O que dizem os leitores sobre a Revista PBNews
Leia mais
ESPECIAL
A energia que vem da cana
Leia mais
PRODUTOS E SERVIÇOS
Peças remanufaturadas com qualidade e garantia Scania
Leia mais
PRODUTOS E SERVIÇOS
Clientes ganham desconto de 50% na mão de obra
Leia mais
PRODUTOS E SERVIÇOS
Consórcio Dreamline
Leia mais
NEGÓCIOS
Confira uma variedade de informações nesta área
Leia mais
CLIENTES
Confraria Regional P. B. Lopes | Scania é um sucesso
Leia mais
CLIENTES | PERFIL
Unidos na vida e no trabalho
Leia mais
ECONOMIA COMPROVADA
Clientes atestam a rentabilidade da Nova Geração Scania
Leia mais
ENTREGA TÉCNICA
Tá na mão!
Leia mais
PB HISTÓRIA
Londrina, anos 1970
Leia mais
CRÔNICAS DO SEU PEDRO
Histórias de Pedro Barboza Lopes, fundador da Rede P. B. Lopes
Leia mais
NOTÍCIAS DA CASA
Notícias da Rede P. B. Lopes
Leia mais
PB SOCIOAMBIENTAL
Bosque dos Ipês
Leia mais
PB SOCIOAMBIENTAL
P. B. Lopes doa monitores ao Nuselon
Leia mais
PB SOCIOAMBIENTAL
Brinquedos para a criançada
Leia mais
PB SOCIOAMBIENTAL
Clientes ganham mudas de Ipês
Leia mais
PB SOCIOAMBIENTAL
Colaboradores plantam Ipê no Batalhão da PM
Leia mais
PB SOCIOAMBIENTAL
Ipê plantado na UEM em 2008 cresce forte e sadio
Leia mais
NOTÍCIAS DA CASA
Notícias dos colaboradores da P. B. Lopes
Leia mais
FAZENDA DONA AMÉLIA
Qualidade Genética
Leia mais
RECEITA DA CASA
Biscoitos Natalinos
Leia mais
DIVERSÃO
Dicas de filme, série, livro e música
Leia mais
Deslize para o lado para acessar o conteúdo da revista
EDITORIAL
1/26
Esses últimos dois anos foram repletos de desafios para a humanidade. Travamos uma luta contra um inimigo invisível, um vírus até então desconhecido, cujos efeitos podem ser nefastos ou imperceptíveis, dependendo de cada indivíduo que entre em contato com ele.
Mudamos hábitos, criamos novas rotinas, reaprendemos a nos relacionar em todos os campos de nossas existências. Eu, particularmente, intensifiquei a utilização das mídias digitais para me relacionar tanto pessoal quanto profissionalmente. Reconheci algumas pessoas, reencontrei outras e até conheci novas.
Recentemente li no Facebook de um conhecido a seguinte mensagem de autoria de Seth Godin, escritor e fundador da YoyoDyne, uma das primeiras companhias americanas de marketing digital: “As pessoas não compram bens e serviços. Elas compram relacionamentos, histórias e encanto.”
Creio que nesta 36ª edição da Revista PBNEWS você poderá encontrar um pouco da tradução desta afirmação de Godin. Nascemos para o relacionamento, para contar histórias e desejamos intensamente encantar nossos colaboradores, clientes, parceiros e a comunidade.
Neste ano que se encerra, nossos votos são de que 2022 venha repleto de boas notícias, como as que trazemos nesta edição: de inovação, de pioneirismo, união, sustentabilidade e de reencontros.
Boa leitura!
Daniela de Andrade Lopes Gomes
Diretora da Rede P. B. Lopes
OPINIÃO DO LEITOR
2/26
ACOLHEDORA
“Parabéns por mais esta edição da PBNews. Incrível como a leitura é leve e acolhedora. É como se fosse uma conversa entre amigos.” MARCELO MONTANHA Diretor de Serviços da Scania do Brasil
MARAVILHOSA
“A revista digital está simplesmente maravilhosa. Com certeza, quem viu está extasiado! Nós londrinenses estamos envaidecidos por termos em nossa cidade uma empresa modelo para o Brasil. Que Deus continue abençoando a família e seus colaboradores. A revista está PADRÃO FAMÍLIA LOPES!” VANGE E SEVERO CANZIANI Empresários e amigos da família Londrina (PR)
APRENDIZADO
“Faz tempo que deixei a empresa, mas ainda me sinto como sendo da família. Muito importante em minha vida e um aprendizado que ainda prevalece em minha memória. Agradecimentos eternos.” BRÁULIO SOUZA Ex-Irmãos Lopes Maringá Maringá (PR)
BONS FRUTOS
“Parabéns! A P. B. Lopes invade gerações e segue produzindo bons frutos!” ABÍLIO MEDEIROS Imobiliarista Londrina (PR)
AGRADÁVEL
“Parabéns pela revista. Conteúdo interessante e forma muito agradável.” SILVIO MUNHOZ Diretor Comercial da Scania do Brasil
DINÂMICA
“A nova revista está muito rica. Interessante a nova coluna “Crônicas do Seu Pedro” e os assuntos da fazenda. Acredito que o fato das pessoas poderem acessar pelo celular vai dinamizar e ampliar ainda mais a visibilidade da revista.” EVA CRISTINA CHAGAS Colaboradora P. B. Lopes Londrina (PR)
HISTÓRIAS DO SR. PEDRO
“Sempre recebo a PBNews com muita alegria e gosto especialmente das Histórias do Sr. Pedro, e hoje me identifiquei plenamente! Meu pai tinha pouquíssimos ou nenhum recurso e um dia, quando eu tinha mais ou menos uns 9 ou 10 anos, o meu pai comprou meu material escolar com sacrifício, naturalmente. Ouvi um diálogo entre ele e uma tia, quando ela disse que ele estava jogando dinheiro fora com material escolar, pois eu “não viraria nada”. Nunca, nada nesta vida me motivou tanto! A tal tia, por onde anda não sei, mas dei aulas de reforço para os filhos dela, a convidei para cada uma de minhas formaturas e lhe encaminhei cada um dos livros que escrevi. Seu Pedro, assim como eu, fomos movidos pelo brio. Forte abraço.” LUIZ CARLOS TAONI NETO Presidente executivo da Assobrasc São Paulo (SP)
SHOW DE BOLA
“Excelentes matérias. Muitas novidades, muito legal ver as ações realizadas pelos colaboradores, como por exemplo: campanha do agasalho, tampinhas, plantio de mudas de árvores. Ótimas atitudes. Como é prazeroso estar em uma empresa que busca, visa e implanta melhorias. Como disse o Sr. Pedro Barboza Lopes: “O Atendimento” faz toda a diferença. Parabéns PBNews pela revista. Show de bola!” MARCELO BOZOLAN Gerente geral P. B. Lopes Regente Feijó Regente Feijó (SP)
MUITO BOA
“Revista muito fácil de ler, tamanho bom, conteúdo diversificado, não sabia que dava para vender caminhão pela internet. Tem conteúdo pessoal, de cliente que conta como venceu na vida. Está muito boa!” MARIA ZILAH BRANDÃO Psicóloga Londrina (PR)
DEZEMBRO LARANJA
Cor que remete ao sol e ao tom dos corpos bronzeados, laranja também é o símbolo da luta contra o câncer da pele. Iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a campanha é um alerta sobre os riscos que a exposição solar desprotegida oferece à saúde.
Usina da Cocal em Narandiba (SP) produz biogás a partir de subprodutos da cana; iniciativa pioneira tem a participação estratégica da Rede P. B. Lopes | Scania
Texto Emilia Miyazaki | Fotos Roberto Custódio e Cocal
O debate sobre as ameaças ambientais e a preocupação com a saúde humana nunca estiveram tão em pauta como agora. Estamos testemunhando grandes lideranças mundiais se pronunciando sobre a poluição atmosférica e o planeta correndo atrás de alternativas para mitigar os níveis de emissão de gases nocivos. Também temos observado iniciativas encontradas para nossa sobrevivência futura e, sobre isso, é preciso destacar a ação pioneira e inédita que está em curso na região oeste do estado de São Paulo.
Na unidade da Usina Cocal em Narandiba (SP) já está em operação uma planta dedicada à produção de biometano, composta por quatro grandes lagoas de fermentação e dois biodigestores instalados em uma área de 20 hectares. O biogás é resultado dos resíduos provenientes da própria usina: a vinhaça e a torta de filtro. Trata-se de um investimento de R$ 150 milhões e capacidade para produzir anualmente 33,5 milhões de Nm3 de biogás.
“Após o Proálcool e termos encontrado um combustível importante e alternativo ao petróleo, sempre se tentou achar um combustível para motores mais pesados. Se tentou álcool no diesel, etanol direto em motor em ciclo diesel, ciclo otto e sempre esbarrávamos na tecnologia e no custo-benefício”, relembra Paulo Zanetti, diretor superintendente da Cocal.
Zanetti conta que a dependência do combustível fóssil sempre foi algo incômodo para o setor sucroalcooleiro. “Estamos fazendo um produto maravilhoso, bom para o meio ambiente, que gera empregos, desenvolve a região, mas para isso utilizamos algo danoso para a saúde. Essa questão sempre ficou muito latente: como não ser dependente do diesel para produzir nosso negócio no trato, na colheita e no transporte da cana.”
COMO TUDO COMEÇOU Zanetti conta que vinha acompanhando os trabalhos da Geo, companhia especializada na geração de energia renovável, com a possibilidade de produção do biogás a partir da vinhaça. O gargalo estava na logística da operação: como garantir a produção contínua e o armazenamento de um produto altamente volumoso (para cada 1 litro de etanol, são produzidos cerca de 13 litros de vinhaça) durante o ano todo.
“Fomos acompanhando os trabalhos da GEO até que, em 2017, eles apresentaram uma tecnologia que produzia biogás através de resíduos da indústria da cana e chegamos à torta de filtro: um subproduto da limpeza do caldo da cana, com riqueza semelhante ao esterco de boi, e que pode ser armazenada por até dois anos.”
ALTERNATIVA AO DIESEL Ao conhecer o projeto piloto que a GEO desenvolvia na cidade de Tamboara (PR), a equipe da Cocal pôde verificar o desempenho e entender que seria plausível realizar a atividade em uma escala maior.
“Em seguida fomos ver o que pensavam as montadoras, onde obtivemos a maior motivação por parte da Scania: ‘Isso é queijo com goiabada’. A montadora trazia em seu planejamento estratégico a aposta no biometano como uma alternativa ao diesel no Brasil, em frotas dedicadas e operações confinadas. A opinião da Scania e da New Holland, do segmento de tratores, foi extremamente positiva e não deixou dúvidas.”
PROJETO INOVADOR
Em seguida, a Cocal foi procurada pela GasBrasiliano, concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado no Noroeste Paulista, interessada em investir em gasoduto para levar o biogás produzido pela usina para a região de Presidente Prudente. O investimento foi acertado em R$ 130 milhões pela GasBrasiliano para construção do gasoduto e R$ 150 milhões pela Cocal para construção da planta industrial. A capacidade de produção é equivalente a 33 milhões de litros de diesel/ano. Segundo o superintendente da Cocal, a planta industrial já está operando. A GasBrasiliano segue o cronograma para finalizar o gasoduto em junho de 2022. “Outra motivação foi que a partir do biogás podemos produzir energia elétrica, no modelo regulamentado no Brasil, chamado de geração distribuída. E outro elemento motivador foi o CBIO, um certificado que demonstra o que a usina está fazendo para reduzir a sua própria emissão de gases. Ao substituir o fertilizante químico pelo orgânico, e ao substituir o diesel pelo gás, melhoramos a nota e a remuneração desse título no mercado, esse foi mais um grande estímulo. Entendemos que se trata de um projeto inovador e grandioso. Estamos falando de um projeto isolado no mundo de produção de biometano, revela Paulo Zanetti.
TECNOLOGIA Com a alta tecnologia que garante biogás o ano todo, a Cocal está colhendo outros frutos ao longo do processo. A vinhaça, por exemplo, que sempre foi utilizada para a fertirrigação, ao receber a ação das bactérias no processo de produção do biometano, fica com o PH ainda mais propício para melhorar o ambiente biológico do solo. O mesmo ocorre com a torta de filtro, que melhora ao passar pelos biodigestores.
“A tecnologia dos biodigestores verticais viabilizou o uso da torta e de outros produtos para, por exemplo, a possibilidade das usinas serem parte da solução para o lixo das cidades.”
GÁS PARA REFRIGERANTES Se você acha que as novidades acabaram, veja essa: Para transformar o biogás em biometano, o produto precisa passar por mais um processo para a retirada do CO2. Esse é o gás carbônico utilizado nos refrigerantes, cervejas, alimentos e outros produtos.
Assim, a Cocal importou uma planta para produzir CO2 destinado a esse segmento. “Nosso CO2, nosso biometano, nosso biogás, tem rótulo verde. Estamos fechando contrato com empresas interessadas no CO2 e o biometano verde, melhorando a qualidade de vida e qualidade ambiental de suas empresas. Esse era um mercado que a gente não vislumbrava e que surgiu como consequência de se ter o produto”, salienta Zanetti. O superintendente da Cocal adianta que a usina repetirá o mesmo projeto na unidade de Paraguaçu Paulista (SP), em 2022. “É a realização de um sonho e acima de tudo mais uma grande oportunidade que vem a partir da cana de açúcar para melhorar a qualidade de vida das pessoas, com emprego e uma forte contribuição com o meio ambiente, com o etanol e a energia elétrica do bagaço.”
PARCERIA COM A SCANIA O diretor superintendente da Cocal destaca a presença da Scania em todo o projeto do biogás, com o caminhão teste movido a biometano, motores estacionários, além da presença em todo o programa da Cocal. “Esse também é o projeto piloto da Scania no Brasil com a Lots (empresa do Grupo Scania) fazendo os serviços de logística e já disseminando para outras empresas. Nós somos um campo de testes da Scania, graças ao relacionamento construído através da P. B. Lopes com a Cocal. É uma parceria que vai durar. Somos parceiros mesmo e de fato.”
Outro exemplo da parceria entre a montadora e a usina é o suporte técnico oferecido pela Scania junto ao grupo Etanol Carbono Zero, formado por representantes de usinas e liderança da Cocal. “A Scania não só nos motivou a entrar no negócio como também vem acompanhando todo o desenvolvimento técnico com uma equipe dedicada e temos um compromisso Scania e Cocal: da Scania amanhã vender serviços com caminhão autônomo, movido a biometano”, encerra Paulo Zanetti.
SAINDO NA FRENTE
Parceiro constante da Usina Cocal, o diretor da Rede P. B. Lopes, José Henrique de Souza Gomes, acentua a busca por novas matrizes energéticas que emitam menos poluentes na atmosfera. “Estamos falando de uma cadeia totalmente produtiva e viável economicamente. As empresas mais inteligentes estão buscando a solução e quem sair na frente vai ter uma oportunidade melhor. A Scania aposta nisso. Temos um caminho longo pela frente, mas já temos caminhões movidos a biogás. Neste momento, essa matriz é a mais assertiva, de resíduos a energia, e gera combustível limpo. Poluir menos é a solução para o planeta.”
PROTAGONISTA
Para Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, a Scania escolheu um caminho de protagonismo na busca pela descarbonização dos sistemas de transporte e logística, que vem se concretizando desde 2016, quando foi anunciado o compromisso global rumo à jornada de sustentabilidade.
“A iniciativa com a Cocal, de utilizar caminhões movidos a biometano em uma operação real, comprova a viabilidade da tecnologia no país e reforça nossa jornada em busca de soluções sustentáveis de transporte. Enxergamos que a convivência entre diferentes fontes de combustível será fundamental, mas é crucial agir e acelerar essa transição através de parcerias como essa, para explorar o potencial do Brasil para o uso do Biometano em veículos pesados. No futuro, todas as tecnologias irão conviver em harmonia, não haverá uma única solução, mas entendemos que cada mercado terá uma vocação para um tipo de combustível desde que faça sentido, não apenas do ponto de vista ambiental, mas também dos pontos de vista financeiro e econômico para nossos clientes.” Segundo Podgorski, no Brasil o biometano, também chamado de gás renovável, fará muito bem esse papel pelo grande potencial de tornar um passivo ambiental em um ativo energético precioso a partir do agronegócio. “Felicito a direção da Cocal pela iniciativa, pela visão futura de mitigação aos impactos ambientais e o uso racional dos já parcos recursos naturais de nosso planeta. Parabéns a todos os amigos da Cocal!”
PROCESSO DE PRODUÇÃO
PRODUTOS E SERVIÇOS
4/26
Texto Milton Antunes | Fotos Scania do Brasil
Na hora de fazer a manutenção do caminhão ou ônibus, os clientes da Rede P.B. Lopes podem contar com o Sistema de Troca Scania, um programa que possibilita a substituição de uma peça desgastada por outra remanufaturada, ou seja, cujos componentes usados ou danificados foram substituídos por novos, proporcionando a mesma qualidade e garantia de uma peça nova.
Uma das vantagens de adquirir peças através do Sistema de Troca Scania é o preço: o caminhoneiro obtém um desconto de até 40% do valor de uma peça nova e ainda mantém a qualidade das peças Scania, com garantia de 12 meses. As peças remanufaturadas são muito superiores às peças recondicionadas, em todos os aspectos, pois são submetidas a rigorosos testes e inspeções para atingir as mesmas especificações das peças novas.
Desta forma, a Scania criou um ciclo de sustentabilidade, qualidade e economia, trazendo bons resultados para o meio ambiente e para a rentabilidade do cliente.
Mais sobre o Sistema de Troca:
PEÇA REMANUFATURADA X PEÇA RECONDICIONADA
Quando o caminhoneiro for trocar algum item do caminhão, é essencial que ele saiba a diferença entre peças remanufaturadas e peças recondicionadas.
As peças remanufaturadas são aquelas que foram reindustrializadas pelo próprio fabricante do produto. Durante o processo de remanufatura, a peça é inteiramente desmontada para que os componentes desgastados possam ser substituídos por novos ou recuperados. Nesse caso, é essencial que durante toda a sua vida útil a peça não tenha apresentado nenhum defeito.
As peças recondicionadas são aquelas que quebraram ou apresentaram defeitos ao longo da vida útil e que, para serem utilizadas novamente, passam por reparos. Ao contrário do que acontece na remanufatura, as peças recondicionadas não são reformadas totalmente – apenas as partes defeituosas é que passam por ajustes.
PRODUTOS E SERVIÇOS
5/26
Para comemorar o Dia do Cliente e o Dia do Caminhoneiro, a Rede P.B. Lopes fez uma promoção especial em todas as filiais: os agendamentos feitos nos dias 15, 16 e 17 de setembro para serviços realizados até o dia 15 de outubro ganharam um desconto de 50% na mão de obra.
Além disso, nos dias 15 (Dia do Cliente) e 16 (Dia do Caminhoneiro) de setembro os clientes foram recebidos com um delicioso café e ainda ganharam brindes de lembrança.
CAMPO GRANDE - MS
DOURADOS - MS
LONDRINA - PR
MARINGÁ - PR
REGENTE FEIJÓ - SP
SALTO GRANDE - SP
PRODUTOS E SERVIÇOS
6/26
Criado em 1982, o Consórcio Scania já vendeu mais de 120 mil cotas e contemplou quase 100 mil clientes
Embalado pelo sucesso da comercialização recorde do grupo 2152, o Consórcio Dreamline anuncia o lançamento da segunda etapa para a venda de mais 400 cotas do grupo 2153. O sorteio será realizado em março (grupo 2152) e julho (grupo 2153) de 2022 e os ganhadores levarão para casa caminhões com quatro modelos diferentes de cabine Scania: P, G, R e S.
Além dos quatro tipos de cabines, os veículos terão outros luxos: pintura customizada, defletores, saias laterais, para-lamas e capa dos retrovisores na cor do caminhão, rodas de alumínio, ar condicionado, geladeira, painel digital de 7 polegadas, multimídia com tela touch de 7 polegadas, retarder (para os modelos S, R e G) e acelerador eletrônico.
“Com certeza, esses itens farão os ganhadores se diferenciarem nas estradas, pois apenas 8 veículos serão produzidos com essa configuração – praticamente um caminhão de colecionador”, observa Gilberto Rocha, gerente de marketing do Consórcio Scania.
Rocha também destaca que quando o cliente for contemplado, ele vai receber a carta de crédito para comprar o caminhão que está pagando via Consórcio. “Eu gosto de reforçar isso porque tem gente que ainda acha que o sorteio é uma contemplação normal do consórcio e não é: o cliente realmente está ganhando um caminhão.”
SÓ BENEFÍCIOS O consórcio é uma alternativa viável para adquirir um caminhão. O cliente pode pagar o veículo em até 100 meses, sem juros e sem entrada, com uma taxa de administração reduzida e diluída ao longo do plano. “Financeiramente é o menor custo de aquisição disponível no mercado e a cada parcela paga o cliente está construindo seu saldo de caixa para adquirir o veículo. Quem quiser participar dessa promoção deve procurar a equipe comercial da Rede P. B. Lopes, mas tem que fazer isso logo, porque as vendas do grupo 2153 já estão a todo vapor”, reforça Gilberto Rocha.
RAÍZES FORTES Criado em 1982, o Consórcio Scania é um case bem sucedido com números impressionantes: mais de 120 mil cotas vendidas, quase 100 mil contemplações e a solidificação de uma importante ferramenta de relacionamento com os clientes. “Chegando perto dos 40 anos, queremos trazer nossa essência de volta, oferecendo a cota certa para o cliente certo, visando que todo transportador que queira ter um Scania, tenha no consórcio a melhor ferramenta financeira. Sabemos que cada cliente tem um momento e uma necessidade, por isso queremos entregar ofertas customizadas”, afirma Rodrigo Clemente, diretor comercial da Scania do Brasil. Para manter essa liderança incontestável no segmento de veículos pesados, a Scania Consórcio vem investindo na modernização de suas atividades, revendo processos e digitalizando tarefas para ganhar agilidade e eficiência.
“Estamos reduzindo as burocracias, entregando ferramentas digitais, como o portal de autoatendimento, onde o cliente pode acompanhar tudo sobre sua cota, e a assinatura digital, que elimina a necessidade de papéis em nossas transações. Tudo isso agiliza o atendimento ao cliente e ainda reduz o uso de recursos naturais, contribuindo com a sustentabilidade”, afirma Clemente.
SCANIA SERVIÇOS FINANCEIROS: PARCEIRO DE TODAS AS HORAS
O cliente da Rede P.B. Lopes sabe que a Scania oferece soluções em Transporte, Mobilidade, Serviços e Potência. Para facilitar o acesso a esse portfólio, o caminho é a Scania Serviços Financeiros, um conglomerado do qual a Scania Consórcio faz parte, junto com o Scania Banco e a Scania Corretora de Seguros. O Scania Banco oferece diversas opções de financiamento (CDC e Finame pré e pós-fixados) para quem precisa do caminhão no momento. O Consórcio é uma ferramenta para quem não quer pagar juros e se planejar financeiramente. Já a Scania Corretora oferece seguros de casco, terceiros e prestamistas com excelentes condições junto às maiores seguradoras do mercado.
“Queremos ser a primeira opção do cliente quando ele precisa de um serviço financeiro para qualquer solução Scania”, afirma Martin Söresson, presidente da empresa. “Somos parceiros para todas as horas, sempre buscando agilidade e segurança para nossos clientes”, completa o executivo.
NEGÓCIOS
7/26
MUDANÇAS NA SCANIA
O engenheiro Fábio Souza é o novo vice-presidente e diretor geral de operações comerciais da Scania no Brasil, sucedendo a Roberto Barral que, depois de cinco anos, passou a ocupar uma posição estratégica na Europa. Formado em Engenharia Industrial pela FEI, Fábio Souza ingressou na Scania em 2001 como analista de peças. Após experiências importantes no Brasil e no México, em 2019 assumiu a direção geral das operações comerciais na África do Sul. De volta ao Brasil, desde outubro ele ocupa este importante e estratégico cargo. Desejamos sucesso nesta nova etapa!
NEGÓCIOS EM JUSSARA
A Rede P. B. Lopes esteve presente na Feira de Negócios de Jussara (PR), promovida pela cooperativa Sicredi. A praça central da cidade foi o palco da feira, que atraiu clientes e empresários da região. A P. B. Lopes Maringá realizou várias prospecções de negócios, além de distribuir dezenas de mudas de ipês.
PRÊMIO SUSTENTABILIDADE A Transpanorama, cliente da P. B. Lopes com sede em Maringá (PR), teve o projeto do 4º Eixo na Carreta reconhecido com o Prêmio de Sustentabilidade, iniciativa da SETCESP & Transporte Moderno, na categoria Gestão Econômica Sustentável. Um projeto multidisciplinar, que envolveu diretores, profissionais e equipe operacional, e que entrega economia de combustível de até 7%. Confira os detalhes aqui:
MAIORES E MELHORES
A Rede P. B. Lopes parabeniza a excelente performance de clientes da região de Maringá (PR) que ganharam destaque em premiações no ano de 2021.
O G10 Transportes está entre as Maiores e Melhores transportadoras do Brasil. É o que aponta o anuário "Maiores e Melhores do Transporte", produzido pela editora OTM. A empresa também foi classificada no ranking do principal anuário econômico do Brasil, como 1.000 Maiores Empresas do Jornal Valor Econômico.
A Transporte Rodoviário 1500 também ganhou destaque entre as "Maiores e Melhores do Transporte", da mesma editora OTM. Desde 2016, a empresa figura entre as cinco primeiras colocações no ranking.
Neste ano, também foi premiada a GTFoods, empresa com sede em Maringá como a 7a. melhor empresa do setor de aves e suínos, segundo a revista Globo Rural.
CONFRARIA EM LONDRINA
Com a flexibilização das medidas sanitárias, a Rede P. B. Lopes está retomando os eventos. Em novembro, as Confrarias voltaram. Em Londrina, foi realizado o “Encontro de duas paixões: Churrasco e Scania”, com a participação de clientes, convidados, colaboradores da concessionária e gestores da Scania do Brasil.
“Foi uma experiência agradável, de troca de informações sobre o transporte e projeção de cenário para 2022. O contato presencial com os clientes, após um longo período de pandemia, foi importante e mostrou que a P. B. Lopes e a Scania prezam por esse relacionamento”, conta Felipe Haas, gerente geral da P. B. Lopes Londrina (PR).
CONFRARIA EM DOURADOS
Em Dourados (MS), a Rede P.B. Lopes promoveu a “Confraria do Peixe”, reunindo diversos clientes e a equipe de colaboradores da filial e da Scania, sempre respeitando os protocolos de higiene e distanciamento.
“Foi um evento de relacionamento e de apresentação dos novos gerentes da montadora, Paulo Henrique e Diogo Caldeira, que estão atendendo a nossa região. Foi uma noite muito boa e de reencontro”, conta Luiz Nantes, gerente geral da P. B. Lopes Dourados (MS).
BLACK WEEK
Na onda da Black Friday, a Rede P. B. Lopes realizou de 22 a 30 de novembro, a sua Black Week, com uma semana de ofertas e descontos de até 30% em peças originais Scania. Os clientes foram recebidos com uma decoração especial e todas as filiais trabalharam com preços especiais na mão de obra.
HOMENAGEM A USINA SÃO LUIZ
Na foto: Fernando Luiz Quagliato, João Luiz Quagliato Neto (Luizito), Francisco Eroídes Quagliato (Chicão) e Roque Quagliato
A Rede P. B. Lopes fez uma justa homenagem, com a entrega de uma placa, para celebrar os 70 anos da Usina São Luiz, empresa com forte atuação na região de Ourinhos (SP). A homenagem ocorreu em formato híbrido, com a presença dos diretores da Rede P. B. Lopes, Daniela e José Henrique de Souza Gomes, e de representantes da Scania (on-line). Parceira de longa data, a P. B. Lopes deseja muitas realizações e bons negócios a Usina São Luiz, sempre!
Da esquerda para a direita: Dante Quagliato Yoneda, Adriana Quagliato, Kiko Quagliatto, Heloisa Quagliato, José Henrique de Souza Gomes, Daniela de Andrade Lopes Gomes, Roque Quagliato, Orlando Quagliato (Qualhatinho) e Giulia Quagliato Antunes
CLIENTES
8/26
Evento realizado no formato on-line contou com a presença do professor Marins, um dos conferencistas mais importantes do Brasil
O empresário, consultor, comentarista de TV e professor Luiz Almeida Marins Filho, conhecido nacionalmente como Professor Marins, foi a estrela da Confraria Regional P. B. Lopes|Scania, realizada no dia 18 de agosto e transmitida on-line para todos os convidados. Autor de mais de 31 livros, Marins é considerado uma das grandes autoridades em vendas e motivação.
Durante a palestra, o Prof. Marins falou sobre “Os caminhos do futuro – Perspectivas para o Brasil”, fazendo uma análise global geopolítica e econômica, destacando as potencialidades do Brasil, as novas formas de energia e apresentando dados e números que deixaram os participantes envolvidos até o final da conferência.
CAFÉ DA MANHÃ
Para participar da confraria, os clientes receberam em casa uma cesta, cuidadosamente preparada, com um delicioso café da manhã, contendo produtos selecionados para valorizar a indústria nacional: Drip coffee da Fazenda Pessegueiro, torradas, bolachinhas e muitos mimos. Destaque para a geleia de morango, especialmente produzida pela diretora da Rede P.B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes.
DESTAQUES DA PALESTRA DO PROFESSOR MARINS
ABUNDÂNCIA “O Brasil tem 400 milhões de hectares de terras agriculturáveis, mais do que os EUA e Rússia juntos, então terra o Brasil tem. Falta água? O Brasil tem 8 trilhões de km cúbicos de água renovável a cada ano. O maior aquífero do mundo – o Alter do Chão - está localizado no Brasil e tem capacidade de abastecer o planeta durante 250 anos.”
8ª ECONOMIA “Apesar de toda a crise, de 2014 a 2019, com pandemia e tudo, o Banco Mundial e o FMI nos consideram a 8ª Economia do mundo. Se a ONU tem 193 países membros e estamos entre as 10 maiores economias do mundo, não somos nenhum cachorro magro.”
AGRONEGÓCIO “O agro é mais urbano do que rural. Todas as fábricas de implementos, fertilizantes, equipamentos, caminhões, etc., que geram emprego e renda, estão nas cidades e não nas regiões produtoras. Então comemore crescimento do agro no Brasil.”
MODELO MUNDIAL “Nossas vantagens comparativas: o maior estoque genético do mundo: temos o maior número de alemães fora da Alemanha, italianos fora da Itália, japoneses fora do Japão, mais libaneses que no Líbano. Temos um único idioma. Temos terra, luz e água em abundância, fontes de energia renovável, a 6ª maior reserva cambial do mundo, um bom sistema bancário e bancarização muito eficiente, sistema de seguro trazido por D. João VI em 1808, que é modelo mundial. Nossa reserva técnica de seguro é de R$ 3 trilhões. Temos o JUS SOLI, ou o direito do solo, então somos brasileiros. Se a Scania que está aqui, gera empregos, então é uma empresa brasileira.”
HOMENAGEM “Gostaria de fazer uma homenagem ao Pedro Lopes, que conheci quando ele era presidente da Assobrasc, nos anos 1980, e tive muitas alegrias com ele!”
“Obrigado pelo aprendizado, a família GrãosLog agradece a família Scania pela oportunidade de conhecimento.” ALEX LIMA PEREIRA - GrãosLog Transporte e Logística
“Muito obrigado pela oportunidade, amigos da P.B. Lopes! Que excelente aula, injeção de ânimo e lindo início de dia! Abraços.” MÁRCIO FURLAN - Gerente de Marketing e Comunicação da Scania do Brasil
“Um banho de otimismo quanto ao nosso mercado. Parabéns pelo evento conduzido com maestria como sempre!” DIOGO HENRIQUE CALDEIRA - Gerente de Negócios da Scania do Brasil
“Daniela, parabéns pela geleia de morango, sentimos o carinho de vocês!” LEDIANE AUZENIR - Indústria de Alimentos Amafil
“Agradeço o convite da P.B. Lopes. Um grande abraço aos meus amigos Fabio Henrique, Marcos Pedroso e toda equipe que sempre nos atendem muito bem!” CLAUDIO CAVOL - Três Américas Logística e Transporte
“Um bom dia para todos os amigos da P.B. Lopes. E um bom dia especial aos meus grandes amigos, Henrique Gomes e Daniela Lopes. Meu muito obrigado por essa oportunidade e a maravilhosa cesta de café da manhã.” WILLIAM ZUCOLOTE - EBMAC Transportes e Logística
CLIENTES . PERFIL
9/26
A Família Marquete começou a lidar com o transporte rodoviário em 1992 e não parou mais; prosperidade foi conquistada graças à unidade e convergência de ideias
Texto Emilia Miyazaki | Fotos acervo familiar
Os irmãos Rogério e Jair Marquete Paiva, proprietários da empresa Marquete Transportes, com sede em Campo Grande (MS), sabem que herdaram do pai muitos ensinamentos e valores – e acima de tudo uma imensa paixão pela estrada. Filhos de Neusa Marquete Paiva e Jair Salgado Paiva, os irmãos contam que o pai construiu a vida na boleia do caminhão.
“Ele era autônomo e puxava diversos produtos, de gado a feijão, e comercializava tudo. Depois ele comprou uma fazenda e passou a viver da agropecuária”, relembram os irmãos, que reiteram que os tios maternos também são todos caminhoneiros.
A trajetória dos Marquete tem início em Cássia (MG), pequeno município situado na divisa de Minas Gerais e São Paulo. Em busca de novas oportunidades, a família transferiu-se para Goiás e posteriormente para o Mato Grosso do Sul.
“Em Campo Grande (MS), começamos a trabalhar com o transporte. Compramos dois caminhões e começamos a puxar graneleiro, bois para frigoríficos e gado para leilões.”
TRABALHO EM FAMÍLIA A rotina de trabalho aproximou ainda mais os irmãos Rogério e Jair, criando muita afinidade entre eles, tanto nos negócios como na vida. Constantemente próximos, revelam que só no olhar, um já sabe o que o outro está pensando. “Estamos sempre juntos e nos primeiros anos entendemos que podemos fazer tudo, menos brigar. Esse foi o nosso combinado e está dando certo.” O relacionamento com o pai, Sr. Jair, hoje com 77 anos, também é muito estreito. “Ele é o esteio da casa. Sempre nos ensinou a gastar menos do que se ganha. A gente vê que ele tem orgulho do que conquistamos, do que construímos. Anda sempre com o cartão da nossa empresa e distribui por onde passa. É o nosso garoto propaganda”, declaram animados os irmãos.
BOM RELACIONAMENTO A Marquete Transportes foi fundada em 2006, em Campo Grande (MS). Atualmente, possui uma frota de 70 caminhões e aproximadamente 100 funcionários. Ao longo do tempo, a empresa e seus gestores foram criando uma grande parceria com a Rede P. B. Lopes.
“Do mecânico aos donos da empresa, sentimos que são todos muito acessíveis e humildes, é um relacionamento com o qual nos identificamos. Além do pessoal ser bom demais, nosso transporte pesado de grãos é tudo com Scania, um caminhão ótimo, muito forte”, concluem os irmãos Rogério e Jair Marquete Paiva.
NEGÓCIOS
10/26
Clientes atestam a rentabilidade da Nova Geração Scania
O conjunto de inovações que a Nova Geração Scania trouxe está proporcionando uma maior rentabilidade – e quem afirma são os próprios clientes. Veja o depoimento de Daniel Mesquita Martini, diretor de Produção e Logística da Marvi Alimentos, a maior indústria de produtos para sorvete da América Latina, com sede em Ourinhos (SP).
ENTREGA TÉCNICA
11/26
Receber as chaves de um Scania novinho é um momento muito especial, de pura emoção. Parabéns a todos os clientes por realizarem excelentes negócios com a Rede P. B. Lopes.
Na foto, o master driver Mauro Francisco da Silva com o proprietário Rodrigo dos Santos Polidoro de Pacaembu (SP), que recebe seu Scania na P. B. Lopes Regente Feijó (SP).
O Scania 111S, carinhosamente conhecido no Brasil como “Jacaré”, conquistou o coração dos caminhoneiros e ganhou a fama de o Rei da Estrada. Sua cor laranja – inconfundível - marcou uma era. O modelo foi produzido de 1975 até 1981, mas ainda é possível encontrá-lo rodando pelas estradas do país. A foto foi feita no pátio da antiga empresa “Irmãos Lopes”, atual TCGL, em Londrina, PR.
CRÔNICAS DO SEU PEDRO
13/26
P. B. Lopes & Cia. Ltda.
Meu pai era uma figura que aglutinava as pessoas e tinha uma implacável voz de comando. O aprendizado que tive no dia a dia trabalhando ao lado dele continuou presente nos afazeres diários da nova empresa, mas depois da cisão eu digo por mim: sofri consequências amargas. Mas na vida aprendi que não há crise que resista ao trabalho e a nossa estratégia foi foco e trabalho. Determinamos objetivos a curto, médio e longo prazo, e fomos em frente.
Dentre as preocupações que trazia comigo, a maior era conseguir manter o nome Lopes no meu empreendimento. A Irmãos Lopes era uma marca sobejamente conhecida, de muitos e muitos anos. Eu não poderia continuar com o mesmo nome porque a empresa tinha que ser liquidada, tinha que desaparecer. Para mim estava claro que a palavra “Lopes” era uma bandeira e deveria ser mantida, porque quando se falava em Scania, se falava em “Lopes”. Mas nada do que tentávamos dava certo. Sugeria Lopes Caminhões, e já constava. Tentamos Lopes Veículos, Comércio de Veículos Lopes e nada. Um dia recebi um ultimato do contador:
– Seu Pedro, nós temos que definir urgentemente o nome. Não podemos permanecer sem uma nova empresa constituída.
Feito o desafio, não deixei por menos:
– Pois vou decidir agora. Anota aí: “P” ponto, “B” ponto, Lopes e Cia. Ltda. Esse eu tenho certeza que não existe.
E realmente não existia. O mais interessante é que foi relativamente fácil a fixação do nome e tenho certeza de que o “Lopes” foi a mola propulsora da identidade da nova empresa. Pedi ao Rodrigo que criasse uma logomarca e ele trabalhou em cima do que já existia. Usou as mesmas cores, aproveitou o “Lopes” da antiga marca e trouxe uma proposta, imediatamente aprovada. Os dias foram passando e as pessoas diziam: “Vou lá na PB” ou “Vou lá no Lopes”.
Um dia cheguei à empresa e um cliente veio me cumprimentar:
– Boa tarde Seu “PB”, como vai?
– Ótimo! O nome pegou! – pensei.
Se alguém acha que foi arrogância colocar o meu nome na empresa, para mim foi coragem. Se der tudo certo é uma maravilha. Mas e se for um fracasso? Eu tive essa coragem, continuo a ter e hoje me orgulho ao ver o meu nome na fachada de cada filial.
A marca tem que ser forte. Conhecida e reconhecida. E mais do que o meu nome, com a manutenção do “Lopes”, mantive o DNA da Irmãos Lopes. Uma empresa que não tiver uma marca, se não tiver essa identidade, passa maus bocados. A marca tem que estar registrada na memória dos clientes e dos não clientes. Essa é a força de uma marca.
TRAJETÓRIA DAS MARCAS
NOTÍCIAS DA CASA
14/26
Mini Scania Mais de 1.200 pessoas participaram do sorteio da Miniatura do caminhão Scania, iniciativa que movimentou o Instagram em comemoração ao Dia dos Pais. A Rede P. B. Lopes realizou dois sorteios: entre os colaboradores, a ganhadora foi Débora Cestari Moreno. Na rede social, a vencedora foi Luciana Lilian Rodrigues da Oliveira, de Campo Grande (MS). Ela conta que os filhos são grandes admiradores da Scania, uma herança do pai, já falecido. Quando souberam do sorteio na rede social, pediram para que a mãe participasse. E deu muito certo! Parabéns às ganhadoras!
Semana da Saúde No mês de agosto, as filiais da Rede P. B. Lopes dedicaram uma semana para os cuidados com a saúde, através de palestras e a presença de profissionais que prestaram atendimento aos clientes: triagem básica, aferição de pressão, temperatura, ergonomia corporal, entre outros. As filiais também ofereceram um saboroso café, com frutas e sucos, para incentivar a alimentação saudável.
Outubro Rosa A Rede P. B. Lopes mobilizou-se para o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Várias filiais convidaram os colaboradores a vestir rosa, entre outras atividades ao longo do mês.
Conferência do Instituto PARAR A P. B. Lopes foi alvo das atenções na 7ª Conferência Global PARAR, evento on-line que reuniu empresas e profissionais do setor de transportes, realizado em outubro. Durante a conferência, o engenheiro de produto e conectividade da Scania no Brasil, Felipe Angelini, falou sobre o case de sucesso da Rede P. B. Lopes e a empresa Ebmac, de Cambé (PR), uma referência para a montadora e para todo o segmento de transportes no Brasil, com 100% da frota conectada e economia comprovada.
Saúde e Mobilização em Maringá A P. B. Lopes Maringá (PR) sediou uma importante ação durante a Semana de Mobilização Nacional contra roubos de cargas e acidentes nas estradas, promovida pelo SEST SENAT. No dia 1 de novembro, quem passou pela concessionária recebeu orientações sobre saúde e informação sobre o tema. As atividades contaram com a presença de fisioterapeuta, dentista, psicólogo e de um instrutor do SENAT, que falou sobre segurança no trânsito.
Novembro azul A P. B. Lopes Regente Feijó (SP) convidou o professor Mário Machado, da FAPEPE – Faculdade de Presidente Prudente, para fazer palestra para todos os colaboradores, em alusão ao ovembro Azul, campanha que alerta sobre o câncer de próstata e o diagnóstico precoce. O pesquisador falou sobre fatores de risco, sinais e sintomas, tratamento, entre outros aspectos.
PB SOCIOAMBIENTAL
15/26
Texto Milton Antunes | Fotos GTFoods
A Rede P.B. Lopes lançou em setembro o projeto "Bosque dos Ipês", um programa de arborização feito pela concessionária em parceria com seus clientes. A primeira ação foi realizada no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, com o plantio de 50 mudas de ipês amarelo no pátio da empresa GTFoods, de Maringá (PR).
Diretores e colaboradores da P. B. Lopes, GTFoods e Scania se uniram para fazer o plantio das mudas - todas cultivadas no viveiro da concessionária e distribuídas gratuitamente. Quando crescerem, as árvores formarão o “Bosque dos Ipês”, uma área verde que certamente ficará conhecida por sua beleza, perfume e exuberância das flores. Um local de paz para a contemplação da natureza.
Daqui a alguns anos, o espaço vai proporcionar um show de beleza. “A Rede P. B. Lopes sempre promoveu e apoiou ações para um mundo mais sustentável. Essa premissa formou a base para o Projeto Ipê Amarelo, programa socioambiental da concessionária que também refletia o desejo do fundador da empresa, Pedro Barboza Lopes, de plantar uma muda para cada caminhão vendido”, informa Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da P.B. Lopes.
PROJETO PREMIADO O projeto socioambiental Ipê Amarelo foi criado pela Rede P.B. Lopes em 05 de junho de 2008. Em 2012, a iniciativa obteve seu reconhecimento com a conquista do Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, na categoria Pequenas e Médias Empresas, concedido pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (Gvcev).
“Até hoje já foram distribuídas mais de 30 mil mudas de ipês. A proposta do Bosque dos Ipês é unir nosso propósito à nossa rede de clientes em uma bela ação de plantio, que certamente resultará em um espaço florido, arborizado, e que vai proporcionar mais qualidade de vida aos nossos parceiros”, conclui Daniela de Andrade Lopes Gomes.
PB SOCIOAMBIENTAL
16/26
A Rede P.B. Lopes fez a doação de quatro monitores - todos revisados e prontos para serem usados - ao Nuselon, Núcleo Social Evangélico de Londrina, instituição filantrópica que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco social. Na foto, a entidade é representada por Lilian Romy Vieira e Lisanias Loback.
Embora estivessem funcionando normalmente, os monitores não atendiam mais à demanda operacional de trabalho na P.B. Lopes e seriam descartados. No Nuselon, eles terão um bom uso. A entrega foi no dia 12 de julho.
PB SOCIOAMBIENTAL
17/26
No mês de outubro, a P. B. Lopes Maringá (PR) promoveu uma campanha para arrecadar doces e brinquedos para comemorar o Dia das Crianças. A entidade beneficiada foi o Lar Escola da Criança, que atende crianças e adolescentes entre de 06 e 15 anos, oferecendo oficinas de cidadania, cultura, esporte e recreação. Com o envolvimento de gestores, colaboradores e parceiros, a campanha conseguiu arrecadar 71 brinquedos (bolas, massinha de modelar, xadrez, dominó, slime, quebra-cabeça, jogo da memória), além de três pacotes de bombons e quatro pacotes de marshmallows.
Na foto, Devanile Figueiredo, Sansão Evangelista de Farias, Irmã Elizete Andreola e Vanessa Moretto.
PB SOCIOAMBIENTAL
18/26
Clientes ganham mudas de Ipês
Para comemorar o Dia da Árvore, a Rede P.B. Lopes promoveu no dia 21 de setembro a distribuição de mais de 100 mudas de Ipês. A ação foi realizada em todas as filiais, beneficiando clientes, fornecedores e colaboradores. As árvores são importantes riquezas que possuímos e devemos incentivar o plantio, sempre!
PB SOCIOAMBIENTAL
19/26
O 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá (PR) recebeu a visita dos colaboradores da P. B. Lopes que fizeram o plantio de uma muda de Ipê na sede da corporação. A cerimônia contou com a presença do Comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Márcio Antônio, do coronel Rodrigues, presidente do CONSEG (Conselho de Segurança) e do Ten. Cel. Cardoso, secretário municipal de infraestrutura de Maringá. Após o plantio, a equipe da concessionária conheceu as instalações e o canil.
PB SOCIOAMBIENTAL
20/26
Ipê plantado na UEM, em 2008, está crescendo saudável e ganhando forma
Texto Milton Antunes | Fotos arquivo P. B. Lopes
Plantar, regar, adubar e acompanhar o desenvolvimento das plantinhas é uma experiência gratificante e exemplar. Quem é amigo da natureza sabe disso. A muda de Ipê plantada pelos colaboradores da P.B. Lopes Maringá e da UEM (Universidade Estadual de Maringá), no dia 22 de setembro de 2008, está crescendo no ritmo esperado, forte e ganhando cada vez mais altura.
O Ipê tem essa característica de crescer devagar e pode chegar a 30 metros de altura, mas a maioria tem de 7 a 15 metros. Treze anos depois do plantio da muda na UEM, hoje é possível observar o progresso e a beleza da árvore. Na primavera, suas flores atraem abelhas e pássaros, importantes agentes polinizadores. Contemplar seu crescimento saudável é motivo de orgulho para quem ajudou a plantar.
“Poder ver que a muda se transformou em uma linda árvore é maravilhoso”, comemora Lúcia Nathalia de Souza Alves, supervisora financeira e administrativa da P.B. Lopes Maringá. “No ano passado fui até o local com minha filha e com orgulho disse que ajudei a fazer o plantio. Para ela foi um aprendizado e a mesma ficou maravilhada. Fazer parte do time de ipês ativos é um orgulho! Estar desde o início do projeto é um privilégio, só tenho a agradecer a P. B. Lopes.”
NOTÍCIAS DA CASA
21/26
Mais um ano O vendedor da Rede P. B. Lopes, Hugo Rosa, comemorou mais um aniversário ao lado da esposa Paola e da filha Antonella. Viva a vida!
Felicidade em família O pequeno Ravi completou um ano de vida e a comemoração está estampada no registro com o pai, Marcelo Nunes Ferreira, vendedor da P. B. Lopes Dourados (MS), e da mãe, Kelly Mendonça.
Casório Quem está mega realizado é o gerente de consórcios da Rede P. B. Lopes, José Carlos Forne, o famoso Gatão, e sua esposa Tereza Emília. O filho, Carlos Tadeu, se casou em agosto com Daniela Benevenuti, durante uma bela cerimônia na Praia do Estaleiro, em Florianópolis (SC), terra da noiva. Desejamos uma vida repleta de beleza e alegria aos noivos!
Bem-vinda
Quem chegou ao mundo foi a pequena Giovana Olivoto, filha de Josiani e Rodrigo Olivoto gerente de consórcios da Scania do Brasil, que nasceu no dia 25 de outubro. Que alegria!
FAZENDA DONA AMÉLIA
22/26
A Fazenda Dona Amélia, braço do agronegócio da família Lopes, está situada em Nova Andradina (MS), e se dedica à criação de gado do tipo exportação
A Fazenda Dona Amélia é integrante, desde 2015, da CIA de Melhoramento, resultado da união de pecuaristas do Brasil, Paraguai e Colômbia que buscam produzir carne bovina de uma forma cada vez mais lucrativa e sustentável.
“Desde 2019 contamos com animais certificados pelo programa de melhoramento, animais que são sistematicamente utilizados no seu plantel e disponibilizados ao mercado na forma de reprodutores geneticamente superiores, certificados pelo CEIP”, informa Márcia Chink, administradora da fazenda.
O CEIP, Certificado Especial de Identificação e Produção, é emitido para os animais que passaram por processos rigorosos de avaliação e seleção, com foco na produtividade, seguindo a fiscalização e as normas exigidas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Muito mais do que uma sigla, o CEIP significa a aplicação direta dos princípios do melhoramento genético na produção, pois ele incorpora elementos presentes na fórmula do ganho genético, como Intensidade de Seleção, Acurácia e Intervalo entre gerações.
“Com o CEIP, a genética torna-se um insumo importante na equação da produção, ou seja, para que atividade seja cada vez mais competitiva, ela precisa ser atual e eficiente. A Fazenda Dona Amélia vive um momento onde a qualidade está associada ao volume, ou seja, na atualidade o valor genético do rebanho é superior ao passado”, reitera a administradora Márcia Chink.
RECEITA DA CASA
23/26
A época do Natal é perfeita para usar a criatividade e preparar as delícias para as festas de fim de ano. Além de saborosos, os biscoitos natalinos enfeitam a mesa na hora da ceia, deixando a decoração ainda mais especial, e ainda são um ótimo presente para celebrar a data. A receita é da Andrea Christina Bezerra Sabino Azambuja, consultora técnica da filial de Ladário (MS).
INGREDIENTES 6 colheres (sopa) de farinha de trigo 3 colheres (sopa) de açúcar 3 colheres (sopa) de margarina 6 colheres (sopa) de côco ralado 1 colher (sopa) de pó royal 1 ovo
MODO DE PREPARO Misture muito bem todos os ingredientes e amasse. Se for necessário, adicione um pouquinho mais de trigo até dar a liga ideal para fazer as bolinhas ou estender a massa para mais ou menos uns 4 a 5 mm de altura. Corte a massa com moldes em forma de estrela, coração ou boneco de neve. Em seguida, passe no açúcar cristal e coloque em uma assadeira untada com óleo. Com o forno pré-aquecido, leve os biscoitos para assar por aproximadamente 40 minutos ou até eles ficarem dourados.
DIVERSÃO
24/26
MÚSICA
HAUSER PLAYS MORRICONE
Artistas: Stjepan Hauser, Orquestra Sinfônica de Praga
Gravadora: Sony Classical Records
Stjepan Hauser é um violoncelista croata que ao longo da última década lançou vários álbuns homenageando as obras de Beethoven, Brahms e Bruch. Nesta obra, com o apoio da Orquestra Sinfônica de Praga, ele presta homenagem ao maestro Ennio Morricone, o maior compositor de filmes de todos os tempos. São apenas 25 minutos, com oito dos principais temas do mestre Morricone: Gabriel’s Oboe (de “A Missão”), Once Upon A Time In The West (de "Era uma vez do Oeste"), Playing Love (de “A lenda do pianista do mar"), La Califfa (de "La Califfa"), Deborah's Theme (de "Era uma vez na América"), Malena (de "Malena"), Cinema Paradiso (de "Cinema Paradiso"), The Ecstasy Of Gold (de "O Bom, o Mau e o Feio").
FILME
A ESCAVAÇÃO
Direção: Simon Stone
Elenco: Ralph Fiennes, Carey Mulligan, Lily James
Duração: 1h52min
As vésperas da Segunda Guerra Mundial, uma rica viúva (Carey Mulligan) contrata um arqueólogo amador (Ralph Fiennes) para desvendar quais tesouros existem sob seu terreno na propriedade de Sutton Hoo, no Reino Unido. Ela tem bons pressentimentos pelo local e espera encontrar um cemitério viking, mas a equipe acaba descobrindo um barco funerário e diversos artefatos anglo-saxões. Ao fazerem a descoberta histórica, os ecos do passado ressoam em um futuro de incertezas.
LIVRO
ESCRAVIDÃO
Autor: Laurentino Gomes
Páginas: 504
Editora: Globo Livros
Resultado de seis anos de pesquisas e observações, que incluíram viagens por doze países e três continentes, este primeiro volume cobre um período de 250 anos, do primeiro leilão de cativos africanos registrado em Portugal, na manhã de 8 de agosto de 1444, até a morte de Zumbi dos Palmares. Entre outros aspectos, a obra explica as raízes da escravidão humana na Antiguidade e na própria África antes da chegada dos portugueses, o início do tráfico de cativos para as Américas e suas razões, os números, os bastidores e os lucros do negócio negreiro. Esta é uma história de dor e sofrimento cujos traços ainda são visíveis atualmente em muitos dos locais visitados pelo autor.
SÉRIE
MANHATTAN
Criação: Sam Shaw
Elenco: John Benjamin Hickey, Olivia Williams, Ashley Zukerman
“Ambientada em 1943 e 1944, na época do Projeto Manhattan, a série conta a história dos cientistas que correram contra o tempo para construir a primeira bomba atômica, e de suas respectivas famílias, na tentativa de coexistirem num mundo em que segredos e mentiras se infiltram em todos os aspectos de suas vidas. A série se passa na recém-criada Los Alamos, Novo México, uma cidade que o mundo exterior desconhece. O governo federal diz aos cientistas apenas o que eles precisam saber, enquanto os cientistas mantêm segredos de suas famílias. A série faz referência a muitos aspectos do Projeto Manhattan real e a algumas figuras históricas.