, a revista está cada vez melhor, tanto no formato quanto na apresentação dos textos. A crônica do Pedro é excelente como sempre. Vocês fazendo jus como continuadores do nosso inigualável Pedro Lopes. Parabéns.”

DEA WALTHER
Professora universitária aposentada, Londrina (PR)

Criado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Dezembro Laranja tem o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele é a doença mais incidente entre a população: 176 mil novos casos ao ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O filtro solar, segundo a SBD, não é a única forma de prevenção. Para quem trabalha diariamente exposto ao sol, é indicado a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) como chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo (FPS) 30.

CLIQUE AQUI

E SAIBA MAIS SOBRE O DEZEMBRO LARANJA

ESPECIAL/FENATRAN

A Scania foi uma das estrelas da Fenatran, uma das maiores feiras mundiais do transporte, apresentando diversas novidades entre tecnologias, produtos e serviços

Figurando entre os eventos de transporte mais importantes do mundo, a Fenatran 2022 – 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga - movimentou a cidade de São Paulo (SP) entre os dias 07 e 11 de novembro com centenas de expositores de diversos países. Sediada no São Paulo Expo, a feira atraiu milhares de visitantes e apresentou as últimas novidades em produtos e serviços de 500 marcas do setor.

A Scania foi destaque no evento, com um grandioso estande de 2.800 m² e 12 caminhões expostos: da gama rodoviária Super com o R 560 6X4, R 500 6X2, R 460 6X2 e G 420 6x2; P 360 8X2 e P 280 6X2 (semipesado); P 370 4X2 (novo pesado de entrada para a operação regional); da linha fora estrada XT, os modelos G 560 6X4 Super (cana-de-açúcar e madeira) e R 660 V8 10X4 (mineração); P 340 4X2 e R 410 6X2 (ambos movidos a gás natural e/ou biometano).

Outra estrela da Scania, que atraiu os olhares dos visitantes e foi alvo de muitas fotos e selfies, foi o impressionante 770 S V8 6X4, o caminhão mais potente do mundo. O veículo estará disponível na linha 2023.

A Scania também apresentou os motores de geração de energia movidos a gás e na área externa do São Paulo Expo, os visitantes puderam fazer test drive gratuito com os modelos R 460 6x2 Super, R 560 6x4 Super e P 340 4x2 movido a gás.

NOVA LINHA P8/EURO 6

A nova linha de caminhões Scania Proconve 8/Euro 6 ganhou a cena na Fenatran, juntamente com o Scania Super, uma plataforma de trem de força, considerada a mais eficiente já desenvolvida pela montadora com novos motores 13 litros, novas caixas de câmbio e um novo eixo traseiro. (Confira todos os detalhes do Euro 6 e Scania Super nesta edição)

P. B. LOPES NA FENATRAN

A Rede P. B. Lopes esteve presente na Fenatram com grande participação de colaboradores, diretores, gerentes e clientes de todo o território – Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A rede de concessionárias comemorou a venda de vários veículos durante a feira.

“Para a P. B. Lopes foi uma feira muito importante, uma oportunidade grandiosa de recebermos todos os nossos clientes no estande da Scania e de demonstrar mais uma vez os produtos que a Scania vai lançar a partir de 2023. Um ano de grande mudança com a chegada do Euro 6”, avalia o diretor da Rede P. B. Lopes, José Henrique de Souza Gomes.

Segundo José Henrique, a Fenatran destacou as novidades que priorizam a tecnologia, economia e menor necessidade de manutenção dos veículos. “Nosso cliente gosta de tecnologia e está antenado com as novidades do mercado. O mercado pede produtos mais econômicos e o transportador está focado na questão ambiental, uma demanda global. Todas as marcas vieram com novidades, fator que nos dá subsídios e argumentação técnica de vendas. Foi uma oportunidade de falarmos sobre nosso portfólio e de como estamos alinhados em tópicos como tecnologia, consumo, ergonomia, linhas de crédito, etc. Foi um evento muito positivo.”

CAMINHÃO HISTÓRICO

Um espaço especial, dedicado à celebração dos 65 anos da Scania no Brasil, foi montado atrás do estande, com a exposição de três veículos históricos, entre eles, o L 75 4x2, ano 1960, de propriedade da P. B. Lopes. O veículo foi totalmente recuperado pela equipe da concessionária e era uma das grandes paixões do fundador do grupo, Pedro Barboza Lopes.



TECNOLOGIA EM PRODUTOS E SERVIÇOS

Além dos motores Euro 6 e da gama Super, os visitantes puderam ver de perto os detalhes do sistema ADAS 2. (Advanced Driver Assistance Systems), pacote de segurança que auxilia o motorista a melhorar a condução e, principalmente, prevenir acidentes de trânsito; o novo freio de liberação de compressão (CRB) – de maior potência de frenagem (que pode ser somado ao Scania Retarder) – e a estreia do eixo traseiro RB885 6x4, agora tendo o cardan no formato reto, ainda mais robusto e confiável.

Falando em segurança, a Scania incrementou os pacotes disponíveis. A linha de caminhões rodoviários passa a ser equipada de série com ESP, AEB e LDW. O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) atua na correção da trajetória e estabiliza o veículo em curvas muito rápidas ou no desvio brusco de rota.

Umas das novidades que entram para a linha Euro 6 é o Driver Attention Support, que auxilia de forma prática o monitoramento do nível de atenção do motorista e avisa, por meio de alertas acústicos e visuais, quando deve ser feita uma pausa na direção.

SERVIÇOS CONECTADOS

A Scania também criou na Fenatran um ambiente de demonstração dos Serviços Conectados, detalhados numa espécie de Torre de Controle, ilustrando o funcionamento do Scania FIT e do My Scania (novo portal de gestão de frotas), e de como melhorar a gestão de uma operação.

ESPECIAL/FENATRAN

Rede P. B. Lopes leva clientes a São Paulo para conhecer o parque industrial da Scania

Trinta clientes da Rede P. B. Lopes do estado de São Paulo – da região de Salto Grande e Regente Feijó – participaram do Scania Show, um passeio até São Bernardo do Campo (SP) para conhecer a fábrica da Scania no Brasil. Também fizeram parte da comitiva os vendedores de soluções, assistentes comerciais, master drivers, gerentes de serviços e consultores técnicos.

“Fomos muito bem recebidos pela equipe animada da Scania com um saboroso café da manhã. Logo em seguida fomos para o auditório, onde recebemos as boas vindas e logo após fomos divididos em turmas para a visitação ao parque industrial”, conta Marcelo Bozolan, gerente geral da P. B. Lopes Regente Feijó (SP).

Bozolan conta que os clientes conheceram a linha de montagem da nova geração Euro 6, a fábrica de eixos e transmissão, a linha de produção onde são montados os veículos e a área de análise e desenvolvimento dos produtos testados. O grupo ficou fascinado com a qualidade da indústria e pode realizar o desejo de conhecer a fábrica dos sonhos.

“Na área de test drive, os clientes andaram nos veículos Euro 6, e veículos movidos a gás. Eles ficaram encantados, emocionados, ao ver de perto e ao vivo praticamente toda a fábrica onde são produzidos os veículos. Muitos elogios, admiração e agradecimentos pela oportunidade de estarem vivenciando tudo aquilo. Foi só alegria.”

ENCANTAMENTO

Para Artur Pereira Lima Junior, gerente geral da P. B. Lopes Salto Grande (SP), a possibilidade de conhecer de perto as tecnologias atuais, agregou ainda mais valor à marca e à concessionária. “Nossos clientes ficaram extremamente encantados com tudo que puderam ver e com o atendimento que proporcionamos.”

RUMO À FENATRAN

Após o almoço no prédio central da Scania, o grupo embarcou em direção à Fenatran, em São Paulo (SP). “No local, equipes de colaboradores das filiais de Regente e Salto Grande e representante da Scania nos esperavam no estande da Scania, onde vimos as novas ‘máquinas’ Euro 6. Um show de organização e mais encantamento. No retorno para casa, ouvi muitos comentários, elogios e novamente agradecimentos pela oportunidade e receptividade. Foi tudo muito mágico”, informou Marcelo Bozolan.

PRODUTOS E SERVIÇOS

Para atender aos requisitos da nova lei de controle de emissões do Proconve P8, a Scania apresentou na Fenatran 2022, as duas novas famílias de motores. Uma chamada de otimizada de propulsores P8, e a gama Super, com novo e exclusivo trem de força. Ambas vão substituir os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração de caminhões.

“Vamos oferecer as melhores plataformas de motores do mercado. Serão caminhões capazes de revolucionar a eficácia da operação baseados em três pilares. A gestão inteligente e rentável – com eficiência energética e redução das emissões de CO2 –, a disponibilidade máxima do produto rodando o maior tempo possível e a confiança e qualidade dos nossos serviços. Essa nova fase da Scania está sendo trilhada em parceria com nossa competente rede de concessionárias e as equipes dos Serviços Financeiros, do Banco, Consórcio e Seguradora, para que o cliente receba em sua frota as melhores soluções do mercado”, afirma Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

Os lançamentos foram desenvolvidos para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), equivalente à lei europeia Euro 6, definidos na resolução 490 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) do Ministério do Meio Ambiente, norma que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2023.

A linha 2023 de caminhões da Scania vai proporcionar por meio dos motores Euro 6 até 2% de economia de diesel, e da gama Super, até 8% de redução de consumo – além do novo trem de força, estreia de potências, duas novas gerações de caixas de câmbio (G25 e G33) e redução de emissões de material particulado, óxidos de nitrogênio (NOx) e CO2.

Já na garantia da disponibilidade, estão as melhorias dos produtos com o aumento dos intervalos de troca e de manutenção, os Serviços Conectados Scania, o Scania FIT, o treinamento de motoristas e o apoio total da rede de concessionárias Scania, cada vez mais digitalizada e qualificada.

A nova linha de caminhões Proconve P8/Euro 6 foi desenvolvida a partir da otimização dos motores de 7, 9, 13 e 16 litros, que passam a contar com bomba hidráulica de refrigeração variável, menor perda por fricção, coletores do turbo e de escape aperfeiçoados e maiores taxas de compressão. Os motores estarão disponíveis na combustão a diesel e a gás (natural, liquefeito e/ou biometano).

MAIS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Os motores Scania Proconve P8/Euro 6 propiciam o aumento da eficiência energética, o que na prática traz melhores resultados aos negócios dos clientes. O sistema de tratamento de gases agora é o Twin SCR, com o uso do reagente ARLA 32, que passa a ter um filtro de particulado DPF para atender o Proconve P8. O sistema Twin SCR é uma evolução do sistema SCR para a linha Super, que elimina a utilização do catalisador DOC, utilizado nos sistemas Euro 6 convencionais.

Mantendo a posição de líder de mercado quando o assunto é torque e potência da categoria, as plataformas otimizadas apresentam opções entre 250 e 770 cavalos, sendo que os modelos de 450 e 500cv passam a ficar disponíveis apenas para o segmento da mineração. Os motores V8 foram atualizados para as mesmas potências usadas na Europa. Dessa forma, ganham as duas novas opções de 660 e 770 cavalos - as maiores do mercado. Já em relação ao torque, os motores desenvolvem 3.300Nm (660) e o inigualável 3.700 Nm (770cv).

TROCA DE MARCHAS MAIS RÁPIDAS E FREIOS POTENTES

A nova linha de caminhões Scania P8/Euro 6 é ofertada com as caixas de câmbio nos modelos G25CM e G33CM, que garantem trocas de marchas mais rápidas, escalonamento otimizado, menor atrito interno pela melhor lubrificação em spray e diminuição no arraste de óleo lubrificante. O modelo G25CM é 75 kg mais leve do que a atual GRS905 e será indicado para veículos de torque de entrada de 2.500Nm e potência de até 460cv. Do outro lado, a G33CM foi desenvolvida para veículos com torque de entrada de 3.300Nm e potência a partir de 500cv. Ela pesa 60 kg a menos do que a atual GRS905. A redução dos pesos das duas caixas vai permitir um ganho em carga transportada.

As novas transmissões também ganham maior disponibilidade com os novos sensores de nível e temperatura do óleo, proporcionando ao cliente maior controle da operação e previsibilidade em relação aos componentes. Já o filtro de óleo por sua vez passa a ter maior vida útil e mais desempenho a partir do novo lubrificante Scania-MTF.

Para a linha de caminhões Euro 6, os novos motores foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Dessa maneira, passarão a utilizar lubrificantes de última geração de tecnologia de redução de atrito, que, aliados à tecnologia exclusiva dos planos flexíveis, irão reduzir significativamente a necessidade de paradas para manutenção em até 50% na comparação com a geração atual.

Já o freio auxiliar Scania Retarder ganha uma nova versão para atender as plataformas P8/Euro 6. O sistema de freio integrado estará disponível tanto para a caixa G25CM quanto para a G33CM, agora num toque máximo de frenagem de 4.700Nm e potência máxima de 500kW. O Retarder mantém sua característica de desengate do trem de força, ou seja, não consome combustível enquanto o veículo roda sem acionamento. Sua utilização deverá levar em consideração a aplicação, com base nos fatores operacionais de peso bruto, topografia e velocidade de cruzeiro.

Entre as novidades também estão o eixo traseiro RB885+R885, que estará disponível nos modelos 6x4 para transferir cargas de até 90 toneladas, oferecendo maior disponibilidade e capacidade de tração.

MAIS CONFORTO NA CABINE

O conforto das cabines da Nova Geração de caminhões Scania, rodando pelas estradas brasileiras desde 2019, é reconhecido como superior entre os concorrentes. Os caminhões da nova linha P8/Euro 6 estrearão as novidades do interior da boleia. A nova cor da parte interna passa a ser preta e em um tom mais suave.

Além disso, as cabines Scania passam a ter mais um recurso nos itens opcionais com foco em conforto e segurança na direção: quebra-sol interno elétrico. Caso opte pelo equipamento, o cliente poderá acionar o ajuste por um botão estrategicamente posicionado atrás do volante para facilitar o acesso, algo mais prático e ergonômico. Dessa forma, o motorista não vai precisar esticar o braço ou se levantar para dobrar o quebra-sol, como faria no modo manual. Foi diminuído o espaço entre a viseira e as colunas laterais. Assim sendo, a incidência dos raios solares nos olhos do motorista para atrapalhar a visão na condução será muito menor.

SISTEMA DE SEGURANÇA APRIMORADO

Avançando na segurança ativa dos motoristas, a Scania introduz na linha Euro 6, da mesma forma que fez para os ônibus, a evolução do sistema de segurança ADAS, que foi lançado de forma pioneira pela Scania, em 2016, como parte do pacote de segurança opcional da fabricante. O objetivo é oferecer assistência ao motorista, melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.

Ofertado em sua segunda geração, o novo ADAS ganhou três sistemas. São sensores laterais e ambos provocam alertas de ponto cego e de pedestres, com o objetivo de diminuir a falta de visibilidade nas laterais dos caminhões. A forma de chamar a atenção é feita por três ações. A primeira é uma indicação de luz âmbar fixa (quando há uma pessoa vulnerável na estrada na lateral do veículo). A segunda é um aviso por indicação de luz âmbar piscando. Por último, um alerta por meio de indicação de luz vermelha constante.

Além disso, equipados de ADAS 2.0 os caminhões contarão ainda com direção elétrica ativa, que permite a correção automática da direção pelo veículo, e controle de velocidade cruzeiro com predição ativa, acionado caso o veículo não fique parado a 0 km/h por mais de três segundos, voltando a acompanhar o veículo da frente em um sistema “stop and go”.

A terceira novidade do ADAS 2.0 é o Driver Attention Support, que entra para a linha Euro 6. Ele vai auxiliar de forma prática no monitoramento do nível de atenção do motorista e avisa quando for o momento de fazer uma pausa. Essa avaliação é feita por meio de informações como: permanência na faixa e movimentos incomuns da direção. Em casos de baixo nível de atenção, alertas acústicos e visuais são acionados e só param quando o motorista fizer uma parada na condução.

EXEMPLOS DE SOLUÇÕES SCANIA EURO 6 PARA ALGUNS SEGMENTOSS

A nova linha de motores P8 da Scania permite inúmeras combinações pelo sistema TMA (Tailor Made for Aplication). Dentre as opções de configurações de rodas 6x2 e 6x4 vão se destacar os seguintes modelos para atender às utilizações no transporte de grãos, combustíveis e cargas frigorificadas.

R 460 COM TRANSMISSÃO G25CM E EIXO R885, 13 LITROS

No caso das cargas gerais e frigorificadas, a caixa G25 é a mais recomendada para uma operação em que há maior dirigibilidade e eficiência com menor peso. Combinada ao eixo R885, permite mais velocidade em baixa rotação. Dessa forma, é possível ter uma operação altamente eficiente e economizar diesel.


R 500 COM TRANSMISSÃO G33CM E EIXO R885, 13 LITROS

São indicados para o transporte de grãos e combustíveis. Os modelos possibilitam aos clientes excelentes resultados operacionais pela robustez do conjunto e baixo consumo de diesel. A caixa G33 permite um ganho de dirigibilidade e eficiência em menor peso, já o novo eixo garante velocidade em baixa rotação. Para o transporte de grãos é recomendado também o sistema de frenagem CRB de 300KW.


R 560 COM TRANSMISSÃO G33CM E EIXO R885, 13 LITROS

Quando usados para o transporte de grãos e combustíveis, a caixa G33 oferece maior dirigibilidade e eficiência com menor peso. Já o eixo RB885 é recomendado na relação 3,07, garantindo velocidade em baixa rotação. Em relação ao sistema de frenagem, pode-se optar pelo freio de liberação de compressão (CRB) com Scania Retarder opcional.

PRODUTOS E SERVIÇOS

A Scania, líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, fez um dos lançamentos mais esperados do ano: a gama Super, que começou a ser comercializada na Fenatran, e as entregas estão previstas a partir de fevereiro de 2023.

Para atender ao P8, que começa a vigorar a partir de 1.º de janeiro de 2023, quando as fabricantes de veículos comerciais devem se adequar aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões de poluentes, a Scania definiu duas estratégias. Ter uma nova linha de motores P8/Euro 6 que atenda todos os segmentos de atuação com economia de diesel de 2% sobre a geração atual; e criar uma nova gama dentro da categoria dos pesados, a Super, para elevar ainda mais o patamar de resultados dos clientes que atuam nas faixas de potência mais vendidas do mercado.

“Não se tem registro no mercado, na faixa de potência de 420cv a 560cv, de uma solução de transporte que entregará tanta eficiência energética e um menor custo total de operação como o Scania Super. Nossa visão holística do setor está sendo elevada a um novo patamar e ficará ainda mais completa com outras futuras novidades”, revela Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

A gama Super chega ao mercado alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13 litros. “Estamos falando do mais puro ganho de eficiência energética ao oferecer alto torque em rotações mais baixas e para obter maior economia de combustível. Eles variam de 2.300 a 2.800Nm”, explica Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.

Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500, 560cv), que desenvolvem torques de 2.300Nm, 2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm respectivamente. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 150Nm em relação à geração atual e de 100Nm na versão de 560cv. Por falar nele, o modelo R 560 Super de 2.800Nm será o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria.

O propulsor Super traz muitas novidades. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. A gama Scania Super ainda dispõe, de série para todas as versões, do novo freio de liberação de compressão CRB, que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.

Outro grande benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível. “Passamos de 87% para 97% de diesel utilizável em nossos tanques, o que significa um ganho de carga útil transportada ou o alcance estendido a depender do que for priorizado em sua aplicação”, pontua Marx.

No Super, o sistema de tratamento de gases Euro 6 SCR passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente ARLA 32 (no coletor de escape e no silencioso) e do filtro de particulado do diesel (DPF) para atender a lei Proconve P8. Esse filtro, quando abastecido com diesel S10 e o novo lubrificante da linha Euro 6, aumenta os intervalos de troca para operações de longa distância.

Para a linha de caminhões Euro 6, os novos motores foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Com isso, passarão a utilizar lubrificantes de última geração com tecnologia de redução de atrito, que, aliados à tecnologia exclusiva dos planos flexíveis, irão reduzir significativamente a necessidade de paradas para manutenção em até 50% na comparação com a geração atual.

A gama Scania Super também será equipada com as novas caixas de transmissão automatizada Opticruise de nova geração. Os modelos Super 420cv e 460cv levarão a caixa de câmbio G25. Já as versões de 500cv e 560cv terão a G33.

Ainda falando na configuração do veículo, os modelos rígidos (ou chassi plataforma) ganham também várias novas posições de montagem dos tanques, de combustível e de Arla 32, permitindo melhor distribuição do peso no chassi (mais próximo do eixo traseiro) e proporcionando maior carga útil. “Dependendo do tipo de operação, da distância entre eixos e da quantidade de tanques, poderia haver até uma capacidade de 1 tonelada a mais de carga útil, por exemplo”, calcula Marx.


CLIENTES/EVENTO

A Rede P. B. Lopes abriu as portas no mês de outubro para receber transportadores, motoristas autônomos, proprietários e gerentes de frotas, para que eles pudessem vivenciar o Scania Experience, iniciativa voltada para ativação de negócios e relacionamento com os clientes.

O Scania Experience foi realizado nas filiais de Maringá (PR) e Regente Feijó (SP), e reuniu dezenas de pessoas. Durante os encontros, foram apresentados o portifólio completo de produtos e serviços, a estrutura da concessionária e a equipe de colaboradores.

Na P. B. Lopes Maringá, os clientes foram recepcionados com um belo café da manhã e em seguida ouviram explicações sobre o Programa de Manutenção Scania Premium, consórcio, financiamento e as vantagens da conectividade na gestão da frota.


REGENTE FEIJÓ

Na filial da P. B. Lopes Regente Feijó, o showroom foi todo decorado para receber os convidados. Foi servida uma entrada, seguida de um saboroso jantar, preparado no capricho. Os clientes também puderam conhecer os veículos novos e outros itens como peças, sistema de troca e lubrificantes.

Segundo Marcelo Bozolan, gerente geral da P. B. Lopes Regente Feijó, o Scania Experience foi um sucesso: “O evento foi excelente, muito impactante e com certeza realizaremos outros mais. Conseguimos dar atenção a todos os clientes, individualmente ou em grupo de 3 ou 4, detalhando mais nossos produtose foco na real necessidade deles. Neste evento, concretizamos a venda de veículos, além da vendas de peças, serviços e lubrificantes e ainda iniciamos as negociações de cotas de consórcio.”

CLIENTES/EVENTO

Rede P. B. Lopes reúne clientes em Campo Grande e Maringá com propósito de estreitar amizade e promover negócios

O badalado restaurante Boi de Capim Carnes & Parrilla, em Campo Grande (MS), especializado em carnes nobres com cortes diferenciados, foi o local escolhido pela Rede P. B. Lopes para receber os clientes em mais um “Encontro de Amigos”.

O evento foi realizado no dia 20 de outubro, num clima descontraído e divertido, com muito churrasco e bate-papo, e contou com a presença de 25 clientes, além da equipe de vendas e dois representantes do Consórcio Scania, Rodrigo Olivotto e Guilherme Moreno.

Durante o encontro, foram apresentadas as vantagens de se adquirir um bem através do Consórcio Scania, uma ferramenta que permite o parcelamento em até 100 meses, sem juros e sem entrada, com taxa de administração diluída ao longo do plano.

“O objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento e divulgar o consórcio como uma solução financeira, com planejamento em renovação de frota e comercialização de cotas”, explica Fábio Henrique Rezende, gerente geral da P. B. Lopes Campo Grande. “Durante o encontro, realizamos a venda de cotas.”


MARINGÁ

Em Maringá (PR), o “Encontro de Amigos” foi realizado no dia 27 de outubro, no Espaço Gourmet da concessionária, e reuniu 25 clientes. Na ocasião, o pessoal de vendas apresentou as novas ações de relacionamento do Consórcio Scania.

“O encontro foi excelente, pois passamos momentos agradáveis e fomentamos bons negócios”, festeja Nilton César Theodoro, gerente da P. B. Lopes Maringá. “Durante o encontro lançamos dois eventos de pescaria para Argentina em 2023, bem como as condições comerciais do Consórcio.”

CLIENTES/PERFIL

Empresários prestam tributo ao progenitor personalizando caminhão Scania

A família Milani, proprietária da Rodomontt Transportes, com sede em Campo Grande (MS), prestou uma bonita homenagem ao fundador da empresa, seu Valdir Milani, falecido há dois anos: adquiriu um caminhão Scania zero km e personalizou o veículo com várias fotos que mostram a trajetória do empresário. Por onde passa, o Scania chama atenção.

A ideia da homenagem partiu dos filhos de seu Valdir, Juliano e Valdir Junior. Eles relembram que no começo da trajetória, antes de ingressar no setor do transporte, a família Milani vivia do cultivo da uva na cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, uma terra cercada de vinícolas e com forte presença italiana.

Ao completar 18 anos, o pai Valdir Milani deixou os parreirais para se tornar caminhoneiro. “Quando nosso pai decidiu comprar o primeiro caminhão, conseguiu acesso, financiamento e parcelamento com a Scania, que confiou que ele era um homem sério e que honraria os pagamentos. E foi assim que começou a paixão pela marca. A vida toda, ele sempre foi caminhão Scania e implementos Guerra”, relembram os filhos Juliano e Valdir Milani Junior.

Seu Valdir rodava o país transportando commodities a bordo de um Scania que trazia a ilustração de um pirata. Logo, começou a ser chamado de “Montilla”, uma referência a uma marca de rum muito conhecida. O apelido pegou. Quando fundou a empresa, misturou as duas palavras, rodovia e Montilla, e surgiu a Rodomontt.

UMA PAIXÃO ETERNA

A paixão pelos gigantes da estrada incluía os implementos com carretas, trucks, 3º eixo... Seu Valdir era conhecido por ser arrojado. “As pessoas achavam nosso pai meio doido, porque ele chegou a ter um caminhão que puxava nove eixos com 26 metros. Ele lançou muitas tendências que hoje foram absorvidas pelo mercado como o 4º eixo. Nosso pai era muito trabalhador, empreendedor, sempre estava atrás de novidades.”

Quando os filhos Juliano e Valdir Junior cresceram, naturalmente foram ajudar o pai. “Ele era muito exigente, acordava 4h da manhã e a gente ia junto dele”, relembram.

PARTIDA DO PAI

Em 2020, um infarto levou Seu Valdir de repente. “Nós já estávamos à frente na Rodomontt e para comemorar o 1º ano de falecimento, compramos um Scania 540 completo, Top de Linha, todo preto. Nas laterais estampamos a trajetória dele com várias fotos e a frase: Esperança é uma semente que Deus planta em nosso coração para dizer: vai dar certo. Obrigado Pai!”

O veículo chegou exatamente no dia do aniversário de nascimento do seu Valdir Milani: 16 de junho “Era assim que nosso pai queria ser lembrado, celebrando a vida. Acredito que ele continua conosco. Nós crescemos muito e acho que é porque ele está olhando por nós. Esse caminhão foi uma forma de homenagear nosso pai, que dedicou a vida na estrada. Ele gostava de ficar no meio dos caminhões”, contam os filhos.

RELAÇÃO BOA

Os irmãos Juliano e Junior são clientes da P. B. Lopes Campo Grande (MS) e ressaltam o bom relacionamento com a concessionária. “Do gerente aos diretores, todos nos tratam muito bem. A gente sente que é da casa. Somos clientes antigos, além dos pacotes já compramos consórcio e viajamos para Orlando e Portugal. A relação com a PB sempre foi muito boa e o caminhão do nosso pai ficou lindo. Tem gente que fala: vi o caminhão do seu pai. Isso é muito bom.”

RENTABILIDADE
Clientes atestam a rentabilidade da Nova Geração Scania

O conjunto de inovações da Nova Geração Scania está proporcionando mais economia de diesel e maior rentabilidade – e quem afirma são os próprios clientes. Veja o depoimento de Jaime Franzoi, da Franzoi Transportes, com sede em Maringá (PR), que possui uma frota de 110 veículos, todos Scania.

ENTREGA TÉCNICA

Receber as chaves de um caminhão da Série Especial Comemorativa dos 65 anos da Scania no Brasil é um momento único,de grande felicidade e satisfação, uma lembrança que ficará marcada para sempre. A Scania produziu apenas 265 unidades da Série Especial e a Rede P. B. Lopes teve o privilégio de contemplar 23 clientes. Parabéns a todos por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.


CLIQUE AQUI

VEJA MAIS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

CONSÓRCIO

Seguindo a estratégia de negócios focada nos clientes do setor de transportes para viabilizar a aquisição de produtos da marca, o Scania Consórcio levou para a Fenatran 2022 diversas promoções visando atingir vários perfis de transportadores.

O programa de relacionamento Família Scania continua com foco em oferecer viagens de imersão no mundo Scania, transporte e logística, colocando os clientes em contato com as novidades do setor e novos modelos de gestão que poderão ser aplicados em suas operações. Fazem parte da programação os planos com viagens para visitar as instalações da Scania no Brasil e na Suécia, além de participação em visitas a empresas, centros logísticos e outras instituições.

Para não perder o foco, a Scania acaba de lançar o plano para premiar quatro clientes com caminhões Scania, sendo dois da nova série Scania Super. Os veículos serão sorteados entre 400 clientes e entregues emplacados, com documentação e IPVA pagos, prontos para rodar. As cotas ganhadoras continuam participando normalmente das assembleias mensais, ou seja: com 1 cota o cliente pode ganhar dois caminhões. Serão sorteados 1 Scania Super R560 6x4, 1 Scania Super R460 6x2, 1 P370 4x2 e 1 P360 8x2.

“O Scania Consórcio é uma modalidade de aquisição extremamente inteligente, que permite ao cliente se planejar e manter sua frota atualizada. Mas queremos mais, oferecendo desde a possibilidade de participação nos eventos até ganhar, isso mesmo, ganhar caminhões da Scania”, afirma Rodrigo Clemente, diretor comercial do Scania Consórcio.

CRÔNICAS DO SEU PEDRO

Desbravando o Scania

Hoje existem treinamentos, consultorias, planejamento estratégico e muitas outras ferramentas para se administrar ou alavancar os negócios. Mas em 1966, as armas que eu dispunha eram trabalho e força de vontade. Sabia que era preciso ter objetivo, ter foco. Meu pensamento era: “Querer é poder”.

E eu fui insistente. Visitava clientes, conversava, mostrava o produto. O desafio não era simplesmente lançar-me no mercado. A empreitada era comercializar uma nova marca que vendia somente caminhões pesados.

Batalhei até conseguir comercializar duas unidades para a Transportadora Concha Ltda., de propriedade do Sr. Antonio Caporali, de Londrina.

No final do primeiro ano, a Irmãos Lopes comercializou oito caminhões Scania. E desde as primeiras unidades vendidas, fazia questão de fazer a entrega técnica na empresa, de terno e gravata. Acompanhado do vendedor, procedíamos a entrega das chaves e o registro fotográfico. Era uma forma de valorizar o “bem adquirido” e estreitar a relação com nossos parceiros comerciais.

No segundo ano vendemos quinze caminhões; no terceiro ano, trinta e cinco; no quarto ano, quarenta e uma unidades e aí a coisa foi deslanchando. Nos primeiros anos como concessionário Scania pude sentir a força e o potencial da marca. Tínhamos um excelente produto nas mãos.

Fizemos um trabalho de fomento para que o caminhoneiro se tornasse um transportador, formando uma pequena frota. Quando fechávamos uma venda, eu cuidava de toda a documentação para os pedidos de financiamento para o cliente.

Naquele tempo os bancos não sabiam operar o FINAME no interior do estado. Quem fazia isso eram as financeiras, em São Paulo. Para dar atendimento aos nossos clientes, passava noites em claro montando os processos de solicitação de financiamento, calculando na maquininha Facit todas as prestações, colocando uma a uma nas planilhas. Para cada caminhão vendido era feito um processo específico.

Não havia telex, fax, telefone celular ou qualquer outra facilidade tecnológica. Para agilizar o negócio, já que o malote demorava cerca de quinze dias para ser entregue, levava pessoalmente todos os processos a São Paulo.

Saía com o carro à meia noite de Londrina, toureando as estradas sem asfalto até Sorocaba. Quando chovia, a região de Cambará, Andirá e Bandeirantes ficava intransitável. Passei muitas noites encalhado na lama.

Quando finalmente chegava a São Paulo, dez horas depois, tomava um banho, me endireitava com um bom café e às onze horas entrava na financeira com a pasta recheada de papeis. Ficava lá dando entrada na documentação até o final do expediente.

De volta ao hotel, botava uma roupa confortável, tomava um lanche e caía na estrada. Só sentia que estava em casa novamente quando desligava o motor do carro, em frente ao Edifício Santo Antonio, ainda de madrugada. Algumas horas depois, já estava na labuta de novo. Nesse ritmo não teve jeito, fomos crescendo e conquistando o mercado.

Mesmo com tamanha correria, encontrávamos tempo para ajudar os amigos e as boas causas. Quando meu sogro, Seu Francisco, foi presidente do Lar Anália Franco, eu vendia rifas para arrecadar recursos para a manutenção da entidade que acolhe e ampara crianças.

Amiga próxima, Dona Lucilla Ballalai tinha o desejo de estruturar e perenizar o atendimento às pessoas com câncer na cidade. Ela estava iniciando o projeto de construção do Instituto do Câncer de Londrina.

Dona Lucilla, que erroneamente pronunciam o sobrenome Balla-LAI e o correto é Balla-LÊ, por causa da origem francesa do sobrenome, era uma mulher incansável.

Naquele tempo, quando havia alguma promoção, as comidas e quitutes eram comercializados em barraquinhas. Dona Lucilla, baiana de nascimento, comandava a Barraca da Bahia e o carro-chefe era um vatapá divino, que ela mesma preparava.

A família toda trabalhava na Barraca da Bahia: Cristina, Sônia, Anízio, Dona Azália, Seu Franciso e eu, destacado sempre para ser o garçom. Vestia um avental, botava um pano no ombro e corria para servir as mesas.

Realizamos as promoções durante vários anos. E eu sempre na mesma função. Limpava as mesas, tirava os pedidos, trazia os pratos... Eu achava aquilo tudo o máximo e fazia com muita alegria. Hoje o sonho de Dona Lucilla é realidade. O Hospital do Câncer de Londrina, localizado na rua que leva o seu nome, é hoje um centro de alta complexidade no tratamento oncológico, e que recebe milhares de pacientes vindos do Norte do Paraná, Sul de São Paulo e de outras regiões do país. O atendimento é feito quase que na totalidade através do SUS e com recursos de doações da comunidade.

MEIO AMBIENTE

Indústria de alimentos Amafil, com sede em Cianorte (PR), ganha Bosque dos Ipês

O Programa Bosque dos Ipês, criado pela Rede P. B. Lopes para aumentar as áreas verdes em todo o seu território de atuação, realizou o plantio de 50 mudas em um terreno da Associação dos Funcionários da Amafil, em Cianorte (PR).

A iniciativa, realizada no dia 27 de outubro, reuniu colaboradores da P. B. Lopes Maringá, funcionários e convidados da Amafil. A criação do Bosque dos Ipês na Amafil é uma homenagem póstuma a Márcia Auzenir da Silva, filha do fundador da indústria, Manoel Antonio da Silva, o Seu Anésio como é conhecido. Márcia era o braço direito de seu Anésio e faleceu em julho deste ano.

“Fiquei bastante emocionado pela atitude da P. B. Lopes em fazer esse plantio para homenagear a Márcia. Para a gente foi uma honra. A parceria que temos com a P. B. Lopes existe há vários anos. De coração, o meu muito obrigado à P. B. Lopes e equipe”, agradeceu Seu Anésio.

PLANTIO EM 2015

A P. B. Lopes já havia feito o plantio de dezenas de mudas na Amafil, em uma ação realizada em 2015. Com as novas mudas, o Bosque dos Ipês contará, no futuro, com árvores de diversos tamanhos, garantindo sombra e beleza o ano todo.

SOBRE A AMAFIL

De uma pequena farinheira fundada em 1956 a um portfólio amplo de produtos alimentícios, a Amafil é uma das importantes indústrias do país. Conta com aproximadamente 1.000 colaboradores e tem sede na cidade de Cianorte (PR).

SUSTENTABILIDADE

O lixo que geramos em casa ou no trabalho merece atenção especial. Além de separar os produtos recicláveis para a coleta seletiva é preciso tomar cuidado com certos tipos de resíduos como pilhas, lâmpadas e remédios.

O descarte incorreto desses materiais pode prejudicar o meio ambiente e, no caso de objetos cortantes, ferir os profissionais da limpeza. A destinação adequada do lixo é fundamental para o bom funcionamento da coleta seletiva.

Lembrando que os resíduos recicláveis - como garrafas pet, latas de alumínio, caixas de leite, embalagens plásticas, vidros etc. – são recolhidos, separados e comercializados pelas cooperativas de reciclagem de lixo. Esses produtos transformam-se em matéria prima para a confecção de novos objetos.

Mas o que fazer com pilhas vencidas, lâmpadas queimadas e sobras de remédios? Como descartá-los adequadamente sem provocar danos às pessoas e ao meio ambiente? Confira o jeito certo de agir:



AÇÃO SOCIAL

O tradicional engajamento que encontramos nas ações sociais da Rede P. B. Lopes se fez presente em mais um desafio. Desta vez, a campanha de arrecadação de fraldas geriátricas mobilizou todas as filiais nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul..

“Há anos a Daniela (de Andrade Lopes Gomes, diretora da Rede P. B. Lopes) me ajuda, mas desta vez ela quis envolver a empresa. O comprometimento da diretoria foi doar a mesma quantidade arrecadada, dobrando o número. Em Londrina, a entidade beneficiada foi o Lar das Vovozinhas Gilda Marconi”, conta Doia Schietti, voluntária da entidade.

A campanha coletou 3.619 unidades e com a doação da diretoria da PB chegou-se ao total de 7.225 fraldas, que foram encaminhadas para entidades de Londrina (PR), Maringá (PR), Salto Grande (SP), Regente Feijó (SP), Campo Grande (MS) e Dourados (MS).

“Foi uma ótima ação. Toda a ajuda é bem-vinda. Senti o comprometimento dos funcionários, que foram conhecer a instituição. Eles também levaram notas para a campanha Nota Paraná (programa estadual que possibilita que entidades e pessoas físicas possam receber parte do ICMs recolhido pelo estabelecimento)”, informou Doia Schietti.




SOCIAL

PARABÉNS AOS VIDEOMAKERS!

Dentro das comemorações dos 65 anos da Scania no Brasil, um concurso envolveu todas as concessionárias do país: o desafio era criar um vídeo comemorativo e adivinha? A Rede P. B. Lopes foi a vencedora, com a conquista do e 2º lugares para Londrina e Maringá. O prêmio pelo 1º lugar foi uma viagem para duas pessoas à Fenatran. A P. B. Lopes Londrina fez o sorteio e os ganhadores foram Rosiane Ferreira Lessia e Roberto Mauro Lopes.



Londrina/PRClique Aqui



Maringá/PRClique Aqui

EMBARQUE IMEDIATO

A colaboradora Rosiane Ferreira Lessia, do setor financeiro, e o serralheiro Roberto Mauro Lopes eram só alegria durante a Fenatran. Detalhe: foi a primeira vez que o Roberto andou de avião. “A viagem foi mais que um presente, foi um aprendizado. Adorei tudo, mas fiquei maravilhado com a fábrica. É coisa de outro mundo!”, festeja Roberto.


A PARTIDA DO SR. INÁCIO HIRATA

A Rede P. B. Lopes lamenta o falecimento do Sr. Inácio Hirata, um grande amigo dos funcionários da filial de Maringá (PR). Ele não era caminhoneiro, tampouco dono de frota, mas amava os caminhões Scania e frequentou a filial maringaense durante mais de 25 anos. Toda semana passava por lá, tomava café, conversava com os funcionários e sentava junto à mesa do vendedor Sansão Evangelista de Farias para prosear. Senhor de hábitos simples, os familiares se surpreenderam ao ver o carinho e amizade dos colaboradores da concessionária com Inácio. Leitor da Revista PBNews, nosso amigo partiu no dia 27 de outubro.

P. B. LOPES INVESTE EM CULTURA

A Rede P. B. Lopes segue fomentando ações culturais e artísticas. Novamente foi patrocinadora, por meio da de Incentivo à Cultura, da 26ª edição do Festival Unicanto de Corais, realizado no mês de novembro, em Londrina. A empresa também renovou o patrocínio com o Plantão Sorriso, organização de palhaços que leva alegria para crianças internadas em hospitais, e com a Banda Marcelino Champagnat, que mantém a tradição das bandas marciais há décadas na cidade de Londrina.


SOCIAL

A campanha do Novembro Azul, período dedicado ao alerta e à conscientização sobre o câncer de próstata, mobilizou a Rede P. B. Lopes. Todos os colaboradores homens ganharam bonés azuis, alusivos à cor da campanha, além de informações sobre cuidados e prevenção.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).


SOCIAL

Os colaboradores da Rede P. B. Lopes fizeram uma pausa no trabalho para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo do Catar. A cada gol, uma explosão de alegria. Confira as fotos da torcida P. B. Lopes.


PERFIL

Os três funcionários mais antigos da P. B. Lopes, contratados ainda no século passado, são da filial de Maringá

Reconhecimento, valorização e um bom ambiente de trabalho são palavras-chave para quem quer permanecer em uma empresa. Os três funcionários mais antigos da Rede P. B. Lopes sabem muito bem disso: Devanilde Figueiredo, Edmilson Santana e Laércio Jorge Gonçalves foram contratados há 30, 39 e 40 anos respectivamente, e continuam felizes cumprindo suas tarefas diárias na empresa.

Em entrevista à PBNews eles relatam como foi construída a relação de afeto com o fundador da empresa, o aprendizado com os colegas e as responsabilidades que envolvem a rotina de trabalho.

DEVANILDE FIGUEIREDO:
30 ANOS DE CASA

A primeira coisa que Devanilde Aparecida Figueiredo faz quando chega na P. B. Lopes Maringá (PR) é preparar o café. Funcionária da empresa desde 1992, ela conta que entrou para trabalhar como auxiliar de cozinha no antigo refeitório da concessionária. “Quando desativaram o local, eu fui transferida para os serviços gerais. Eu adoro trabalhar aqui. Tudo que eu faço, faço com muito carinho. Faço café, cuido da limpeza dos ambientes, minha tarefa é manter a casa em ordem.”

Devanilde relembra que o emprego ‘caiu do céu’. “Sou de uma família simples de Astorga (PR) e tudo que eu conquistei foi graças ao trabalho na P. B. Lopes. No meu primeiro ano de empresa, consegui comprar a minha casa, depois comprei uma moto... são conquistas muito grandes para mim.”

Embora usufrua dos benefícios da aposentadoria, Devanilde nem pensa em parar de trabalhar. “Aposentei, mas continuo aqui, firme e forte. Eu lembro com muita saudade do Seu Pedro e da Dona Cris, pessoas especiais que conversavam com todos, sem distinção. Aliás, a família toda é assim. Aqui eu trabalho feliz. Procuro não deixar nada para trás e fico feliz ao ver todos bem, é uma satisfação.”

EDMILSON APARECIDO SANTANA:
39 ANOS DE P. B. LOPES

O auxiliar administrativo do setor contábil da P. B. Lopes Maringá, Edmilson Aparecido Santana, conta que a geada de 1975, que dizimou o café no Paraná, contribuiu para que a família dele se mudasse para a região de Maringá em busca de trabalho e novas oportunidades.

Em 1983, consegui emprego na Irmãos Lopes, empresa do Sr. José Lopez Lopez, e administrada pelo filho, o Sr. Pedro Barboza Lopes. Entrei como recebedor de peças. Em 1986, passei a trabalhar no kardex, setor que registrava toda mercadoria que entrava e saia.”

Desde os anos 1990, Edmilson trabalha na área fiscal. “Eu acho bom trabalhar num lugar tanto tempo. Meu pensamento nunca foi de mudança. Gosto de ficar tranquilo e sou assim em tudo: no trabalho, em casa, com a família, com as coisas.”

Da convivência com o Seu Pedro, Edmilson guarda muitas lembranças. “Quando ele vinha para Maringá, Seu José sempre o acompanhava. Seu Pedro era uma pessoa justa e exigente com o funcionamento correto de tudo. Ele estava criando um padrão de atendimento, então era muito atento com todos os detalhes.”

Com tanto tempo na empresa, Edmilson já trabalhou com muita gente. “Sempre procurei ter um bom relacionamento com todos. Aqui fiz bons amigos. É uma empresa boa de trabalhar, temos uma convivência boa, com equilíbrio.”

LAÉRCIO JORGE GONÇALVES:
40 ANOS NA EMPRESA

O estoquista Laércio Jorge Gonçalves lembra até hoje a data de sua admissão: 16 de fevereiro de 1982. Natural de Formosa do Oeste (PR), filho de família grande, ele também recorda que a geada dos anos 1970 queimou todo o café do sítio onde morava. “Mudamos para Cascavel (PR) e depois para Maringá (PR). O primeiro emprego que consegui, aos 17 anos, graças ao meu irmão, foi na Irmãos Lopes”, explica.


Além de estoquista, Laércio foi municiador de peças na oficina e também atuou no setor de TI. “Fui selecionado e trabalhei diretamente com o Ângelo Dal-Col e o Cleverson Oliveira Neto (responsáveis pelo setor de TI da P. B. Lopes). Quando o servidor migrou para a matriz, fui para a área administrativa, e depois voltei para o estoque, onde estou até hoje.”

Laércio se emociona quando relembra da convivência com Seu Pedro. “Seu Pedro foi um paizão. Era uma inspiração e toda a luta dele era como um ensinamento para a gente, de sempre fazer o certo. A força dele está presente na Daniela e no Henrique. A tradição da Família Lopes está muito viva.”

Para os colaboradores mais novos, Laércio sempre tem um conselho. “Tenho vivência e se enxergo algo que um novato não vê, eu oriento: faça o que está contratado para fazer; não fique esperando; faça com calma e atenção para evitar erros; execute as tarefas da melhor forma. Somos a empresa e temos que ajudar onde for preciso”, conclui.

FAZENDA DONA AMÉLIA

Fazenda Dona Amélia, de propriedade da família Lopes, ganha Selo de Amiga da Natureza graças as boas práticas com o meio ambiente

A Fazenda Dona Amélia, situada em Nova Andradina (MS), obteve o reconhecimento de seu trabalho de proteção ambiental ao receber o Selo Propriedade Amiga da Natureza, concedido pela CESP – Companhia Energética de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo.

A conquista é fruto de uma gestão voltada às boas práticas de manejo, com foco na preservação de matas nativas e recuperação dos recursos hídricos, e também pelo conjunto de ações desenvolvidas na propriedade.

Um dos destaques da atividade de preservação da Fazenda Dona Amélia é o cuidado com a reserva legal, como revela José Henrique de Souza Gomes, diretor da Rede P. B. Lopes. “Desde quando o Sr. José Lopez Lopez começou a abrir a fazenda, ele manteve áreas de mata nativa espalhadas por toda a propriedade. Esses espaços se tornaram corredores para os animais nativos. Temos uma diversidade grande de animais em nossa fazenda, ambiente de estudo e pesquisa de cientistas e alunos das universidades da região.”

ESPÉCIE AMEAÇADA

O trabalho de pesquisa teve um resultado muito significativo com o avistamento na fazenda de uma espécie rara: a do cachorro-vinagre ou cachorro-do-mato-vinagre. O animal é da família dos canídeos, pouco conhecido, uma espécie ameaçada de extinção. “Temos 1.200 hectares de reserva legal preservada que, somada às propriedades circunvizinhas, totaliza cerca de 4 mil hectares de mata nativa. Uma grande área de fauna e flora preservadas”, explica José Henrique.

A manutenção do legado deixado por Seu Pedro é uma das premissas da fazenda, seja através do plantio de árvores nativas ou na recuperação de nascentes através de matas ciliares. “Temos quatro nascentes dentro da fazenda, todas protegidas e cercadas. Para isso, temos um viveiro de mudas de árvores da região para fazer o plantio das espécies adequadas” conclui José Henrique.



RECEITAS

A costelinha de porco é uma carne muito versátil, suculenta, e que pode ser servida como prato principal, acompanhamento ou aperitivo. A receita do João Paulo Melo Duarte, vendedor de PMS na filial de Dourados (MS), é de dar água na boca, preparada à moda norte americana, e leva ingredientes especiais como o molho barbecue e dry rub (tempero seco especial para carne). “Sempre faço em casa para os amigos, defumada, bem no estilo americano”, conta João Paulo.

VEJA O PASSO A PASSO:

INGREDIENTES

- 1 Costela de porco sem a parte da gordura e da pele

- Mostarda

- Mel

- Molho Barbecue

- Manteiga

- Tempero Dry Rub porco


MODO DE PREPARO

- Coloque a costela com os ossos para cima e com a ajuda de uma colher retire a membrana de cima dos ossos.

- Tempere a costela com o Dry Rub: Polvilhe a parte da carne até ela ficar completamente coberta.

- Leve ao forno pré-aquecido a 200° e deixe assando por 1 hora, com os ossos para baixo.

- Tire a costela para embrulhar no papel alumínio. Coloque sobre o alumínio 3 pequenas porções de manteiga, um fio generoso de mel, um de mostarda e outro de molho barbecue.

- Posicione a costela sobre o molho com os ossos para cima, embrulhe bem apertado com várias voltas de papel alumínio, e leve de volta ao forno por mais uma hora e meia, com os ossos para cima.

- Quando estiver finalizando o tempo no forno, prepare o molho para pincelar por cima da costela.


MODO DE PREPARO DO MOLHO

Em uma panela coloque:

- 1 colher e 1/2 de manteiga

- 2 colheres de mel

- 2 colheres de mostarda

- 2 colheres de molho barbecue

- Leve ao fogo e mexa o molho até ficar bem apurado

- Retire a costela do papel alumínio e pincele o molho sobre ela

- Sirva com arroz e salada ou se preferir com pão grelhado e batata


DIVERSÃO

LIVRO

PELÉ. A IMPORTÂNCIA DO FUTEBOL
Autor: Edson Arantes do Nascimento
Editora: Realejo
Páginas: 224
Pela primeira vez, Pelé explora sua visão muito particular de como o esporte que encanta a todos evoluiu desde 1950. Nas palavras do próprio Rei: “Esta não é uma biografia nem um livro de memórias tradicional nem tudo o que aconteceu na minha vida está nestas páginas. Em vez disso, tentei contar histórias que estão interligadas e que mostram como evoluí como pessoa, como jogador e também mostram um pouco de como o futebol se desenvolveu pelo mundo. Para fazer este livro, eu me concentrei em cinco Copas do Mundo, começando com a Copa de 1950, realizada aqui, quando eu era só uma criancinha, e terminando com o evento que o Brasil volta a sediar mais uma vez, em 2014. Por diferentes motivos cada um desses torneios é um marco na minha vida.”

MÚSICA

PLAYLISTS MAIS ACESSADAS DE ROLANDO BOLDRIN
Artista: Rolando Boldrin
Ao longo das 12 canções, 11 delas inéditas, o O ator, cantor, compositor e apresentador Rolando Boldrin, que morreu em 9 de novembro de 2022, em decorrência de insuficiência respiratória e renal, aos 86 anos, nos deixou um importante legado. O artista, que sempre valorizou a música caipira, compôs 170 canções, fez três filmes e 32 novelas. Nascido em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, desde pequeno tocava viola e aos doze anos começou uma empreitada musical com o seu irmão, formando a dupla "Boy e Formiga". Boldrin também teve uma grande experiência como ator, atuando em novelas das Tvs Record, Tupi e Bandeirantes. Como apresentador de televisão, esteve à frente dos programas Som Brasil, Empório Brasileiro, Empório Brasil e Sr. Brasil.



FILME

ELVIS
Ano: 2022
Direção: Baz Luhrmann
Elenco: Austin Butler, Tom Hanks, Olivia DeJonge
Duração: 2h 39m
O filme explora a vida e a música de Elvis Presley (Butler), visto através do prisma de sua complicada relação com seu enigmático empresário, o coronel Tom Parker (Tom Hanks). A história investiga a complexa dinâmica entre Presley e Parker ao longo de 20 anos, desde a ascensão de Presley à fama até seu estrelato sem precedentes, tendo como pano de fundo a paisagem cultural em evolução e a perda da inocência na América. No centro dessa jornada está uma das pessoas mais importantes e influentes na vida de Elvis, Priscilla Presley.


SÉRIE

THE CROWN - 5ª TEMPORADA
Ano: 2022
Episódios: 10
Direção: Jessica Hobbs, Alex Gabassi, May el-Toukhy, Christian Schwochow, Erik Richter Strand
Elenco: Imelda Staunton, Jonathan Pryce, Lesley Manville, Dominic West e Elizabeth Debicki
O enredo da sequência da aclamada série inglesa foca nos acontecimentos turbulentos da realeza britânica durante a década de 1990, como, por exemplo, o auge da popularidade da Princesa Diana (Elizabeth Debicki) e suas ações de caridade, o período da crise repleto de problemas conjugais em seu casamento com o Príncipe Charles (Dominic West) e suas desavenças com a sogra, a Rainha Elizabeth II (Imelda Staunton). A série, vencedora de 21 Emmys, teve mais uma vez seu elenco renovado para acompanhar o envelhecimento da Família Real e contará com Imelda Staunton como Elizabeth II, Jonathan Pryce como Príncipe Philip, Lesley Manville como Princesa Margaret, Dominic West como Príncipe Charles, Elizabeth Debicki como Princesa Diana, Timothee Sambor como príncipe William e Teddy Hawley como príncipe Harry.


EXPEDIENTE

Revista PBNews - Edição Digital
40ª edição – dezembro 2022


Direção Geral - P. B. Lopes & Cia. Ltda.

Conselho Editorial - Daniela de Andrade Lopes Gomes - Emilia Miyazaki - Júlio César dos Santos Barbosa - Milton Antunes

Produção - Doc Comunicação

Jornalista Responsável - Emilia Miyazaki - Mtb 2868 doclondrina1@gmail.com

Edição e redação - Milton Antunes – Mtb 2018 miltonantuneslondrina@gmail.com

Fotografia - Acervo Rede P. B. Lopes – Emília Miyazaki - Acervo Scania

Solução digital (pocket®) e projeto gráfico - Visualitá® Gestão em Design Estratégico e Alexandre Jorge

Contato - P. B. Lopes & Cia Ltda - Av. Brasília, 3.126 - Londrina – PR • Telefones (43) 4009.0780 | 3329.0780 • daniela.lopes@pblopes.com.br - marketing@pblopes.com.br
www.pblopes.com.br

A Revista PBNews - Edição digital é uma publicação da P. B. Lopes

P. B. LOPES | SCANIA

LONDRINA – PR
(43) 4009 0780 • Av. Brasília, 3126 • CEP 86025-180
MARINGÁ – PR
(44) 3228 5757 • Av. Colombo, 674 • CEP 87045–000
MARINGÁ – PR (Posto de Serviço)
(44) 3246 3304
Rod. PR 317, 4652, Km 03 • CEP 87035-510
CAMPO GRANDE – MS
(67) 3326 5080 • Rua Elza da Silva Gatass, 48 • CEP 79018-805
DOURADOS – MS
(67) 3424 0015 • Rua Marginal Leste, 11415, Chácara Castelo II • CEP 79835-000
LADÁRIO – MS
(67) 3234 6400
Rod. BR 359, Km 516,7 • CEP 79370-000
SALTO GRANDE – SP
(14) 3378 4115
Rod. Raposo Tavares, Km 386 • CEP 19920-000
REGENTE FEIJÓ - SP
(18) 3941 1030
Rod. Raposo Tavares, km 559 - Distrito Espigão • CEP 19570-000