Deslize para o lado para
acessar o conteúdo da revista

EDITORIAL

A nossa 39ª edição está recheada de produtos, serviços e encontros. Finalmente nos sentimos novamente à vontade para celebrar conquistas, rever amigos e parceiros comerciais, frequentar eventos e feiras, realizar treinamentos e reuniões presenciais.

A Scania sempre se caracterizou pela proximidade com o cliente e retomar essa convivência foi excelente, principalmente nesse ano em que comemoramos os 65 anos da montadora no Brasil.

Nesta edição também compartilho minha vivência na recente visita a Hannover para participar da IAA, a maior feira do segmento de transporte da Europa.

Tive o privilégio de viajar na companhia de meu filho mais velho, Pedro Henrique. Foi a primeira visita dele a feira. Senti a mesma emoção que meu pai, quando levou, na década de 1980, mamãe, Rodrigo, Gustavo e eu à Suécia para conhecermos a fábrica da Scania, em Södertälje.

Foi um sentimento misto de orgulho e satisfação: somos concessionários de caminhões há 72 anos e Pedro Henrique já iniciou atividades na empresa como trainee. É a quarta geração da família no negócio.

Outro destaque dessa edição é a reprodução de mais um capítulo do livro de papai, onde ele relata como nos tornamos concessionário Scania, em 1966.

Aproveito para agradecer as mensagens de incentivo e os comentários sobre nossas publicações. Somos um time editorial comprometido em compartilhar a visão da empresa, seus valores e cultura. Convido todos nossos leitores que nos escrevam, colocando suas críticas e sugestões, a fim de tornarmos essa comunicação mais eficaz e pertinente.

Boa leitura!



Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes

OPINIÃO DO LEITOR

BEM FEITA
“A revista PBNews é muito bem feita. Os conteúdos são relevantes e misturam informações de grande importância que estão acontecendo no mercado, com a leveza e descontração de momentos agradáveis como as confraternizações que acontecem na rede. Com isso, me mantenho sempre atualizado sobre o que está acontecendo em minha atividade e os negócios que envolvem a marca Scania. A Torre de Controle do G10 é um bom exemplo disso. Fiquei muito interessado em conhecer. Também saber que a PB conquista prêmios internos e conhecer os trabalhos sociais que desenvolve, demonstra a seriedade do grupo e me dá a certeza de ser o parceiro ideal para os nossos negócios. Sempre fico de olho nas dicas finais de livros, filmes e séries.”

LUIZ GUSTAVO DALL’AGNOL
Transportadora Lontano, Campo Grande (MS)

CONTEÚDO
“A Revista digital PBNews é bem versátil, de fácil e prático acesso, com conteúdo interessante e atual como a sustentabilidade, a modernidade e a evolução dos caminhões Scania.”

FRANCISLAINE GOMES
Leitora da Revista PBNews, Regente Feijó (SP)

PARABÉNS
“Muito obrigado por proporcionar esta experiência, fiquei muito feliz. Vamos trabalhar para melhorar ainda mais a fazenda Dona Amélia. Destaco as Crônicas do Seu Pedro, que prende a atenção e desperta curiosidade. Muito legal. Parabéns pelo empreendedorismo da Família.”

BRUNO SILVA RIBEIRO
Engenheiro agrônomo da Fazenda Dona Amélia, Nova Andradina (MS)

VISUAL
“A edição, o visual, paginação e praticidade do App ficaram perfeitos. Meus parabéns. Acho que a P. B. Lopes é a primeira a ter uma revista digital!”

MARCELO GALLÃO
Diretor de vendas e soluções da Scania, São Bernardo do Campo (SP)

CONVIVÊNCIA
“Parabéns por mais esta maravilhosa edição da PBNews. Matérias excelentes. Vivi 36 anos de minha vida convivendo com pessoas retas e justas, cuidadosas e atentas a tudo à volta delas. Um pouco assimilei para minha formação pessoal: agradeço esse tempo a mim permitido e nada cobrado. Vocês fizeram e continuam a fazer parte da minha vida.”

ILMA ZANONI
Ex-P. B. Lopes, Londrina (PR)

ADOREI
“Adorei essa edição! Adorei o vídeo das ações de sustentabilidade. O legal da revista digital é ter esse recurso. Bem bacana! Lindas ações e edições, como sempre!”

MARIANA VALIN SALLES
Médica, São Paulo (SP)

HONRADO
“Gostei muito. Agradeço mais uma vez pela oportunidade. Estou muito honrado em ter participado da revista.”

JÂNIO PEREIRA SOARES
Empresário, ex-P. B. Lopes, Nantucket, Massachusetts (EUA)

FATO MARCANTE
“A Garagem citada (Crônicas do Seu Pedro) ficava na rua Ararapira, uma rua paralela à Av. Jabaquara, pertinho da nossa casa uns 100 metros. Conheci o Basílio e tem um fato marcante: na inauguração da TV Bandeirantes, meu pai foi convidado e saiu direto do trabalho para o evento, mas durante o expediente o sapato dele estava machucando o pé, então ele substituiu por outro. No evento, ele percebeu que um sapato era marrom e o outro preto.”

PAULO CELSO DE OLIVEIRA
Ex-P. B. Lopes (filho de Alacides de Oliveira (Tio Roque)), Recife (PE)

MINHA INSPIRAÇÃO
“A revista está demais! Adorei a matéria sobre as mudas de ipê! Atitude linda mesmo! Meus pais são minhas inspirações!”

FELIPE RAMIRES
Estudante universitário (filho de Andrea e Paulo Ramires), Enschede, Holanda

SAUDADE
“Dei uma boa olhada na revista e pude rever muitas pessoas que conheci. Muita saudade dos amigos e do convívio com vocês. Parabéns por aprimorarem as matérias da revista, com um correto balanceamento entre produtos, pessoas, trabalhos da empresa e histórias de perseverança e dedicação da P. B. Lopes.”

ARTUR WESTIN
Aposentado da Scania do Brasil

IMPRESSIONADO
“Estou impressionado com os investimentos feitos pela Scania, no que diz respeito à economia de combustível e inovações de veículos movidos a gás. A revista mostra a importância da parceira e preocupação da marca com o meio ambiente e com seus clientes. Parabéns a todos.”

AGNALDO DOS SANTOS OLIVEIRA
Cliente (AGN Transportes), Ourinhos (SP)

CONVITE
“Quero agradecer pela reportagem e deixar aqui um convite a equipe vir até nossa empresa para conhecer de perto esse trabalho tão importante que realizamos em Ibiporã e toda região. Muito Obrigado.”

JOSÉ WALDIR BATISTA FILHO
Cliente (Metálicos Ambiental), Ibiporã (PR)

Outubro Rosa é a campanha realizada mundialmente no mês de outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura: 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura, por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

CLIQUE AQUI

E SAIBA MAIS SOBRE O OUTUBRO ROSA

ESPECIAL

Rede P. B. Lopes promove festas e confrarias com a participação de clientes, amigos e colaboradores

A Scania está comemorando os 65 anos no Brasil com muita festa em todas as concessionárias do país e aproveita a celebração para lançar a edição comemorativa e a nova geração de ônibus.

Para festejar esta data histórica, a Rede P. B. Lopes promoveu diversas ações na matriz e em todas as filiais, durante os meses de julho e agosto, com a participação de clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

Os colaboradores de Londrina (PR), Maringá (PR), Campo Grande (MS), Dourados (MS), Ladário (MS), Regente Feijó (SP) e Salto Grande (SP) foram recebidos com um saboroso café da manhã, com bolo e salgadinhos, numa festa preparada especialmente para eles.

FEIJOADA DA PB

Outro evento que agradou em cheio foram as Confrarias P. B. Lopes, realizadas em Maringá (PR) e em Campo Grande (MS), nos dias 06 e 08 de agosto, respectivamente. As festas reuniram cerca de 200 convidados, entre clientes e familiares, para comemorar a história da Scania no Brasil.

O cardápio escolhido foi a feijoada, um dos pratos típicos mais deliciosos da culinária brasileira. A confraria proporcionou momentos de alegria e descontração, com os convidados se divertindo e curtindo a festa dos 65 anos da Scania.

“A programação dos 65 anos da Scania abriu nossa agenda de eventos presenciais pós-pandemia. Foram momentos muito simbólicos, de reencontro com amigos de longa convivência, afinal temos clientes que estão com a Scania/P. B. Lopes há décadas”, festeja a diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes. “Foram encontros movidos a emoção, bom papo, uma energia muito positiva, com todos otimistas com relação ao futuro, boas perspectivas para o setor de transporte e para o país. Foi uma injeção de ânimo.”

PARCERIA SÓLIDA

A Rede P. B. Lopes é concessionária Scania desde agosto de 1966, levando produtos e serviços de qualidade para clientes situados em território no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Uma parceria que começou sólida e que foi se fortalecendo ao longo dos anos.

“Para nós é uma grande honra participar das comemorações e uma reafirmação da parceria entre a Scania e a Família P. B. Lopes. Estamos presentes praticamente desde o início da trajetória da montadora no Brasil. São 65 anos de uma história de sucesso, de empreendedorismo, de uma marca que investe em tecnologia e em inovação. É muito relevante fazer parte de uma organização sempre com vistas ao futuro e isso incentiva a todos da P. B. Lopes a buscar o melhor”, conclui Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da Rede P. B. Lopes.

ESPECIAL

Modelo ganha cor exclusiva e extensa lista de acessórios e detalhes

Limitada em 265 unidades, a Edição Comemorativa de 65 anos de Scania no Brasil atraiu os olhares dos apaixonados por caminhões e veio com um pacote atrativo com diversas vantagens, dentre as quais o pagamento da primeira parcela do financiamento só em 2023.

A Edição Especial veio disponível nos modelos pesados RH 450 4x2 e 6x2, de 450 cavalos de potência, e RH 540 6x4, de 540 cavalos. Os motores de ambos são de 13 litros Euro 5 que desenvolvem torques respectivos de 2.350Nm entre 1.000-1.300 rpm e de 2.700Nm entre 1.000-1.350 rpm.

“A Edição Comemorativa foi um sucesso. A Scania não mediu esforços para entregar um produto inesquecível em celebração ao aniversário de 65 anos de Brasil”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil.

“São duas opções de compra. Além da tradicional venda do produto personalizado, os clientes que já tenham caminhões programados para serem entregues entre setembro e dezembro poderão transformá-los em 65 anos. Basta ajustar os valores com a concessionária”, diz. O valor do pacote completo para tornar o veículo um modelo 65 anos é R$ 35 mil.


OBRA DE ARTE

A Edição especial se esgotou rapidamente, sendo um sucesso de vendas. Ela veio equipada com teto alto, defletores, saia lateral, pintura na cor Nardo Gray exclusiva e customizada na saia lateral, nos para-lamas e retrovisores. Completam os itens que tornam a edição 65 anos imperdível: faróis de milha no teto e na grade, geladeira, faróis H7, climatizador e rodas de aço pretas, além do Pacote Clássico (customizável).

“A identidade visual explora grafismos diferenciados, que valorizam as linhas do caminhão em comunhão com o design e aerodinâmica da cabine, e trazem uma sensação de movimento. A cor exclusiva Nardo Gray levará o comprador a uma experiência contemporânea, seguindo a tendência atual da indústria automobilística, num apelo mais esportivo. Pela primeira vez, adesivamos a grade dianteira e o resultado ficou magnífico, uma verdadeira obra de arte”, salienta Nucci.

PRODUTOS E SERVIÇOS

Uma parceria pioneira entre a Scania, Rede P. B. Lopes e o SEST SENAT de Assis (SP) está proporcionando experiência e qualificação aos motoristas e condutores de toda a região do Vale do Paranapanema. No dia 25 de julho, Dia no Motorista, o SEST SENAT oficializou a implantação do projeto Escola de Motoristas Profissionais, na cidade de Assis (SP).

A cerimônia contou com a participação de representantes do Sistema S, da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (FETCESP), autoridades locais, diretores e gerentes comerciais das filiais de Salto Grande (SP) e Regente Feijó (SP) da Rede P. B. Lopes.

Durante o encontro, o diretor do SEST SENAT de Assis, Erik Abrão, apresentou o primeiro caminhão doado pela Scania do Brasil para integrar o projeto. As primeiras turmas da escola terão aulas com atividades práticas a bordo do Scania.

“A P. B. Lopes foi um parceiro fundamental nesse projeto, responsável por toda a revisão necessária, com a verificação de todos os itens e instalação do software de telemetria. Os motoristas terão um panorama atualizado durante o treinamento”, comentou Erik Abrão, diretor do SEST SENAT Assis.


TREINAMENTO PRÁTICO

A parceria com a prefeitura municipal viabilizou a construção da pista de treinamento para as aulas práticas. “A parceria público-privado entre a Scania, o SEST/SENAT e o poder público municipal vai mitigar o déficit que temos em nossa região por profissionais capacitados”, reforçou o prefeito de Assis, José Aparecido Fernandes.

Para o vice-presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), Sérgio Figueirôa, o caminhão doado é um equipamento importantíssimo para o treinamento dos motoristas. “Hoje os caminhões são muito modernos e os condutores têm que estar capacitados para conduzir de forma adequada. Essa parceria vem de encontro com nossas necessidades.”

PRODUTOS E SERVIÇOS

A Rede P. B. Lopes fez a entrega no início de outubro do 1º caminhão GNV (gás natural) comercializado pela concessionária e adquirido pela Transportadora Jaloto, de Maringá (PR). O modelo é um R 410 6x2 que terá como implemento uma carreta LS Sider.

O caminhão a GNV também pode rodar com biometano. A grande vantagem do modelo é a redução de emissões de CO2, que pode chegar a 15% em comparação com caminhões a diesel quando abastecido com GNV, e até 90% se o combustível for o biometano. Também são mais silenciosos, comprovando 20% menos ruído.

“É uma iniciativa que nos deixa entusiasmados, pois o cliente vem buscando em conjunto com nossa marca um transporte mais sustentável, onde buscamos uma diminuição da dependência dos combustíveis fósseis”, explica Nilton César Theodoro, Gerente Comercial da P. B. Lopes Maringá.


TRANSPORTE DE QUALIDADE

A Jaloto é uma das empresas mais tradicionais de transporte do Brasil. Foi fundada no início de 1981 e hoje possui uma infraestrutura completa para atuar no transporte rodoviário de cargas alimentícias, líquidos, combustíveis, químicos, cereais e industrializados, entre outros.

Possui uma frota de 300 caminhões, sendo 68 veículos Scania. A transportadora conta com uma política de gestão integrada, buscando sempre a satisfação do cliente, a segurança e a saúde dos colaboradores, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. A aquisição do caminhão a gás ratifica estas diretrizes.

“Não é só a questão ecológica que tende a ser beneficiada por veículos com motorizações mais sustentáveis, pois deverão ocorrer alguns incentivos globais a curto e médio prazos. Esses são apenas alguns dos benefícios oferecidos por um caminhão a gás. A economia é de até 15% em comparação ao diesel e a similares”, conclui Nilton César Theodoro.

NEGÓCIOS/EVENTO

Salão Internacional de Veículos Comerciais é a exposição mais importante e mais abrangente da indústria automotiva mundial

A diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes, e seu filho, Pedro Henrique Lopes Gomes, participaram do Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), realizado em setembro, em Hannover, na Alemanha, e conheceram as últimas tendências para o transporte sustentável.

“Participamos de um seleto grupo de clientes do Consórcio Scania para conhecer a IAA. Durante a visita ao salão, conhecemos as novidades das principais montadoras de veículos comerciais, principalmente em relação à motorização e alternativas energéticas”, conta Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Considerada a maior feira do setor no mundo, o Salão Internacional abrange todo o espectro de transportes e logística. Os fabricantes de veículos, implementos, bem como de peças e componentes, usam o evento para apresentar suas últimas novidades. O salão continua sendo a maior vitrine da indústria de transportes no mundo.

“Na minha visão a Scania foi a montadora que conseguiu apresentar um portfólio de produtos abrangente e que pode atender a vários mercados, levando-se em consideração as possibilidades de matrizes energéticas específicas.

Conhecemos desde produtos de motorização a diesel, ainda mais econômicos, até veículos a gás e elétricos”, avalia Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Caminhões elétricos

A Scania levou diferentes veículos para o salão e demonstrou sua capacidade de fornecer soluções para o transporte sustentável. Foram apresentados pela primeira vez a nova geração de caminhões elétricos a bateria (BEV), para operação regional/urbana e dois novos motores a biogás potentes para os caminhões de 420 e 460 cavalos. São soluções sustentáveis que atendem às necessidades dos clientes.

Os novos veículos estão inseridos em uma estrutura de serviços que formam a oferta mais ampla do setor para clientes que desejamreduzir sua demanda de CO2 e obter a melhor economia operacional total. Em resposta à crise climática, a Scania oferece valor sustentável ao cliente com base na eficiência de combustível, eletrificação e serviços digitais, como o novo portal My Scania.

Um dos destaques da Scania no salão foi o caminhão basculante urbano elétrico 4x2 a bateria, com as características de robustez e durabilidade conhecidas do Scania XT, a linha fora de estrada da marca.

Além disso, na parte de testes de direção e condução da IAA, os interessados podiam fazer um test drive comtrês veículos: um Scania Super R 500, um veículo elétrico a bateria (BEV) 1.0 com implemento guincho e um caminhão híbrido versátil.

“A Scania também se destacou com a categoria de veículos movidos à eletricidade, o grande destaque da feira. Acho que o portfólio da Scania demonstra que a montadora está pensando em sustentabilidade pensando a curto, médio e longo prazo, com opções economicamente viáveis hoje e amanhã”, explica Daniela de Andrade Lopes Gomes.

Serviços digitais

A Scania também apresentou os serviços digitais e conectados e as soluções de carregamento para veículos elétricos. Dois novos itens do portfólio da empresa foram apresentados: o My Scania e o aplicativo Scania Driver, que vão permitir o aumento da eficiência e lucratividade do cliente.

ESPECIAL

Nova linha foi desenvolvida com base nos pilares da sustentabilidade, rentabilidade e segurança

A Scania aproveitou a Lat.Bus, o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, realizada em agosto, em São Paulo (SP), para lançar no Brasil a sua nova geração de ônibus, que estreou há apenas três anos na Europa.

Trata-se do melhor ônibus Scania de todos os tempos, em termos de produtos, serviços, eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes para uma moderna e rentável gestão da operação. A nova linha, que contempla os modelos da Série K (motor traseiro), está em perfeita união de mobilidade sustentável com economia operacional.

A Nova Geração de Ônibus Scania foi desenvolvida com tecnologia para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6, definidos na resolução 490, de novembro de 2018, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), integrante do Ministério do Meio Ambiente. Norma que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2023.

“Nosso lançamento vai atender as normas de redução de emissões, aumentar a segurança e o conforto e ainda economizar mais combustível colocando mais dinheiro no bolso do operador, tanto do segmento rodoviário quanto do urbano”, explica Silvio Munhoz, diretor-geral Scania Brasil.

MUITAS NOVIDADES

As principais novidades da Nova Geração de Ônibus da Série K Scania são: motores com sistema de injeção múltipla XPI e lay shaft brake (troca de marchas 45% mais rápidas), evolução do sistema de segurança ADAS e novos sensores (alertas de ponto cego e de pedestres), atualizações das caixas de câmbio Scania Opticruise (rodoviários) e ZF EcoLife 2 (urbanos), chassi mais leve, novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico, rodoviário 8x2 com 500cv (maior potência do mercado) e área do motorista redesenhada e aprimorada (painel, volante e pedais).

“Os novos modelos estarão disponíveis numa vasta gama de trens de força e vão proporcionar até 8% de economia de combustível em ônibus rodoviários – sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 1% da caixa automatizada Scania Opticruise –, e de até 10% nos urbanos, sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 3% da caixa automática ZF EcoLife 2. Além de baixos níveis de emissões e de ruídos”, diz Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania no Brasil.


MOTOR MAIS ECONÔMICO

Os motores Scania Proconve P8/Euro 6 desenvolvem os mais altos torques do mercado e propiciam aumento da eficiência energética em relação à geração atual, P7/Euro 5, o que na prática traz melhores resultados aos negócios dos clientes.

“Esse superior desempenho ocorre em virtude da introdução do sistema XPI, que possibilita melhor eficiência da combustão com pontos múltiplos de injeção, independentemente da rotação do motor, e garante menor emissão de poluentes e de ruídos”, afirma Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.

TROCA DE MARCHAS MAIS EFICIENTE

Para a linha rodoviária, a caixa de transmissão automatizada Scania Opticruise ganhou uma atualização do software e elevou em 1% sua economia de combustível. O que vai acarretar um benefício imediato na operação. A inteligência do câmbio promove uma experiência ainda mais prazerosa numa direção fácil, confortável e segura, independentemente do peso, rota e topografia.


CHASSIS MAIS LEVES

Os novos chassis da Série K P8/Euro 6 estão 2% mais leves. Com isso, o operador rodoviário vai conseguir levar mais bagagens. Portanto, vai aumentar sua receita. Algo possível graças à remodelação das longarinas.

A estrutura do chassi também está mais silenciosa e recebeu um novo sistema elétrico para que haja uma integração maior com a carroceria. A consequência prática está no aumento da tecnologia embarcada.

MAIS ERGONOMIA

A Scania redesenhou totalmente a área do motorista para a Nova Geração de Ônibus. Agora ele vai encontrar um espaço ergonômico e confortável com todos os comandos integrados e posicionados de maneira estratégica nos novos volantes.

Os pedais suspensos e o volante ajustável foram projetados para que a relação homem-máquina seja natural e agradável. “Nosso objetivo é o controle sem esforço e o conforto incomparável. Tudo se torna possível com o projeto inteligente do novo posto do motorista. Para evitar distrações no trajeto, os botões foram colocados no volante, que é ajustável para o comando do computador de bordo, bem como os controles de velocidade de subida e descida”, finaliza Ivanovik Marx.

NEGÓCIOS/EVENTO

Feira latino-americana realizada em São Paulo apresenta as principais novidades para o setor de transporte coletivo de passageiros

Clientes e colaboradores da Rede P. B. Lopes participaram da Lat.Bus - Feira Latino-Americana que reuniu mais de 100 expositores na Expo Imigrantes, em São Paulo, entre os dias 09 a 11 de agosto, divulgando um panorama de tudo que acontece no segmento de transporte urbano, rodoviário e fretamento.

Considerada o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, a feira voltou a acontecer de forma presencial depois de quatro anos de suspensão, em função da crise sanitária. Clientes da Rede P. B. Lopes foram recepcionados no stand da Scania e conheceram a nova geração de ônibus urbanos e rodoviários.

Os destaques desta edição da Lat.Bus foram a nova motorização Euro 6 que passa a equipar todos os ônibus e caminhões a partir de 1º de janeiro de 2023, e a gama de veículos elétricos, antecipando uma tendência que deve dominar o cenário urbano nos próximos anos.

“A participação da P. B. Lopes na Lat.Bus foi muito positiva, pois foi possível conhecer novas tecnologias e fomentar negócios”, explica Eduardo Barbosa, consultor de soluções da P. B. Lopes. “Os clientes gostaram demasiadamente da organização, estrutura e as novas tendências do mercado como o motor euro 6 no K 500.”

FUTURO DO SETOR

Paralelo à realização da feira, foi realizada a 35ª edição do Seminário Nacional NTU, da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano, que reuniu especialistas para debater temas de interesse do setor. A programação incluiu assuntos como tarifa pública e os caminhos para recuperar a demanda perdida durante a pandemia, o transporte nas eleições, o financiamento do transporte público e a participação dos jovens nas empresas operadoras do sistema.

CLIENTES/EVENTO

Para festejar os 40 anos do Consórcio Scania, a Rede P. B. Lopes promoveu um encontro com clientes da região de Salto Grande (SP), com o objetivo de estreitar o relacionamento, apresentar as novidades e fomentar a venda de cotas de consórcio.

Cerca de 40 pessoas, entre clientes e familiares, participaram do evento realizado no dia 28 de julho. Eles foram recebidos pelos diretores e colaboradores da P. B. Lopes | Scania com um delicioso churrasco fogo de chão e aproveitaram para conhecer as oportunidades do Consórcio Scania.

Segundo o Gerente Comercial da P. B. Lopes de Salto Grande (SP), Artur Pereira Lima Junior, o encontro resultou em bons negócios: “A minha avaliação é positiva, pois pudemos nos reunir pela primeira vez após o período de distanciamento da pandemia, o que já é uma vitória. Também pelas vendas conquistadas, o que proporcionou neste primeiro momento cerca de R$ 1.500.000,00 em cotas vendidas com possibilidade de fecharmos o mesmo valor nos próximos 90 dias”.

CLIENTES/EVENTO


Um caprichado café da manhã movimentou a P. B. Lopes Londrina (PR) durante o Scania Experience, evento voltado para ativação comercial e relacionamento com clientes estratégicos da região. A proposta foi apresentar as novidades da Scania, especialmente em torno da conectividade.

Com um mercado que conta com 56 mil veículos conectados, foi possível mostrar como a montadora trabalha para melhorar a performance dos condutores, com economia e melhores resultados na estrada, com os serviços oferecidos pelo App e pela Scania, como o Driver Services, o Control Tower, e as demais soluções que a montadora oferece.

“O evento reuniu 25 clientes e foi uma oportunidade de apresentarmos o portfólio da Scania. Muitos deles já conhecem e utilizam os produtos, então a proposta foi dar ênfase para a disponibilidade dos veículos transformando isso em receita. Com a inflação que impacta o custo operacional do diesel, pneus e insumos, o objetivo da Scania é dar suporte para reduzir os custos para que os clientes tenham sustentabilidade em seus empreendimentos”, reforça o gerente geral da P. B. Lopes Londrina, Felipe Haas.

BOA PARCERIA

Para o supervisor de frota da Indiana Transportes, Elias Stutz, eventos como o Scania Experience são importantes para melhor compreensão dos serviços Scania. “É uma oportunidade para conhecer os serviços em profundidade. Nosso negócio não é o caminhão, mas o atendimento ao cliente. Para isso, precisamos de um parceiro que dê suporte para realizar o transporte com eficiência, e a Scania tem sido uma boa parceira, de longa data. Nesse contexto, a P. B. Lopes é nosso principal parceiro, tanto que estamos adquirindo mais 20 unidades e chegaremos a uma frota de 100 caminhões.”

CONSÓRCIO

As pescarias estão entre as viagens de relacionamento mais aguardadas entre os clientes da Rede P. B. Lopes. Com o fim do distanciamento social, foi possível retomar os eventos, algo que a PB é expert e sempre recebe muitos elogios e comentários.

Além da viagem feita com destino a Corumbá (mostrada na última edição da PBNews), em agosto foi a vez dos clientes das filiais de Londrina (PR) e Maringá (PR) partirem para Corrientes, na Argentina, para curtir dias de paz, tranquilidade e boa prosa. E muita pescaria, claro!

A pescaria é uma promoção voltada para clientes do Consórcio Scania. Para participar, verifique nas casas P. B. Lopes as cotas de consórcio que promovem a pescaria, as próximas datas e locais, e a equipe da concessionária organiza o roteiro. É uma forma muito bacana de investir e planejar a renovação da frota, aliado a confraternização, convivência e troca de experiências com a sua rede de relacionamento.

TREINAMENTO

Capacitação é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento da equipe

As aulas da PBTEC - Escola de Treinamento da Rede P. B. Lopes - seguem com força total, atendendo os colaboradores da área de serviços da Rede P. B. Lopes e aprimorando as habilidades pessoais. De agosto de 2022 até hoje, 34 funcionários já passaram pela escola.

O objetivo é capacitar os novos colaboradores com relação aos produtos oferecidos pela Scania e proporcionar uma melhor integração com a equipe. A reciclagem e atualização também são destinadas aos colaboradores que já estão na ativa.

As aulas são ministradas pelo supervisor de serviços Alberico Ferreira de Araujo, profissional que está na P. B. Lopes desde 2003. ”Com o treinamento de funcionários é possível desenvolver as habilidades e potencialidades de cada um e, como consequência, gerar o desenvolvimento da própria empresa.”

Durante os workshops é ensinado tudo sobre o trem de força da Scania: especificações do veículo, literatura técnica, motores, transmissão, injeção, freios, sistema elétrico e a utilização de ferramentas digitais para diagnóstico, entre outros.

“Com este trabalho pretendemos ter aumento da produtividade, melhoria dos níveis de qualidade dos técnicos, estimular o trabalho em equipe, aumentar a motivação e o engajamento do funcionário com a empresa e promover um bom clima organizacional”, explica Alberico Ferreira de Araujo. “Também os mantemos inteirados sobre as inovações e atualizações lançadas pela Scania.”

COLABORADORES MOTIVADOS

O desenvolvimento técnico é uma jornada que propicia a construção de grupos de trabalho eficientes, garantindo melhores resultados para a empresa. Por outro lado, ter uma equipe de colaboradores felizes, motivados e comprometidos é essencial para o gerenciamento eficaz dentro de qualquer organização.

“A Escola de Treinamento da Rede P. B. Lopes não tem a intenção de substituir os treinamentos da Fábrica Scania, pois é importante que o colaborador vá à fábrica e faça a interação com as informações passadas pelo fabricante, trocando informações com o instrutor e os integrantes da sala que vêm de diversas regiões do país”, conclui Alberico Ferreira de Araujo.

SUPERAÇÃO

A Campanha Superação da Rede P. B. Lopes, que tem como objetivo alavancar a comercialização de peças e serviços, está mobilizando todas as filiais da concessionária. O foco está na superação das metas para concorrer aos prêmios.

No fechamento do 1º semestre, a P. B. Lopes Campo Grande foi a casa que mais pontuou e recebeu como prêmio uma motocicleta zero km. A moto foi sorteada entre os colaboradores da filial e o porteiro Adão da Silva Souza foi o grande felizardo. Parabéns à filial e ao ganhador do prêmio!

RENTABILIDADE
Clientes atestam a rentabilidade da Nova Geração Scania

O conjunto de inovações da Nova Geração Scania está proporcionando mais economia de diesel e uma maior rentabilidade – e quem afirma são os próprios clientes. Veja os depoimentos de Randal Garcia Borges e Fernando de Godoy, proprietários da North Face Logística e Transportes, com sede em Dourados (MS).

O conjunto de inovações da Nova Geração Scania está proporcionando mais economia de diesel e uma maior rentabilidade – e quem afirma são os próprios clientes. Veja os depoimentos de Randal Garcia Borges e Fernando de Godoy, proprietários da North Face Logística e Transportes, com sede em Dourados (MS).

ENTREGA TÉCNICA

Receber as chaves de um Scania novinho é um momento muito especial, que deixa todo mundo feliz, com um sorriso no rosto. Parabéns a todos os clientes por realizaremexcelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.


Na foto, o proprietário Elcio Eli de Souza com o filho Elcio Miguel, e nosso time comercial da P. B. Lopes Salto Grande: Artur Pereira Lima Junior, James Moreira e Eduardo Barbosa Leite

CLIQUE AQUI

VEJA MAIS FOTOS
DA ENTREGA TÉCNICA

CRÔNICAS DO SEU PEDRO

Uma nova marca

O desgosto com a Mercedes-Benz nos abalou por completo. Tanto que decidimos deixar o ramo venda de caminhões para sempre. Tínhamos várias fazendas e iríamos trabalhar com pecuária e café.

Enquanto decidíamos nosso futuro, a informação de que a Irmãos Lopes havia deixado a Mercedes-Benz chegou ao mercado. A Scania, uma marca nova de caminhões que estava entrando no Brasil, mandou o representante comercial Lázaro de Sá Martins para Londrina.

Papai já havia recebido anteriormente a visita do Sr. Newton Del Tedesco nos sugerindo a mudança de bandeira, mas como éramos concessionários Mercedes-Benz nada aconteceu.

Além disso, a Scania já tinha um concessionário em Londrina, a Viação Garcia. Eles não tinham instalação, tampouco comercializavam caminhões. A representação era exclusivamente para adquirir os chassis de ônibus para a própria empresa.

A Scania-Vabis Brasil S.A. foi constituída em julho de 1957. Em 1960, produziu integralmente seus caminhões e ônibus na fábrica localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Em dezembro de 1962 inaugurou a montadora em São Bernardo do Campo, a primeira unidade industrial de caminhões, ônibus e motores fora da Suécia.

O Sr. Lázaro de Sá Martins ficou exatos trinta dias em Londrina. A sua missão era nos nomear concessionário Scania. Como estávamos decididos a não trabalhar mais com caminhões, fiquei levando o Lázaro de um lado para outro, para que ele conhecesse algum futuro representante da Scania na região.

Cheguei a apresentá-lo ao Paulo Pimentel, na época governador do Paraná, que estava em Londrina com o governo itinerante. Minha intenção era que o irmão dele, Hélio Pimentel, que morava em Avaré (SP), fosse nomeado. Após trinta dias de peregrinação, o Lázaro me olha e diz:

– Ô espanholzinho, será que você não percebeu? Nós queremos vocês! Vamos fazer o seguinte: agende uma reunião com Seu José.

– Deixa eu ver se é possível agora – Eu queria era me livrar dele. Já estava cansado do sujeito na minha porta durante trinta dias. Prontamente papai o atendeu.

– Seu José, estou aqui todo esse tempo e não é para procurar concessionário. Nós já encontramos. Já temos a escolha feita.

Papai respondeu:

– Se você fez a escolha, o que está fazendo aqui? Pode ir embora!

– Eu não posso, porque o senhor e o Seu Pedro têm que ir comigo até a fábrica.

Lázaro então nos intimou a acompanhá-lo para conhecer a montadora em São Bernardo. Papai e eu nos entendíamos só no olhar. Nos olhamos, nos entendemos e papai anunciou:

– Pois bem, então vamos amanhã para São Bernardo.

Em São Bernardo, conhecida como a Capital do Automóvel, fomos recepcionados pelo Sr. Alcides Ladislau Klein, diretor de relações públicas e industriais; e pelo diretor comercial, Maurício Simão, um sujeito de cabelos cor de fogo que tinha uma eloquência impressionante e de quem me tornei amigo de imediato.

Conversa vai, conversa vem, fomos vendo que eles já sabiam tudo a nosso respeito. No fim, saímos da fábrica com um envelope na mão, contendo uma carta de nomeação. Em agosto de 1966, a Irmãos Lopes iniciava uma nova etapa de sua história, agora como concessionária Scania.

MEIO AMBIENTE

Projeto socioambiental da Rede P.B. Lopes contempla a empresa Rosa Agrícola Group Aves

Criado em setembro de 2021, o projeto “Bosque dos Ipês” - programa de arborização feito pela Rede P.B. Lopes em parceria com seus clientes - chegou ao município de Tamarana(PR), beneficiando a empresa Rosa Agrícola Group Aves, de propriedade do empresário Juliano Alves Rosa.

Um grupo de colaboradores da P. B. Lopes Londrina foi até a propriedade no dia 26 de agosto e plantou 20 mudas de Ipês, de cores variadas, cujas sementes foram coletadas de árvores da região norte do Paraná.

Quando crescerem, as árvores formarão o “Bosque dos Ipês”, uma área verde que certamente ficará conhecida por sua beleza, perfume e exuberância das flores. Um local de paz e de contemplação da natureza.

“Foi bem legal! O cliente é super parceiro e receptivo, passamos uma manhã agradável, plantamos e nos divertimos”, relembra Mirela Rigobello, assistente comercial da P. B. Lopes Londrina. “O Sr. Juliano Alves Rosa é um cliente novo, e recentemente adquiriu dois caminhões Scania. Ele se interessou pelo projeto da empresa e deixou sua propriedade de portas abertas para nos receber”.

PROJETO IPÊ AMARELO

O projeto “Bosque dos Ipês” faz parte das ações do programa socioambiental Ipê Amarelo, criado em 05 de junho de 2008 pela Rede P. B. Lopes. A iniciativa está alinhada com o antigo desejo do fundador da empresa, Pedro Barboza Lopes, de plantar uma muda para cada caminhão vendido.

Em 2012, o projeto Ipê Amarelo obteve seu reconhecimento com a conquista do Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, na categoria Pequenas e Médias Empresas, concedido pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (Gvcev).

MEIO AMBIENTE

Uma das principais ações do Projeto socioambiental Ipê Amarelo da Rede P. B. Lopes é a distribuição de mudas. A ação envolve colaboradores e gestores e ocorre em todas as filiais, além de feiras e eventos. O objetivo é incentivar as pessoas a plantar árvores, seja na área urbana ou rural, para garantir no futuro equilíbrio térmico e abrigo para a fauna silvestre. As árvores são nossas amigas e trazem inúmeros benefícios.

PB SOCIOAMBIENTAL

Campanha promovida pela Rede P. B. Lopes para arrecadar tampinhas plásticas ultrapassa a marca de mil quilos

Com o objetivo de reduzir o impacto do plástico no meio ambiente e ao mesmo tempo beneficiar entidades assistenciais, a Campanha das Tampinhas promovida pela Rede P. B. Lopes conquistou a atenção de colaboradores, familiares, clientes e amigos. O resultado não poderia ser melhor: do inicio da campanha, em dezembro de 2020, até setembro de 2022, a iniciativa já arrecadou um total de 1.045,950 quilos.

Na P. B. Lopes Londrina (PR), o conteúdo arrecadado é destinado ao Projeto Ninho, que atende gestantes carentes, fornecendo às mães um kit para os bebês com banheira, mamadeira, chupeta, roupas etc. A filial, que já havia enviado 590 kg, conseguiu arrecadar mais 176,350 kg no período de março a agosto deste ano, totalizando 766,350kg.

Os pontos de coleta estão localizados na filial, matriz, na UBS do Jardim Alvorada, no Salão Gente Bonita Torre Montello e na Equoterapia Pocotó (Parque Gov. Ney Braga). “É uma excelente campanha, que incentiva as pessoas na reciclagem de produtos descartáveis e ainda ajuda os mais necessitados”, comemora Glaucia de Oliveira Geromel, gerente administrativa contábil da P. B. Lopes Londrina (PR).

MARINGÁ

O material coletado pela P. B. Lopes Maringá (PR) é destinado ao Projeto Tampinha Solidária, de Curitiba, mantido pela Associação das Acácias da Emiliano Perneta (AAEP). O objetivo da ONG é obter recursos com a comercialização das tampinhas para adquirir fraldas geriátricas e depois destiná-las a lares de idosos carentes, previamente selecionados e registrados.

De dezembro de 2020 até janeiro de 2022 já haviam sido enviados 52kg de tampinhas para Curitiba, com o apoio da empresa Rumo Logística, parceira na campanha. Em maio, julho e agosto deste ano foram enviados mais 12,100kg de tampinhas, totalizando 64kg. São dois pontos de coleta em Maringá: no refeitório e na sala do gerente.

“Percebemos aqui na P. B. Lopes muitas pessoas envolvidas com a campanha. Eu e meu esposo juntamos tampinhas, qualquer tampinha que a gente vê na rua já colocamos na bolsa”, explica Patrícia Peres Sartori Belmonte, assistente comercial da P. B. Lopes Maringá. “Ser solidário gera um bem que nós também recebemos, a solidariedade é um presente que damos com amor e carinho para o nosso próximo e para nós mesmos.”

SALTO GRANDE

Na P. B. Lopes Salto Grande (SP), os colaboradores começaram a juntar as tampinhas de plástico em abril de 2021 e até agora já foram coletados 8kg. O ponto de coleta está localizado na área da entrega técnica dos caminhões.

O material foi doado à Apae de Ourinhos (SP), entidade que presta atendimento às pessoas com deficiência mental, autismo e famílias. A Apae vai repassar a doação ao Projeto Tampinha Legal, programa socioambiental da indústria de transformação do plástico que recebe, vende e depois destina os recursos para as entidades.

REGENTE FEIJÓ

Na P. B. Lopes Regente Feijó, a campanha já havia arrecadado 200kg de tampinhas plásticas, que foram doados à Sabesp, Companhia de Saneamento de São Paulo, que comercializa o material e depois repassa os valores ao Hospital de Esperança de Presidente Prudente (SP). O hospital utiliza os recursos para adquirir suplementos alimentícios, destinados aos pacientes com câncer.

Em setembro deste ano foi feita uma nova doação, de 7,5kg de tampinhas, totalizando 207,500kg. Além das tampinhas plásticas, a filial também arrecada lacres de latinhas de alumínio.

“Com um simples gesto de recolher uma tampinha ou lacre de latinha em uma caminhada, ou em casa mesmo, posso estar contribuindo com o meio ambiente e, melhor ainda, contribuindo com o bem estar de uma pessoa que está em estado de recuperação de uma quimioterapia ou medicação paliativa contra o câncer”, analisa Eliana Cristina de Souza, supervisora administrativa da P. B. Lopes Regente Feijó.


SOLIDARIEDADE

Todo ano, quando as temperaturas estão mais baixas, a Rede P. B. Lopes se mobiliza e promove a Campanha do Agasalho, com o objetivo de arrecadar roupas e ajudar entidades beneficentes. Em 2022, a proposta foi motivar o engajamento dos colaboradores com a realização de uma gincana.

Cada item arrecadado - casaco, blusa, jaqueta, calçado, calça, touca, cachecol, luvas, meias e cobertores – correspondeu a uma pontuação e as filiais que mais angariaram receberam cartões de multicompras nos valores de R$ 1.500,00, R$ 1.000,00 e R$ 500,00.

As casas vencedoras foram Regente Feijó (SP), Londrina (PR) e Matriz e os cartões de multicompras foram sorteados entre os colaboradores e os sortudos foram: Joelson Danno (R$1.500,00); Amanda Rodrigues (R$1.000,00); e Bruna Cristina Campos (R$500,00).

Graças ao empenho de toda a equipe, a Rede P. B. Lopes conseguiu arrecadar 1.967 peças, que foram destinadas à várias instituições de assistência social: Provopar e a Fraternidade Toca de Assis (Londrina-PR), Albergue Santa Luiza de Marillac (Maringá-PR), ONG Amigos de Maria (Campo Grande-MS), Lar de Crianças Santa Rita (Dourados-MS), CAIJ (Corumbá-MS), Rede Feminina de Combate ao Câncer (Regente Feijó-SP) e Centro POP (Ourinhos-SP).

SOLIDARIEDADE

A Rede P. B. Lopes fomentou a ação voluntária de doação de sangue em suas filiais para contribuir com o abastecimento dos hemocentros e hospitais das cidades onde a concessionária está presente. A ação fez parte do movimento Junho Vermelho que incentiva a doação de sangue.

"Durante duas semanas, com dia e horário marcados, os colaboradores foram convidados a participar do mutirão, dirigindo-se aos pontos de coleta para fazer a doação. Com o incentivo das lideranças, houve uma boa mobilização e a adesão foi de 100 pessoas. Somente com a ação dos colaboradores da PB, mais de 400 vidas poderão ser salvas.


VOCÊ SABIA?

Além de salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias, o sangue também é indispensável para pacientes com doenças crônicas graves, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Faça sua parte, independentemente de quem receberá a doação.

ESPORTE

A 10ª edição do Memorial Hercilio Ermel – Torneio Aberto do Brasil de Xadrez Rápido, realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no SESC, em Londrina (PR), reuniu mais de 160 enxadristas. Considerado o maior campeonato de xadrez já realizado na cidade, o evento contou com o apoio da Rede P. B. Lopes.

O torneio, dirigido por Hercílio Ermel Junior, ofereceu troféus, medalhas e a premiação de R$ 10 mil, distribuída aos primeiros colocados no geral, nas categorias feminino e veteranos.

O Memorial Hercilio Ermel completou nesta edição 20 anos de atividades dedicadas ao xadrez e a realização de torneios. Também neste ano, foi fundado o Instituto "Memorial Hercilio Ermel, entidade sem fins lucrativos, que tem a finalidade de disseminar o conhecimento do xadrez e promover eventos esportivos, artísticos e culturais.

SOCIAL

CASAMENTO

O balconista da P. B. Lopes Salto Grande (SP), Everton Luis de Almeida, nos envia o registro de seu casamento com Jessica Cardoso de Almeida. Na foto com os noivos, Nicolas G. Ferreira de Almeida, Beatriz E. Cardoso de Almeida e Pedro O. Ferreira de Almeida.


1 ANINHO

Teve festa com tema de bichos para celebrar o 1º aninho do fofo Bernardo. Na foto, o aniversariante está com o pai, o colaborador Giovani Andrade de Souza, da P. B. Lopes Salto Grande (SP).

FELICIDADE

No dia 21 de julho, o pequeno Isaque comemorou 3 anos com muita festa e alegria, para felicidades do papai, Daniel Consolim Ribeiro, consultor técnico da P. B. Lopes Salto Grande (SP) e de sua esposa Patricia Kelly Gusmão Consolim.

CHÁ REVELAÇÃO

No dia 07 de agosto foi realizado o Chá Revelação do nosso amigo e colaborador da P. B. Lopes Salto Grande (SP) Kaique Fernando de Sousa Silva. Ele e a namorada Mariane Madeira Dafara estão à espera da filha Lívia. Na foto, Kaique, Mariane e o enteado Alexandre Dafara Dauage.

CASADOS

Casados desde fevereiro, o colaborador Paulo Henrique da Silva da P. B. Lopes Maringá (PR), manda uma bela foto com a esposa Patricia Aparecida da Silva. Muitas felicidades ao casal!

ANIVERSÁRIO

O dia 24 de agosto foi de festa para nossa colaboradora Patrícia Peres Sartori Belmonte, da P. B. Lopes Maringá (PR), que celebrou os 65 anos da mamãe Adélia Peres Sartori. Parabéns para a mamãe!!!

VIVA O EDU!

Quem acaba de completar 15 anos em setembro é o Eduardo Rafael Lorini, filhão de nossa colaboradora Silmara Rozane de Jesus, consultora técnica da P. B. Lopes Maringá (PR) e de Andriano Luiz Lorini. Parabéns e muitas felicidades!

BODAS DE CEDRO

Para quem comemora 36 anos de casado, tem que ter festa! Parabéns para nosso colaborador Edmilson Aparecido Santana, da contabilidade da P. B. Lopes Maringá, e sua esposa, Sra. Marisa Lopes da Silva Santana. Na foto, o casal está com os filhos, Isabela Maria e Bruno Ricardo.

FAZENDA DONA AMÉLIA

Fazenda Dona Amélia, de propriedade da família Lopes, vai transformar dejetos de animais em fertilizante organomineral

Situada em Nova Andradina, na região centro-oeste do Mato Grosso do Sul, a Fazenda Dona Amélia está consolidando uma parceria com a empresa Biocorp que vai resultar na destinação correta dos dejetos produzidos pelo rebanho da propriedade.

A iniciativa prevê a produção de fertilizante organomineral, ou seja, adubo orgânico enriquecido com nutrientes minerais. A tecnologia dos fertilizantes organominerais representa uma alternativa promissora em relação aos convencionais, tanto para a destinação segura dos resíduos animais, quanto para a obtenção de fertilizantes de alta eficiência.

A ação do fertilizante organomineral traz uma série de benefícios e não se limita a nutrir o solo, mas ainda aprimora as condições da terra, aumentando os teores de matéria orgânica e melhorando a atividade biológica.

PRODUÇÃO DE FERTILIZANTE

Após o estudo do tipo de cultura, análise dos resíduos, produto pretendido e o potencial da fazenda, agora é vez da etapa de implantação da metodologia com biotecnologia e o manejo de resíduos para a produção dos fertilizantes.

O objetivo é criar um ciclo de reaproveitamento dos rejeitos para diminuir os impactos causados pela criação de gado na fazenda, uma vez que os fertilizantes organominerais utilizam como matéria prima um produto considerado passivo ambiental.

"Estamos muito animados com a implantação do projeto de sustentabilidade. Este é um trabalho que vem de encontro ao pensamento da Família P. B. Lopes de visão de preservação do meio ambiente, de cuidado com o planeta, e de diminuir o impacto que esta cadeia de produção causa", enfatiza a administradora da Fazenda Dona Amélia, Márcia Chink.

RECEITAS

O milho é um ingrediente muito versátil na cozinha e combina com pratos doces e salgados. Mas esta receita é bem inusitada. É muito provável que todo mundo goste de brigadeiro... e de milho também, mas e de Brigadeiro de Milho?

Quem manda esta receita atípica é a Andréa Azambuja, assistente comercial da P. B. Lopes Campo Grande (MS). Depois você conta se gostou!

INGREDIENTES

1 ½ caixa de leite condensado

200g de milho verde em lata

1 colher (café) de amido de milho

1 colher (sopa) de manteiga


COBERTURA

Açúcar e canela ou

Coco ralado


MODO DE PREPARO

Escorra a água do milho verde, junte com o amido de milho e o leite condensado e bata tudo no liquidificador. Passe a mistura na peneira. Se quiser sentir os pedacinhos do milho verde, não peneire.

Leve ao fogo com a manteiga, mexendo sempre e espere o ponto de brigadeiro. Espere esfriar e faça as bolinhas de brigadeiro.

Polvilhe com açúcar e canela ou com coco ralado (conforme sua preferência).


DIVERSÃO

LIVRO

ENTRE O AMOR E O SILÊNCIO
Autora: Babi A. Sette
Editora: Novo Século
Páginas: 504
Francesca Wiggs sofreu uma grande decepção amorosa e, desde então, está decidida a não se relacionar mais. Além de se dedicar a escrever o seu livro, ela resolve preencher os dias com um trabalho voluntário: a leitura para pacientes em coma. No entanto, um grande imprevisto ocorre quando ela passa a se sentir atraída por um dos pacientes, Mitchell, um poderoso magnata, a antítese de tudo o que ela busca em um homem... se ele não estivesse em coma. Mas e se Mitchell acordasse? A aproximação desses personagens tão diferentes revela um romance encantador e divertido, repleto de reviravoltas.

MÚSICA

ÁLBUM "D"
Artista: Djavan
Gravadora: Luana Records
Onde ouvir: Plataformas digitais
Ao longo das 12 canções, 11 delas inéditas, o cantor alagoano de 73 anos versa sobre o amor, tema abordado em sua longa carreira. O 25º álbum da carreira de Djavan foi gravado de maneira rápida para os padrões de Djavan, que normalmente fica em estúdio de 2 a 3 anos. Muito por conta da gana de estar parado durante a pandemia. Em "D", uma das faixas que deve cair no gosto popular é "Iluminado", gravada com seus cinco filhos e dois netos, a música fecha o disco. Outro destaque é o encontro de Djavan com Milton Nascimento, um sonho antigo e só realizado agora.



FILME

TOP GUN: MAVERICK
Direção: AJoseph Kosinski
Roteiro: Jim Cash e Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise, Miles Teller e Jennifer Connelly
Duração: 2h 11m
Top Gun: Maverick é a sequência de Top Gun: Ases Indomáveis, que conquistou o público e bilheteria nos anos 1980. Depois de mais de 30 anos de serviço como um dos principais pilotos de caça da Marinha, Pete "Maverick" Mitchell (Tom Cruise) está de volta, rompendo os limites como um piloto de testes corajoso. Enquanto treina um grupo de pilotos em formação para uma missão especial, ele encontra um futuro incerto. No mundo contemporâneo das guerras tecnológicas, Maverick enfrenta drones e prova que o fator humano ainda é essencial.


SÉRIE

EM CASA COM OS GIL
Ano: 2022
Direção: Andrucha Waddington
Roteiro: Hermano Vianna
Elenco: Gilberto Gil, Preta Gil, Bela Gil
Em Casa com os Gil é uma série documental que acompanha a família Gil reunida por duas semanas em sua casa de campo. Ao longo dos cinco episódios, o reality foca nos bastidores da preparação da família Gil para uma turnê na Europa que celebra os 80 anos de Gilberto Gil. A família conversa sobre as inspirações na música do patriarca e debate assuntos da contemporaneidade como o racismo no Brasil e a influência da cultura afro na sociedade. O retiro criativo no interior do Rio de Janeiro reúne Gilberto Gil, Flora, Bela, Preta, Flor, Nara, João, Francisco, Bem, José, Marília, Maria, Bento, JP Demasi, Mariá Pinkusfeld, Mãeana e demais membros da família.


EXPEDIENTE

Revista PBNews - Edição Digital
39ª edição – outubro 2022


Direção Geral - P. B. Lopes & Cia. Ltda.

Conselho Editorial - Daniela de Andrade Lopes Gomes - Emilia Miyazaki - Júlio César dos Santos Barbosa - Milton Antunes

Produção - Doc Comunicação

Jornalista Responsável - Emilia Miyazaki - Mtb 2868 doclondrina1@gmail.com

Edição e redação - Milton Antunes – Mtb 2018 miltonantuneslondrina@gmail.com

Fotografia - Acervo Rede P. B. Lopes – Emília Miyazaki - Acervo Scania

Solução digital (pocket®) e projeto gráfico - Visualitá® Gestão em Design Estratégico e Alexandre Jorge

Contato - P. B. Lopes & Cia Ltda - Av. Brasília, 3.126 - Londrina – PR • Telefones (43) 4009.0780 | 3329.0780 • daniela.lopes@pblopes.com.br - marketing@pblopes.com.br
www.pblopes.com.br

A Revista PBNews - Edição digital é uma publicação da P. B. Lopes

P. B. LOPES | SCANIA

LONDRINA – PR
(43) 4009 0780 • Av. Brasília, 3126 • CEP 86025-180
MARINGÁ – PR
(44) 3228 5757 • Av. Colombo, 674 • CEP 87045–000
MARINGÁ – PR (Posto de Serviço)
(44) 3246 3304
Rod. PR 317, 4652, Km 03 • CEP 87035-510
CAMPO GRANDE – MS
(67) 3326 5080 • Rua Elza da Silva Gatass, 48 • CEP 79018-805
DOURADOS – MS
(67) 3424 0015 • Rua Marginal Leste, 11415, Chácara Castelo II • CEP 79835-000
LADÁRIO – MS
(67) 3234 6400
Rod. BR 359, Km 516,7 • CEP 79370-000
SALTO GRANDE – SP
(14) 3378 4115
Rod. Raposo Tavares, Km 386 • CEP 19920-000
REGENTE FEIJÓ - SP
(18) 3941 1030
Rod. Raposo Tavares, km 559 - Distrito Espigão • CEP 19570-000